INSCRIÇÃO: 00049
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Paixão de Magno
 
AUTORES: Rodrigo Barros Mendonça (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Gabriella Bertoni (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Susanne Melo (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); Alex Vidigal (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual, curta-metragem, documentário, drag queen,
 
RESUMO
O presente trabalho apresenta o relato da experiência de produção do curta-metragem “Paixão de Magno”. Este documentário biográfico retrata a trajetória do ator Magno Garrido e a sua relação entre a religiosidade católica e o trabalho como intérprete da drag queen Natasha Yohara. A metodologia do filme se apoia nas entrevistas de Magno e seus pais, imagens de algumas produções e apresentações de Natasha, assim como momentos de expressão religiosa do personagem principal. O objetivo é criar identificação com o público, em especial pessoas que passem por situações como preconceito e falta de aceitação social. A obra se propõe a ser mais um recurso no debate social acerca do tema, e se justifica como uma contribuição para o aumento da conscientização sobre a necessidade de se desenvolver um olhar mais atento sobre a diversidade de identidades que existem na sociedade.
 
INTRODUÇÃO
Analisar teoricamente o gênero cinematográfico documentário é tarefa difícil, principalmente quando se trata de definir o termo. Ele “ocupa uma posição ambígua e polêmica na história, teoria e crítica do cinema” (MELO, 2002, p. 25). ਀ऀ䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀  㔀⤀ 搀攀椀砀漀甀 挀氀愀爀愀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 愀 焀甀攀 渀漀猀 爀攀昀攀爀椀洀漀猀⸀ ᰀ䐠漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 挀栀愀洀愀爀 搀攀 ᠀挠漀渀挀攀椀琀漀 瘀愀最漀ᤀᴠ†⠀瀀⸀ 㐀㠀⤀⸀ 一愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀ⴀ氀漀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 䘀攀爀渀漀 倀攀猀猀漀愀 刀愀洀漀猀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 愀 漀戀爀愀 ᰀ䴠愀猀 愀昀椀渀愀氀⸀⸀⸀ 漀 焀甀攀  洀攀猀洀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㼀ᴀⰠ 漀戀爀愀 焀甀攀 琀爀愀稀 甀洀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀昀椀渀椀漀 瀀愀爀愀 漀 琀攀爀洀漀⸀ [...] podemos afirmar que o documentário é uma narrativa basicamente composta por imagens-câmera, acompanhadas muitas vezes de imagens de animação, carregadas de ruídos, música e fala (...) para as quais olhamos (...) em busca de asserções sobre o mundo que nos é exterior (...). Em poucas palavras, documentário é uma narrativa com imagens-câmera que estabelece asserções sobre o mundo, na medida em que haja um espectador que receba essa narrativa como asserção sobre o mundo (RAMOS, 2008, p. 22).਀ Em regra, as produções documentais audiovisuais tratam de questões com algum tipo de controvérsia ou interesse social. “São os conceitos debatidos e os conceitos contestados que os documentários rotineiramente abordam” (NICHOLS, 2005, p. 100).਀䔀氀愀猀 猀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀  搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 ᰀ攠猀昀漀爀漀 搀攀 渀漀猀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀Ⰰ 瀀攀爀猀甀愀搀椀爀 漀甀 瀀爀攀搀椀猀瀀漀爀 愀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瘀椀猀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 爀攀愀氀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀ᴀ†⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀ ㈀⤀⸀  Este é o propósito do documentário sob análise, que se apresenta como uma forma diferenciada de se ver o universo das drag queens, vítimas de preconceito social e má interpretação de conceitos e práticas. Se alguém deseja conhecer a verdade do outro, precisa se inteirar e conhecer o universo deste. Uma forma de conseguir isso é através das expressões artísticas. O presente filme tem o condão de contribuir para isso.