ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00223</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia publicitária de produto: aplicações à marca Raizama</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nandra Imiane Ramos (Universidade Federal de Goiás); Ana Rita Vidica Fernandes (Universidade Federal de Goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Produto, Fotografia, Raizama, Cosmético, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi elaborado para a disciplina Fotografia Publicitária da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. A proposta ofertada pela disciplina era que fosse feita uma produção utilizando-se de produtos cosméticos naturais a partir da alusão às características do produto. A aluna então se propôs a trabalhar com a iluminação, movimento e textura para obter o efeito de suavidade ressaltado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A publicidade, com o intuito de seduzir nossos sentidos, capta nossa atenção e revolve sentimentos em nós, sejam eles de aprovação ou desgosto o que resultará em um consumo ou não do produto. A fotografia é um dos principais estímulos para aguçar os sentidos, especialmente o da visão e, também uma das principais estratégias publicitárias para provocar o consumo. Um produto bem apresentado pode suscitar a confiança do consumidor e deve ser mostrado da maneira mais atraente possível. A fim de conseguir produzir fotografias publicitárias, ao longo do semestre de 2016/2, foram trabalhados diversos temas para produções fotográficas, sendo exercitadas técnicas e ferramentas para a obtenção de resultados atraentes e que suscitem ao consumo. A fotografia em questão foi obtida no âmbito de um exercício em que foi requisitado um ensaio fotográfico de produtos de cosméticos naturais da marca "Raizama". O produto retratado foi um creme para mãos feito de Rosa Mosqueta, da marca Raizama. Pensando no desafio proposto, elegeu-se então o caráter de suavidade e maciez que o creme proporciona à pele e buscou-se retratar com diversos elementos que a composição nos proporciona, principalmente por meio da textura, do movimento e das cores pela iluminação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Registrar uma fotografia de produto a partir de um conceito do mesmo com base nas estéticas aprendidas e atividades sensoriais executadas, a fim de enfatizar a sensibilização do olhar fotográfico utilizando-se da execução das ferramentas e equipamentos necessários para a produção de uma fotografia publicitária. Apoiado no conceito de fotografia como arte, o resultado visava não apenas reproduzir o produto em suas características, mas ressaltar suas qualidades por meio da essência criativa e da liberdade de expressão que o aparato fotográfico possibilita. É importante ressaltar que a fotografia nos apresenta alguns atributos, apontados por Eguizábal (2001, p.58), que as outras artes não nos proporcionam na mesma escala e sincronia, como a veracidade, a informação, a objetividade, a emoção e a proximidade, captando assim a atenção. Ao unir essas duas vertentes da fotografia como arte, capaz de permitir a expansão para outros horizontes criativos e ela como registro efetivo da realidade, é que foi elaborado o objetivo deste trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fotografia e publicidade. Há algum tempo, essa dupla parece indissociável, já que a fotografia transformou-se em elemento essencial aos anúncios publicitários que estampam jornais, revistas e cartazes. Afinal, que outra linguagem, que não a fotográfica, nos meios impressos, consegue conjugar com tanta eficácia, do ponto de vista de uma recepção de massa, credibilidade e sedução? (PALMA, 2005, p.1) Vivemos em um mundo em que o caráter visual é indispensável. A todo instante somos bombardeados de imagens e estas falam tanto quanto os textos. As imagens transmitem informações sem precisar dizer sequer uma palavra. A persuasão consiste justamente em saber usar tanto o verbal quanto o não verbal para convergir a determinado objetivo. Na publicidade a imagem compõe 50%, senão mais, da credibilidade do receptor à mensagem. É por meio dela que a atenção é captada e pode-se introduzir a