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INSCRIÇÃO: | 00327 |
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CATEGORIA: | CA |
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MODALIDADE: | CA02 |
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TÍTULO: | Além de Legião Urbana |
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AUTORES: | Luã Nowacki Scavacini Santilli (Universidade de Brasília); Jusef Felipe Pinto de Oliveira (Universidade de Brasília); Ana Carolina Kalume Maranhão (Universidade de Brasília); Nicholas César de Lima Maia (Universidade de Brasília); Luyla Christina Vieira de Andrade (Universidade de Brasília); Vinicius Alves Rodrigues de Matos (Universidade de Brasília) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Cenário musical, musica autoral, curta documental, , |
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RESUMO |
O trabalho Além de legião urbana foi produzido por alunos do 1º semestre do Curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília (UnB) de 2016 na aula de introdução a comunicação social (ICOM). O curta documental trata do cenário musical brasiliense moderno e sobre os seus problemas. Além de Legião Urbana narra a história de artistas ligados com a música autoral de Brasília. Assim como a de agentes culturais ligados a exposição, estudo e eventos sobre essa expressão musical contemporânea. |
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INTRODUÇÃO |
A ideia surgiu pelo desconhecer tanto de estranhos a cidade, nominalmente calouros da UnB, como pelos moradores locais, da música de Brasília. E pela constatação de que a maior parte deste amostral poderia citar apenas Legião Urbana e outros artistas ligados ao movimento do qual esta fez parte. Porém artistas de considerável porte como Natiruts e Moveis Coloniais de Acaju são naturais de Brasília contemporânea, e poucas vezes são associados com esta. Surge a questão sobre o que mais a cidade pode oferecer. E a pergunta do por que não se conhece a esta cultura hoje. Numa época de uso constante de mídias sociais, em que existe um meio de divulgação de fácil acesso para todos. Por que ainda existe essa dificuldade de divulgação para as bandas. A partir disso, surge também a indagação sobre movimentos que podem estar tentando mudar o cenário. O filme propõe então explorar a música além de legião urbana, aumentar a compressão sobre os problemas de divulgação da área, mostrar os esforços que estão sendo realizados para mudar a situação e ser uma parte dessa transformação. |
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OBJETIVO |
O objetivo do documentário é de entender o cenário, com suas nuances e complicações, assim como expor os movimentos de transformação, sendo o próprio um elemento de incentivo deste movimento.匀漀戀爀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 猀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀甀 猀攀 洀切氀琀椀瀀氀漀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 焀甀愀渀琀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 漀 挀漀洀瀀攀⸀
Posteriormente, torna-se necessário analisar as influências e vertentes, se constatado a presença das mesmas, a intento de verificar padrões e tendências no cenário musical.䰀漀最漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀Ⰰ 猀攀 攀氀攀猀 猀漀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 渀愀挀椀漀渀愀氀 漀甀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 䌀漀洀漀 漀猀 洀切猀椀挀漀猀 瘀椀瘀攀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 洀切猀椀挀愀 焀甀攀 昀愀稀攀洀⸀ 䄀氀洀 搀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 氀椀最愀搀漀猀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 甀爀戀愀渀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 氀攀椀 搀漀 猀椀氀攀渀挀椀漀 攀 漀 挀攀渀琀爀愀氀椀猀洀漀 最攀漀最爀昀椀挀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 洀切猀椀挀愀 愀甀琀漀爀愀氀⸀
