ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00205</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto Audiovisual: o preço de uma traição</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wilmar Erasmo da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Juliane da Silva Andrade (Universidade do Estado de Mato Grosso); Laleska Leticia Falico (Universidade do Estado de Mato Grosso); Ulisflávio Oliveira Evangelista (Universidade do Estado de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Curta-Metragem, Ficção, Linguagem Audiovisual, Planos Cinematográficos, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta-metragem "O preço de uma traição", é um filme que foi realizada na disciplina de Linguagem Audiovisual do curso de Jornalismo da Unemat, a narrativa é uma proposta da disciplina para colocar os conceitos teóricos em prática. o roteiro traz no enredo a história de Joaquina, típica mulher sonhadora com um casamento e marido perfeito, mas que é vitima de uma traição pelas pessoas mais próximas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta era produzir uma produção prática da disciplina de Linguagem Audiovisual, em que cada grupo teria um tema livre em sua produção, nós optamos por um filme de ficção, no qual exploramos conceitos obtidos em sala, relacionando teoria e prática em todo processo de produção, do roteiro a edição. o planejamento da pré-produção com roteiro literário, produção com roteiro técnico e pós-produção com a edição final do material, seguindo uma cronologia na direção do filme ficcional. A construção da narrativa do filme explora a traição da personagem Diana (amiga), e o personagem Herry (noivo), faz com que a personagem Joaquina (noiva), cometa um suicídio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivos foi colocar os conceitos conceitos práticos da disciplina, como enquadramentos, planos de câmeras, movimento de câmeras, técnicas de edição e produção de roteiro técnico e literário. Com base na formação do roteiro literário, a proposta foi pensar em utilizar a prática ficcional de roteirização, ensaio e encenação. Em suma o objetivo foi trazer uma história em um curta-metragem, com aspectos cinematográficos, aproveitando os poucos recursos disponíveis para a produção. A experiências adquiridas na produção, em quanto o primeiro trabalho audiovisual da equipe, que nos possibilitou usar vários conceitos fundamentais audiovisuais, como planos de câmeras, sequências, enquadramentos e angulações, além de conceitos de edição e cinematográficos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto se justifica pela importância da participação acadêmica em produção audiovisual, isto é, enquanto estímulo e interesse dos estudantes de Comunicação na imersão do universo audiovisual. Essa primeira imersão foi promovida no terceiro semestre de Jornalismo, no ano letivo de 2016, com trabalho prático audiovisual, onde com tema livre tivemos que produzir uma produção audiovisual, como forma de prática didática da disciplina. No projeto podemos trabalhar em grupo e ter o conhecimento de como funciona o mundo cinematográfico e audiovisual, seja ela de ficção ou não-ficção, tomando conhecimento de todo processo de uma produção, a pré-produção, produção e pós-produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A criação dos personagens e consequentemente dos roteiros, conceitos de produção, de gravação e planos cinematográficos, nos concedeu embasamento nas etapas para a produção do vídeo, que dividiram em tês momentos a pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção começamos a partir da locação da gravações, planejamento para que desse inicio no roteiro literário, com três atos; começo, meio e fim. Na produção é a execução do roteiro técnico, com posicionamento de personagens e câmeras, planos, enquadramentos, cuidados com iluminação, locais de gravação, figurino e maquiagem. Na pós-produção momento de realizar a "decupagem" do material, inserir as cenas melhores, efeitos e realizar a edição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme de ficção contou com três personagens, um roteiro técnico e literário com dez página cada, um diretor que também atuava como cinegrafista, quarenta cenas gravadas, que aconteceram em um dia. A edição foi realizada no programa de edição Adobe Premier, as gravações em uma câmera Sony Cybe Shot 144.1 mp, as cenas se passaram em uma casa e no cemitério, podendo explorar e aproveitar os móveis como cenário e o espaço público, para realizar os conceitos cinematográficos como planos gerais, médios, movimentos de câmeras e posições. O primeiro curta-metragem do grupo foi uma experiência de deixar a criatividade superar as deficiências técnicas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Em todo processo da produção, o momento mais importante para se pensar em uma produção , onde chamamos de pré-produção. Tivemos uma experiência prática em todo processo de produção, colocando o aprendizado teórico em prática, com este projeto pode se constatar o conhecimento adquirido em uma disciplina de seis meses, que consegue transmitir ao aluno um conhecimento para toda vida. Outro aprendizado foi a responsabilidades que cada personagem, o trabalho fez com que nos preocupássemos com os mínimos detalhes do cenário interno e externo e obter conhecimentos em todos os processos de produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FIELD, Syd. Manual do Roteiro: Os fundamentos do Texto Cinematográficos. Tradução: Álvaro Ramos, Rio de Janeiro LTDA, 1979. <br><br>KELLISON, Catherine. Produção e Edição para TV e Vídeo: Uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.<br><br>RODRIGUES, Chis. O Cinema e a Produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. <br><br> </td></tr></table></body></html>