INSCRIÇÃO: 00235
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT05
 
TÍTULO: O Poder da Sedução
 
AUTORES: João Victor Ramos Estadulho (Universidade Católica Dom Bosco); Ingrid Oliveira Monteiro (Universidade Católica Dom Bosco); Natália Queiróz Bernardes de Souza (Universidade Católica Dom Bosco); Raylson Chaves Costa (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fotonovela, Violência sexual, Violência contra meninos, Estupro,
 
RESUMO
A presente trabalho demonstra os processos de criação, realização, finalização e publicação da fotonovela “O Poder da Sedução”. Tratando do tema violência sexual, mais especificamente da violência sexual praticada por mulheres contra meninos, revela a história de um abuso sexual cometido por uma professora contra um aluno, e seus desdobramentos psicológicos. O trabalho, que para ser realizado, utilizou pesquisa bibliográfica, técnicas de roteirização e confecção de storyboard, linguagem fotográfica e textual, produção visual e montagem em software foi realizado como atividade avaliativa parcial da disciplina Produção em Comunicação II, do segundo semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no segundo semestre de 2016.
 
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado é fruto de uma atividade avaliativa de uma disciplina do segundo semestre do curso de Comunicação Social. A proposta da disciplina era, por meio da fotonovela, trabalhar o tema Violência Sexual. ਀ Como o tema proposto é bastante amplo – apesar da violência sexual contra a mulher ser a mais noticiadas, os grupos poderiam optar por qual violência sexual iriam retratar. O grupo optou por contar uma história que também acontece no dia a dia, mas não recebe muita visibilidade, a violência contra meninos. Optou-se pelo formato novelístico, transformando um caso sério do cotidiano em uma boa história envolvente e instigante, justamente por ser uma fotonovela; ou seja, uma novela registrada em fotos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ⠀䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀愀猀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 焀甀攀 琀爀愀琀愀猀猀攀 搀漀 琀攀洀愀 ᰀ嘠椀漀氀渀挀椀愀 匀攀砀甀愀氀ᴀ⸠ 伀 琀攀洀愀 攀爀愀 愀戀攀爀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 攀 瀀爀愀琀椀挀愀搀愀 挀漀渀琀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀⸀ 䄀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 琀愀洀戀洀 猀漀氀椀挀椀琀愀瘀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 瀀爀漀搀甀稀椀猀猀攀 甀洀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀攀椀琀愀猀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀  Entreter e alertar o leitor de modo que ele se envolva com a história que lê e reflita a respeito do sério tema colocado em discussão foi o objetivo do trabalho. Violência sexual não é brincadeira, e a história apresentada buscou, desde o início, fugir do que é comumento visto e noticiado – violência sexual contra meninas/mulheres, e apresentar o tema de violência sexual contra meninos/homens. Para isso foi necessário criar um enredo que prendesse o leitor e não o entediasse, mostrar o incomum sem que ele parecesse fantasioso e surreal foi um dos grandes desafios - pela falta de visibilidade de casos como o apresentado, as pessoas poderiam ficar descrentes desse tipo de situação.
 
JUSTIFICATIVA
O professor passou alguns conceitos, artigos, pesquisas e web sites para serem utilizados como referências para consulta, e uma assistente social, que lida diretamente com violência sexual, esteve em sala de aula para conversar com os acadêmicos sobre o tema. ਀伀 焀甀攀 氀攀瘀漀甀 漀 最爀甀瀀漀 愀 漀瀀琀愀爀 瀀漀爀 攀猀猀攀 攀渀昀漀焀甀攀 昀漀椀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀 挀愀猀漀猀 挀漀洀漀 漀 爀攀昀攀爀椀搀漀 琀洀 渀愀 洀搀椀愀 攀 渀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀Ⰰ 琀愀氀瘀攀稀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 挀愀甀猀愀 琀愀洀愀渀栀愀 爀攀瘀漀氀琀愀 攀 椀渀搀椀最渀愀漀 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀 挀栀漀挀愀爀 攀 挀愀甀猀愀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 椀洀瀀愀挀琀漀⸀ 儀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 搀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀攀洀瀀爀攀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 攀 猀漀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 甀洀愀 琀爀椀猀琀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀 昀愀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 椀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 渀漀  椀渀挀漀洀甀洀⸀ 伀 焀甀攀  椀渀挀漀洀甀洀  漀甀瘀椀爀 昀愀氀愀爀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 攀洀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 猀椀琀甀愀漀⸀ Outra justificativa para a realização de tal história é o fato de casos de violência contra meninos/homens, de acordo Albuquerque (2015) em um trabalho sobre mulheres pedófilas, acontecerem com frequência mas serem pouco denunciados. A autora porém, apesar do título do trabalho, explica que que nem todo pedófilo abusa de crianças e a maioria dos abusadores sexuais não é portadores de pedofilia.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀漀瀀攀猀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀ 攀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 挀漀渀琀爀愀 洀攀渀椀渀漀猀Ⰰ 挀愀猀漀猀 搀攀 愀戀甀猀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀渀琀爀愀 洀攀渀椀渀漀猀 猀漀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 攀 洀愀椀猀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 洀甀氀栀攀爀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 挀漀洀漀 愀挀甀猀愀搀愀 攀氀愀 愀戀甀猀愀 琀愀渀琀漀 搀攀 洀攀渀椀渀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀攀 洀攀渀椀渀愀猀Ⰰ 攀 渀漀猀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀椀漀氀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 漀戀猀攀爀瘀愀洀ⴀ猀攀 挀爀椀洀攀猀 挀漀洀漀 愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀愀 最攀渀椀琀氀椀愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 漀甀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀漀 挀漀洀 挀甀渀栀漀 氀愀猀挀椀瘀漀⸀ Albuquerque (2015) informa que por pedolifia e abuso sexual envolveram tabus, pouco se associa mulheres ao papel de agressor no processo. O que acontece é que as mulheres são denunciadas com menor frequência, por diversos motivos, dentre eles a cultura machista que acredita que a relação entre meninos ou adolescentes com mulheres mais velhas é normal, conclui a autora. ਀䄀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀 挀漀洀攀琀椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 挀愀猀愀氀 ⴀ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 猀攀甀 渀愀洀漀爀愀搀漀 ⴀ 焀甀攀 瘀椀漀氀攀渀琀愀瘀愀 猀攀砀甀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 最愀爀漀琀漀 搀攀 㠀 愀渀漀猀⸀ 一愀 琀爀愀洀愀 漀 洀攀渀椀渀漀 挀爀攀猀挀攀甀 挀漀洀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 攀 搀攀挀椀搀椀甀 搀攀瘀漀氀瘀攀爀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀猀琀甀瀀爀愀渀搀漀 愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 漀 瘀椀漀氀攀渀琀愀爀愀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização da fotonovela foi necessário em um primeiro momento um brainstorm para que os participantes do grupo apresentassem suas ideias. Após os debates iniciais e apresentação de justificativas entre os componentes, concordou-se com o tema da violência sexual contra meninos. ਀倀愀爀琀椀甀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 䘀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀Ⰰ 愀瀀猀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀 甀洀 爀愀猀挀甀渀栀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 搀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀愀猀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 琀攀砀琀漀猀⸀ Para a caracterização dos personagens foram as roupas pessoais do dia a dia dos atores. A maquiagem foi a aposta principal para a composição da personagem Natália. Já para o personagem Leandro, a utilização do cabelo e barba grandes teve o intuito de apresentá-lo como um garoto desleixado com a aparência e com a própria vida, devido aos transtornos sofridos no passado.