Posteriormente chega-se nos movimentos que tentam transformar essa situação. O que eles fazem e por que o fazem. Portanto deve-se identificar esses movimentos como Vai Tomar no Cover e Porão do Rock. Por fim o documentário busca ser uma parte na solução dos problemas apresentados como uma forma de divulgar e expor esse cenário cheio de nuances.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀氀洀 搀攀 䰀攀最椀漀 唀爀戀愀渀愀 甀洀 挀甀爀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 瀀愀爀愀 猀愀渀愀爀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 渀漀猀 戀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀 猀甀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 倀漀椀猀 䈀爀愀猀氀椀愀 愀椀渀搀愀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀瘀愀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀搀愀 愀 漀甀琀爀漀猀 挀攀渀琀爀漀猀 甀爀戀愀渀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀甀猀椀挀愀氀 愀氀洀 搀愀 樀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀⸀ 䄀猀 戀愀渀搀愀猀 氀漀挀愀椀猀 瀀漀搀攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瀀漀瘀漀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀甀爀最椀甀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 搀漀猀 瀀攀搀椀渀琀攀猀 攀洀 爀漀搀愀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀猀 漀 琀漀挀愀 刀愀甀氀Ⰰ 瀀攀搀椀愀洀 瀀愀爀愀 琀漀挀愀爀 䰀攀最椀漀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 攀砀瀀氀漀爀愀 攀渀琀漀 漀 焀甀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 瘀愀椀 愀氀洀 搀攀 氀攀最椀漀 甀爀戀愀渀愀⸀
Os benefícios de dar espaço para um cenário regional são multitudinários. Isso traz um enriquecimento de bagagem holística, isto é, um ângulo próprio de uma identidade urbana, lacunar em Brasília. Lacuna que se deve a vários fatos, como será exposto no curta. Problema que pode ser tracejado até ao desenvolvimento arquitetônico da cidade. Como os espaços destinados previamente ao comércio tornaram-se também moradia. Algo que pela lei do silêncio desestimula o surgimento de novos centros de cultura musical no centro do plano piloto.伀 挀甀爀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 戀甀猀挀愀 琀愀洀戀洀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀猀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀猀 戀愀渀搀愀猀 猀攀 琀漀爀渀攀洀 甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀⸀ 倀漀椀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀切猀椀挀愀 攀 挀漀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀 琀爀愀稀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀⸀ 䰀漀最漀 漀 昀椀氀洀攀 挀攀氀攀戀爀愀 攀 攀砀瀀攀 琀愀洀戀洀 攀猀猀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 洀漀搀攀爀渀愀猀⸀
E assim mostra-se necessário dar espaço também para as iniciativas de incentivo a transformação, como a exemplificar essa evolução do cenário musical. No caso do Vai Tomar no Cover, o movimento surge tanto de uma constatação sobre o cenário musical brasiliense: o predomínio de bandas cover ao de autorais, quanto de uma vontade de aproveitar o espaço urbano público. O movimento logo passa a montar palcos em ruas e ambientes livres da cidade para dar espaço para bandas autorais. Já o do Porão do Rock segue premissas parecida, porém com um foco nas cidades satélite de Brasília, quase que como uma contestação do centralismo cultural geográfico de Brasília.ऀ䄀猀猀椀洀 漀 挀甀爀琀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 䄀氀洀 搀攀 䰀攀最椀漀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀爀漀爀爀漀最愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 洀漀氀搀愀爀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 甀洀 搀椀渀洀椀挀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䔀 挀漀洀漀 焀甀攀爀 攀砀瀀漀爀 攀猀琀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀爀 琀愀洀戀洀 猀攀爀 甀洀 昀愀琀漀爀 搀攀 洀甀搀愀渀愀Ⰰ 瀀漀爀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 洀甀猀椀挀愀氀 愀甀琀漀爀愀氀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瘀愀氀漀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀漀搀攀爀渀愀⸀ 䔀猀琀椀洀甀氀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 攀 漀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 猀漀挀椀愀氀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Os métodos utilizados se caracterizam por, fundamentalmente, quatro partes: a pesquisa de bandas e artistas que se relacionariam com o tema, isto é, artistas que componham músicas e façam parte do cenário musical brasiliense; a seleção dos agentes conforme critérios pré-determinados; a entrevista com tais agentes culturais; e a edição destas entrevistas, de forma a selecionar as relações entre as bandas e movimentos com o tema e estrutura, além de estabelecer relações não previstas. 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀琀椀甀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀切猀椀挀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 䔀 搀攀瀀漀椀猀 瀀愀爀愀 洀切猀椀挀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀漀洀漀甀 昀漀爀洀愀 攀洀 搀甀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀㨀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀爀搀攀洀 漀爀愀氀 攀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀
