ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00226</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Matiz - Agência Jr de Publicidade: Uma Matriz de Experiências</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Yasmim Dias Cardoso Rabelo (Universidade Católica de Brasília); João Vítor Gonçalves de Oliveira Medina (Universidade Católica de Brasília); Paula Lima de Melo (Universidade Católica de Brasília); Felipe Inoue David (Universidade Católica de Brasília); Letícia Marques Tiveron (Universidade Católica de Brasília); Iago Martinho Kieling (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Propaganda, Matriz Comunicação, Agência Júnior, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando se fala em Publicidade e Propaganda, fala-se também de possibilidades. Propagar uma ideia, com efeito, nada mais é do que atravessar as fronteiras do conhecimento, entender a si e ao outro, e dar vazão à criatividade. Há 18 anos no mercado, a Matriz Comunicação surge com a proposta de trazer novas ideias ao mundo tangível, formando profissionais cada vez mais qualificados, interessados e atuantes no mercado de trabalho do Distrito Federal. A Matriz, agência júnior da Universidade Católica de Brasília, busca espaços de experimentação que permitam aos seus membros desenvolverem suas habilidades, oportunizando contato com clientes reais que desafiem suas mentes e os incentivem a serem cada dia mais inquietos - qualidade inerente ao bom publicitário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Matriz Comunicação nasceu em 1999 com o objetivo de abrir as portas do mercado de trabalho aos alunos do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília (UCB), oferecendo a eles a oportunidade de aprimorar seus talentos e aplicar, na prática, os conteúdos inseridos no plano pedagógico. A agência júnior, desde então, atende clientes reais que carecem de ações para melhor anunciar seus produtos e serviços. A remuneração obtida pelo trabalho é aplicada no aperfeiçoamento da empresa, em termos de infraestrutura, capacitação e encorajamento dos alunos. Desde sua fundação, a agência vem se tornando um símbolo na formação de publicitários no Distrito Federal, uma vez que mais de 900 estudantes já passaram pelos seus quadros. Na Matriz são estimulados os critérios de saber pensar, saber agir e saber fazer frente a diferentes cenários, estimulando tanto o senso criativo quanto o senso crítico dos estudantes. Em 2006, a atuação da Matriz Comunicação no desenvolvimento da identidade visual da UCB foi celebrada pelo Prêmio Colunistas. O reconhecimento conquistado pela agência vem chamando a atenção das demais empresas juniores do Distrito Federal. Hoje, a Matriz Comunicação é federada pela Concentro, órgão que dá amparo às empresas juniores do Distrito Federal, integrando, assim, o Movimento Empresa Júnior no Brasil, que lhe conferiu em 2016 o certificado de empresa júnior de alto crescimento. Neste documento, explanaremos sobre os processos internos da agência, bem como alguns trabalhos desenvolvidos para clientes e parceiros, demonstrando as decisões estratégicas, sua execução e os resultados obtidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Visando promover uma melhor capacitação dos alunos, a Matriz Comunicação é uma porta de entrada para o mundo profissional, onde cada membro aprende a ampliar sua gama de habilidades e colocá-las em prática. A agência favorece que seus integrantes obtenham as circunstâncias necessárias para pôr à prova seus conhecimentos, inserindo-os em diferentes situações e contextos. O convívio dentro da Matriz Comunicação também proporciona ao aluno a proximidade com uma série de valores, tais como companheirismo, determinação, criatividade e fascínio pelo ofício da Comunicação Social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma empresa júnior em pleno funcionamento é um diferencial para o curso de graduação, pois, como afirma Mohallem (1997), "conseguir estágio em agência é quase tão difícil quanto arrumar vaga de astronauta na Nasa". Para o autor, os tempos mudaram, mas ainda se sabe que o estudante com mínima experiência profissional é mais atrativo para o mercado de trabalho. Sendo assim, a Matriz intensifica a experiência de futuros comunicadores sociais ao possibilitar uma aproximação entre a vivência estudantil