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 戀椀漀最爀昀椀挀漀 搀攀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 倀爀漀搀甀漀 攀 䔀搀椀漀 攀洀 吀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 吀攀漀爀椀愀 䌀爀琀椀挀愀 攀 䔀猀琀琀椀挀愀 搀漀 䌀椀渀攀洀愀⸀  De forma mais específica, o filme teve como finalidade documentar a relação que o ator Magno Garrido estabelece entre a sua religiosidade católica e seu trabalho artístico como drag queen. Buscou-se criar identificação com o público. “[...] a arte [...] está organizada numa linguagem que, além de comunicar, tem o potencial de ensinar sobre aquilo que está sendo mostrado” (RORTY, apud STIGGER; GUTFREIND, 2016, p. 224). ਀준 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀琀椀渀樀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀攀洀 瀀攀氀愀 洀攀猀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀洀攀爀愀 漀甀Ⰰ 渀漀 洀渀椀洀漀Ⰰ 愀氀最漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀ 䔀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 猀漀昀爀攀爀 挀漀洀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀攀 猀甀愀猀 漀瀀攀猀 猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀甀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀 挀漀椀猀愀⸀ 倀漀搀攀洀 渀漀 猀攀爀 愀挀攀椀琀愀猀 挀漀洀漀 猀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 猀 焀甀愀椀猀 猀漀 氀椀最愀搀愀猀⸀ 伀甀Ⰰ 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 猀攀 猀漀氀椀搀愀爀椀稀愀爀 挀漀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀 渀漀 昀椀氀洀攀 攀 琀漀洀愀爀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 愀氀最漀 瀀愀爀攀挀椀搀漀⸀ [...] assistimos ao filme como expectadores, parte do público, embora parte do nosso motivo para agir assim possa estar no fato de que o filme fala de pessoas e assuntos cuja experiência real se iguala à nossa ou contrasta com ela. “Eles” também podem ser maridos ou mulheres, advogados ou contadores, estudantes ou atletas, e suas ações talvez sejam instrutivas para nós de maneira mais direta do que esperamos na ficção (NICHOLS, 2005. p. 42-43).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 漀 愀琀漀爀 䴀愀最渀漀 䜀愀爀爀椀搀漀 琀攀洀 攀渀琀爀攀 愀 猀甀愀 爀攀氀椀最椀漀猀椀搀愀搀攀 攀 漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀漀 愀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀 一愀琀愀猀栀愀 夀漀栀愀爀愀 猀甀爀最椀甀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 渀愀 唀䌀䈀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 䜀愀戀爀椀攀氀氀愀 䈀攀爀琀漀渀椀 瘀椀甀 䴀愀最渀漀Ⰰ 樀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 搀爀愀最Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 漀爀愀漀 挀漀洀 甀洀 琀攀爀漀 渀愀猀 洀漀猀 愀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀 猀甀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀搀愀 搀攀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀Ⰰ 洀愀爀挀漀甀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 愀 愀氀甀渀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 挀愀爀琀攀爀 瀀愀爀愀搀漀砀愀氀 搀漀 琀攀洀愀㨀 漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 爀攀氀椀最椀漀 挀愀琀氀椀挀愀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 琀爀愀渀猀最爀攀猀猀漀爀愀 搀攀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 甀洀愀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀⸀ O desejo de intervenção política é certamente um dos grandes motores da produção audiovisual documental. Fazem-se vídeos para expor uma idéia, para divulgar uma causa, para persuadir outros em direção a um determinado caminho. Ainda que a surpresa, o inusitado e o belo façam parte dessa programação, o norte da ação documental é dado pela perspectiva de transformação social (WAINER, 2010, p. 51).਀ O assunto é atual e está presente na pauta de debates entre psicólogos, sociólogos, educadores, políticos e outros. O documentário toca em questões relacionadas à identidade e orientação sexual, preconceito, aceitação social e religiosidade, todos temas relevantes que precisam ser amplamente discutidos pela sociedade. ਀䘀愀氀愀爀 搀攀 愀氀最甀洀愀 挀漀椀猀愀 嬀⸀⸀⸀崀 椀洀瀀氀椀挀愀 甀洀 搀攀猀攀樀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 甀洀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 戀愀猀攀愀爀ⴀ猀攀 攀洀 昀愀琀漀猀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 漀瀀椀渀椀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀甀渀搀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀漀猀⸀ 䌀漀洀瀀愀爀愀搀愀 挀漀洀 ᰀ焠甀攀 栀椀猀琀爀椀愀 瘀漀甀 挀漀渀琀愀爀㼀ᴀⰠ 愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 ᰀ猠漀戀爀攀 漀 焀甀攀 瘀漀甀 昀愀氀愀爀㼀ᴀ†搀椀爀椀最攀 渀漀猀猀漀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 瀀愀爀愀 漀 愀琀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 昀愀氀愀爀 愀漀猀 漀甀琀爀漀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀瀀椀挀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 挀漀洀甀洀⸀ 一攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 愀搀漀琀愀洀 攀猀猀愀 瀀漀猀琀甀爀愀Ⰰ 洀愀猀 攀氀愀 攀猀琀 