INSCRIÇÃO: 00144
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Vida e Castigo
 
AUTORES: Iago Martinho Kieling (Universidade Católica de Brasília); Benny da Silva Leite (Universidade Católica de Brasília); Caio Eduardo Almeida Santos Sousa (Universidade Católica de Brasília); Alex Vidigal (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: Roteiro, Literatura, Audiovisual, Adaptação, Psicanálise
 
RESUMO
Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), produto requisito para graduação na Universidade Católica de Brasília (UCB), foi proposta a realização de um curta-metragem de ficção. O filme "Vida e Castigo" é inspirado na obra do grande escritor russo Fiódor Dostoiévski, adaptando elementos da narrativa de suas obras, em especial, de "Crime e Castigo". Tais referências e adaptações de seus livros serão expostas aqui por meio do desenvolvimento do produto em questão: o roteiro do filme. O roteiro foi escrito no padrão cinematográfico mundial, Master Scenes, prevendo uma duração de 10 minutos de filme, aproximadamente.
 
INTRODUÇÃO
Ródio é o nome do protagonista da presente trama, inspirado não por acaso no personagem de Dostoiévski, Rodion Romanovitch Raskólnikov, protagonista de Crime e Castigo. Assim como o personagem da literatura, Ródio vive de maneira precária, em meio a solidão e o caos da sociedade que o cerca, agravado pela sua visão pessimista de mundo. Em ambas as tramas, os protagonistas possuem o assassinato como um ocorrido marcante em suas trajetórias, seguido de sentimentos de culpa e desamparo. Desde criança, Ródio lida com os problemas advindos de sua doença, que o provoca intensos ataques em momentos de tensão externa. Enquanto jovem, ele ainda conta com a presença de sua mãe Sônia, mas que, por viver em situação precária para sustentá-lo, tem a prostituição como profissão e não consegue dedicar seu tempo e ter os devidos cuidados ao filho e à sua doença. É nesse contexto que Ródio cresce e tenta conviver com os recalques que seu passado o gerou. Ele tem dificuldades em se sustentar como marceneiro independente, trabalhando em pequenos objetos e móveis em seu apartamento. O protagonista dessa obra busca então paz com o inconsciente que o atormenta de diversas formas e também redenção para seu sentimento de culpa e solidão. Nesse cenário o roteiro constrói seus 3 atos, divididos em 10 páginas e desenvolve o arco narrativo desse protagonista.
 
OBJETIVO
2.1 Objetivo geral ਀䔀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 ∀嘀椀搀愀 攀 䌀愀猀琀椀最漀∀Ⰰ 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 渀愀 漀戀爀愀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 䐀漀猀琀漀椀瘀猀欀椀 瀀愀爀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 搀攀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 最渀攀爀漀 搀攀 搀爀愀洀愀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㄀  洀椀渀甀琀漀猀⸀          ਀㈀Ⰰ㈀ 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀         2.2.1 Embasar o enredo do filme a partir da história de "Crime e Castigo" e o arco narrativo do protagonista em conceitos psicanalíticos de Sigmund Freud, como inconsciente, pulsões de vida e de morte, recalques, dentre outros; ਀㈀⸀㈀⸀㈀ 䔀猀琀甀搀愀爀 攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 爀漀琀攀椀爀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 愀搀愀瀀琀愀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀㬀       2.2.3. Possibilitar a compreensão do roteiro a toda equipe audiovisual envolvida na realização posterior do filme, através de uma boa escrita e formatação.
 