As pesquisas orais resultaram em uma seleção de agentes culturais mais próximos da rotina social dos integrantes do grupo. Já a pesquisa na internet possibilitou a equipe encontrar movimentos e bandas que seguem a mesma premissa, porém, que não se encontravam no entorno social dos integrantes. Além disso vale citar a seleção de movimentos que tinham como objetivo mudar a situação do cenário. 匀甀爀最攀 攀渀琀漀 愀 猀攀最甀渀搀愀 昀愀猀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 愀最攀渀琀攀猀⸀ 䔀猀猀愀 猀攀氀攀漀 琀漀洀漀甀 昀漀爀洀愀 攀洀 琀爀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀㨀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀搀攀焀甀愀漀 愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀Ⰰ 攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀
A adequação a premissa remete se os agentes fazem parte do cenário musical contemporâneo de Brasília, e de que forma seu relato poderia ser usado para ampliar o conhecimento do tema. E problemas de divulgação foi um critério usado para descriminar bandas, isto é, tinham que ser, até certo ponto, desconhecidas. 唀洀愀 瘀攀稀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀Ⰰ 攀 洀愀爀挀愀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀⸀ 䔀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 搀椀瘀愀最愀漀⸀ 䄀 戀愀猀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 猀攀最甀椀甀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀瀀氀椀挀愀攀猀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀愀猀Ⰰ 挀爀椀猀攀Ⰰ 挀氀洀愀砀 攀 爀攀猀漀氀甀漀⸀ 䄀 椀渀琀爀漀搀甀漀 猀攀最甀椀甀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀猀 戀愀渀搀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀氀愀猀 猀攀 昀漀爀洀愀爀愀洀Ⰰ 焀甀愀渀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀渀猀愀椀愀洀Ⰰ 焀甀愀氀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 焀甀攀爀攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀⸀
Já a pergunta realizada aos movimentos e agentes culturais tiveram outra estruturação. Porque eles deviam ser um fator de ampliação do amostral, isto é, outra perspectiva sobre os problemas. Um complicador da situação a partir das opiniões que tem sobre o cenário musical brasiliense. E uma proposta de intervenção a situação em geral.䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 琀椀渀栀愀 攀洀 洀漀猀⸀ 䐀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀 攀洀 搀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 渀愀猀 漀甀琀爀愀猀⸀ 唀洀 琀爀椀瀀⸀ 唀洀 猀攀琀 氀椀最栀琀⸀ 唀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀氀 攀 甀洀愀 氀愀瀀攀氀愀⸀ 䄀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀攀最甀椀甀 挀氀愀猀猀椀挀愀洀攀渀琀攀⸀ 匀甀樀攀椀琀漀 渀甀洀 渀最甀氀漀 搀攀 㐀㔀 最爀愀甀猀 挀洀攀爀愀Ⰰ 攀 愀 氀甀稀 搀漀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀 搀漀 攀椀砀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀ 䄀 瀀漀猀椀漀 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀漀椀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀⸀ 䄀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 搀攀瘀攀爀椀愀 椀洀瀀氀椀挀愀爀 攀洀 愀氀最漀 洀甀猀椀挀愀氀 漀甀 戀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ 攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 漀 爀甀搀漀⸀