攀渀琀爀攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㄀ⴀ㐀㈀⤀⸀  ਀伀 瀀愀氀挀漀 搀攀猀猀攀猀 搀攀戀愀琀攀猀  搀椀瘀攀爀猀漀㨀 搀攀猀搀攀 愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 攀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 氀攀瘀愀洀  攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 氀攀椀猀Ⰰ 搀攀挀爀攀琀漀猀Ⰰ 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀漀猀 攀 爀攀猀漀氀甀攀猀 渀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 攀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀猀 椀渀猀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 漀甀 爀攀最椀漀渀愀椀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 挀爀椀愀爀 渀漀爀洀愀猀 焀甀攀 爀攀最甀氀攀洀 愀 瘀椀搀愀 搀愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ Ele se mostra fundamental não só para o público LGBTI (sigla utilizada pela Organização das Nações Unidas para designar pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersex), mas para qualquer um que tenha o interesse em obter uma visão diferenciada sobre a vida das pessoas que trabalham como drag queens. Sua importância se mostra pelo fato de ser mais um recurso – de fácil disseminação e assimilação, características gerais de produtos audiovisuais – colocado à disposição do público. ਀伀 昀椀氀洀攀 琀攀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀戀爀椀爀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀  爀攀昀氀攀砀漀 愀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀攀 洀甀渀搀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 昀愀氀愀  挀洀攀爀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 猀漀昀爀攀甀 攀 愀椀渀搀愀 猀漀昀爀攀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 甀洀愀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀⸀ 吀爀愀稀 漀甀琀爀愀猀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 琀洀 愀 洀攀猀洀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 䴀愀最渀漀Ⰰ 挀甀樀漀猀 瀀愀椀猀 猀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 渀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 昀椀氀栀漀⸀  Conforme acentua Bill Nichols, os documentários, ao nos fornecerem uma representação do mundo em que vivemos, nos permitem compreender melhor a realidade em que estamos inseridos e podem transmitir verdades. ਀倀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 愀瘀愀氀椀愀爀 猀甀愀猀 爀攀椀瘀椀渀搀椀挀愀攀猀 攀 愀昀椀爀洀愀攀猀Ⰰ 猀攀甀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 愀漀 洀甀渀搀漀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀Ⰰ 攀 搀攀挀椀搀椀爀 猀攀 洀攀爀攀挀攀洀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀攀洀漀猀 渀攀氀攀猀⸀ 伀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 渀漀瘀愀猀 瘀椀猀攀猀 搀攀 甀洀 洀甀渀搀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 攀砀瀀氀漀爀攀洀漀猀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀愀洀漀猀 ⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀⤀⸀  ਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 昀椀氀洀攀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀瀀爀椀愀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 甀洀 洀攀椀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀攀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䄀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 䴀愀最渀漀 攀 漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瀀漀搀攀洀 愀樀甀搀愀爀 愀 洀甀椀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O cineasta João Moreira Salles, no prefácio do livro “Espelho Partido”, de Sílvio Da-Rin, ensina que na profissão de documentarista há dois problemas fundamentais a serem enfrentados. “O primeiro diz respeito à maneira como ele trata seus personagens; o segundo, ao modo como apresenta o tema para o espectador” (DA-RIN. 2004, p. 7). Passemos, então, à abordagem destas questões.਀ ਀㐀⸀㄀ 倀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 A definição de quem seja o personagem principal do documentário já é, por si só, um processo delicado de interpretação. O filme é sobre quem, especificamente? Magno ou Natasha? A resposta é encontrada na intenção do diretor. Apesar da narrativa mostrar o surgimento e desenvolvimento da referida drag, o foco principal do filme é a forma como Magno lida com o antagonismo entre a religião que escolheu seguir e sua profissão. Quem sofre preconceito e não aceitação é a pessoa, o ator, e não a personagem. Essa é a pedra sobre a qual o filme se assenta.