mensagem apresentada. Um anúncio que não prioriza o recurso estético certamente não será um anúncio bem-sucedido. Porém, muito mais do que um recurso estético a imagem representa um conjunto de valores, posicionamentos e significações que a marca deseja propagar ao espectador. A preocupação da publicidade com a estética resulta na escolha de uma característica que de fato é própria do produto e a exalta, da mesma forma ocorre com a fotografia publicitária e também nas fotografias de produto. Destaca-se aqui algumas marcas na categoria de produtos cosméticos naturais como Natura e Avon, que procuram transparecer toda a "naturalidade" dos produtos, ao associar a eles, elementos da natureza que marcam a sua procedência, dando destaque às suas origens e de seus ingredientes, com a retratação dos mesmos, além dos produtos das referidas marcas. Além de utilizar uma iluminação suave e clara, passando a ideia de suavidade e beleza, agregando valor aos produtos. Na figura 1, apresenta-se o anúncio da Natura, linha Ekos Castanha, em que está ressaltada a cor marrom, remetendo à terra, ao conceito do natural, uma mesa de junco com algumas castanhas sob o canto direito, e ao fundo a cor verde. Foram escolhidos vários produtos da linha Natura Ekos castanha para compor o cenário. Na figura 2 a linha Naturals da marca Avon segue o mesmo padrão, posiciona os produtos sob uma superfície plana juntamente com alguns ramos de erva-doce e lavanda. No caso da primeira figura a pouca profundidade de campo deixa o verde em maior evidência dá aos produtos aspecto mais chamativo, separando o fundo do restante da imagem. Na figura 2 o padrão se repete, vários produtos e pouca profundidade de campo. A luz suave, em ambas, contribui para ressaltar o efeito, bem como a pouca profundidade de campo frequentemente usada como técnica na fotografia publicitária de produto para dar maior enfoque ao produto. Tendo-se como referência visual as fotografias dos dois anúncios, utilizando-se a mesma linha de raciocínio, fez-se a composição do cenário da fotografia resultado deste trabalho, acrescentando-se a ideia de movimento. Logo, o resultado visual é um exercício de luz, composição, textura e em adicional, diferenciando-se dos exemplos citados, optou-se pela utilização de apenas um produto e o uso do recurso de movimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É com a técnica e o domínio eficiente das ferramentas que organizamos os elementos do desenho em fotografia, Por meio da escolha do ângulo de visão, da distância que vamos fotografar, da velocidade de obturação, do diafragma e do uso inteligente das características das lentes  da grande angular à teleobjetiva  e das relações entre todas essas variáveis, organizamos simultaneamente, isto é, no espaço e no tempo, os elementos gráficos da composição. (MARIGO, 2010, p. 84) A produção foi realizada no estúdio-laboratório de Fotografia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG). O estúdio está à disposição dos alunos da faculdade e foram utilizados os equipamentos fornecidos, tais quais: câmera Nikon D 3000, objetiva normal 50 mm, dois iluminadores flash marca ATEK, sombrinha rebatedora branca, rebatedor fresnel, filtro gel colorido da cor rosa (ou gelatinas, como são conhecidos) e uma mesa de still. A mesa de still é própria para fotografias de estúdio, mais especificamente fotografias de produto do tipo e-commerce, pois propicia uma imagem com fundo infinito, possui uma chapa acrílica branca translúcida que permite seu ajuste em altura e ângulo de inclinação. Na fotografia em questão a mesa de still foi disposta apenas para a acomodação da decoração, porém, salientamos aqui sua importância na divulgação de produtos no formato digital. A seleção da objetiva normal foi feita partindo-se do pressuposto de que a fotografia não pedia muita aproximação do objeto para demandar uma teleobjetiva e nem o afastamento do fotógrafo em relação ao ponto de vista para uma grande-angular. Além disso, esta objetiva não cria distorção de linhas, dando um efeito visual mais próximo do real, o que é geralmente utilizado em fotografias publicitárias em que se retrata o produto como um todo, sem o recorte em detalhes. Utilizou-se