As imagens além das da entrevista, chamadas de B-Roll na terminologia de documentário americana. Foram realizadas para situar o espectador na geografia urbana de Brasília. E para criar relações simbólicas com o que estava sendo dito. A caráter exemplificativo, o uso de uma imagem de uma estátua de John Lennon quando os músicos falavam sobre a mensagem que buscavam transmitir. Sendo essa mensagem de paz e harmonia.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 漀 甀搀椀漀 昀漀椀 琀爀愀琀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀搀漀戀攀 愀甀搀椀琀椀漀渀 甀猀愀渀搀漀 瀀氀甀最椀渀猀 搀攀 爀攀搀甀漀 搀攀 爀甀搀漀⸀ 䔀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 吀栀攀 一椀猀Ⰰ 攀 搀攀 䴀愀爀椀渀愀 䨀甀渀焀甀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀洀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 爀甀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 昀愀琀漀爀攀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀⸀ 一漀洀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀甀洀 猀栀漀眀 焀甀攀 猀攀 椀渀猀琀愀氀漀甀 瀀攀爀琀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 甀洀 愀爀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀搀漀⸀
Já as imagens, em alguns casos, necessitaram ser restauradas por ruído visual. Como a do The Nóis, que por ter começado no pôr do sol teve a intensidade luminosa sendo reduzida conforme sua duração. Para compensar esse efeito o fotografo teve que aumentar o iso da câmera, gerando uma imagem mais ruidosa. A partir disso, foram usados softwares de redução de ruído como o Neat Video, para melhorar a qualidade da imagem.䰀漀最漀 挀漀洀攀漀甀 愀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 愀猀 愀昀椀爀洀愀攀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀 挀氀猀猀椀挀愀⸀ 伀 挀漀洀攀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀甀愀 瘀椀搀愀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀 愀 洀切猀椀挀愀⸀ 䔀 攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀椀搀攀渀琀攀 椀渀挀椀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 氀攀瘀愀爀椀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀漀 猀攀甀 挀漀渀昀氀椀琀漀⸀ 一漀 挀愀猀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀漀 猀攀爀椀愀洀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 焀甀攀 椀洀瀀攀搀攀洀 愀猀 戀愀渀搀愀猀 搀攀 攀砀瀀漀爀 愀 猀甀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 搀攀 猀攀爀攀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 猀甀爀最攀洀 愀猀 挀漀洀瀀氀椀挀愀攀猀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀愀猀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 漀 挀愀猀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀氀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 攀 漀 焀甀攀 搀攀氀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 昀愀琀漀爀 氀椀洀椀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 洀甀搀愀渀愀⸀
Posteriormente a crise, os maiores problemas das bandas, as que já consideraram em desistir. Os músicos que pensam em sair de Brasília por não conseguirem estabilidade e oportunidades na cidade. Um cenário musical que parece estar parado no tempo. E um público que muitas vezes não quer conhecer nada que vá além do que já é consolidado.ऀ䔀渀琀漀 漀 挀氀洀愀砀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 洀切猀椀挀漀猀 攀 愀最攀渀琀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 挀椀攀渀琀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 焀甀攀 愀猀猀漀氀愀洀 猀甀愀 爀攀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 挀攀氀攀戀爀愀洀 愀 洀切猀椀挀愀 愀甀琀漀爀愀氀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 攀洀 猀甀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀 愀 爀攀猀漀氀甀漀Ⰰ 焀甀攀 琀漀洀愀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 愀琀椀琀甀搀攀 琀爀愀猀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䐀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 挀愀戀攀 琀愀洀戀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀爀漀挀甀爀愀爀攀洀 渀漀瘀愀猀 洀切猀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀 戀甀猀挀愀爀攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 洀甀搀愀爀 攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀⸀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O processo começou quando se constatou a presença de diversas bandas dentro de Brasília. Essa constatação surgiu de um CD de um aluno da UnB, em que colocava várias bandas autorais da cidade. Uma vez que o prévio conhecimento era de apenas Legião Urbana e poucos outros associados, esse CD mostrou um outro lado da cidade. Um lado vivo e presente num meio no qual acesso não era restrito, apenas desconhecido.
O nome do curta surgiu nesse momento, assim como a ideia a ele associado. Explorar esse novo lado de uma cidade que se mostrava fechada. A oportunidade de realiza-lo apareceu na aula de ICOM do primeiro semestre de comunicação, quando se mostrava necessário realizar um projeto de comunicação.