਀㐀⸀㈀ 䔀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 O projeto foi todo executado com o uso de poucos equipamentos: uma câmera DSLR Canon 6D, uma objetiva 50mm, um tripé, um set de iluminação, um microfone de lapela sem fio e um gravador de som. A primeira dificuldade se coloca a partir do momento que o diretor tem à sua disposição apenas uma câmera. Isso porque o documentário é todo embasado em entrevistas, que foram gravadas com a câmera parada sobre um tripé. Esse fato impediu que fossem feitas gravações de planos diferentes, como por exemplo, planos detalhe e close up, que poderiam ter adicionado mais emoção e subjetividade ao filme. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀琀愀猀 搀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 猀漀 猀甀猀琀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 瀀攀氀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 攀 渀漀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀洀攀爀愀⸀ ᰀ䄠 氀最椀挀愀 焀甀攀 漀爀最愀渀椀稀愀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀甀猀琀攀渀琀愀 甀洀 愀爀最甀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 愀昀椀爀洀愀漀 漀甀 甀洀愀 愀氀攀最愀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 洀甀渀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀ᴀ†⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀⤀⸀ 4.3 Entrevistas਀ᰀ传猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 攀砀椀最攀洀 甀洀愀 氀最椀挀愀 焀甀攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 猀漀 洀愀椀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 搀漀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀ᴀ†⠀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ ㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㤀⤀⸀ 䄀猀 搀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 昀椀氀洀攀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 渀愀 猀愀氀愀 搀攀 攀猀琀愀爀 搀漀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䴀愀最渀漀⸀ 䄀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 氀漀最漀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀 猀攀爀椀愀 愀 氀椀渀栀愀 挀漀渀搀甀琀漀爀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䐀攀氀愀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 攀砀琀爀愀搀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀挀愀戀漀甀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 搀攀 昀愀琀漀⸀  Seja no que ouvimos um narrador dizer sobre o tema do filme, no que nos dizem os atores sociais diretamente nas entrevistas, seja no que escutamos os atores sociais dizerem entre si conforme a câmera os observa, os documentários apoiam-se muito na palavra dita. O discurso dá realidade a nosso sentimento do mundo. Um acontecimento recontado torna-se história resgatada (NICHOLS, 2005, p. 59).਀ Um questionário foi previamente elaborado a partir de algumas informações que a equipe possuía de antemão, dado o contato do ator com um dos membros do grupo. O ambiente da entrevista foi preparado pensando-se na dualidade Magno-Natasha. Ele ficou à esquerda do vídeo e, à direita, foi armada uma arara com os figurinos de sua drag. A imagem transmite a ideia de que “ele e ela” são uma coisa só, em essência. A diferença está apenas em uma maquiagem e troca de roupa.਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀 洀攀猀洀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 昀甀渀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 吀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 搀椀愀 挀漀甀戀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀漀 搀椀爀攀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀 愀椀渀搀愀 琀攀瘀攀 焀甀攀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 甀洀 琀攀洀瀀漀 洀甀椀琀漀 爀攀猀琀爀椀琀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀㨀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 挀愀猀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀戀猀琀挀甀氀漀猀 挀漀洀漀 攀猀猀攀猀 猀漀 渀漀爀洀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 氀椀搀愀 挀漀洀 愀琀漀爀攀猀 挀漀渀琀爀愀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀渀挀攀渀愀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 挀甀樀愀猀 瘀椀搀愀猀 渀漀 瀀愀爀愀洀 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 搀漀 樀攀椀琀漀 焀甀攀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 瀀漀猀猀瘀攀氀 渀愀 漀挀愀猀椀漀⸀ 䄀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 栀愀瘀椀愀洀 猀椀搀漀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀愀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 