ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00154</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental Espaço Bagagem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Antônio Braga (Universidade Católica de Brasília); Iago Martinho Kieling (Universidade Católica de Brasília); Benny da Silva Leite (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Pesquisa e Extensão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto em questão trata da criação/estruturação do Espaço Bagagem, uma agência experimental de Comunicação Social. A agência tem um papel fundamental para os cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília, pois é a partir desse laboratório que o aluno passa a ter uma visão realista do mercado e holística sobre a comunicação e o funcionamento de um laboratório experimental, ampliando também o vínculo com o curso e as atividades inerentes ao jornalismo e à publicidade e propaganda, bem como trabalhando a dimensão humana do estudante, engajando-o em demandas de cunho social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As práticas educacionais e profissionais têm se modificado fortemente nos últimos vinte anos. Quem recebeu formação escolar, acadêmica e profissional nas décadas de 60, 70 e 80 viu-se diante de grandes mudanças nas práticas e saberes e diante de um mundo profissional que sofreu uma mutação brusca. Os formatos de comunicação e de interação podem ser apontados como fatores determinantes, mas, de uma forma geral, nossas formas de trabalhar, interagir e aprender foram sendo reestruturadas a partir de tendências que apontam a transversalidade dos saberes das práticas. Dessa forma, buscar projetos que densifiquem, recorram e reforcem tais práticas mostra-se cada vez mais necessário no âmbito do ensino superior. Utilizar metodologias que reforcem a proatividade dos estudantes e os envolvam ativamente nos processos de aprendizado e ensino é, sem dúvida, o motivador da Agência Experimental Espaço Bagagem. Assim, esse projeto se materializa a partir de conversa com a equipe de professores, NDEs, observação das concorrentes e atenção colocada na identificação e gestão das necessidades dos alunos e de manutenção e expansão dos cursos, que sofreram vários impactos de evasão em mais de três semestres sucessivos. Um dos diferenciais que pode contribuir com a redução dessa evasão no curso de Jornalismo e no curso Comunicação Social - Publicidade e Propaganda é a criação e implantação de um espaço laboratorial para as práticas das duas habilitações, trabalhando o projeto de forma a integrar o jornalismo e a publicidade e propaganda em suas respectivas competências. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Manter a relação entre o ambiente acadêmico e o mercado profissional, por meio da produção de produtos de Comunicação para a utilização no ambiente interno da Universidade e para entidades sem fins lucrativos. 2. 1 Objetivos Específicos a) Estimular a participação dos estudantes na construção de práticas profissionais experimentais e na execução de projetos reais; b) Atender a demandas de interesse social, com objetivos de comunicação específicos; e) Possibilitar um engajamento maior dos alunos e professores nos cursos, integrando-os em atividades que sejam de interesse tanto da instituição como da sociedade em geral; d) Possibilitar o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos e ações que sejam de cunho social, promovendo uma comunicação engajada e formando um profissional consciente do seu papel na sociedade; e) Consolidar as práticas de ensino, pesquisa e extensão que são o tripé da Universidade Católica de Brasília. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Basarab Nicolescu (1999), apesar de atravessarmos uma época privilegiada, quando a dimensão dos saberes humanos atingiu níveis nunca antes experimentados, recorremos à fragmentação e aos antigos "modos de fazer" para instrumentalizar e difundir novos conhecimentos. Partindo dessa aferição, e considerando que isso gere grandes obstáculos na adequação de jovens profissionais a um mercado cada vez mais veloz, a Agência Experimental Espaço Bagagem vem a acontecer integrando os Cursos de Jornalismo e Comunicação Social  Publicidade e Propaganda, e propondo um espaço laboratorial experimental para que o estudante construa ativamente sua prática profissional, regeometrizando antigas práticas profissionais e as colocando em prática no atendimento das demandas de comunicação do público interno da universidade bem como de ONGs e projetos de cunho social sem fins lucrativos. Ainda segundo