JUSTIFICATIVA
Ao longo da graduação em Comunicação Social, os alunos passam a ter uma grande afinidade com o meio audiovisual nas diversas vertentes dessa grande área. Dentro desse formato, há diversos processos de realização envolvidos até chegar ao produto em si, seja ele publicitário, cinematográfico, televisivo, ou outros. Um dos primeiros processos é o da escrita do argumento e do roteiro do projeto que, alocado na etapa de pré-produção, se torna fundamental para tudo o que virá na produção a seguir. Por interesse pelo roteirismo, toda arte e técnica envolvida nessa atividade, além da experiência como estagiário com essa função, foi desenvolvido um roteiro de ficção como um dos produtos de TCC. No que tange ao roteiro Vida e Castigo em si, toda a sua história, referências, elementos e conceitos são fruto do interesse pela criação de uma obra de drama que abordasse um pouco das áreas da psicanálise, filosofia e literatura através da Jornada do Herói, desenvolvida pelo escritor Joseph Campbell e utilizada em narrativas de todos os tipos desde então.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Tendo em vista o presente produto como uma peça embrionária do audiovisual, as técnicas de roteiro cinematográfico utilizadas tiveram como base os estudos em sala de aula e a leitura de grandes autores dessa área como Robert McKee, Syd Field, Doc Comparato, Joseph Campbell, dentre outros. Presente na produção de filmes no mundo todo, o roteiro foi desenvolvido no formato Master Scenes, ideal para a fácil composição das cenas, ações e diálogos e interpretação por parte da equipe e do elenco do filme posteriormente. ਀伀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 氀椀瘀爀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 ∀匀琀漀爀礀㨀 匀甀戀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 䔀猀琀椀氀漀 攀 漀猀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 䔀猀挀爀椀琀愀 搀攀 刀漀琀攀椀爀漀∀Ⰰ 搀攀 刀漀戀攀爀琀 䴀挀䬀攀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀愀 漀戀爀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 琀爀猀 愀琀漀猀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀Ⰰ 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀攀猀Ⰰ 戀攀愀琀猀Ⰰ 挀攀渀愀猀 攀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ  瀀爀漀瀀漀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 搀攀 刀搀椀漀⸀                   A jornada do protagonista é marcada por dor e sofrimento, e por isso ele tem como objetivo a sua redenção, um momento de paz, seja ele como for. Para Ródio, se autodescobrir o trará descanso não apenas dos fantasmas que atormentam o seu passado, mas também da doença com que ele tem de lidar a vida toda, que o traz ataques e alucinações quando submetido a alguns contextos. Por isso, processos como o isolamento, a autodestruição e a sublimação são ocorrências constantes na trajetória do protagonista, além de sua aparência e estado constantemente febril. ਀䴀挀䬀攀攀 瀀爀漀瀀攀 琀爀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀 搀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 焀甀攀 ∀攀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 渀愀搀愀 猀攀 洀漀瘀攀 瀀愀爀愀 昀爀攀渀琀攀 猀攀 渀漀 昀漀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀∀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 琀爀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀搀漀猀 攀洀 ∀匀琀漀爀礀∀ 猀攀爀瘀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 刀搀椀漀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀 猀攀甀 挀漀渀昀氀椀琀漀 椀渀琀攀爀渀漀 挀漀洀 愀 搀漀攀渀愀 攀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 愀琀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀 洀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 椀渀昀渀挀椀愀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 猀甀愀 椀搀愀搀攀 愀搀甀氀琀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀琀攀猀Ⰰ 栀 愀椀渀搀愀 漀 猀攀甀 挀漀渀昀氀椀琀漀 攀砀琀爀愀ⴀ瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀愀琀椀挀愀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 攀砀椀猀琀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 挀漀ⴀ攀砀椀猀琀椀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀甀搀瘀攀氀 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀⸀ 刀搀椀漀 洀漀爀愀 猀漀稀椀渀栀漀 攀 瀀愀猀猀愀 漀 洀愀椀漀爀 琀攀洀瀀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀渀挀愀昀椀愀搀漀 攀洀 猀攀甀 瀀攀焀甀攀渀漀 攀 猀甀樀漀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀爀琀愀渀搀漀 漀戀樀攀琀漀猀 攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 洀瘀攀椀猀 搀攀 挀氀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 攀氀攀 攀瘀椀琀愀 挀漀渀琀愀琀漀 愀 琀漀搀漀 挀甀猀琀漀⸀               Como pesquisa para a escrita do roteiro, desenvolvido ao longo de 6 meses desde o seu primeiro tratamento, realizou-se a leitura da obra "Crime e Castigo", além de pesquisas em livros e artigos de internet sobre conceitos e teorias das áreas aqui trabalhadas. As camadas do roteiro são, portanto, cuidadosamente construídas e hierarquizadas de acordo com as pesquisas realizadas ao longo desses meses. ਀ ∀䴀甀椀琀愀 最攀渀琀攀 猀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀 猀漀戀爀攀 漀 瘀愀氀漀爀Ⰰ 漀甀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 昀愀稀攀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䄀琀 漀渀搀攀 瀀漀猀猀漀 