|
INSCRIÇÃO: | 00169 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO14 |
|
TÍTULO: | Jornal Mural Psique Universitária |
|
AUTORES: | Talita Sabrina Pereira Santos (Universidade Federal de Mato Grosso); Zadoque Nathan Souza de Arruda (Universidade Federal de Mato Grosso); Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini (Universidade Federal de Mato Grosso) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Conscientização, Doenças psicológicas, Estudantes universitários, Jornal Mural, |
|
RESUMO |
Este artigo pretende apresentar o processo de criação e desenvolvimento do jornal mural Psique Universitária, produzido na disciplina de Planejamento Gráfico, no semestre letivo 2016-2, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia. O produto é voltado para os acadêmicos da UFMT – Campus do Araguaia e trata das doenças psicológicas enfrentadas pelos estudantes durante o período acadêmico. Com periodicidade mensal, o jornal em questão tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre assuntos voltados às condições psicológicas dos estudantes dentro da universidade, assim como provocar reflexão sobre o assunto. No planejamento gráfico, utilizou-se um layout mais flexível, com a aposta em desenhos feitos a mão, charges em tamanhos variados e representações gráficas dinâmicas. |
|
INTRODUÇÃO |
O jornal mural Psique Universitária é um veículo de comunicação alternativo, que circula, mensalmente, na UFMT – Campus Universitário do Araguaia e se preocupa com as questões psicológicas dos estudantes universitários. O jornal mural em questão é especificamente um produto elaborado como requisito de avaliação parcial na disciplina de Planejamento Gráfico, ministrado no curso de Comunicação Social – com Habilitação em Jornalismo – da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) sob a orientação da profa. Dra Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini. Dentre aos vários formatos oferecidos pelo jornalismo, a escolha do jornal mural se deu, principalmente, pela vantagem de poder ser fixado em pontos de grande circulação de pessoas e por ter baixo custo de produção. Nessa perspectiva, buscamos desenvolver um jornal dinâmico com características pensadas a partir do público-alvo (universitários da UFMT- CUA). Pensando nisso, todo o projeto gráfico-editorial do jornal foi pensando e desenvolvido de acordo com as características dos acadêmicos. A ideia do Psique Universitária é produzir um jornal mural com design moderno e com layout dinâmico e jovial que chame a atenção dos universitários para o assunto dos problemas psicológicos enfrentados durante a graduação, tendo em vista que trata-se de um momento bastante peculiar na vida do indivíduo, pois, de acordo com Polydoro (2000) é geralmente, nesta fase que ocorre as mudanças e adaptações próprias da transição da adolescência para a vida adulta. Baseados na peculiaridade das características fornecidas pelo formato gráfico e jornalístico do jornal mural, acreditamos na eficiência do veículo para a transmissão de mensagens, e nessa perspectiva, principalmente, desenvolvemos o projeto Jornal Mural em uma universidade, onde o ambiente por si só é já é um meio de aprendizagem e de relações interpessoais. |
|
OBJETIVO |
É de suma relevância, ressaltar que a produção do Psique Universitária seguiu a premissa editorial que pudesse levar conhecimento de forma coerente e interativa aos estudantes universitários da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Araguaia (público alvo), através de informações com credibilidade, humor, e relatos de estudantes do campus. Visando com isso, provocar conscientização e reflexão. Este trabalho tem como objetivo geral, levar aos estudantes universitários da UFMT-Campus Universitário do Araguaia a reflexão sobre as doenças psicológicas vivenciadas durante o período da graduação para que eles percebam a necessidade de debater o assunto, da tomada de consciência sobre a gravidade dos problemas psicológicos enfrentados neste período tanto no âmbito pessoal como no coletivo e social. Deste modo, os estudantes universitários precisam de matérias informativas, interpretativas, interativas e dinâmicas sobre fatos, consequências, tratamento e serviços sobre o assunto. Como objetivos específicos, pretende-se dar voz aos estudantes que enfrentam problemas psicológicos, assim como provocar a reflexão sobre a qualidade de vida dos estudantes durante o período da graduação. |
|
JUSTIFICATIVA |