e o universo profissional. Além disso, o relacionamento entre os estudantes e a solução diária de conflitos oriundos da rotina de trabalho faz com que os alunos aprendam a trabalhar em equipe, compartilhando o conhecimento de maneira coletiva e aprendendo a trabalhar com prazos e metas, desenvolvendo critérios para a elaboração das peças e trabalhos solicitados. A agência júnior é uma fonte de recursos para incrementar a formação de seus membros e dos demais estudantes da universidade, ao passo que a empresa promove oficinas e eventos ofertados não só aos alunos da Universidade Católica de Brasília, mas a qualquer estudante de graduação interessado. Isso demonstra a proatividade da agência em promover o aprendizado na área, sem restrições.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Matriz é dividida em cinco áreas: Atendimento; Planejamento; Social Media; Criação (que se subdivide em Redação e Direção de Arte); e Produção. Todas elas estão integradas durante o desenvolvimento dos serviços solicitados e cada uma possui um diretor, apto a orientar e representar os demais estagiários. A gestão administrativa da agência é feita por um Presidente Organizacional e um Presidente Institucional, com o apoio de um Gestor de Projetos e Pessoas e um Gestor Financeiro. A eleição dos ocupantes de tais cargos, que não podem ser acumulados, é feita por uma Assembleia composta pelos membros da agência, sendo necessária convocação prévia e quórum mínimo de deliberação. Todas as atividades são acompanhadas e orientadas pelo coordenador pedagógico, indicado pela Instituição Superior de Ensino (IES) para a função. Atualmente, quem ocupa o cargo é o professor Msc. Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira, a quem compete elaborar o plano pedagógico da agência e submetê-la ao colegiado da IES. As áreas da agência atuam de forma integrada, mas, verticalmente, trabalham sob um processo de mentoria (mentoring). Os ex-membros, que já foram incorporados ao mercado de trabalho, contribuem com a avaliação dos trabalhos desenvolvidos internamente, indicando ajustes, trazendo novas referências e indicando possíveis caminhos a serem seguidos. Além disso, mensalmente são realizados encontros entre os mentores e os membros da agência para troca de experiências. Os clientes atendidos remuneram a agência a partir de um desconto cedido (de 60 a 80%) da Tabela Referencial de Preços do Sinapro/DF. Os clientes recebem nota fiscal pelos serviços prestados e o pagamento é feito mediante envio de boleto bancário. Os recursos recebidos são reinvestidos na manutenção da empresa, na aquisição de patrimônio coletivo e no treinamento de seus membros. Ainda assim, os estudantes entendem que a agência, por meio do saber publicitário, deve contribuir também com as organizações sem fins lucrativos que careçam de recursos para a definição de ações de comunicação e a criação de peças publicitárias para sensibilizar a sociedade sobre o trabalho que desenvolvem. Por isso, a Matriz mantém atendimentos a no mínimo uma organização sem fins lucrativos semestralmente, como forma de demonstrar que o propósito de uma agência júnior de publicidade não pode se restringir às demandas do mercado, mas também deve ser corresponsável na luta pela correção de desigualdades econômicas, sociais, de gênero e orientação sexual - prática que aplicamos dentro de casa. Orgulhamo-nos de dizer que possuímos uma maioria de mulheres nos quadros da agência, inclusive na área de criação, uma vez que no mercado publicitário, essa área ainda possua uma barreira à inclusão de mulheres devido a uma ainda evidente dominância masculina. Vejamos alguns dos principais processos e projetos desenvolvidos internamente pela Matriz Comunicação: 3.1. Seleção de Membros - Caça Talentos A cada semestre letivo, a agência passa por um processo de seleção para escolha de novos estudantes para fazerem parte da equipe. Esse processo é denominado Caça Talentos e é divulgado por meio de uma campanha que envolve ações online, peças físicas e ações de promoção da empresa nos espaços da universidade. Na inscrição, o aluno escolhe as áreas de seu interesse e faz provas específicas dessas áreas. Após o término das inscrições, as provas são enviadas ao e-mail do candidato, que deve entregar o teste ao final do prazo estipulado (que varia de