ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00379</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;English. That's the difference.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Letícia Almeida Martins (Universidade Católica Dom Bosco); Karoliny Soares Passarin (Universidade Católica Dom Bosco); Vitoria Filiú Nunes de Souza (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;All type, Criação, Redação publicitária, Anúncio, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho foi desenvolvido e apresentado na grade do terceiro ano do curso de publicidade e propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, no ano de 2016. A proposta foi desenvolver um anúncio impresso para uma escola de inglês e que tivesse uma característica de ser formado apenas por textos, sem imagens. O formato do anúncio é de uma página inteira de revista e tem como objetivo evidenciar que conhecimentos adquiridos se tornam ainda mais valiosos quando você aprende outro idioma, no caso mostrado, a língua inglesa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento Educação e Treinamento, formado também por franquias de ensino de línguas estrangeiras, foi um dos que mais se destacou em 2015. O setor registrou crescimento de 15% no terceiro trimestre do ano ante o mesmo período de 2014, mesmo em um período em que só se falou em crise (SUAFRANQUIA, 2016). O que estes dados revelam é um mercado competitivo, em que a oferta por diferentes escolas de inglês é cada vez maior. Dentro deste mercado, está o Centro Cultural Anglo-Americano  CCAA, uma das mais tradicionais no ensino de idiomas atuando há mais de 56 anos no Brasil. Segundo a própria página de internet da empresa, são mais de 210 mil alunos em todo o mundo que aprendem inglês e espanhol nas franquias, por meio de um exclusivo sistema de ensino, e também centenas de empresas, instituições de ensino superior e escolas de educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio que utilizam o método, com materiais elaborados por editora própria (CCAA, 2017).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi proposto pelo briefing da disciplina de Criação em Propaganda II criar uma peça que não fizesse uso de imagens, somente textos, denominado all type (SAMPAIO, 2003) a fim de se exercitar as técnicas de redação publicitária que estavam em evidencia no conteúdo teórico exposto. O tema (escola de idiomas) foi definido pelo professor, ficando a critério do grupo a escolha da empresa. Após breve pesquisa na internet sobre as maiores escolas de inglês e quais aquelas em que haviam maior potencial criativo, optou-se pelo CCAA. Considerou-se para o objetivo evidenciar que conhecimentos na língua inglesa são uma necessidade atual, e que são ainda mais valiosos quando é necessário criar um diferencial competitivo. A proposta do desenvolvimento de uma peça de All Type, partiu dessas temáticas sugeridas e teve como finalidade, despertar a criatividade com as palavras e deixar de lado o auxílio de imagens. Para isso, a redação publicitária serviu como base de conteúdo para a criação de toda a peça. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O intuito do anúncio é convencer através da razão, enfatizando motivos pelos quais aprender inglês pode ser mais lucrativo e produtivo. A criação levou em consideração o posicionamento da empresa, originado a partir do slogan  English. That´s the difference . Em Iasbeck (2002), encontramos uma definição que coloca o slogan como um grito de guerra e Bertomeu (2006) o traz como uma arma para fixar a mensagem, o que evidenciou a necessidade da peça de criação não entrar em conflito com o sentido que a marca já possuía diante de seu slogan. Outro ponto ressaltado, é que na disciplina em questão precisa ser feito o uso da estrutura apolínea de redação, que ressalta os aspectos racionais do texto (CARRASCOZA, 2004). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A abordagem não tinha tarefa fácil já que atrair a atenção de jovens nem sempre é possível devido a sua natureza multitarefa. Por isso a escolha esquemática de cores deveria se destacar desse universo colorido e abundante ao mesmo tempo fossem joviais e que juntas atraíssem sentidos do nosso público. Para Carrascoza (2004), a maneira como o texto é escrito deve ser moldada pelo objetivo proposto o que implica que antes de quaisquer escolhas é necessário saber para qual plateia se está falando. Carrascoza (2004), faz outro apontamento bastante importante de que o texto publicitário não deve tentar impor um raciocínio ao leitor, mas aconselhar determinada atitude ou vantagem em se escolher o produto ou serviço de acordo com as características deste público. O anúncio foi criado para ser veiculado em revistas impressas, mas pode ser facilmente