a iluminação lateral com um flash de estúdio posicionado em cada uma das laterais, a fim de iluminar o produto como um todo, mantendo a espacialidade do mesmo. Para isso, cada um dos flashes possuía lâmpada para oferecer luz contínua e um deles a luz de disparo fotográfico, portanto durante todo o momento a iluminação era regulada por meio da luz contínua para que no momento de disparo a captação da luminosidade estivesse de acordo com as configurações de cada aparelho, luzes e câmera. O uso da sombrinha branca como acessório gerou uma iluminação refletida e suavizada, oferecendo melhor aproveitamento de luz. Este acessório ameniza a saída de luz e evita a iluminação direta sobre o objeto ajudando a difundir a luminosidade com a intenção de deixá-la mais suave sem a demarcação de sombras. A luz difusa, nesse caso, transmite a ideia de delicadeza e fragilidade, efeito ressaltado também com a ajuda da folha de papel vegetal utilizada ao fundo da cena. Desse modo, a iluminação contribui ao conceito desta fotografia de produto. Um terceiro ponto de luz foi adicionado, tendo sido posicionado atrás do objeto com um flash de estúdio e um rebatedor fresnel com filtro gel rosa fixado à sua frente para dar cor ao fundo e relacionar ao produto, que é feito de Rosa Mosqueta. O rebatedor Fresnel na maioria das vezes proporciona luz dura e concentrada, porém com a possibilidade de regulagem de foco a concentração da luminosidade pode ser ajustada, aumentada ou diminuída. No caso, com o Fresnel posicionado na parte traseira da composição e atrás do papel vegetal houve a difusão da luz que poderia ter provocado sombras bem desenhadas caso contrário estivesse à frente da cena. As configurações da câmera foram ajustadas para que o obturador estivesse em 15 segundos e o diafragma F8, mais fechado uma vez que a velocidade é lenta, o ISO foi posicionado em 100 para que a sensibilidade à luz diminuísse e obtivesse o efeito esperado. A velocidade mais lenta possibilitou o movimento das flores e também que a iluminação do flash se misturasse à luz contínua de cada uma das luzes de flash. O obturador disposto em 15 segundos, de velocidade baixa foi configurado dessa maneira a fim de que o caimento das flores fosse apreendido e para que através do efeito levemente borrado evidenciasse a suavidade. A velocidade que o flash capta a imagem é de 125, o restante do tempo é a luz contínua do flash que permite a presença do efeito de movimento em ação, culminando em um leve efeito de panning 1 (objeto em movimento borrado) das flores. A abertura F8 do diafragma anuncia um diafragma mais fechado para a pouca entrada de luz, uma vez que a velocidade do obturador estava baixa, ou seja, mais tempo para a captação de luz, era necessária uma abertura pequena para que a fotografia não ficasse estourada e assim houvesse um equilíbrio na iluminação. A pequena abertura do diafragma possibilita melhor regulagem da profundidade de campo. Logo, da mesma maneira que nas figuras 1 e 2, citadas anteriormente, foi definido como objetivo fazer uso da pouca profundidade de campo, porém em função do amassado na folha de papel vegetal o fundo não possui muita definição. Logo, a média profundidade de campo foi escolhida como ideal para o registro, era dispensável o exagero na profundidade de campo, para mais ou para menos. Quanto ao ISO menor, que se encontra em 100, prima-se por dar uma melhor definição e qualidade de imagem em detrimento da capacidade de captação da luz ambiente, já que ela foi regulada de acordo com as necessidades e intenções fotográficas. Produções em estúdio conferem um maior controle sobre as condições dos elementos que compõem a cena, portanto tudo aquilo que puder ser orquestrado para produzir um melhor resultado será de grande valor para o campo fotográfico e para experiência do fotógrafo. Um bom manuseio das condições técnicas representa maiores chances de um resultado visual bem sucedido. Percebe-se que a produção fotográfica é envolvida por um conjunto de fatores técnicos (manuseio dos elementos da câmera fotográfica, posicionamento e escolha da iluminação) com a composição dos objetos de cena. Logo, a fotografia publicitária de produto é uma confluência entre técnica e estética.