䴀愀最渀漀⸀ 4.4 Imagens de apoio਀倀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 甀渀椀爀 愀 氀最椀挀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 攀砀瀀爀椀洀椀猀猀攀洀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀 漀甀瘀攀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 爀攀愀椀猀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 䴀愀最渀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 洀漀渀琀愀最攀渀猀 搀攀 一愀琀愀猀栀愀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 ⠀洀漀渀琀愀最攀洀  漀 渀漀洀攀 甀猀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀猀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 愀琀漀爀 渀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 攀 搀愀 挀漀氀漀挀愀漀 搀漀 昀椀最甀爀椀渀漀 ጀ†挀甀樀愀 搀甀爀愀漀  搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 搀甀愀猀 栀漀爀愀猀⤀⸀ 一攀氀愀猀 漀 搀椀爀攀琀漀爀 昀攀稀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 渀愀 洀漀Ⰰ 猀攀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 猀漀洀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 甀猀漀 搀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ Para os momentos de religiosidade, foram realizadas duas gravações: a primeira na casa do ator, em que ele é mostrado durante uma de suas orações diárias em seu quarto em um altar improvisado; e a segunda feita na Catedral de Brasília, com Magno e seus pais em momentos de passeio e oração. A iluminação natural, a cor branca predominante no interior do local e a presença de figuras sacras dão um tom espiritualizado às cenas e expressam a ligação pessoal que o ator tem com Deus.਀倀愀爀愀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 䴀愀最渀漀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀 一愀琀愀猀栀愀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 搀愀猀 洀漀渀琀愀最攀渀猀 搀愀 搀爀愀最 攀 愀氀最甀洀愀猀 搀攀 猀甀愀猀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀Ⰰ 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀漀 愀挀攀爀瘀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 愀琀漀爀⸀ ਀ ਀㐀⸀㔀 吀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 A documentário possui três músicas. A primeira é a canção Work, da cantora pop Rihanna, presente logo na abertura. A opção por tal obra se deveu ao fato de que Rihanna é um ícone da música pop e do público LGBTI, e também porque esta música estava tocando no ambiente no momento da gravação.਀圀漀爀欀  爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 挀漀爀琀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 猀漀渀漀爀漀 瀀愀爀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 甀洀愀 焀甀攀戀爀愀 渀漀 瀀愀搀爀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀㨀 漀 昀椀氀洀攀 戀甀猀挀愀 搀攀猀瘀椀渀挀甀氀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 挀漀洀甀洀 搀攀 焀甀攀 琀愀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 氀椀最愀搀愀猀  猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀  栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀⤀Ⰰ 攀 攀砀瀀氀漀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 氀椀最愀漀 焀甀攀 甀洀 愀琀漀爀 琀攀洀 挀漀洀 攀猀猀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ 一攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀愀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 挀愀氀洀愀 攀 搀攀氀椀挀愀搀愀 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  洀漀猀琀爀愀爀 漀 氀愀搀漀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀漀 攀 猀攀渀猀瘀攀氀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀洀 搀爀愀最猀⸀ 吀漀搀漀 漀 爀攀猀琀漀 搀漀 昀椀氀洀攀  猀漀渀漀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀 猀漀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀愀瀀琀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀 甀洀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 一甀渀漀 䌀愀洀瀀漀猀 攀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䄀爀爀甀搀愀Ⰰ 搀攀 攀渀琀漀渀愀漀 洀愀椀猀 椀渀琀爀漀猀瀀攀挀琀椀瘀愀⸀ 4.6 Montagem਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 洀愀渀琀洀 愀 氀最椀挀愀 琀攀洀瀀漀爀愀氀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 椀渀椀挀椀愀氀 挀漀洀 䴀愀最渀漀㨀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 一愀琀愀猀栀愀 夀漀栀愀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀愀 渀愀猀挀攀甀 攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀Ⰰ 愀 爀攀愀漀 搀漀猀 瀀愀椀猀Ⰰ 愀 爀攀氀椀最椀漀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀最渀漀Ⰰ 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀⸀ [...] a montagem tem uma função comprobatória. Ela não só aprofunda nosso envolvimento com a história que se desenrola no filme como sustenta os tipos de alegação ou afirmação que o filme faz sobre o mundo. Costumamos avaliar a organização de um documentário pelo poder de persuasão ou convencimento de suas representações e não pela plausibilidade ou pelo fascínio de suas fabricações (NICHOLS, 2005, p. 58).