Nicolescu, o indivíduo consumidor, esboçado pela sociedade liberal, não é o equivalente a uma pessoa, ente maior que deveria estar no centro de qualquer sociedade dita civilizada. Observamos uma despersonalização dos processos dentro das práticas profissionais de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, indo na contramão do que é a necessidade clara do mercado: profissionais que não sejam apenas competentes tecnicamente, mas que sejam empáticos e permeáveis às necessidades globais que enfrentamos no mundo hoje e que se coloquem como parte da solução e da melhoria da realidade. Portanto, centramos a concepção e a prática dentro da Agência na pessoa do estudante (enquanto protagonista do próprio crescimento científico e pessoal) e na pessoa do cliente (propondo flexibilizar as práticas profissionais e as formas de aproximação e buscando o atendimento das reais demandas). Nosso foco, dentro da agência experimental, é que professores e alunos sintam-se convidados a contribuir efetivamente para a integralização dos processos e para a difusão das práticas profissionais do Jornalismo e da Comunicação Social  Publicidade e Propaganda como ferramenta de transformação Social. Observando uma fragilidade no que se refere ao pertencimento e à autoestima dos alunos dos cursos, consideramos que tal postura tem sido uma via coerente e factível para que os estudantes e corpo docente sintam-se abraçados e integrados, fazendo parte não somente da comunidade acadêmica à qual pertencem, mas também integrados em uma malha complexa, onde a evolução individual e a evolução social são condicionadas mutuamente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A estrutura pensada para a agência privilegia uma pedagogia problematizadora centrada na discussão de situações concretas de pesquisa e trabalho, a partir de situações sociais reais que digam respeito ao fazer comunicacional em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda, a partir da busca de metodologias ativas (OLIVEIRA, 2011) eleitas pela UCB como a abordagem metodológica mais adequada à formação dos estudantes de graduação, para que se favoreça o protagonismo estudantil desde sua entrada nos cursos, e por meio de um espaço destinado à experimentação técnico-científica e pedagógica. Como amparo teórico da área específica, tomou-se a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (2012), que põe no centro dos seus objetivos a linguagem, a argumentação e a ação comunicativa na busca de conexão profunda e significativa entre sujeito, linguagem e ação pela linguagem, voltando-se ao conhecimento de uma situação social para fins de processo de pesquisa e intervenção por meio das ferramentas de linguagens e códigos já dominadas pelos estudantes e também a partir das que seja possível desenvolver durante os processos de pesquisa e trabalho. Compreendida como ferramental facilitador da resolução de problemas de comunicação para fins de processo de pesquisa, a Teoria do Agir Comunicativo se apresenta como alternativa para examinar os objetivos de transformação  que se interpreta como intervenção no real  configurada, em última instância, como pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005), estratégia considerada adequada para o trabalho com organizações sem fins lucrativos, sempre envolvidas com projetos sociais, e às quais o ESPAÇO BAGAGEM se dispõe a atender. Outra aproximação entre a Teoria do Agir Comunicativo e a Pesquisa-ação pode também ser visualizada quando seus objetivos se voltam para a necessidade de se construir coletivamente conceitos, processos e resultados, a partir da interação com pares e especialistas das áreas envolvidas em cada subprojeto, estes últimos convidados, sempre que necessário e possível, para facilitar o desenvolvimento e a consolidação de novas competências e habilidades, bem como o consenso entre os interlocutores para se começar a trabalhar. No ESPAÇO BAGAGEM esse movimento será contínuo, pois trata-se de atividade grupal na qual a comunicação interpessoal, entre indivíduos do mesmo grupo, entre grupos e entre instituições, em busca de parcerias e patrocínios, se constituirá um desafio sempre presente. Além disso, é preciso considerar igualmente que os produtos comunicacionais são, a priori, intervenções no contexto social. Por isso, familiarizar o estudante com esta responsabilidade, colocando-o em contato imediato com os desafios e possibilidades de sua profissão, pode contribuir para a formação de profissionais mais conscientes de seu papel social e cidadão, bem como com um leque competencial mais