adaptado para outras mídias devido a sua clareza e objetividade, como as mídis sociais Instagram e Facebook e veiculados pelo próprio perfil da escola de inglês se assim for necessário. A ideia sempre foi atingir o público de uma maneira rápida e atrativa, e evidenciar a importância e valor da língua inglesa no Brasil. O público determinado foram os jovens e estudantes, os quais fazem leitura de revistas especializadas e estão presentes nas redes sociais. A partir disso, criou-se um menu com aspecto das hamburguerias clássicas americanas, com comidas com o mesmo significado mas conhecidas de maneiras diferentes nos respectivos países. Mostrando que seus conhecimentos são mais valiosos quando você sabe outro idioma. Foi feita uma comparação com as duas línguas no anúncio apresentado, em que na língua inglesa o produto sofre uma valorização com o nome de  Baby back ribs enquanto no Brasil continua como  Costelinha de porco . Apenas para ilustrar, as baby back ribs, são uma típica comida americana, são suculentas costelas de porco cozidas e cobertas com molho barbecue. Sua origem é atribuída à época da Guerra Civil norte-americana (1861 1865) e suas técnicas de preparo variam de acordo com a região, incluindo diferenças no corte da carne, nos ingredientes do molho e no tipo de acompanhamento. Utilizou-se também cores que remetessem a elegância, sofisticação (cor preta), força (vermelho) e concentração (amarelo), para que juntas compusessem um anúncio mais sério e que lembrasse os letreiros de menu de antigamente, invocando sentimentos saudosistas de dias melhores. Para a criação da peça foi utilizada apenas uma fonte: Agency FB. A fonte usada é caracterizada por ser básica e simples, com traços simples e marcantes, facilitam a leitura e o impacto da leitura do anúncio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como o anúncio é feito somente por textos, sem imagens, e tinha a proposta de ser veiculado em revistas. O seu formato original era de 20,5x26,5cm, padrão para anúncio de página inteira em revistas impressas. A partir de pesquisas, fez-se um padrão de criação para que ficasse semelhante à um menu antigo, sua composição conduz o olhar para algo atrativo e estético. O cliente escolhido foi a escola de inglês CCAA, um dos cursos de inglês mais tradicionais no Brasil, atuante no segmento de ensino de idiomas há mais de 50 anos, criado em 1961.Cerca de 210 mil alunos em todo o mundo aprendem inglês e espanhol com o CCAA. A escola oferece turmas específicas para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos, além de cursos de inglês para executivos, redação em inglês e preparatório para exames internacionais. Possui em torno de 800 unidades distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal. O curso de inglês para adultos possui 11 níveis e as aulas têm duração de 1 hora e 15 minutos. Título: English. That s the difference. Texto: Menu; Baby back ribs; U$35,00; Menu; Costelinha de porco; R$15,00. Colocado em uma página inteira o anuncio visa explorar o formato e apelar para os sentimentos saudosistas das comidas americanas. Outro ponto de destaque se faz pela originalidade da peça, que não busca em nenhum momento elencar tradicionais pontos como valores de mensalidade, estrutura profissional, entre outros. Este posicionamento se justifica por dois motivos, sendo o primeiro escapar do tradicional formato que as escolas de inglês fazem em suas criações e o segundo, par reafirmar que uma boa peça publicitária não necessita de grandes produções e sim de uma ótima ideia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Diante de um mercado competitivo, mas em crescimento, atrair a atenção de jovens para a leitura de um anúncio é uma tarefa que pedem as palavras certas e argumentos convincentes. Outra parte importante deste trabalho foi a integração do grupo já que para a relização das tarefas da disciplina foi feita a criação de uma agência de publicidade. Isto trouxe a percepção de trabalho em equipe e de que é necessário atribuir tarefas e tomar decisões conjuntas que por vezes não atendem aos anseios individuais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. São Paulo: Futura, 2004. <br><br>CCAA (São Paulo). Sobre o CCAA. 2017. Disponível em: <http://www.ccaa.com.br/sobre-o-ccaa/>. Acesso em: 12 abr. 2017. <br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso.Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. <br><br>SUAFRANQUIA (São Paulo). Apesar da crise, setor de idiomas continua sendo um mercado promissor no Brasil. 2016. Disponível em: <https://www.suafranquia.com/noticias/escolas-de-idiomas/2016/01/apesar-da-crise-setor-de-idiomas-continua-sendo-um-mercado-promissor-no-brasil.html>. Acesso em: 10 abr. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>