O principal desafio em produzir o jornal mural Psique Universitária foi a produção das notícias, voltadas ao contexto da saúde, do social e da ciência, de uma forma dinâmica e que interessasse o público-alvo. 伀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 瘀椀猀瘀攀椀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀ⴀ 䌀愀洀瀀甀猀 䄀爀愀最甀愀椀愀 攀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀攀瘀攀渀漀 搀攀 搀漀攀渀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀椀渀搀愀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 愀昀攀琀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 猀攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀
Nesse sentido, o jornal mural foi escolhido por oferecer a possibilidade de criar um projeto gráfico-editorial dinâmico, atrativo e acessível. Mereu (2006) discorre sobre a atratividade necessária no jornal mural. “O Jornal Mural deve ser diagramado de maneira que desperte o interesse e a curiosidade do público leitor, destacando títulos, brincando com cores e boxes coloridos”, (MEREU, 2006, p. 35). 䐀椀愀渀琀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 猀攀爀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 瘀椀猀愀 搀攀戀愀琀攀爀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 攀氀攀 洀愀渀琀洀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 挀漀洀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 愀最爀甀瀀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 椀搀攀椀愀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 瘀攀挀甀氀漀 猀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀猀 ⠀嘀䄀娀Ⰰ ㈀ ㌀⤀⸀
De acordo com Ana Lucia Vaz (2013), nos veículos alternativos: 嬀⸀⸀⸀崀 攀猀猀攀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 洀甀搀愀渀愀猀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 漀瀀椀渀椀漀 攀猀琀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 猀攀 搀攀昀椀渀攀 攀洀 昀甀渀漀 搀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䴀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 愀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 搀漀 焀甀攀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀Ⰰ ⠀瀀⸀ 㐀㔀ⴀ㐀㘀⤀⸀
A motivação inicial para desenvolver o projeto na Universidade Federal de Mato Grosso- Campus Araguaia aconteceu em virtude de acreditarmos que os problemas psicológicos dentro dos ambientes universitários precisam e reflexão e maior discussão. 䐀漀椀猀 昀愀琀漀爀攀猀 昀漀爀攀洀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 愀 搀攀 焀甀攀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 攀砀椀猀琀愀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 琀挀渀椀挀漀猀⸀ 伀甀琀爀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀漀琀椀瘀漀 焀甀攀 渀漀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀甀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀⸀㈀ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀攀猀琀攀 挀愀洀瀀甀猀Ⰰ 愀 唀䘀䴀吀⼀䌀唀䄀 渀漀 漀昀攀爀攀挀攀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䄀稀攀瘀攀搀漀 ⠀㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀㨀
os media, enquanto principal fonte de informação sobre saúde/doença mental para a população em geral, têm um papel importante a desempenhar na redução do estigma associado às doenças mentais e tal só pode acontecer se transmitirem informação válida e correta, a partir de fontes credíveis.䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 渀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 猀漀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 氀椀最愀搀漀猀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀搀甀愀漀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 焀甀攀 漀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀漀 䘀漀渀愀瀀爀愀挀攀 ⠀䄀一䐀䤀䘀䔀匀Ⰰ ㈀ ⤀ 愀瀀漀渀琀漀甀 焀甀攀 㐀㌀─ 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 昀攀搀攀爀愀椀猀 焀甀攀椀砀愀洀ⴀ猀攀 搀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 猀 渀漀瘀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀椀渀搀漀 愀搀愀瀀琀愀漀 挀椀搀愀搀攀 攀 洀漀爀愀搀椀愀 漀甀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀攀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 爀攀最椀攀猀⸀
Nesse sentindo, debater o assunto da saúde mental através do jornalismo se faz de suma importância. Segundo Azevedo (2014, p.85), “para o público em geral, os media são a principal fonte de informação sobre saúde em geral e sobre saúde/doença mental em particular, influenciando e moldando os conhecimentos, atitudes e comportamentos das pessoas”. Ainda de acordo com Azevedo (2014, p.86), “como os media são a principal fonte de informação sobre doença mental para a generalidade das pessoas, as notícias de doença mental têm de passar conceitos correto. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