O grupo decidiu então por fazer uma pesquisa geral de bandas de Brasília. Deveria ser realizado uma lista com vários gêneros, tamanhos e reconhecimento diferente. A pesquisa começou então de forma oral. O grupo perguntou aos seus conhecidos por bandas de Brasília. Primeiramente, essa pesquisa nomes grandes como Moveis Coloniais de Acaju e Natiruts. Nomes que não fariam parte da proposta do trabalho final, tanto por uma questão de disponibilidade por parte deles, quanto pela proposta do trabalho envolver o descobrimento e exposição de bandas, estas deveriam, logo, serem mais desconhecidas.
A lista de nomes passou a ser feita também pela internet. E nisso foram descobertos outros nomes. Assim como foram descobertos movimentos como o Vai Tomar no Cover. A partir da descoberta desse movimento a proposta do curta se modificou mais um pouco. E passou a incluir além das bandas movimentos.
Depois disso a fase de pesquisa conseguiu gerar uma grande lista de nomes de bandas. Assim como o de alguns movimentos, e de outros agentes culturais, como Juvanne Nunes, integrante de um grupo de comedia intitulado de “Os Melhores do Mundo”. Juvanne celebrou os vinte anos do grupo criando um CD musical com vários artistas brasilienses. E posteriormente, mostrou uma perspectiva e clareza que foram de grande importância para o documentário e sua estrutura dramática.
E então o grupo fez a seleção das bandas que se adequariam a premissa. Essa seleção escolheu mais bandas do que seriam colocadas no produto final. Isso ocorreu por causa da previsão de que algumas teriam falta de disponibilidade. Enfim, foram marcadas as entrevistas.
As entrevistas ocorreram conforme planejado em maior parte. A primeira foi Trinato, em que além das entrevistas, gravado foi um clipe, cuja duração não permitiu sua inclusão no produto final. Essa entrevista foi realizada numa cidade satélite de Brasília. As próximas foram localizadas mais próximas a UnB devido a dificuldades de locomoção da equipe de produção. Tanto que uma grande parte das entrevistas foram realizadas na própria UnB.
Já a entrevista com o Vai Tomar no Cover não foi previamente combinada com eles. Fariam um evento na asa norte. Então a equipe apareceu no evento e consegui realizar uma entrevista com eles.
Uma vez realizadas as entrevistas, a edição começou. A primeira versão do curta deveria ser exibida em pouco tempo na apresentação do trabalho na aula de ICOM, então ela teve uma edição mais bruta. Faltaram um melhor tratamento do áudio, em termos de construção de ambiência sonora, uma edição mais clara e mais objetiva, e também a trilha sonora.
Depois disso, levaram mais alguns meses para a edição ser finalizada. Primeiramente foram cortados momentos de interesse particular, porém, que tinham pouca relação e espaço na estrutura dramática final. A edição colocou as bandas no começo, para expor suas histórias. E também para criar empatia por parte do espectador para com as bandas. Depois colocou os problemas e movimentos, de forma a criar atrito, tensão dramática no curta. Então, a crise, que seriam os piores momentos das bandas. E por fim o clímax e resolução, os comentários finais de cada uma delas.
Além da edição, houve a construção de uma ambiência sonora, em que a continuidade e clareza foram causa máxima durante o documentário. A coloração, que também buscou continuidade, porém também usou cores que provocam calma e paz, tal qual a mensagem das bandas. E a construção de uma trilha sonora, na qual um leitmotif buscava provocar uma ideia de inspiração durante o curta. E também gerar um ritmo durante o documentário.