਀ Das imagens escolhidas para cobrir a narrativa, duas merecem destaque, tendo em vista sua ligação com o propósito do filme. A primeira é a gravação de Natasha em frente à Catedral de Brasília, em que ela, de frente para a entrada do prédio, olha para ele, vira-se de costas e caminha em direção à câmera com um terço nas mãos. Esta tomada encenada pretendeu mostrar a não aceitação da drag queen pela sociedade que, na cena, está representada pela Igreja enquanto instituição. ਀䄀 猀攀最甀渀搀愀  甀洀愀 漀爀愀漀 焀甀攀 一愀琀愀猀栀愀 昀愀稀 愀渀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䄀 昀漀爀愀 椀洀愀最琀椀挀愀 搀愀 挀攀渀愀 爀攀猀椀搀攀 渀愀 樀甀渀漀 搀攀 搀漀椀猀 猀洀戀漀氀漀猀 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 挀漀渀琀爀愀搀椀琀爀椀漀猀㨀 愀 搀爀愀最Ⰰ 挀漀洀 琀漀搀愀 猀甀愀 挀漀渀漀琀愀漀 琀爀愀渀猀最爀攀猀猀漀爀愀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀渀琀椀最漀猀 攀 栀攀琀攀爀漀猀猀攀砀甀愀椀猀㬀 攀 漀 琀攀爀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 搀漀 䌀愀琀漀氀椀挀椀猀洀漀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀 攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀  A dicotomia desta imagem marca a estética do filme e ilustra exatamente o que o documentário procura representar. Como é contraditória a figura de Magno, que se diz católico praticante, ao mesmo tempo em que afirma não se importar com o que a Igreja diz, já que para ele o fundamental é a sua ligação pessoal com Deus.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ倠愀椀砀漀 搀攀 䴀愀最渀漀ᴀ† 甀洀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 渀漀ⴀ昀椀挀漀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㄀㈀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 洀攀椀漀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 搀攀稀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀焀甀椀瀀攀猀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 搀甀爀漀甀 ㄀㐀 洀攀猀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀 挀漀渀挀氀甀搀漀⸀  A obra conta a história da criação da personagem Natasha Yohara pelo ator Magno Garrido e sua relação com a religiosidade católica. O início do filme traz a definição da personagem Natasha e sua distinção com relação a Magno; a explicação de como ela nasceu nos tempos de estudo na Faculdade Dulcina de Moraes; o desenvolvimento gradativo da personagem; a reação dos pais ao trabalho artístico como drag queen; a religiosidade de Magno; o preconceito sofrido; e a desmistificação da figura da drag queen.਀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 䜀愀戀爀椀攀氀氀愀 䈀攀爀琀漀渀椀Ⰰ 刀漀搀爀椀最漀 䴀攀渀搀漀渀愀 攀 匀甀猀愀渀渀攀 䴀攀氀漀 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀 琀攀洀愀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 攀 䔀搀椀漀 攀洀 吀攀氀攀瘀椀猀漀⸀ 䔀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀戀琀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 搀攀 䴀愀最渀漀 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀⸀ 䔀氀愀戀漀爀漀甀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀⸀ 倀漀爀 攀氀攀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 ᰀ甠洀 爀攀猀甀洀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 椀渀挀椀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀猀漀氀甀漀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 昀椀挀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 琀攀洀瀀漀 攀 氀甀最愀爀 搀攀猀猀愀 愀漀 攀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀ᴀ†⠀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㄀⤀⸀  䔀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀 猀攀洀 爀攀猀猀愀氀瘀愀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀 瀀愀猀猀漀甀ⴀ猀攀  攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀爀猀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 䴀愀最渀漀Ⰰ 漀 氀漀挀愀氀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 琀挀渀椀挀漀 愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 ⠀搀甀愀猀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 猀攀琀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀⤀⸀ Tiveram início as primeiras gravações. As imagens foram todas captadas dentre os meses de maio de 2016 a março de 2017, na seguinte ordem: montagem e produção de Natasha (14/05/2016); entrevista com Magno (26/05/2016); e imagens na Catedral de Brasília e na Faculdade Dulcina de Moraes (02/06/2016); entrevista com os pais de Magno (06/06/2016); e imagens de uma apresentação de Natasha em um aniversário de 15 anos (10/06/2016).