ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00079</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Conexão Dinâmica: desafios do fazer jornalístico no ciberespaço</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda Safira Soares Campos (Universidade Federal de Mato Grosso); Silvia Ramos Bezerra (Universidade Federal de Mato Grosso); Tlyssia Társyla Ribeiro Xavier (Universidade Federal de Mato Grosso); Barbara Ferreira Bach (Universidade Federal de Mato Grosso); Gabriela Pires Regis de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso); Halleff Gonçalves Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo Online, Conexão Dinâmica, ciberjornalismo, UFMT, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresenta a experiência da criação do website Conexão Dinâmica por graduandos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na disciplina de Jornalismo Online. O website nasce do intuito de colocar em prática as técnicas e conceitos pertencentes ao ciberjornalismo, por meio de um conteúdo noticioso voltado tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a sociedade em geral. Desse modo, além de laboratorial tem o intuito de ser também um dispositivo informativo e de participação social para a comunidade acadêmica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Conhecido como Jornalismo Online, Jornalismo Digital ou até Jornalismo Eletrônico, o Ciberjornalismo, independente da denominação, pode ser pensado como uma nova modalidade jornalística que tem aos poucos reconfigurado práticas e processos de apuração, produção e circulação de informações na mídia tradicionais. Desde a expansão da Internet, diversos são os teóricos que vêm estudando o termo visando conceituá-lo. A exemplo, tem-se o professor Machado que afirma que o jornalismo digital é todo:  produto discursivo que constrói a realidade dos eventos e que tem como suporte de circulação as redes telemáticas (2000, p. 19). Já a professora Carla Schwingel caracteriza o ciberjornalismo em seus princípios básicos:  a multimidialidade; a interatividade; a hipertextualidade; a customização dos conteúdos; a memória; a atualização contínua; a flexibilização dos limites de tempo e espaço como fator de produção; o uso de ferramentas automatizadas (2012, p. 37). Este novo fazer jornalístico, sustentado em ferramentas digitais cada vez mais aptas a facilitar a criação e divulgação de conteúdos em formato de texto e audiovisual, têm aberto espaços para a experimentação com a prática jornalística que eram, até então privativos, hoje mais acessíveis e participativos. Nesse sentido, a experiência do site Conexão Dinâmica pelos alunos da disciplina de Jornalismo Online na UFMT em 2017 revela-se como um laboratório em que os desafios do jornalismo no ciberespaço puderam ser experienciados de forma intensa e frutífera, à medida que buscava-se relacionar a prática cotidiana da produção e administração do produto jornalístico com os conceitos abordados em sala de aula. O site é, portanto, não um mero treino, mas um dispositivo informativo e de participação social para a comunidade acadêmica, em especial discentes da UFMT, num contexto que carece de espaços próprios de (re)conhecimento de suas histórias, vivências e singularidades, inalcançadas pela produção da comunicação interna institucional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo geral: Aplicar técnicas e conceitos próprios do ciberjornalismo na criação, desenvolvimento e administração de um site denominado Conexão Dinâmica, que apresente conteúdo informativo e opinativo atualizado e de qualidade, voltado às pautas de interesse da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso e sociedade em geral. Objetivos específicos: Cobrir e divulgar eventos e ações acadêmicas relevantes na UFMT de forma mais instantânea e acessível; Elaborar materiais com conteúdo multimídia como vídeos, imagens e podcasts com fulcro em pautas de interesse da comunidade acadêmica; Proporcionar aos acadêmicos de jornalismo a experiência de vivenciar as práticas jornalísticas de apuração, produção e distribuição de conteúdo noticioso, garantindo a atuação destes nas diferentes esferas do trabalho jornalístico tal qual são e serão requisitadas pelo mercado de trabalho do setor; Abordar, de forma mais aprofundada, na cobertura de pautas as questões de relevância para a sociedade na contemporaneidade como as lutas das minorias e demais grupos, coletivos e movimentos sociais organizados, matérias de cunho sociais e de interesse humano, temáticas atuais no campo da cultura, entre outras; Estabelecer meios de interatividade com o leitor através de página no Facebook, formulário de contato e box para comentário em cada post, visando cada vez mais realizar, por meio das potencialidades garantidas pela tecnologias, do site Conexão Dinâmica um instrumento democrático de jornalismo participativo; Experimentar processos de gestão administrativa e financeira por meio da administração do site Conexão Dinâmica como uma organização não só cultural, mas também empresarial. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma plêiade de motivos justifica a propositura do site de notícias Conexão Dinâmica. O primeiro deles é a percepção da falta de um veículo jornalístico de cunho mais amplo e democrático apto a gerar conteúdos multimídia pertinentes à Universidade Federal de Mato Grosso para o público de interesse - jovens de 18 a 30 anos acadêmicos e de classe média. Outro motivo, sem dúvida, seria o de garantir uma cobertura que respeite as diretrizes do ciberjornalismo contemporâneo, atrelada aos conhecimentos abordados no transcurso da formação em Jornalismo, das pautas relacionadas a vivência acadêmica na graduação, dando voz e visibilidade às diversas iniciativas sociais, esportivas e culturais que acontecem na comunidade universitária. Neste sentido, consoante com os vetores principais que resultaram na criação do portal, a política editorial volta-se, sobretudo, para garantir que os discentes ocupem, em grande parte, os cadernos e pautas do website. Eventos organizados, como, campeonatos esportivos e semanas acadêmicas são representados no site por meio de textos jornalísticos com entrevistas, fotografias e vídeos produzidos pela equipe, movimentando o trabalho jornalístico dos alunos da disciplina de Jornalismo Online e dando voz aos assuntos pertinentes a classe estudantil no contexto da Universidade Federal de Mato Grosso. Além disso, o portal optou também por pautas que abordem assuntos inseridos no universo do público de interesse. Questões contemporâneas de cunho político, cultural e social, como a militância de negritude, racismo, LGBT, feminismo e representatividade foram apresentadas em reportagens informativas e entrevistas, de maneira responsável a fim de levar informação ao leitor e gerar reflexões sobre tais pautas. Desta forma, informações importantes, mas sem a devida repercussão nos veículos de comunicação locais e regionais de propriedade de grandes grupos empresariais são abordadas no material jornalístico do portal Conexão Dinâmica em suas diversas editoriais. O Conexão Dinâmica se coloca como uma alternativa de consumo informativo que visa atender público universitário que demanda por notícias sobre o meio de vivência destes, e que ainda tenha um diferencial de apresentar seu conteúdo em uma linguagem atrativa e adequada ao público com suas particularidades de classe e formação sociocultural. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O website Conexão Dinâmica, disponível no endereço online www.conexaodinamica.com.br, foi criado no dia 27 de novembro de 2017 por meio da compra de um domínio que foi hospedado em um servidor da empresa Hostinger.com, com licença de um ano. A plataforma utilizada foi o WordPress.com, sendo essa instalada pelo website hospedeiro contratado. Após a contratação do domínio e da hospedagem do site, foi escolhido um layout que pudesse ser personalizado conforme a necessidade do projeto. Para isso, optou-se pelo tema  Newspaper Magazine oferecido no site  WpCodeFactory (https://wpcodefactory.com/). Conhecimentos básicos das linguagens de programação HyperText Markup Language (HTML) e Cascading Style Sheets (CSS) foram necessários para que as adaptações idealizadas pela equipe fossem realizadas. Houve sempre a preocupação de respeitar os direitos autorais das imagens utilizadas dentro do site. Dessa forma, as imagens que constam no Conexão Dinâmica são resultado do trabalho dos repórteres de suas respectivas matérias, cedidas voluntariamente de arquivo pessoal ou são materiais de divulgação devidamente creditados. Com a intenção de valorizar a importância da multimidialidade no ciberespaço, vídeos foram produzidos. Em cuidado à qualidade desse material, foram sempre utilizados equipamentos adequados: microfones e câmeras DSRL. Além disso, para edição das produções utilizaram-se os programas Adobe Premiere Pro e Vegas Pro. Como forma de divulgação das matérias veiculadas no website, tendo em vista que a maior parte do público de interesse do site é usuária diária de redes sociais, foi criada uma página no Facebook, que pode ser acessada em https://www.facebook.com/conexaodinamica/. Além disso, os integrantes da turma compartilharam as publicações em suas contas pessoais, para que mais pessoas fossem atingidas. No que diz respeito à apuração e escrita das matérias veiculadas no site, prezou-se pela utilização de linguagem multilinear e hipertextual. Tudo isso, em consideração ao apontado por vários teóricos como Bardoel e Deuze (1999, apud SCHWINGEL, 2012, p.53) que  no cenário internacional indicaram a interatividade, [...], a hipertextualidade e a multimidialidade como elementos diferenciadores do que denominaram de jornalismo em rede (network journalism). