ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00085</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;SABESP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Thainá Arruda Cavalcante (Universidade Católica de Brasília); Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Água, Campanha, Planejamento, Publicidade, Sabesp</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper se refere a campanha publicitária intitulada  O Custo da Água Vale uma Vida realizada no ano de 2017 na disciplina de Planejamento de Campanhas da Universidade Católica de Brasília. Tendo como cliente a companhia de águas paulista Sabesp e visando especificamente a divulgação de uma nova tarifa relacionada à cobrança da água, a presente campanha visava uma divulgação durante todo o ano de 2018  a partir de uma aproximação os diversos públicos-alvo para que a mudança fosse o mais bem recebida possível. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante da disciplina de Planejamento de Campanhas, ministrada pelo professor Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira na Universidade Católica de Brasília os alunos deveriam realizar todo uma análise de mercado, planejamento e peças para um determinado cliente. A partir deste cenário surgiu a campanha  O Custo da Água Vale uma Vida , tendo como cliente a Sabesp  a companhia de abastecimento de água e saneamento básico do estado de São Paulo. A campanha foi desenvolvida a partir de três fases, sendo estas divididas dentro do ano de 2018 e sustentadas por um intenso contato com o público da Sabesp. Acreditamos que a partir de um contato e de um entendimento mais próximo quanto ao que os consumidores pensavam da reestruturação tarifária poderíamos gerar uma campanha que diminuísse as queixas relacionadas a mudança do valor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha publicitária aqui referida tinha como objetivo principal divulgação quanto à implementação de uma reestruturação tarifária da água no estado de São Paulo. Tendo também como objetivo ressaltar o valor da água para a sociedade e entender a relação dos públicos-alvo com a água em sua vida. Sendo estes realizados a partir de divulgações e constante proximidade com os consumidores. Para estes objetivos a campanha foi realizada na matéria de planejamento visando a veiculação durante todo o ano de dois mil e dezoito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A relevância do presente trabalho transcende  sem excluí-los  os princípios comumente relacionados a água, como sua importância para nossa sobrevivência e a necessidade de economia. A partir de um profundo estudo, tanto por entrevistas quanto por leituras e avaliações, percebemos as relações além de sobrevivência que as pessoas podem desenvolver com a água. A partir disto desenvolvemos nosso projeto sobre este ponto quanto valor versus custo, sendo o valor da água imensurável e o custo cambiável. De acordo com pesquisas apresentadas pelo Ministério do Meio Ambiente, 2,5 % da água distribuída no mundo é doce - sendo deste total, apenas 0,3% para o consumo humano - e o restante - 97,5% seria de água salgada. Isto é um problema extremamente grave quando pensamos a longo prazo: como iremos sobreviver nos próximos anos com um percentual tão baixo do recurso básico e indispensável para a vida humana? Esta é uma pergunta que vem sendo colocada em pauta em diversos espaços, tanto de mercado, quanto de academia nos últimos anos e que veio como pano de fundo e auxiliar para a construção desta campanha. Entendendo que a reestruturação tarifária possa gerar uma consciência coletiva quanto ao cuidado que devemos ter com a água. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para chegarmos aos elementos que queríamos ressaltar nesta campanha trabalhamos com alguns fatores, como por exemplo: a entrevista realizada com pessoas de diversas partes do Brasil  para entendermos as particularidades das regiões  , a pesquisa de fatores específicos do estado de São Paulo e a pesquisa de dados quanto à água. No desenvolvimento da campanha, criamos um plano de comunicação que mostra todo o percurso que a campanha deve percorrer, assim como as peças criadas para a mesma. Sendo estas peças criadas nos programas Illustrator e Photoshop da Adobe e desenvolvidas todas com base no raciocínio criativo da campanha como um todo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da definição do tema e do assunto que trataríamos na campanha, o presente grupo foi entender melhor o seu cliente e suas particularidades, principalmente devido ao fato de ser uma empresa de uma cidade diferente da que o referido grupo habita. Sendo assim, a Sabesp, de acordo com informações liberadas no perfil institucional online da própria empresa, é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973. Atualmente realiza para 367 municípios do estado de São Paulo os serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. É uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, quando analisamos o quesito da população atendida. O Governo do Estado de São Paulo possui 50,3% do capital social da empresa e o restante é negociado entre bolsas de valores no Brasil e em outros países. Possui capacidade total de abastecimento de 67 mil litros de água por segundo e atualmente abastece 27,7 milhões de pessoas com água e 21,4 milhões com coleta de esgotos, de acordo também com o site da empresa. A partir destes dados, realizamos uma análise de macroambiente (ambiente demográfico, econômico, natural, político e cultural, microambiente, ambiente interno e SWOT da empresa para que depois pudéssemos definir elementos como a metodologia que seria utilizada, o problema que a comunicação deveria resolves, os objetivos de marketing e de comunicação e o posicionamento da campanha. Feito isto, fomos para uma das maiores partes da campanha, a definição de públicos-alvo, sendo que esta contou com dez públicos bem definidos e considerados em todo o processo da campanha. A partir disto definimos o conceito criativo que levaria o nome da campanha e também a logo (que já foi apresentada anteriormente). Dado isto, definimos a estratégia de comunicação, dividir a campanha em três fases: preparação, lançamento e manutenção, para depois desenvolvermos as ações e detalhamento das mesmas  e também a criação das peças das ações que assim pediam. Por fim, realizamos o cronograma destas ações e os resultados esperados com as mesmas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com as ações apresentadas, pretendemos atingir um alto nível de entendimento de todo o processo de tratamento e captação da água e do esgoto e, consequentemente, gerar uma maior aceitação do reajuste tarifário baseando-se no argumento de que o valor da água para a vida é muito mais alto que seu custo. A partir do momento em que os públicos entendam como ocorre o processo de captação da água e de tratamento do esgoto e percebam o real valor da água, a campanha terá obtido êxito. Acreditamos assim, que a reestruturação tarifária vista a partir deste cenário de elevação do valor da água para as mais diversas funções humanas será bem aceita e entendida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2002. 425 p. <br><br>OLIVEIRA, Verônica Macário de; MARTINS, Maria de Fátima; VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa. Entrevistas "em profundidade" na pesquisa qualitativa em administração:: pistas teóricas e metodológicas.. 2012. Disponível em: <http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2012/artigos/E2012_T00259_PCN02976.pdf>. Acesso em: 13/09/2017. <br><br>Água e desigualdades. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/item/9032-água-e-desigualdades. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Água, um recurso cada vez mais ameaçado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/3%20-%20mcs_agua.pdf. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Captação do novo Sistema Produtor São Lourenço. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hc10OZrRBgg. Acesso em: 16/10/2017. <br><br>Cidade de São Paulo chega a 12 milhões de habitantes. Disponível em: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,cidade-de-sao-paulo-chega-a-12-milhoes-de-habitantes,10000072909. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Consumo de água no mundo. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Dois anos após crise hídrica, reservatórios de SP têm excelente recuperação. 2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-04/dois-anos-apos-crise-hidrica-reservatorios-de-sp-tem-excelente-recuperacao. Acesso em: 17/10/2017. <br><br>Falta de chuvas reduz nível do Sistema Cantareira em São Paulo. Disponível em: http://www.grnews.com.br/31072017/grnews/falta-de-chuvas-reduz-nivel-do-sistema-cantareira-em-sao-paulo. Acesso em: 13/09/2017. <br><br>Panorama do Setor de Serviços de Água e Esgoto no Brasil. Disponível em: http://abconsindcon.com.br/sobre-o-saneamento/panorama-do-setor/. Acesso em: 11/09/2017 Perfil Institucional. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=505. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Relatório de sustentabilidade 2016. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/uploads/file/sociedade_meioamb/relatorio_sustentabilidade_2016.pdf. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Sabesp. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Municipio.aspx?secaoId=18&id=607. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>São Paulo: população do estado: 2016. Disponível em: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/sao-paulo/sao-paulo-populacao-do-estado.php. Acesso em: 17/10/2017. <br><br>Sobre São Paulo : Panorama Geral. Disponível em: http://www.saopauloglobal.sp.gov.br/panorama_geral.aspx. Acesso em: 17/10/2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>