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma semana antes os alunos da disciplina receberam a oportunidade de escolher os produtos Raizama que gostariam de fotografar, o primeiro passo foi então selecionar o creme de Rosa Mosqueta. Logo após uma pesquisa detalhada sobre a fotografia de produto e suas tendências atuais foi decidido fazer uso de flores para a composição da cena, devido ao fato da rosa mosqueta não ser uma flor nativa do Brasil, procurei uma flor similar, e optei por uma das flores do cerrado encontrada no Campus UFG. Até então não se sabia ao certo que formato tomaria a produção. No dia da produção levei vários objetos que poderiam se enquadrar ao contexto da foto, sempre buscando frisar a ideia da flor como uma representação da feminilidade, delicadeza e maciez que seria proporcionada à pele. A folha de papel vegetal foi escolhida por ser uma ótima difusora de luz e acentuar os efeitos mais delicados. Pode-se notar que a folha de papel vegetal foi intencionadamente amassada buscando um melhor efeito estético, não há nenhuma razão para essa escolha senão a intenção de aprimorar a composição, como diz a definição de Cartier-Bresson (2015, p. 24) "vê-se uma foto em sua totalidade, de uma só vez, como um quadro; a composição é uma coalizão simultânea, a coordenação de elementos visuais." A composição foi elaborada a partir desse conceito, a coordenação dos elementos visuais em que o objeto principal é o pote que contém o creme de Rosa Mosqueta visando a organicidade proposta no conceito de composição de Bresson. Para se conseguir essa organicidade, colocou-se então a folha sob a mesa de still e o produto por cima juntamente com algumas flores e com um pouco de palha. A palha simboliza o caráter de aspereza e contrasta com as flores trazendo certa textura à fotografia. Apesar de não ser proposital, é possível fazer uma analogia com o antes e o depois da utilização do produto. As flores e a palha, que também remete ao campestre, dispostas sob a mesa envolvem o produto e dão volume à cena sem tirar o caráter principal do produto, que está posicionado no meio dos dois elementos. Embora o pote seja o elemento mais importante é fundamental notar que ele não está dissociado do fundo, pelo contrário dialoga com todos os elementos em cena, como por exemplo, a flor do pote dialoga com as flores reais pelo caráter visual de semelhança entre ambas. A pontuação da regra dos terços também se faz indispensável para a compreensão do resultado. A regra dos terços, herdada da pintura e adaptada com o advento fotográfico, consiste na divisão da cena em nove partes iguais, com duas linhas horizontais e duas linhas verticais, posicionando o centro de interesse da foto em um dos pontos de interseção. Essa regra tem com o objetivo conferir uma harmonia maior à imagem. Acredita-se que os pontos de interseção são aqueles que nosso olhar primeiramente se direciona. Na imagem em questão, nosso resultado de estudo, a regra dos terços se aplica com êxito, uma vez que os objetos se encontram em sua maioria no segundo quadrante horizontal e a flor desenhada no rótulo do produto na interseção da primeira linha horizontal com a linha vertical esquerda, atraindo o olhar com maior facilidade e dando significância. Dessa maneira, os dois iluminadores foram posicionados um de cada lado da mesa para uma iluminação lateral sem a demarcação de sombras e o terceiro iluminador, que continha o filtro gel rosa, foi colocado atrás a fim de colorir o fundo da fotografia de maneira uniforme e difusa através do papel vegetal. A presença da sombrinha branca oferece melhor aproveitamento de luz e deixa a iluminação mais suave. O efeito de luz estourada no fundo da imagem foi intencional, visto que os iluminadores laterais foram ajustados para uma abertura F8 do diafragma e o iluminador ao fundo pedia abertura F11 para o efeito equilibrado de luz, tendo em vista que tal efeito aguçaria a sensação de frescor provocada no espectador e acentuaria o contraste das cores com o produto. A presença da cor rosa é constantemente associada culturalmente ao romantismo, beleza e sensualidade além, é claro, de se relacionar a todo o universo