Em suma o processo seguiu em maior parte o roteiro prévio, isto é, a pesquisa, entrevista e edição. No entanto, devido à natureza dinâmica do processo cultural, outros agentes foram selecionados sem prévia pesquisa. E o processo se adequou as limitações da produção e tempo. Porém, conseguiu exprimir a ideia que quis criar.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䈀愀猀攀愀搀漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 爀攀氀愀琀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 甀洀 爀椀挀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 愀甀琀漀爀愀氀 戀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀⸀ 䄀猀 爀愀稀攀猀 搀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀 搀椀瘀攀爀猀愀猀⸀ 䄀 昀愀氀琀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 漀挀漀爀爀攀 琀愀渀琀漀 瀀漀爀 甀洀 瀀愀爀挀椀愀氀 搀攀猀椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 瀀爀攀昀攀爀攀 戀愀渀搀愀猀 挀漀瘀攀爀猀 愀 渀漀瘀愀猀 愀爀琀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀漀爀 甀洀 搀攀猀椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀爀椀瘀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 琀洀 洀甀椀琀漀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀爀 攀洀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀搀椀挀愀搀漀猀 洀切猀椀挀愀 愀甀琀漀爀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 氀攀椀 搀漀 猀椀氀渀挀椀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀 攀 搀攀 洀愀椀漀爀 瘀愀氀漀爀 渀攀氀愀 瀀攀氀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀㨀 愀猀 焀甀愀搀爀愀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀椀挀椀愀氀 漀猀 挀漀洀爀挀椀漀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀搀攀焀甀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 椀洀瀀攀搀椀渀搀漀 漀 昀氀漀爀攀猀挀攀爀 搀攀 氀甀最愀爀攀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀猀琀爀椀攀猀 攀洀 瘀椀猀琀漀 搀攀 琀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 甀爀戀愀渀愀⸀ 伀 甀爀戀愀渀椀猀洀漀 琀攀洀 漀甀琀爀漀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀洀 瘀椀猀琀漀 搀愀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀椀稀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 伀 焀甀攀 最攀爀愀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 挀攀渀琀爀愀氀椀猀洀漀 甀爀戀愀渀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 瀀氀愀渀漀 瀀椀氀漀琀漀⸀ 䘀愀琀漀爀 焀甀攀 搀椀洀椀渀甀椀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 愀 洀愀最渀椀琀甀搀攀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 猀愀琀氀椀琀攀猀⸀ 䔀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀洀 洀甀椀琀漀猀 挀愀猀漀猀 猀漀 洀愀椀漀爀攀猀 攀 搀攀 洀愀椀漀爀 挀愀爀琀攀爀 愀甀琀漀爀愀氀 搀漀猀 焀甀攀 漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瀀氀愀渀漀 瀀椀氀漀琀漀⸀ 䄀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 戀愀渀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 最爀愀渀搀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀 搀攀 猀攀 洀愀渀琀攀爀攀洀Ⰰ 氀漀最漀 猀攀甀猀 洀攀洀戀爀漀猀 愀挀愀戀愀洀 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 甀洀 猀攀最甀渀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀愀琀漀爀 焀甀攀 搀椀洀椀渀甀椀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 戀愀渀搀愀⸀ 䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀愀琀漀爀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 渀愀猀 洀漀猀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 洀攀椀漀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀⸀ 䄀氀椀愀搀漀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 挀漀洀漀 愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 琀爀愀稀攀渀搀漀 洀愀椀漀爀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 攀 攀砀瀀漀猀椀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀猀 戀愀渀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀愀挀欀攀攀Ⰰ 刀⸀ 匀吀伀刀夀 ⴀ 匀唀䈀匀吀䄀一䌀䤀䄀Ⰰ 䔀匀吀刀唀吀唀刀䄀Ⰰ 䔀匀吀䤀䰀伀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 䄀刀吀䔀 䔀 䰀䔀吀刀䄀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀漀洀瀀愀爀愀琀漀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀漀挀挀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一䨀䄀䴀䤀一Ⰰ 圀愀氀琀攀爀⸀ ∀䄀 漀戀爀愀 搀攀 愀爀琀攀 渀愀 攀爀愀 搀攀 猀甀愀 爀攀瀀爀漀搀甀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀∀⸀ 䤀渀㨀 伀戀爀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 䤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ 㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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