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nome Conexão Dinâmica tem a intenção de remeter a algumas das principais características do jornalismo digital elencadas pela pesquisadora mexicana Lizy Navarro Zamorra (2002), tais quais: ter leitura não sequencial, estar em rede mundial, ser instantâneo, atualizável, ter interatividade, profundidade, personalização, disponibilidade, multimídia e estar na tela. Desse modo, a escolha dos termos  Conexão Dinâmica intenciona fazer referência a uma comunicação construída entre os interlocutores, de forma não estática. No que diz respeito à estrutura e divisão do website, sete categorias foram criadas a fim deixar mais claras as editorias e as produções especiais. Desse modo, as matérias do site são divididas em: Geral, Educação, Cultura, Esportes, Política, La Maleta e Opinião. No menu superior e principal do site, é possível encontrar ainda as abas Sobre Nós e Contato, que visam respectivamente apresentar os estudantes que contribuem para o site e possibilitar os leitores o envio de e-mails para a equipe. Nesse sentido, cabe uma explanação especial à categoria La Maleta, que visa ser um espaço de compartilhamento de experiências de estudantes intercambistas. Tendo em vista que o curso de Jornalismo da UFMT recebeu no segundo semestre letivo de 2017 as estudantes colombianas Estefanía Guerrero e Maria José Walteros e que o estudante brasileiro Anderson Luís Silva tornou-se intercambista na Colômbia no mesmo período, a coluna La Maleta mostra de forma leve e bem-humorada as descobertas de jovens que começam a experienciar realidades diferentes das quais estavam habituados. As dificuldades com o idioma, choques culturais e descobrimento de novos lugares são alguns dos temas abordados na coluna. Ainda na página inicial, é possível ter acesso às matérias mais recentes do site. Além disso, há na coluna direita uma caixa que contém um resumo da página do Conexão Dinâmica na rede social Facebook, sendo possível então  curtir a página e acompanhar mais rapidamente todas as vezes em que uma nova matéria estiver disponível. Além disso, é importante ressaltar as produções multimídia tem ao longo dos anos feito a mídia tradicional se reconfigurar, como aponta a professora e pesquisadora Carla Schwingel (2012, p. 20):  Levando em conta a evolução e historicidade do jornalismo digital, (...) seriam as narrativas multimídias e os processos de convergência em nível das redações que geram novas funções e processos . Sendo assim, tendo em vista a importância do caráter multimídia do jornalismo digital, a equipe buscou apresentar e valorizar materiais audiovisuais em suas produções jornalísticas, estando estes presentes em diversas matérias do website.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A experiência Conexão Dinâmica significou trazer para dentro de sala de aula a diversificada e intensa rotina da prática profissional enfrentada no dia a dia das redações. É preciso destacar que os dois maiores desafios experimentados foram: lidar com a rapidez do ciberjornalismo e complexidade do trabalho colaborativo, desafios estes que estão hoje no cerne de qualquer trajetória no campo do jornalismo. Diferente de uma redação profissional, neste projeto não há uma figura em posição de autoridade. As reuniões de pauta, revisões de textos, e todas as decisões pertinentes ao funcionamento do Conexão Dinâmica foram tomadas em conjunto, reforçando o conceito de democratização e horizontalidade da informação nas atuais sociedades em rede. A equipe adaptou-se ao deadline da internet, mais apertado que o jornal impresso, e buscou encaixar a apuração e produção de conteúdo no imediatismo característico da internet. Também se fez necessário aprender a identificar de quais formas deixar o conteúdo jornalístico do website mais dinâmico, a fim de cumprir sua proposta inicial. Monitorando os números do Conexão Dinâmica pudemos perceber que o uso de galeria de imagens e vídeos, além de deixar o conteúdo mais dinâmico, asseguram o maior trânsito e engajamento de leitores no website. Os vídeos, compartilhados também em nossa página no Facebook, atraíram acesso e garantiram compartilhamento de conteúdo meses depois da data de postagem. A criação do Conexão Dinâmica permitiu a experimentação e comprovação de todos os conceitos básicos de ciberjornalismo, listados por Carla Schwingel. Um espaço democrático, que leva informação à comunidade de forma fluída e receptiva, priorizando o conteúdo jornalístico de qualidade, porém, sem perder a flexibilidade característica do meio virtual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. Network Journalism: converging competences of the old and new media professionals, 1999. Disponível em: <http://home.pscw.uva.nl/deuze/pub19.htm>. Acesso em 15 de maio de 2003.<br><br>MACHADO, Elias. La estructura de la noticia en las redes sociales: un estudio de las consecuencias de las metamorfosis tecnológicas en el periodismo. Barcelona, 2000.<br><br>SCHWINGEL, Carla. Ciberjornalismo. São Paulo, 2012.<br><br>ZAMORA, Lizy Navarro. Los periódicos On Line - Sus características, sus periodistas y sus lectores. Universidad Autónoma de San Luis Potosí: México, 2002. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/lcp/ciberperiodismo/myfiles/Lizy.pdf>. Acesso em: 15 de abril de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>