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INSCRIÇÃO: | 00282 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA05 |
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TÍTULO: | O gigante Acordou: um projeto de roteiro de videoclipe com crítica social |
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AUTORES: | Aline Almeida da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Andressa Santiago Lima (Universidade do Estado de Mato Grosso); Rogério Souza Veloso (Universidade do Estado de Mato Grosso); Aline do Nascimento Carlos (Universidade do Estado de Mato Grosso); Lawrenberg Advíncula da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Funk, Manifestação, Roteiro, Videoclipe, |
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RESUMO |
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Não são só 20 centavos!!! O lema, entoado na boca de centenas manifestantes na Avenida Paulista em São Paulo, seria sinônimo de transformações sociais e culturais, sobretudo, no que tange ao modo de participação política do brasileiro comum e da classe média, mas, por outro lado, desencadearia o que alguns jornalistas definiriam como a narrativa do caos. O ano de 2013 no Brasil, na véspera da Copa do Mundo o país, ficou marcado por uma série de manifestações, à principio, supostamente apartidária e contra a corrupção sistêmica e aos gastos na Copa, mas, depois, partidarizada e convocada sob o único intuito de derrubar o Governo da presidente Dilma. Ou seja: aqui se percebe um deslizamento radical de pautas, do que era o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, para a demonização de um Governo e um partido, o PT. No começo, os protestos contavam com poucos milhares de participantes, mas após as grandes repreensões pela polícia, em meados de junho, ganhou grande apoio por parte da população, gerando manifestações em todas as capitais brasileiras e até no exterior (França, Estados Unidos e Espanha). Naquela ocasião, o governo brasileiro anunciou várias medidas para atender as reivindicações dos manifestantes e acalmar a população que exigia seus direitos perante a constituição, como a revogação dos aumentos nas tarifas de ônibus em diversas cidades brasileiras, voltando aos preços anteriores. O Congresso Nacional votou em uma serie de concessões, chamada de "agenda positiva", como tornar a corrupção um crime hediondo, mas as novas leis não foram adiante e caíram futuramente no esquecimento.
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OBJETIVO |
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O videoclipe foi proposto por ser uma ferramenta de fácil assimilação de faixa etária e nível de instrução. De forma leve, assuntos de interesse público são levados a reflexão crítica do cidadão. É uma estratégia para atrair a atenção daqueles que se negam a encarar a política como parte fundamental de seu direito, e reintegrar o elenco participativo das leis. Assim, ao ouvirem e verem o videoclipe da música "O gigante acordou", farão uma ligação com as manifestações e o sentido delas para efetuar as mudanças. "É difícil imaginar a música "Segredos", do Frejat, por exemplo, sem lembrar da animação que a acompanhou. Existem muitos outros exemplos como este. Além disso, o videoclipe também popularizou formas de comportamento, desde o modo de se vestir até a maneira de se gesticular ou dançar. Imagino o que seria de Madonna e Michael Jackson sem seus respectivos videoclipes". (BRAYAN, 2006: p.) O autor enfatiza que reformas políticas partem dos povos, e que este processo é de difícil percepção em uma sociedade pouco direcionada intelectualmente para os assuntos magistrais, a intenção de nações que categoricamente democráticas ainda carregam raízes da ditadura. Impondo ideologias que se refutadas são punidas severamente, freando o poder que originalmente é popular. Segundo Montesquieu (1748), uma sociedade esclarecida é necessária, porém quando dominada por poderes corrompidos sofre as consequências.
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
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O processo de realização e produção do roteiro do videoclipe "O Gigante Acordou" durou cerca de duas semanas. No primeiro instante, decidimos fazer um projeto que mostrasse as manifestações que crescem cada vez mais, com ênfase especifica no ano de 2013, momento em que o Brasil acordou, já que não havia grandes movimentos no país desde o Impeachment do ex presidente Fernando Collor de Melo. Em seguida, passamos a buscar músicas que estivessem ligadas ao tema, e após muita pesquisa a música escolhida foi "O Gigante Acordou", do Mc Daleste. Com o roteiro planejado, tema e a musica escolhidos, partimos para a criação do projeto audiovisual, que segundo Syd Field (1979, pg. 9) é a "história contada em imagens, dialogo e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática". Sild field (1979), em seu livro "Manual de roteiro", descreve o personagem como um processo "Primeiro, crie o contexto do personagem. Preencha-o então de conteúdo. Contexto e conteúdo. São princípios abstratos que lhe oferecem uma ferramenta valiosa no processo criativo" (1979, pg. 34). O nosso ator, Rogério Veloso, foi escolhido para representar o trabalhador assalariado que tem a rotina cansativa da cidade grande ou de interior, que fica indignado ao se deparar com as notícias dos telejornais que mostram as manifestações e pedem os direitos básicos dos cidadãos. Toda a filmagem envolvendo o personagem se passa em casa e na sala da mesma. O que compõe o ambiente são três sofás, uma estante contendo algumas fotos familiares e uma televisão. Nota-se que no cenário existem envelopes de contas deixados ali de maneira subjetiva, para enfatizar a preocupação do trabalhador ao estar com suas dívidas atrasadas. O movimento "Vem Pra Rua" naquele momento estava com uma forma impressionante, o personagem foi inspirado nas pessoas que se identificaram com as manifestações e resolveram se juntar aos demais manifestantes. O personagem é o fundamento essencial de seu roteiro. É o coração, alma e sistema nervoso de sua história. Antes de colocar uma palavra no papel, você tem que conhecer o seu personagem. O vídeo tem vários recortes de telejornais que falam das manifestações, ao iniciar a música passam imagens amadoras feitas pelos manifestantes nos movimentos, intercaladas por cenas do ator. Antes do refrão, há um corte na canção, onde são apresentados trechos do protesto em Brasília, no dia 17 de junho de 2013, uma das mais marcantes no país. O refrão é representado por imagens com as cores da bandeira contendo a letra.
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CONSIDERAÇÕES |
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