acordo com a área). No processo, são avaliados não apenas os conhecimentos técnicos, mas também o espírito de equipe e a motivação. A seleção é feita após uma entrevista e cabe aos diretores de cada área definir quem está apto para fazer parte da empresa. Cada aluno selecionado passará por um período de três meses de treinamento (trainee) e, em seguida, pode ou não ser efetivado por mais nove meses, totalizando um ano de contrato de estágio. Os estudantes passam seis meses na função de aprendizes e seis meses na função de treinadores. Os alunos não selecionados podem participar de outros programas desenvolvidos pela Matriz Comunicação, como o Casa de Parente. O estagiário recebe, ao final, um certificado que lhe garante 120 horas complementares no Curso. 3.2. Portas Abertas para os Estudantes  Projeto Casa de Parente O Casa de Parente é um projeto que abre a possibilidade para que estudantes do Curso passem uma semana na agência aprendendo sobre uma área de sua escolha, com a finalidade de que descubram a área com a qual têm mais afinidade, uma vez que as oportunidades de trabalho na área de comunicação são amplas. O projeto permite que todos os alunos da graduação possam vivenciar a prática publicitária na agência júnior. Ao final de cada semana, caso haja vagas remanescentes do processo de Caça Talentos e o estudante demonstre competência e proatividade, poderá ingressar na Matriz como treinee. 3.3. Fortalecimento da Gestão Empresarial A Matriz Comunicação também é um local de formação de gestores e, para isso, anualmente é realizado o planejamento estratégico da empresa, com ações que buscam fortalecer a imagem institucional. Além disso, em 2016 a agência passou por um processo de revisão estatutária e de fluxos internos, o que permitiu filiar-se à Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e à Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (Concentro). Com isso, estabeleceu novas relações e parcerias com a capacidade de fortalecer a empresa no mercado, potencializar a capacidade produtiva dos membros e inserir o espírito empreendedor na cultura da instituição. 3.4. Formação de Referências Criativas  Projetos Semanais Com o objetivo de estimular a capacidade de persuasão e eloquência dos trainees de Atendimento, cada um deles se torna responsável por apresentar, semanalmente, a Rapidinha de Quinta. Esta atividade consiste em uma breve exposição aos membros acerca de uma teoria da comunicação, uma tendência, um filme, história, notícia, técnica ou processo de trabalho que alimente as referências criativas e contribua com a formação crítica e técnica de todos e todas. Para que os novos membros da área de Social Media e Planejamento sejam igualmente instruídos no que concerne à bagagem cultural, a agência promove, ainda, o Social News e a Segunda Dose. As iniciativas trazem novidades artísticas, tecnológicas e acadêmicas a serem apresentadas para os demais membros da agência, numa tentativa de estabelecer uma ponte entre o que se aprende no curso e o que se vê na mídia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Matriz Comunicação atende empresas, iniciativas de estudantes e organizações sem fins lucrativos. Os clientes internos da Universidade Católica de Brasília, como os demais cursos e eventos, são atendidos pela agência experimental Espaço Bagagem (em que os serviços não são remunerados). Dentro dos principais serviços prestados pela Matriz estão: a) Campanhas Publicitárias em meio online e offline; b) Análise de Mercado e Concorrência; c) Criação de Identidade Visual; d) Criação de Materiais e Ações Promocionais; e) Gestão de Mídias Sociais; f) Planejamento Estratégico de Comunicação. A Matriz atua como assessora do cliente e não como mera prestadora de serviço, buscando resolver os problemas de marketing e de comunicação de forma permanente e duradoura. Para Corrêa (2010),  a agência que assessora passará a ter critérios para zelar pelo interesse do seu cliente, sendo assim, o cuidado não é apenas fornecer trabalhos e sim assessorar os seus clientes para encontrar os melhores caminhos , mesmo que isso represente menor remuneração à agência. Neste trabalho, buscaremos descrever os serviços prestados a cinco clientes, esclarecendo sobre os problemas de comunicação e as soluções estratégicas encontradas. As imagens das peças (anúncios ou planos de comunicação) serão inseridas em anexo a este documento, embora indicaremos hiperlinks que possam contribuir com a análise dos produtos confeccionados. 