漀瀀椀渀愀爀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀  愀戀猀漀氀甀琀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀⸀ 吀漀搀漀 琀攀砀琀漀 攀砀椀最攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 爀攀甀渀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䰀攀洀戀爀攀ⴀ猀攀㨀 愀 瀀愀爀琀攀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀  猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀⸀∀  䘀䤀䔀䰀䐀Ⰰ ㈀  ㄀                O roteiro de Vida e Castigo conta a história de Ródio em três tempos narrativos distintos, embaralhados ao longo das suas 10 páginas. Dividindo as ações de cada núcleo temporal na colocação de cada cena, a narrativa contempla o momento do parto de Ródio no início e ao final do filme; a sua infância conturbada com a mãe; e, por último, seu momento atual na idade adulta, sozinho em conflito consigo mesmo. Dessa forma, a história contempla e retrata os momentos de seu nascimento, do seu passado e de seu presente.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A proposta de Vida e Castigo vem desde sempre com indagações acerca de problemáticas sociais e mazelas do mundo que nos cerca, como a pobreza, a violência, a prostituição, dentre outros. Além desses conceitos palpáveis do nosso cotidiano, a obra busca como base conceitos e teorias de áreas principalmente da psicanálise, psicologia e filosofia para criar o enredo adaptado da obra literária de Crime e Castigo. Apesar do embasamento na obra de Dostoiévski, o roteiro não se trata exatamente de uma fiel adaptação da obra, mas propõe uma breve releitura de seus principais personagens, elementos, abordagens e temática. Tendo isso em mente, problemas fundamentais trabalhados no livro são aqui colocados no roteiro de uma forma adaptada para a construção de um curta-metragem de ficção. ਀䄀洀戀愀猀 漀戀爀愀猀 琀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀Ⰰ 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 琀愀渀最攀洀 愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀猀 椀渀焀甀椀攀琀愀攀猀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 搀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀砀椀猀琀攀渀挀椀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀 愀甀琀漀搀攀猀琀爀甀椀漀Ⰰ 愀 挀甀氀瀀愀Ⰰ 愀甀琀漀挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 漀猀 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 甀洀愀 搀漀攀渀愀 攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀猀椀挀愀渀愀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 漀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 漀猀 搀攀 倀甀氀猀漀 搀攀 嘀椀搀愀 ⠀䔀爀漀猀⤀ 攀 倀甀氀猀漀 搀攀 䴀漀爀琀攀 ⠀吀渀愀琀漀猀⤀⸀ 嘀椀搀愀 攀 䌀愀猀琀椀最漀 戀甀猀挀愀 挀漀渀琀爀愀瀀漀爀 愀猀 搀甀愀猀 瀀甀氀猀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀猀 瀀漀爀 匀椀最洀甀渀搀 䘀爀攀甀搀Ⰰ 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀   倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀 挀栀愀洀愀搀愀 倀甀氀猀漀 搀攀 嘀椀搀愀Ⰰ 搀漀 最爀攀最漀 䔀爀漀猀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 最愀琀椀氀栀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 瀀甀氀猀攀猀 猀攀砀甀愀椀猀 搀漀 椀渀猀琀椀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 猀漀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 愀搀瘀洀 搀愀 椀渀攀爀攀渀琀攀 瘀漀渀琀愀搀攀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 琀洀 搀攀 瘀椀瘀攀爀Ⰰ 搀攀猀昀爀甀琀愀爀 瀀爀愀稀攀爀攀猀 攀 猀愀挀椀愀爀 搀攀猀攀樀漀猀Ⰰ 昀甀最椀渀搀漀 搀攀 琀甀搀漀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 爀攀洀攀琀攀爀  猀攀渀猀愀漀 搀攀 攀猀琀愀最渀愀漀⸀ 䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀  䔀爀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀漀 最爀攀最漀Ⰰ 吀渀愀琀漀猀  愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 渀猀 琀攀洀漀猀 愀 戀甀猀挀愀爀 愀 搀攀猀挀愀爀最愀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 渀漀猀猀愀猀 攀渀攀爀最椀愀猀 愀挀甀洀甀氀愀搀愀猀 攀 渀漀 戀攀洀 爀攀猀漀氀瘀椀搀愀猀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 昀椀洀⸀ 吀愀氀 倀甀氀猀漀 搀攀 䴀漀爀琀攀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 漀戀爀愀 搀攀 䐀漀猀琀漀椀攀瘀猀欀椀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀攀 刀愀猀欀漀氀渀椀欀瘀 焀甀攀Ⰰ 愀琀漀爀洀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 愀漀 搀攀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀Ⰰ 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀甀渀愀 挀漀洀漀 瀀甀渀椀漀⸀  倀愀爀愀 䘀爀攀甀搀Ⰰ 愀 戀甀猀挀愀 搀愀 吀渀愀琀漀猀  ∀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 愀渀洀椀挀愀Ⰰ 攀 琀愀氀瘀攀稀 搀愀 瘀椀搀愀 渀攀爀瘀漀猀愀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 搀攀 戀愀椀砀愀爀Ⰰ 洀愀渀琀攀爀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 猀甀瀀爀椀洀椀爀 愀 琀攀渀猀漀 椀渀琀攀爀渀愀 搀攀 攀猀琀洀甀氀漀∀⸀   Embasado em conceitos como estes, o roteiro em questão busca trabalhar a história em três momentos narrativos para a trajetória de Ródio: sua concepção, ou seja, o parto de sua mãe dividido no ínicio (como epílogo) e no final do filme; sua infância conturbada, marcada pela descoberta e pelos primeiros efeitos colaterais de sua doença, enquanto ainda morava com a sua mãe; e o meio de sua vida adulta, quando, já morando sozinho, ele trabalha como marceneiro e tenta não apenas sobreviver em meio à sua miséria financeira e seus problemas de saúde, mas também se descobrir a partir de lembranças e compreender o seu passado, ainda preso em seu inconsciente. Uma das escolhas para a construção desse filme foi a utilização de pouquíssimos diálogos ao