਀伀 瀀爀愀稀漀 昀椀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀爀愀 搀椀愀 ㈀ ⼀ 㘀⼀㈀ ㄀㘀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 洀攀猀洀漀 渀漀 琀攀渀搀漀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 最爀愀愀猀 猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 挀漀爀爀攀爀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀愀猀猀漀甀  搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀攀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 挀漀渀猀攀最甀椀搀漀 昀椀氀洀愀爀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀⸀  A edição deve início no dia 16/06/2016, em que foi utilizado o programa Adobe Premiere nas ilhas de edição da universidade. Esta etapa durou três dias. Finalizado o projeto, o filme teve que ser apresentado à turma em uma versão que não foi a idealizada pelo diretor. Este, posteriormente, manifestou sua vontade de continuar e melhorar o projeto. ਀䄀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 猀攀 搀攀甀 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 愀渀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 瘀攀稀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 瀀攀氀漀 搀椀爀攀琀漀爀⸀ 䴀愀最渀漀 昀漀椀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀愀琀愀搀漀 攀 挀漀渀挀漀爀搀漀甀 攀洀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 挀漀洀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀⸀ 䄀瘀愀氀椀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀猀琀愀瘀愀 洀甀椀琀漀 戀漀洀 攀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀椀愀 挀漀洀漀 愀 氀椀渀栀愀 洀攀猀琀爀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 焀甀攀 攀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 洀愀椀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 挀漀戀爀椀爀 愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 洀愀椀猀 搀甀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀㨀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 一愀琀愀猀栀愀 攀 猀攀甀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 ⠀瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 攀 昀椀最甀爀椀渀漀⤀Ⰰ 攀洀 ㈀㜀⼀㄀㄀⼀㈀ ㄀㘀㬀 攀 甀洀 愀氀洀漀漀 搀攀 䴀愀最渀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀愀椀猀 挀愀瀀琀愀搀漀 攀洀 ㄀㠀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㜀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀戀琀椀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀 一愀琀愀猀栀愀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䐀椀瘀愀猀 搀愀 一漀椀琀攀Ⰰ 搀攀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀最渀漀⸀ Concluiu-se que as imagens já eram suficientes para o aprimoramento da montagem. Assim, voltou-se para a ilha de edição, cujos trabalhos levaram mais cinco dias, em um período compreendido entre 23/03/2017 e 04/05/2017. Durante este processo, o diretor recebeu várias sugestões para que usasse o filme como projeto de conclusão de curso, inclusive do próprio professor que orientou todo o processo de produção, o que acabou sendo feito, tendo o trabalho sido apresentado para a banca em 19/06/2017.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀漀搀攀爀 攀 漀 昀愀猀挀渀椀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀攀猀椀搀攀洀 渀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀 挀椀渀攀愀猀琀愀 攀洀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀氀洀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀漀氀漀挀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 氀甀最愀爀 渀漀 琀攀洀瀀漀 攀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 搀攀 漀渀搀攀 攀氀攀 焀甀攀爀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀渀砀攀爀最甀攀 漀 洀甀渀搀漀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 愀琀爀愀椀愀 琀漀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀洀 挀漀洀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 䴀愀最渀漀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀  漀甀琀爀漀㨀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 焀甀攀洀 瀀攀渀猀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 漀甀 渀甀渀挀愀 爀攀昀氀攀琀椀甀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 挀漀洀漀 愀猀 搀爀愀最 焀甀攀攀渀猀 猀漀 瘀椀猀琀愀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瘀攀樀愀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀椀瘀攀爀猀漀⸀ [...] os documentários representam o mundo histórico ao moldar o registro fotográfico de algum aspecto do mundo de uma perspectiva ou de um ponto de vista diferente. Como representação, tornam-se uma voz entre muitas numa arena de debate e contestação social (NICHOLS, 2005, p. 73).