਀一愀猀 挀攀渀愀猀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 愀 昀愀挀愀 最爀愀渀搀攀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 昀愀挀愀 搀攀 瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀椀砀漀甀 愀猀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 洀愀椀猀 爀攀愀氀 ጀ†攀 愀 愀琀爀椀稀 攀猀琀愀瘀愀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 洀攀搀漀 搀漀 甀琀攀渀猀氀椀漀⸀ 一愀猀 昀漀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 甀洀愀 愀爀洀愀 愀瀀愀爀攀挀攀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀漀 攀爀愀 搀攀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀Ⰰ 洀愀猀 洀甀椀琀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 愀 甀洀 爀攀瘀氀瘀攀爀 漀爀椀最椀渀愀氀 ጀ†渀愀猀 昀漀琀漀猀 渀漀  瀀漀猀猀椀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀  甀洀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀⸀ 倀愀爀愀 漀 猀愀渀最甀攀Ⰰ 漀 欀攀琀挀栀甀瀀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀猀 挀攀渀愀猀 攀洀 焀甀攀 䰀攀愀渀搀爀漀 氀攀瘀愀 漀 琀椀爀漀 攀 挀愀椀 搀攀猀昀愀氀攀挀椀搀漀 渀漀 挀栀漀⸀  Buscando ser o mais semelhante possível, fora utilizados métodos, técnicas e características de novelas reais, criando uma história dividida em capítulos e que ao final de cada capítulo, a última cena, é congelada e aplicado um tom de vermelho sobre o(s) personagens; técnica utilizada para dar maior carga dramática.਀倀愀爀愀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀 氀甀稀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀愀瘀漀爀攀挀椀愀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀瘀愀 猀 挀攀渀愀猀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 焀甀攀 愀 琀爀愀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀⸀ 伀 挀攀渀爀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀爀愀 昀攀挀栀愀搀漀 攀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 昀漀爀愀洀 琀椀爀愀搀愀猀 攀洀 甀洀 搀漀猀 戀愀渀栀攀椀爀漀猀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 䐀漀洀 䈀漀猀挀漀⸀ 䌀漀洀 攀砀挀攀猀猀漀 搀愀 挀漀氀漀挀愀漀 愀瘀攀爀洀攀氀栀愀搀漀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 攀 搀漀猀 琀漀渀猀 搀攀 挀椀渀稀愀 愀漀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 渀漀 甀猀漀甀ⴀ猀攀 渀攀渀栀甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀爀爀攀漀 搀攀 挀漀爀 渀愀猀 昀漀琀漀猀⸀ 伀 渀最甀氀漀 搀愀猀 洀攀猀洀愀猀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀猀搀攀 漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 琀攀渀琀愀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 愀 瘀椀猀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 挀漀氀漀挀愀猀猀攀 渀漀 氀甀最愀爀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀漀猀猀甀椀 㐀  瀀最椀渀愀猀 愀漀 琀漀搀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 猀甀戀搀椀瘀椀猀攀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 攀  猀甀戀搀椀瘀椀搀愀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 洀愀渀攀椀爀愀㨀 挀愀瀀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 ⠀㔀 挀愀瀀琀甀氀漀猀⤀Ⰰ 洀漀爀愀氀 攀 挀爀搀椀琀漀猀 昀椀渀愀椀猀⸀ Foram utilizados a câmera fotográfica modelo Canon 70D da própria universidade para a captura das imagens. A montagem foi feita nas dependências do Laboratório de Comunicação (LabCom) da Universidade Católica Dom Bosco utilizando o software Adobe Illustrator CS6.਀䌀漀洀漀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 猀  瘀椀猀琀愀 渀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 渀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 氀攀琀椀瘀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 洀漀猀琀爀漀甀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 瀀愀瀀攀爀 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀愀 䔀砀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 吀爀愀戀愀氀栀漀猀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 䔀砀瀀漀挀漀洀Ⰰ 攀渀猀椀渀漀甀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀 挀椀琀愀漀攀猀 搀椀爀攀琀愀猀 攀 椀渀搀椀爀攀琀愀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀 䴀攀挀愀渀椀猀洀漀 伀渀氀椀渀攀 瀀愀爀愀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 漀 䴀伀刀䔀Ⰰ 搀愀 唀䘀匀䌀Ⰰ 愀挀攀猀猀愀搀漀 渀漀 猀椀琀攀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀渀漀瘀漀⸀洀漀爀攀⸀甀昀猀挀⸀戀爀⼀⸀  Para a confecção do paper foi utilizado o software Microsoft Word 2010, e para publicação on-line da fotonovela foi utilizado o site www.issuu.com. A fotonovela pode ser conferida no endereço https://issuu.com/joaovictorramosestadulho/docs/o_poder_da_sedu____o.