ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00225</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sem inglês você não sai do lugar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lia Dállet Marques Sudório (Universidade Católica Dom Bosco); Emília Balan Feitoza (Universidade Católica Dom Bosco); Grazielly Novais Pereira Vieira (Universidade Católica Dom Bosco); Melanieh Corrêa Marques Monteiro (Universidade Católica Dom Bosco); Andressa Caxias Cardoso (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cartaz, Criação, Inglês, All-type, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo tem como objetivo apresentar um cartaz referente à uma determinada escola de inglês que existe realmente, porém a peça criada foi para fruto de prática e aplicação do conteúdo desenvolvido na disciplina de Criação em Propaganda II, do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Será exposto as características impostas para esta peça publicitária, um breve exposto do mercado de ensino da língua inglesa, além do processo de pensamento, criação, planejamento, e produção do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A redação publicitária é essencial para o desenvolvimento de peças criativas que podem atingir o público alvo de forma positiva. A escolha das palavras, o tamanho, a fonte, a organização do texto são algumas características que influenciam muito na percepção do receptor de uma mensagem, fazendo-o pensar sobre o assunto. Com o objetivo de fomentar a criatividade no uso das palavras, promover a interpretação correta das características do cliente e desenvolver uma peça que atendesse as necessidades do mesmo, foi proposto aos estudantes para a disciplina de Criação II, ministrada pelo professor Eduardo Biagi, um trabalho que consistia na formulação de All Type, que utiliza somente textos, para uma escola de inglês, cuja escolha ficou a critério dos acadêmicos. O cliente escolhido para a criação da peça foi a Wise Up. Após o levantamento de informações no site da empresa, as principais características percebidas foram o aprendizado da língua inglesa em 18 meses e as novas possibilidades que o inglês pode trazer aos alunos. Baseado nesses dados desenvolveu-se um cartaz para a Wise Up com o objetivo de atender ao trabalho proposto pela disciplina e o processo de criação do mesmo é descrito nos tópicos abaixo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O propósito desse trabalho foi mostrar para o consumidor a possibilidade de aprender a falar inglês com qualidade, em um espaço de tempo curto. Visando um público que tem uma carga horária reduzida e uma necessidade imediata em aprender inglês apresenta-se por meio dessa peça a proposta de aprendizado de forma clara e objetiva. Ampliando as possibilidades da empresa e clientes de chegar a lugares e conquistar um novo espaço tanto no mercado quanto no seu conhecimento pessoal, a língua inglesa possibilita esse crescimento de longa escala, trazendo a oportunidade de parcerias internacionais dentro das empresas, como oportunidades de empregos em empresas maiores no âmbito pessoal. "Sem inglês você não sai do lugar" trata-se do leque de possibilidades que você abre aprendendo a falar uma língua universal, conseguindo conciliar com a carga horária diária e a necessidade imediata, sem que tenha diferença em qualidade de ensino. Em 18 meses você se torna um profissional com qualificação capaz de representar sua empresa, e possibilitando que as portas se abram para carreiras internacionais independente do ramo que atua. Dentro de estatísticas apresentadas nos próximos tópicos é possível compreender o investimento que tem sido feito para o aprendizado do idioma, fortalecendo o conhecimento profissional e inserindo empresas nacionais no mercado internacional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo a Pesquisa da British Council - Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil (2014), 47% da população brasileira se denomina com um nível básico de conhecimento em inglês. O nível de conhecimento do idioma inglês declarado pelos brasileiros é diretamente relacionado às oportunidades educacionais a que eles têm acesso. Quando se analisam os fatores que influenciam a demanda por treinamento em língua inglesa, o primeiro fato a se destacar é o grande salto educacional dado no Brasil. Pois, as novas gerações são mais escolarizadas que as anteriores. Atualmente, a educação é muito valorizada no âmbito profissional, especialmente como ferramenta para manutenção da condição de classe e status econômico na sociedade. A função percebida de um curso superior é ajudar na inserção profissional dos alunos. De certa forma, a educação superior tem como papel principal possibilitar uma melhor colocação no mercado de trabalho. Com o surgimento da globalização e o mundo interligado, ter um conhecimento em outras línguas possibilita às pessoas um grau a mais da sua posição. A Pesquisa Business English Index - Global English 2013, entrevistou executivos de 77 países, e concluiu que 91% deles afirmam que o inglês é o principal idioma dos negócios internacionais. Dessa maneira, a Wise Up convence o público que é possível aprender inglês em apenas 18 meses. A empresa convence o decisor sobre os ganhos práticos do investimento no aprendizado de inglês através de campanhas diferenciadas. Outro ponto diferencial da Wise Up é que para chamar a atenção dos ingressantes, os cursos oferecidos são práticos e diretamente aplicáveis ao cotidiano do aluno. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A ideia inicial para a criação do trabalho surgiu a partir do momento em que o grupo percebeu que a maioria das escolas de inglês oferece o mesmo objetivo no serviço prestado, que é ensinar inglês o mais rápido possível. A partir disso começamos a analisar escolas online e físicas e buscar seus diferenciais e assim optando pela escola Wise Up, que promete ensinar inglês para adultos em 18 meses e enfatizam a importância do inglês para um currículo profissional e principalmente para quem quer viajar. Com a escola já definida, o próximo passo foi explorar o briefing, definido como uma  [...] passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo (SAMPAIO, 2013, p. 220), onde conteriam todas as informações necessárias para a realização da campanha. E junto com o briefing, existiam algumas exigências foram feitas como a obrigatoriedade da campanha ser em formato de cartaz do tipo all-type onde o texto seguisse o modelo apolíneo, que são textos com um discurso racional e com argumentos. A peça foi criada em um programa de ilustrações chamado Adobe Illustrator que é um programa utilizado para editar imagens vetoriais. Durante a construção da peça a intenção era transmitir de forma simples, objetiva e clara para ao público-alvo pelo fato de ser um all-type a frase deveria ser bem simples e de fácil interpretação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho era divulgar uma escola de inglês, utilizando o estilo de texto apolíneo, que se apoia no discurso deliberativo de Aristóteles, esse modelo busca convencer o leitor através da razão, de argumentos com informação, além da limitação de ser all-type. Inspirados no briefing, após pesquisas de escolas de inglês, tanto físicas como online, o grupo optou pela Wise Up, com o slogan de aprender o inglês em 18 meses, voltado para o público adulto. A base fundamental para que um cartaz atinja eficácia depende do planejamento do layout. Sant anna (1981) descreve layout como o modo de se arranjar os textos e as ilustrações na página, e afirma que um bom layout ajuda na transmissão das informações do texto, e seu design deve ser atrativo e estimular à sua leitura. Para Barreto (1982), em sua obra sobre criatividade visual, é exposto que para que uma peça seja aceita e  vendida é necessário utilizar uma conjunção de elementos visuais para dar força à ideia e para mensagem que pretende ser transmitida. Para a criação desta peça, o grupo idealizou de uma maneira que atingisse o público através da curiosidade gerada pelo círculo, e informasse com facilidade a mensagem desejada. Os elementos, foram dispostos centralizados para construir um equilíbrio visual, com os textos em preto, dando ênfase na palavra  lugar , e o colorido ficou por conta da logo da escola de inglês, isso torna a peça mais limpa, objetiva e minimalista. A  sacada de realizar um texto em círculo, que mostrasse a importância de se fazer inglês, surgiu após o brainstorm, onde a ideia inicial era relacionado à um passaporte com nenhum visto de viagens, porém, a limitação de all-type impede a utilização de imagem, e isto dificultou a maneira que poderia ser passada a mensagem, com isso a próxima ideia viria a ser relacionado à um globo terrestre representado através dos textos, porém, ao pensar na circunferência do globo, foi então observado que a sua geometria traria ao mesmo ponto de partida, daí a circunferência e o slogan escolhido, se encaixaram perfeitamente. Após as definições do texto e sua disposição no cartaz, foi escolhido o tamanho deste, que possui dimensões de 420x297mm, ou formato A3, e sua edição foi realizada no progrma Adobe Illustrator CS6, e o sistema de cores utilizado foi o CMYK que corresponde a Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e as cores predominantes no desenvolvimento do cartaz, são o preto e o branco, sendo o branco para o plano de fundo, e os textos em preto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A elaboração da peça publicitária trouxe um resultado positivo e satisfatório, pois ajudou a fixar conhecimento sobre criação publicitária colocando em prática estudos sobre texto apolíneo e aprender sobre anúncios all-type. O trabalho contribuiu também na melhora das habilidades para interpretação de informações do cliente, além da elaboração do processo de criação com a troca de informações, seleção das melhores ideias, orientações do professor e abriu para as acadêmicas novas possibilidades de trabalhar imagens por meio de textos. O grupo desenvolveu técnicas de publicidade que são utilizadas no mercado de trabalho. Buscou-se atender às necessidades do cliente com um cartaz limpo e objetivo, que expõe de maneira direta a informação relevante para o público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. 3. ed. São Paulo: Summus, 1982.<br><br>COUNCIL, British. Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil. Disponível em https://goo.gl/t33Ji2. Acesso em: 15 abr. 2017.<br><br>ENGLISH, Global. 2013 Business English Index. Disponível em: https://goo.gl/zdtd79. Acesso em: 15 abr. 2017.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2013. <br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda teoria, técnica, prática. 3 ed. São Paulo: Pioneira, 1981.<br><br> </td></tr></table></body></html>