feminino, sugerindo fragilidade e delicadeza. O produto pedia ênfase ao conceito de suavidade e o poder hidratante que proporciona ao seu principal público, o feminino. Tendo em vista esse ponto é que esta cor foi optada como a ideal para a presença no registro. Após os ajustes do cenário iniciou-se a produção de diversos ângulos e detalhes em busca da foto "perfeita". Mas ainda faltava algo que fosse capaz de surpreender o receptor da mensagem. Foi então que surgiu a ideia de utilizar do recurso de movimento. E com a ajuda de outros alunos as flores foram lançadas sobre o produto. Nota-se na fotografia que uma das pequenas flores que cai sob o creme vai justamente em direção ao hidratante e para em cima dele. Neste momento somos remetidos à visão de Barthes sobre a fotografia, seu encantamento e irreprodutibilidade, quando ele afirma (1984, p.13) que "O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorre uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente". A fotografia capta o exato instante preciso e fugidio, nesse caso o exato instante em que o movimento das flores demonstra continuidade e seu caráter único de uma "rosa" que toca a outra (o produto no caso), representação do produto que volta às suas origens. O enquadramento demarcado foi estabelecido a partir do caimento da flor na lateral inferior esquerda até o final da demarcação das flores à direita, foi tomado todo o cuidado para que houvesse o devido equilíbrio entre os espaços do cenário a fim de transmitir a impressão de grandeza da cena e sua continuidade fora do plano retratado. No processo de pós-produção, foram feitas pouquíssimas intervenções na fotografia, por meio do software Adobe Photoshop CC foi aumentado o contraste com a intenção de realçar as cores e um corte mais próximo ao produto para melhorar o enquadramento, ressaltar o produto e o posicionamento de uma das flores no canto esquerdo da imagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com o término da produção desta fotografia publicitária de um produto da marca Raizama, concluo que ela cumpriu seu objetivo, ultrapassando até mesmo as expectativas sobre o trabalho. A partir de referências anteriores ao processo e a boa execução do aprendizado em sala de aula foi possível obter um resultado satisfatório. É importante frisar a conexão alcançada tanto da parte prática, manuseio dos equipamentos, iluminação, composição, quanto da parte teórica, conceitos e autores fundamentais da fotografia como Barthes e Cartier-Bresson e seus estudos sobre o universo imagético, ambos indispensáveis para a realização de uma boa fotografia. A reflexão sobre o que seria retratado e a maneira como isso procederia, sem dúvida, expandiu os horizontes e a concepção do mundo publicitário na fotografia, conduzindo à pesquisa a respeito das estéticas, técnicas e tendências atuais. Do mesmo modo, os conhecimentos sobre a fotografia de produto nortearam a produção e possibilitaram o surgimento de novas ideias. A satisfação com a fotografia transcendeu o espaço da disciplina e motivou a inscrição no presente Congresso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. 1ª edição. São Paulo: Editora Gustavo Gil. 2015.<br><br>EGUIZÁBAL, Raúl. Fotografia Publicitária. 3ª edição. Madri: Editora Cátedra. 2011.<br><br>BARTHES, Roland. A câmara clara. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1984.<br><br>CESAR, Newton; PIOVAN, Marco. Making Of. 1a edição. São Paulo: Futura. 2003.<br><br>AZZI, Tales. Soluções simples para still-life. Fotografe Melhor, São Paulo, v. 8, n° 94, p. 44-52, julho. 2004.<br><br>CAPELI, Livia; MEDEIROS, Newton. Fotos de produtos: entenda o papel de cada acessório. Fotografe Melhor: Técnica & Prática, São Paulo, v. 1, n° 1, p. 20-42. 201-?.<br><br>MARIGO, Luiz Cláudio. Como respeitar e desrespeitar as leis de composição. Fotografe Melhor, São Paulo, v. 14, n°167, p. 76-86, agosto. 2010.<br><br>PALMA, Daniela.  Do registro à sedução: os primeiros tempos da fotografia na publicidade brasileira , 2005. Disponível em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao01/materia01/do_registro_a_seducao.pdf>. Acesso em 14 de Abril de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>