਀䄀 䠀䤀匀吀팀刀䤀䄀 No passado, Natália e seu namorado abusaram de um aluno quando ele tinha apenas 10 anos. O garoto cresceu com traumas e transtornos psicológicos, alimentando o ódio e uma sede de vingança. ਀䔀氀攀 搀攀挀椀搀攀 瘀椀漀氀攀渀琀愀爀 愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 氀栀攀 瘀椀漀氀攀渀琀漀甀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀 猀漀昀爀攀猀猀攀 攀 猀攀渀琀椀猀猀攀 漀 焀甀攀 攀氀攀 瀀愀猀猀漀甀⸀ 䄀瀀猀 搀漀洀椀渀ⴀ氀愀 挀漀洀 甀洀愀 昀愀挀愀 攀 攀猀琀甀瀀爀ⴀ氀愀Ⰰ 䰀攀愀渀搀爀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀愀Ⰰ 愀洀攀愀愀渀搀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀爀 愀猀 昀漀琀漀猀 挀愀猀漀 攀氀愀 挀漀渀琀愀猀猀攀 瀀愀爀愀 愀氀最甀洀⸀ Mesmo após sofrer a violência, Natália volta ao local e é novamente violentada. A situação se repete algumas vezes, e Leandro, que estava com raiva e queria fazer com que Natalia sentisse as mesmas coisas que ele, começa a ficar sem entender. ਀倀愀猀猀愀搀漀 甀洀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 䰀攀愀渀搀爀漀 猀攀 爀攀瘀攀氀愀 攀 爀攀瘀攀氀愀 猀攀甀猀 洀漀琀瘀漀猀Ⰰ 攀 昀椀挀愀 猀甀爀瀀爀攀猀漀 愀漀 漀甀瘀椀爀 焀甀攀 一愀琀氀椀愀 樀 猀愀戀椀愀 焀甀攀洀 攀氀攀 攀爀愀 攀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 最漀猀琀愀渀搀漀 搀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ 䰀攀愀渀搀爀漀 猀愀挀愀 甀洀愀 愀爀洀愀 攀 搀攀挀椀搀攀 洀愀琀ⴀ氀愀Ⰰ 洀愀猀 一愀琀氀椀愀 挀漀渀猀攀最甀攀 搀漀洀椀渀ⴀ氀漀 攀 愀挀愀戀愀 攀氀愀 洀愀琀愀渀搀漀 䰀攀愀渀搀爀漀⸀ 䌀漀洀 瀀爀漀瘀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀 猀漀昀爀椀搀愀Ⰰ 渀漀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀 攀氀愀 愀氀攀最愀 氀攀最琀椀洀愀 搀攀昀攀猀愀 攀  愀戀猀漀氀瘀椀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 ጀ†挀漀洀漀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 ጀ†昀漀爀愀洀 最爀愀渀搀攀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 愀漀 最爀甀瀀漀⸀ 倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 昀漀琀漀渀漀瘀攀氀愀 爀攀焀甀攀爀 挀愀瀀爀椀挀栀漀Ⰰ 攀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀渀琀椀爀愀洀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 挀漀洀瀀漀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀攀渀搀攀爀Ⰰ 挀漀洀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 洀愀渀甀猀攀愀爀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 攀 愀 琀椀爀愀爀 昀漀琀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀⸀  A experiência de contar uma história por fotografias, mais sóbria e tratando de um tema delicado, foi uma grande vivência de produção. O desafio de expressar sentimentos por meio de fotos e registrar uma sequência coerente e coesa proporcionou o conhecimento e o entendimento de todas as áreas responsáveis pela produção de uma novela; desde a autoria até a filmagem.਀䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀 愀椀渀搀愀  琀愀戀甀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀甀氀瀀愀戀椀氀椀稀愀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 洀椀渀椀洀椀稀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 攀猀猀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀 攀渀瘀漀氀瘀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 洀攀渀椀渀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀愀 攀洀 挀攀渀愀 漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 戀漀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 最愀爀漀琀漀 ᰀ攠猀琀 瘀椀爀愀渀搀漀 栀漀洀攀洀ᴀ†氀漀最漀 挀攀搀漀⸀ 嘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀  挀爀椀洀攀Ⰰ 琀攀洀 攀昀攀椀琀漀猀 昀猀椀挀漀猀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 洀甀椀琀漀 最爀愀瘀攀猀⸀ 䐀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀搀愀Ⰰ 搀椀愀氀漀最愀搀愀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀甀渀椀搀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䈀唀儀唀䔀刀儀唀䔀Ⰰ 匀礀氀瘀椀愀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 瀀攀搀昀椀氀愀猀㨀 攀渀琀攀渀搀愀 瀀漀爀 焀甀攀 攀氀愀猀 猀漀 瀀漀甀挀漀 搀攀渀甀渀挀椀愀搀愀猀Ⰰ 倀漀爀琀愀氀 刀㜀Ⰰ 䘀漀氀栀愀 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㔀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀漀氀栀愀瘀椀琀漀爀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀最攀爀愀氀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㔀⼀ 