De acordo com a definição da categoria do produto jornalístico a ser trabalhado e do tema a ser abordado com a orientação da Profa. Dra. Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, foi desenvolvido um diagnóstico relacionado ao tema na realidade local do público-alvo para definir o projeto gráfico-editorial do trabalho. Na ocasião, as pautas a serem produzidas também foram definidas. Em seguida, foi elaborado o boneco (Rafe / Rough) para ter uma ideia visual das distribuições que cada imagem e noticia ocupariam. Durantes as reuniões, foram escolhidos os elementos gráficos que iriam compor o produto final, seguidos pelo MIV (Manual de Identidade Visual). A finalidade era que os textos, as imagens e as ilustrações da página se interligassem. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 昀愀稀攀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀漀 琀攀砀琀漀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Para as pautas do Psique Universitária foi priorizado assuntos que representam a realidade do público-alvo, abordando assuntos factuais e não factuais relacionados à temática, sempre visando o interesse do público. Optou-se pela produção de textos objetivos e de tamanho médio, observando-se que trata-se de um jornal mural no formato A4. Utilizou-se como base a técnica da “pirâmide invertida” ao contextualizar a temática abordada no lead. Entretanto, optou-se por manter sempre uma reflexão na apresentação da estrutura do texto, tendo em vista que o público-alvo é composto por jovens. 䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䄀氀洀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀Ⰰ 搀攀 猀甀洀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀爀 瘀漀稀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀爀椀洀爀椀愀猀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 猀攀洀瀀爀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 瀀爀椀洀爀椀愀猀⸀
Foram usadas fotografias, ilustrações, desenhos e charges para contribuir com a dinâmica do jornal mural. Elas foram estruturadas de forma irregular, criando assim um design atrativo para se abordar a temática de uma maneira atrativa e romper com a uniformidade dos textos. 䄀瀀猀 琀漀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 ⠀昀爀愀猀攀猀 搀攀 攀昀攀椀琀漀Ⰰ 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ 戀漀砀攀猀 攀 挀栀愀爀最攀猀⤀ 昀漀椀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 瀀攀氀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀ 倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 䤀渀䐀攀猀椀最渀 䌀匀㘀 攀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀⸀ 伀 昀漀爀洀愀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀搀攀
Para finalizar, o jornal foi impresso em uma gráfica e a veiculação do produto ocorreu em pontos estratégicos da universidade com grande circulação de pessoas como restaurante universitário, espaço de vivência, cantina e biblioteca, e em outros ambientes com grande fluxo de estudantes. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 渀漀洀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀 ᰀ倠猀椀焀甀攀ᴀⰠ 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 瀀漀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 渀愀 洀攀渀琀攀Ⰰ 樀 漀 琀攀爀洀漀 ᰀ唠渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀ᴀ†猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀愀甀琀愀搀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 ᰀ倠猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀ᴀ† 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 攀 猀攀 搀攀猀琀椀渀愀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀⼀䌀唀䄀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 戀甀猀挀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀漀爀 猀甀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 爀攀挀甀爀猀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 琀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀ 준 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ጀ†搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀Ⰰ 䌀愀洀瀀漀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀漀 䄀爀愀最甀愀椀愀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 氀攀琀椀瘀漀 ㈀ 㘀ⴀ㈀⸀
No que se refere ao conteúdo do jornal mural, trata-se de 9 páginas em que contém as seguintes matérias: “A faculdade adoece”, que trata sobre os transtornos mentais durante o período de graduação, “Ego universitário”, que fala sobre as cobranças pessoais, da competição entre os próprios estudantes e da busca contínua dos estudantes em conciliar ensino, pesquisa e extensão. Outra matéria traz explicações sobre três doenças psicológicas, além de outras duas que se apresentam em sessões como o “Você sabia?”, que fala sobre os índices de consumo de substâncias químicas para auxiliar no aumento do desempenho acadêmico na UFMT-CUA e a outra nomeada como “Atenção!”, que fala sobre os risco do consumo dessas substância.伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 愀椀渀搀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 挀爀渀椀挀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀愀 唀䘀䴀吀ⴀ䌀唀䄀Ⰰ 瀀漀爀 搀攀猀攀渀栀漀猀 昀攀椀琀漀猀 愀 洀漀 瀀漀爀 漀甀琀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 焀甀攀 琀爀愀稀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 唀䘀䴀吀ⴀ䌀唀䄀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 戀甀猀挀漀甀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀椀爀攀琀愀 攀渀琀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Além disso o jornal traz também uma matéria motivacional institulada “Desacelera”, com sessões de “Dicas” de como hábitos saudáveis podem evitar problemas psicológicos. O jornal mural também traz contatos de instituições que podem auxiliar no tratamento de doenças psicológica e dicas de entretenimento para motivar e distrair a mente. 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 搀愀 唀䘀䴀吀ⴀ䌀唀䄀 愀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 攀 攀渀最愀樀ⴀ氀漀猀 愀 搀攀戀愀琀攀爀攀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 搀攀猀椀最渀 昀氀攀砀瘀攀氀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 愀 挀漀氀漀焀甀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 攀砀攀爀挀攀 愀 昀甀渀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 搀攀 洀漀搀漀 搀椀渀洀椀挀漀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 焀甀攀 愀氀椀瘀椀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀
Os recursos utilizados no projeto editorial são fotografias, desenhos feitos a mão, ilustrações coloridas, boxes, sessões e charge. A disposição dos elementos foi feita de forma irregular, com o objetivo de oferecer uma leitura dinâmica. Já a tipografia escolhida para o corpo do texto foi a Minion Pro, peso regular nos tamanhos 12 e 14, e as do título e subtítulos foi a Berlin Sans FB, peso bold, tamanho 24 e 14 para dar legibilidade e leveza na página. 匀漀戀爀攀 愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀愀 氀漀最漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 琀爀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀渀氀椀猀攀猀 猀攀洀椀琀椀挀愀猀 攀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀漀爀 䌀漀氀氀愀爀漀 ⠀㈀ ㈀⤀⸀ 䄀 挀漀爀 瀀爀攀琀愀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀攀 洀攀搀漀Ⰰ 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 漀 愀洀愀爀攀氀漀 瀀愀爀愀 爀攀洀攀琀攀爀 挀漀漀瀀攀爀愀漀 攀 愀 氀甀稀⸀ 䨀 漀猀 猀洀戀漀氀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀攀洀漀猀 漀 挀漀爀愀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 戀愀氀漀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 氀攀洀戀爀愀爀 漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀 攀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀洀愀爀攀氀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀渀椀漀⸀
Em suma, os símbolos utilizados buscam remeter ao significado de que através da união e do sentimento de companheirismo, os estudantes podem conciliar os estudos de maneira que os seus sentimentos e o seu psicológicos não sejam afetados. 一愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀漀猀 戀漀砀攀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 昀漀渀琀攀 䄀爀椀愀氀 挀漀洀 瀀攀猀漀 爀攀最甀氀愀爀Ⰰ 渀漀 琀愀洀愀渀栀漀 㐀⸀ 䄀 挀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 漀猀 戀漀砀攀猀 昀漀椀 漀 愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 挀漀爀 猀洀戀漀氀漀 搀愀 氀甀琀愀 搀漀 挀漀洀戀愀琀攀 搀漀攀渀愀猀 洀攀渀琀愀椀猀⸀ 䄀猀 匀攀猀猀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀琀甀氀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀 䤀洀瀀愀挀琀Ⰰ 挀漀洀 瀀攀猀漀 爀攀最甀氀愀爀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 搀攀 㠀 瀀琀 Ⰰ 攀 漀 琀攀砀琀漀 渀愀 昀漀渀琀攀 䴀椀渀椀漀渀 倀爀漀Ⰰ 琀愀洀愀渀栀漀 ㈀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀猀 猀攀猀猀攀猀 昀漀椀 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 攀 瀀爀攀琀漀 渀愀 猀攀猀猀漀 搀攀 愀琀攀渀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀㬀 攀 愀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀愀 渀愀猀 猀攀猀猀攀猀 搀攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀椀挀愀猀 攀 爀攀氀愀琀漀猀Ⰰ 愀焀甀椀 琀愀洀戀洀 甀猀愀搀愀 渀愀 洀攀猀洀漀 椀搀攀椀愀 搀漀猀 戀漀砀攀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀 挀漀爀 甀猀愀搀愀 挀漀洀漀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀 猀 搀漀攀渀愀猀 洀攀渀琀愀椀猀⸀
O jornal mural teve uma tiragem de 15 exemplares, impressos em sulfite A3, 75g. O público-alvo do jornal são os universitários da UFMT-CUA. Assim, ele foi fixado, mensalmente, em locais públicos dos dois campus, buscando atingir o maior número de pessoas possível. Os locais são restaurante universitário, espaço de vivência, cantinas, biblioteca, cinema, auditório, sala de estudos, laboratórios e corredores de salas de aula. A exposição do jornal mural nesses locais foram devidamente autorizada. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Em suma, a produção do jornal mural Psique Universitária possibilitou aplicar vários conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho conseguimos interligar teoria e prática. Com o desenvolvimento deste trabalho, percebemos que o contato com a atividade laboratorial é necessário para o processo de aprendizado. 준 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀Ⰰ 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 戀漀渀攀挀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀ⴀ攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 爀攀搀愀漀 攀 愀琀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀Ⰰ 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 渀漀瘀愀猀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀猀 攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀⸀
Acredita-se que através da criação de um projeto gráfico-editorial que propõe dinamismo e interação, que motiva o público à leitura, o jornal mural Psique Universitária provocou reflexões e a conscientização dos estudantes universitários da UFMT-CUA sobre os problemas psicológicos enfrentados durante o período de graduação. 伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 倀猀椀焀甀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀爀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 搀椀爀攀琀愀 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 猀甀愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 最爀昀椀挀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 漀 猀攀甀 挀甀渀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 猀漀挀椀愀氀⸀
Nesse sentido, executar o trabalho na minha universidade foi agradável e produtivo, na perspectiva de que pudemos praticar um jornalismo ético voltado ao interesso público, usando as técnicas aprendidas em sala de aula, e através disso, fomentar as discussões relacionadas às doenças psicológicas durante o período de graduação. 匀愀戀攀爀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀洀漀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 昀漀椀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀Ⰰ 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 攀 洀甀椀琀漀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一䐀䤀䘀䔀匀⸀ 䄀猀猀漀挀椀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 䐀椀爀椀最攀渀琀攀猀 搀愀猀 䤀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 䘀攀搀攀爀愀椀猀⸀ 倀攀爀昀椀氀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 搀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀⸀ 䘀爀甀洀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀爀ⴀ刀攀椀琀漀爀攀猀 搀攀 䄀猀猀甀渀琀漀猀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀漀猀 攀 䔀猀琀甀搀愀渀琀椀猀 ⠀䘀伀一䄀倀刀䔀䌀䔀⤀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀渀搀椀昀攀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀昀椀氀攀猀开昀氀甀琀琀攀爀⼀㌀㜀㜀㠀㈀㠀㌀㘀刀攀氀愀琀漀爀椀漀开搀漀开瀀攀爀昀椀开搀漀猀开攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀开渀愀猀开甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀开昀攀搀攀爀愀椀猀⸀瀀搀昀Ⰰ 愀挀攀猀猀漀 攀洀 㜀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀娀䔀嘀䔀䐀伀Ⰰ 䌀⸀ 䴀⸀ 匀⸀ 䄀 䐀漀攀渀愀 䴀攀渀琀愀氀 渀愀猀 一漀琀挀椀愀猀㨀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 漀甀 攀猀琀椀最洀愀琀椀稀愀漀㼀 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀⸀ ⠀䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䰀攀琀爀愀猀⤀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 倀漀爀琀漀⸀ 倀漀爀琀甀最愀氀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀ⴀ愀戀攀爀琀漀⸀甀瀀⸀瀀琀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀ ㈀㘀⼀㜀㜀㌀㌀㔀⼀㈀⼀㌀㌀㐀㠀㐀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㜀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte.2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀⸀ 䘀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀㨀 搀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 攀猀挀漀氀愀爀 愀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀唀䠀䄀一Ⰰ 䴀⸀ 伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 栀漀洀攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀甀氀琀爀椀砀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀刀䔀唀Ⰰ 䌀⸀ 匀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀㨀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 洀甀爀愀椀猀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 䔀洀愀琀攀爀 䴀䜀 攀 䈀䠀吀爀愀渀猀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 ⠀䜀爀愀搀甀愀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⤀ 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀 ⠀唀渀椀ⴀ䈀䠀⤀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀䰀夀䐀伀刀伀Ⰰ 匀⸀ 䄀⸀ 䨀⸀ 伀 琀爀愀渀挀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀琀爀挀甀氀愀 渀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀㨀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 猀愀搀愀 攀 搀攀 爀攀琀漀爀渀漀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䔀搀甀挀愀漀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀娀Ⰰ 吀⸀ 䌀⸀ 嘀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 甀琀椀氀椀琀爀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀㨀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀 攀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⤀ⴀ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䴀攀琀漀搀椀猀琀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ ㈀ ㌀⸀
㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|