਀ Este trabalho não tem a presunção de esgotar o tema. Nele se procurou fazer a representação de uma perspectiva mais pessoal, tentou-se expressar a maneira como Magno vive e encara os desafios impostos pela sociedade, enfrentando preconceitos para fazer o que acredita ser a sua essência. Trata-se de uma narrativa verossímil e comovente, um relato pessoal e convincente, mas não definitivo. ਀伀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀  挀漀氀漀挀愀爀 漀 昀椀氀洀攀 挀漀洀漀 洀愀椀猀 甀洀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀爀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 준 愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀  挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 琀漀 昀爀愀渀挀漀 攀 猀椀渀挀攀爀漀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀漀猀 瀀漀爀 渀漀猀 爀攀渀搀攀爀  瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀愀 瘀椀猀漀 瀀愀爀挀椀愀氀Ⰰ 洀愀猀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀爀漀昀甀渀搀愀 攀 愀瀀愀椀砀漀渀愀搀愀⸀  Assim, o que se espera como resultado no público é uma mudança de atitude. Que se passe a enxergar aqueles que trabalham como drag queens como pessoas normais, com ideias, problemas, desejos, interesses e sonhos semelhantes aos nossos. E que necessitam de respeito e aceitação como qualquer cidadão na sociedade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䐀䄀ⴀ刀䤀一Ⰰ 匀椀氀瘀椀漀⸀ 䔀猀瀀攀氀栀漀 瀀愀爀琀椀搀漀㨀 琀爀愀搀椀漀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䄀稀漀甀最甀攀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀䄀䠀䄀䴀Ⰰ 䄀甀戀爀攀礀 䐀爀愀欀攀㬀 䘀䔀一吀夀Ⰰ 刀漀戀礀渀 刀椀栀愀渀渀愀⸀ 圀漀爀欀⸀  倀漀爀 䜀刀䄀䠀䄀䴀Ⰰ 䄀甀戀爀攀礀 䐀爀愀欀攀㬀 䘀䔀一吀夀Ⰰ 刀漀戀礀渀 刀椀栀愀渀渀愀㬀 䈀刀䄀䤀吀䠀圀䄀䤀吀䔀Ⰰ 䨀愀栀爀漀渀㬀 匀䄀䴀唀䔀䰀匀Ⰰ 䴀愀琀琀栀攀眀㬀 刀䤀吀吀䔀刀Ⰰ 䄀氀氀攀渀㬀  吀䠀伀䴀䄀匀Ⰰ 刀甀瀀攀爀琀㬀 䴀伀䤀刀Ⰰ 䴀漀渀琀攀㬀 攀 吀䠀伀䴀䄀匀Ⰰ 刀甀瀀攀爀琀⸀ 섀氀戀甀洀 䄀渀琀椀⸀ 圀攀猀琀戀甀爀礀 刀漀愀搀 䔀渀琀攀爀琀愀椀渀洀攀渀琀 攀 刀漀挀 一愀琀椀漀渀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀 嘀椀攀椀爀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀 搀攀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䌀漀洀甀洀⸀ 䤀渀昀⸀Ⰰ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䜀漀椀猀Ⰰ 瘀⸀ 㔀Ⰰ 渀⸀ ㄀⼀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀ⴀ㐀 Ⰰ 樀愀渀⸀⼀搀攀稀⸀ ㈀  ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀昀最⸀戀爀⼀挀椀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㐀 洀愀椀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䘀攀爀渀漀 倀攀猀猀漀愀⸀ 䴀愀猀 愀昀椀渀愀氀⸀⸀⸀ 漀 焀甀攀  洀攀猀洀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㼀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀⼀匀倀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 匀爀最椀漀 䨀⸀ 倀甀挀挀椀渀椀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ ㈀  㜀⸀ ㈀㌀㤀昀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䴀甀氀琀椀洀攀椀漀猀⤀ ጀ†唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀渀椀挀愀洀瀀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀刀䔀倀伀匀䤀倀⼀㈀㠀㔀㄀㔀㘀⼀㄀⼀匀漀愀爀攀猀Ⰰ─㈀ 匀攀爀最椀漀─㈀ 䨀漀猀攀─㈀ 倀甀挀挀椀渀椀开䐀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㔀 洀愀椀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀䤀䜀䜀䔀刀Ⰰ 䠀攀氀攀渀愀 䄀渀琀漀渀椀渀椀㬀 䜀唀吀䘀刀䔀䤀一䐀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 䘀爀攀椀琀愀猀⸀ 䄀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀 猀漀戀爀攀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瀀猀ⴀ最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 瘀⸀ ㄀㤀Ⰰ 渀⸀ ㄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 瀀⸀ ㈀㄀㜀ⴀ㈀㈀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀昀爀樀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  洀愀椀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䄀䤀一䔀刀Ⰰ 䨀甀氀椀漀⸀ 䤀搀椀愀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀㨀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ ㄀㈀㄀昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀ ጀ†倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀猀愀瀀椀攀渀琀椀愀⸀瀀甀挀猀瀀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㔀㌀㄀㠀⼀㄀⼀䨀甀氀椀漀─㈀ 圀愀椀渀攀爀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  洀愀椀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