longo dos 10 minutos de trama. Ao todo, seus quatro breves diálogos são extremamente simbólicos e por vezes ambíguos, com o objetivo de expor indagações não apenas ao personagem Ródio, mas também ao espectador da obra. Com isso, o objetivo é conseguir contar o filme por meio apenas das ações das personagens, além das construções audiovisuais que serão desenvolvidas em prol da narrativa, ou seja, estética da fotografia, da arte, design de locações, etc. Há de se explorar assim o silêncio e as imagens, objetos e ações no quadro para construir a narrativa. ਀ "Um roteiro, logo percebi, é uma história contada com imagens. E como um substantivo: isto é, um roteiro trata de uma pessoa, ou pessoas, num lugar, ou lugares, vivendo a sua "coisa". Percebi que o roteiro possui certos componentes conceituais básicos comuns no que se refere à forma." FIELD, 2001. ਀ Robert McKee também ressalta a importância das imagens para contar a história e o uso do diálogo como complemento a apenas o que não pode ser mostrado: "...ações podem prover mais informação que palavras; é por isso que você nunca deve escrever diálogos quando tem a oportunidade de ilustrar algo através das ações dos personagens." Os lugares já previstos no roteiro, bem como os personagens figurantes da história e os acontecimentos da mesma são o que irão conduzir Ródio até seu objetivo. O protagonista é constantemente isolado do meio que o cerca, seja pela sociedade ou por si mesmo, e por isso escolheu-se que Ródio não tenha fala alguma durante o filme. Com isso em mente, já é previsto um intenso trabalho de preparação para que o ator que interpretará o protagonista imprima devidamente todos os seus sentimentos, por meio de expressões e ações. Os poucos diálogos existentes propõe portanto, em sua maioria, gerar a ambiguidade de sentidos para as indagações que Ródio tem para com seu próprio Eu. ਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 㐀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 㘀 洀攀猀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀栀攀最愀搀漀  猀甀愀 瘀攀爀猀漀 昀椀渀愀氀 挀漀洀 ㄀  瀀最椀渀愀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀渀搀漀 愀猀 挀攀渀愀猀 樀 渀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀愀洀 攀洀 猀甀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀攀渀愀猀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 樀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 挀攀渀愀猀 愀猀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀渀搀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀爀椀愀爀 猀攀甀 猀攀渀琀椀搀漀 攀 瀀爀漀瀀漀爀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀猀 愀攀猀 攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀猀 ㌀ 琀攀洀瀀漀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀猀 挀攀渀愀猀 漀渀爀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀洀 漀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀攀 刀搀椀漀Ⰰ 攀砀瀀漀渀搀漀 猀甀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 搀椀猀琀漀爀挀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀甀猀 洀攀搀漀猀 攀 猀攀甀猀 搀攀猀攀樀漀猀⸀   㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 爀漀琀攀椀爀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 瘀椀猀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 瀀氀攀渀愀 搀愀 漀戀爀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀愀 戀漀愀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀猀 渀切挀氀攀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀攀洀 猀甀愀猀 昀甀渀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀  漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 吀䌀䌀 搀攀 ㌀ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀  最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 猀攀甀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀琀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 攀洀 洀攀椀漀 愀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 攀 洀漀猀琀爀愀猀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀愀椀漀爀  愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀氀攀渀愀 搀愀 漀戀爀愀 焀甀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀渀搀漀 昀攀椀琀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀愀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 洀愀搀甀爀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀 渀漀 洀攀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀椀渀搀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀⸀   㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀刀刀䤀저刀䔀Ⰰ 䨀攀愀渀ⴀ挀氀愀甀搀攀㬀 䈀伀一䤀吀娀䔀刀Ⰰ 倀愀猀挀愀氀⸀ 倀爀琀椀挀愀 搀漀 刀漀琀攀椀爀漀 䌀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䨀猀渀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀⸀ 

MCKEE, Robert. Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro.਀䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 倀刀㨀 䄀爀琀攀 攀 䰀攀琀爀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo, SP: Pensamento, 1995.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 刀漀挀挀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀

DOSTOYEVSKY, Fyodor. Crime e castigo: texto integral. 4. ed. São Paulo, SP: Martin Claret, 2002. 556 p. (Coleção a obra-prima de cada autor. Série ouro ; 12).

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