㜀⼀洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀愀猀ⴀ攀渀琀攀渀搀愀ⴀ瀀漀爀ⴀ焀甀攀ⴀ攀氀愀猀ⴀ猀愀漀ⴀ瀀漀甀挀漀ⴀ搀攀渀甀渀挀椀愀搀愀猀⸀栀琀洀氀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䤀䄀一䌀䄀刀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 䄀甀爀攀氀椀愀渀漀⸀ 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 ✀攀猀挀漀渀搀攀洀✀ 愀戀甀猀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀倀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㄀⸀昀漀氀栀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀猀瀀⼀挀漀琀椀搀椀愀渀⼀昀昀㄀㄀ ㄀㄀㔀⸀栀琀洀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䤀吀吀䔀一䌀伀唀刀吀Ⰰ 匀漀猀最攀渀攀猀⸀ 倀攀搀漀昀椀氀椀愀 䘀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 䈀氀漀最 搀漀 倀椀氀愀欀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀氀漀最搀漀瀀椀氀愀欀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀眀瀀⼀㈀ ㄀㈀⼀ 㠀⼀㈀㌀⼀瀀攀搀漀昀椀氀椀愀ⴀ昀攀洀椀渀椀渀愀⼀⤀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀 䜀䰀伀䈀伀⸀ 䐀攀渀切渀挀椀愀猀 搀攀 愀戀甀猀漀猀 猀攀砀甀愀椀猀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀攀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀甀洀攀渀琀愀洀 渀愀 䜀爀ⴀ䈀爀攀琀愀渀栀愀Ⰰ 伀 䜀氀漀戀漀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀最氀漀戀漀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀洀甀渀搀漀⼀搀攀渀甀渀挀椀愀猀ⴀ搀攀ⴀ愀戀甀猀漀猀ⴀ猀攀砀甀愀椀猀ⴀ搀攀ⴀ挀爀椀愀渀挀愀猀ⴀ挀漀洀攀琀椀搀漀猀ⴀ瀀漀爀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ愀甀洀攀渀琀愀洀ⴀ渀愀ⴀ最爀愀ⴀ戀爀攀琀愀渀栀愀ⴀ㌀㄀㘀㄀㤀 ㄀⤀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀䄀䌀䤀一䐀伀Ⰰ 䄀氀搀椀爀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 洀甀氀栀攀爀 瀀攀搀昀椀氀愀Ⰰ 䄀 嘀漀椀挀攀 䘀漀爀 䴀攀渀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀爀⸀愀瘀漀椀挀攀昀漀爀洀攀渀⸀挀漀洀⼀栀愀渀最漀甀琀猀⼀愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ愀ⴀ洀甀氀栀攀爀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀愀⼀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䨀漀漀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 瀀攀搀昀椀氀愀猀㨀 一漀 猀漀 猀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 焀甀攀 愀戀甀猀愀洀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 倀切戀氀椀挀漀Ⰰ ㈀  ㌀ ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀甀戀氀椀挀漀⸀瀀琀⼀㈀  ㌀⼀ 㠀⼀㌀㄀⼀猀漀挀椀攀搀愀搀攀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀愀猀ⴀ渀愀漀ⴀ猀愀漀ⴀ猀漀ⴀ漀猀ⴀ栀漀洀攀渀猀ⴀ焀甀攀ⴀ愀戀甀猀愀洀ⴀ搀攀ⴀ挀爀椀愀渀挀愀猀ⴀ㄀㄀㘀㌀㠀 㤀⤀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䔀搀椀氀攀渀攀⸀ 䐀攀氀攀最愀搀愀 搀椀稀 焀甀攀 挀愀猀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀挀甀猀愀搀愀猀 搀攀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀 攀猀琀漀 挀爀攀猀挀攀渀搀漀Ⰰ 䘀䴀 䤀琀愀琀椀愀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀椀琀愀琀椀愀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀搀攀氀攀最愀搀愀ⴀ搀椀稀ⴀ焀甀攀ⴀ挀愀猀漀猀ⴀ搀攀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ愀挀甀猀愀搀愀猀ⴀ搀攀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀椀愀ⴀ攀猀琀愀漀ⴀ挀爀攀猀挀攀渀搀漀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䨀切氀椀愀⸀ 倀漀爀 焀甀攀 猀 昀愀氀愀洀漀猀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 瀀攀搀昀椀氀漀猀㼀 䴀甀氀栀攀爀 琀愀洀戀洀 挀漀洀攀琀攀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀㼀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀 搀愀 䌀椀渀挀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀樀漀爀渀愀氀挀椀攀渀挀椀愀⸀挀漀洀⼀瀀漀爀ⴀ焀甀攀ⴀ猀漀ⴀ昀愀氀愀洀漀猀ⴀ搀攀ⴀ栀漀洀攀渀猀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀漀猀ⴀ洀甀氀栀攀爀ⴀ琀愀洀戀攀洀ⴀ挀漀洀攀琀攀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀椀愀⼀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䔀刀Ⰰ 䴀愀最渀漀⸀ 㔀 挀愀猀漀猀 最爀漀琀攀猀挀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀Ⰰ 䘀愀琀漀猀 䐀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀琀漀猀搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㔀ⴀ挀愀猀漀猀ⴀ最爀漀琀攀猀挀漀猀ⴀ攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ攀ⴀ瀀攀搀漀昀椀氀椀愀⼀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀匀䔀嘀䔀䰀⸀ 倀攀搀漀昀椀氀椀愀 䘀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 刀攀挀愀渀琀漀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀挀愀渀琀漀搀愀猀氀攀琀爀愀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀㄀㌀ 㜀 ㈀㤀⤀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀 搀攀 猀攀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