4.1. Concurso de Fotografia sobre a Lei Maria da Penha Em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o Banco Mundial, a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e a ONU Mulheres, a Matriz Comunicação realizou, em 2016, a campanha de divulgação do Concurso de Fotografia sobre a Lei Maria da Penha, com o objetivo de estimular fotógrafos profissionais e amadores, de todas as idades, a produzirem imagens que retratem o empoderamento feminino e a superação da violência de gênero. A campanha não envolvia diretamente a destinação de recursos financeiros, mas a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados disponibilizou seus veículos próprios de comunicação, bem como sua gráfica, para contribuir com a confecção dos materiais que porventura viessem a ser criados. Esperava-se como meta 300 inscrições e 10 mil acessos únicos ao site do concurso. Sob o conceito criativo  o poder do olhar muda histórias , que relacionava o olhar do fotógrafo ao enquadramento da câmera, a Matriz desenvolveu um Plano de Comunicação com uma estratégia dividida em 6 fases, com uso majoritário de meios online, impressos e eletrônicos (televisões públicas e rádios comunitárias), de modo a atrair o maior número de pessoas possível, que viessem de diferentes classes socioeconômicas e etárias, regiões geográficas e diferentes interseccionalidades. Foram criadas a identidade visual do concurso, o hotsite da campanha e uma página no Facebook onde foram publicados anúncios segmentados por diferentes interesses dos usuários. Além disso, foram impressos 40 mil cartazes distribuídos a escolas públicas, associações de bairros, conselhos da mulher, universidades e órgãos públicos. A Matriz também produziu, em parceria com a disciplina  Planejamento de Campanhas , um VT para ser divulgado nas redes sociais, na TV Câmara e na TV Senado. Houve, ainda, um spot de rádio distribuído a 3.000 rádios comunitárias. A estratégia era usar o maior número de recursos gratuitos e parceiros para disseminar a mensagem. Ao fim, a agência desenvolveu o troféu da premiação e o catálogo da exposição. O resultado foi surpreendente: 380 inscrições foram realizadas, sendo mais de 700 fotografias enviadas ao concurso. O hotsite da campanha obteve 28.265 visualizações, sendo mais de 11 mil visitantes únicos. Veículos de peso no cenário jornalístico atual, como o G1, o El País e o Correio Braziliense pautaram o projeto. 4.2. Catálogo do Banco Mundial Por solicitação do Banco Mundial, coube à Matriz criar um material informativo que demonstrasse aos participantes de um evento em Washington, realizado em dezembro de 2016, quais eram as ações de suporte às populações subdesenvolvidas em execução pelo entidade no Brasil. A solução foi a confecção de uma peça impressa com conteúdo elaborado em inglês, com três dobras, para ser distribuída pelas funcionárias do Banco em um stand montado no foyer do evento. A agência contribuiu com a reunião de fotos, diagramação da peça, criação e estruturação de textos e a comunicação visual do stand, que contou com um backdrop e uma mesa. O material gráfico e o backdrop possuíam a mesma identidade, criando sinergia. 4.3. Meseira e Complementos Com a proposta de inaugurar uma loja física de itens de  mesa posta e conquistar clientes fiéis para empresa, a Meseira & Complementos buscou a Matriz para criar a identidade visual da marca e realizar a gestão de suas redes sociais, criando conteúdo, monitorando as interações com potenciais clientes e confeccionando seu site próprio. "Cuidados sobre a mesa" foi o conceito criativo elaborado pela Matriz no desenvolvimento das estratégias e das peças. O tom de voz coloquial e elegante transmitiu uma relação amigável com as clientes. Em decorrência do trabalho da Matriz, a empresa alcançou 464 seguidores no perfil do Instagram e 2.122 curtidas na página do Facebook. As redes sociais ainda são muito importantes para o objetivo da empresa e vêm mostrando resultados positivos desde então. 4.4. Gênios Tendo como diferencial trabalhar com uma nova forma de ensino, a Gênios é uma instituição de reforço escolar que opta por um processo contínuo de aprendizagem. Para divulgar esse método de ensino, a Matriz Comunicação criou, ao longo do ano de 2016, uma estratégia que envolvia ações online e offline. Cartazes, flyers, uma página no Facebook e um plano de mídia online foram confeccionados com o objetivo de demonstrar que a Gênios possuía os melhores professores para os estudantes com dificuldades de aprendizagem. A Matriz, procurando atender a essa demanda, decidiu trabalhar com mala direta, criando ações como a entrega de bombons aos professores de alguns colégios, além de construir peças que despertam a curiosidade dos estudantes e os estimule a procurar o curso como uma solução para um problema que só eles conhecem bem. Com a atuação da empresa júnior nas estratégias de divulgação da campanha, além de ganhar espaço entre os professores, a Gênios realizou várias matrículas de alunos e se tornou um dos principais centros de aulas particulares de Brasília. 4.5. Instituto Crescer O Instituto Crescer é uma organização social, sem fins lucrativos, que tem como propósito ajudar dependentes químicos, marginalizados na sociedade, a se reintegrarem no ambiente social, especialmente por meio de sua inclusão no mercado de trabalho. Para isso, a instituição oferece cursos para a capacitação dessas pessoas, a maioria relacionados à culinária, formando, por exemplo, cozinheiros e padeiros. Tendo em vista seu objetivo de melhorar a sua infraestrutura física, o Instituto Crescer procurou a Matriz para desenvolver uma campanha de sensibilização que contribuísse com a arrecadação de donativos e financiamentos, por meio de uma plataforma online. A agência planejou, então, a melhor forma de atingir esse objetivo, reformulando sua identidade visual, criando cartazes e produzindo um documentário informativo, a fim de divulgar os valores, o trabalho e a importância do instituto para os dependentes e suas famílias. A Matriz vem trabalhando para que o Instituto possa, assim, arrecadar fundos e melhorar o seu espaço físico. Espera-se que a campanha colabore de forma significante, favorecendo o aprendizado das pessoas que dependem do trabalho da organização sem fins lucrativos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Em 18 anos de atuação no mercado, o efeito da Matriz Comunicação nas vidas pessoais e profissionais daqueles que fizeram parte de sua história traduz-se em algo muito maior do que uma simples abertura para o mercado profissional. Os estudantes que por lá passam tornam-se preparados e confiantes, atenuando seu medo de arriscar e pensar diferente. Como afirma Mattos (2013, p. 230),  viver sem paixão não faz o menor sentido. Trabalhar sem paixão também não . Não é apenas, todavia, uma combinação entre os processos de aprendizagem por meio de mentoria, o relacionamento com empresas importantes no mercado e a busca por uma formação de qualidade que move os  matrizes . A gestão ideal da agência só pode ser alcançada pelo incentivo ao senso crítico e às boas ideias desde o primeiro contato com a Matriz Comunicação, capazes de transformar estudantes interessados em profissionais de excelência. Esse esforço, reconhecido internacionalmente nos anos de 2016 e 2017, tende apenas a se intensificar, à medida que a empresa continua a crescer, reinventar-se, e não vê a hora de parar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CAMILO, Eduardo J. M.. Ensaios de comunicação estratégica. Covilhã: Labcom Books, 2010. 280 p. <br><br>CORRÊA, Roberto. A agência é assessora ou fornecedora? 19 de abr. 2010. Disponível em: http://www.sinaprodf.com.br/noticias.asp?cdnoticia=1716 . Acesso em: 19 de abr. 2017. <br><br>MATTOS, Tiago. As Novas Mortas da Perestroika, 2013. Livro em formato Beta. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/15000577/baixe-aqui-as-novas-mortas-da-perestroika Acesso em: 19 de abr. 2017. <br><br>MOHALLEM, Eugênio. Manual do Estagiário, 1997. Disponível em: . Acesso em: 14 de abr. 2017. <br><br>UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Matriz comunicação reconhecida como empresa júnior de alto crescimento. Disponível em: <http://www.ucb.br/noticias/2/9360/matrizcomunicacaoreconhecidacomoempresajuniordealtocrescimento/>. Acesso em: 19 abr. 2017. <br><br>WAITEMAN, Flávio. Manual Prático de Criação Publicitária: o dia-a-dia da criação em uma agência, São Paulo: Nobel, 2006. <br><br> </td></tr></table></body></html>