amplo, pois estimulado desde o ingresso nos cursos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A agência experimental Espaço Bagagem é um laboratório de projetos pedagógicos que busca o intercâmbio de ideias e vivências entre os cursos de Jornalismo e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. As atividades são desenvolvidas de acordo com as diretrizes e os Projetos Pedagógicos dos cursos. O Espaço tem como meta principal promover uma conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado profissional. A agência funciona como uma House Agency e tem como principais clientes o público interno, que são as Escolas da Universidade. Os materiais de comunicação são produzidos, portanto, para o ambiente interno e para entidades sem fins lucrativos. A divisão das atividades realizadas na agência é feito por meio de núcleo, são eles: NAP - Núcleo de Atendimento e Planejamento, que é responsável pelos contatos com os clientes, acompanhamento interno das contas atendidas, realização dos briefings e cronogramas internos e também pelo planejamento comunicacional e de marketing dos clientes; NRS - Núcleo de Redação Publicitária e Social Media, responsáveis pela manutenção das redes sociais da agência e também dos clientes. E também pela criação de campanhas, na parte de redação; NDP - Núcleo de Direção de Arte e Produção Gráfica, são os responsáveis pela criação de campanhas, no que tangem a parte de design gráfico e layout. Além disso, são responsáveis também pela coleta de orçamentos das peças gráficas; NACJ - Núcleo de Assessoria em Comunicação e Jornalismo, são os responsáveis pela assessoria de imprensa da agência e também dos clientes, fazem a cobertura de eventos e realizam matérias; NPF - Núcleo de Produção e Fotografia Publicitária, responsáveis pela execução de ensaios fotográficos para a execução de peças para as campanhas; NPE - Núcleo de Projetos Especiais, são responsáveis pelas viagens técnicas do curso. Eles fazem o acompanhamento dos trabalhos enviados aos congressos, pesquisam e divulgam eventos e congressos que podem dar maior visibilidade ao curso. Aqui também podemos destacar alguns dos projetos realizados pela agência no ano de 2017: 5.1 Campanha de Vestibular da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes Fundada em 1982, a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes tem um valor histórico muito grande na cidade de Brasília. Porém ficou desativada durante algum tempo, só em 2015 a faculdade voltou a funcionar, por meio do projeto intitulado "Dulcina Vive", as atividades da instituição voltaram à ativa. Porém, por mais que estivesse funcionando, o lugar não possui alunos o suficiente para a instituição arcar com os custos de manutenção de espaço e funcionários. O Espaço Bagagem, foi o responsável pela execução da campanha de vestibular para atrair a atenção de possíveis alunos para a instituição. O principal objetivo era transmitir, por meio de um sentimento de pertencimento por parte de alunos e ex-alunos, o clime fraternal da instituição, atraindo, com isto, novos estudantes. . O Prof. Fernando Esteban, foi o responsável por contatar estes alunos, as gravações duraram 1 dia e foram feitas no estúdio da própria faculdade. 5.3. Cinedebate Psicologia O Cinedebate de psicologia foi um evento proposto pelo Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Católica de Brasília(UCB). Foi realizado no dia 11 de maio de 2017 e contou com a participação dos professores Flávia Timm, Ondina Pereira e Alexandre Galvão, do curso de psicologia da UCB, para a discussão de temas ligados à sexualidade e gênero a partir do filme "XXY". O evento contava com a presença dos alunos da disciplina de gênero do curso de psicologia, mas também era aberto a toda comunidade. Em um contexto em que a intolerância é muito presente, a conversa sobre o tema se faz necessária no ambiente acadêmico e no ambiente social em que o indivíduo está inserido. O Espaço Bagagem foi o responsável por realizar todo o material de divulgação do evento. 5.3. XVI SECOMUNICA A Secomunica é a semana de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. O evento compõe o calendário acadêmico da instituição e traz uma interface entre a academia, a comunidade e o mercado, abordando, a cada edição, temas contemporâneos que envolvem o público alvo primordial  professores, estudantes e profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda -, buscando provocar transformações e melhorias na formação acadêmico científica e profissional das duas profissões primordialmente envolvidas. Como nas edições anteriores, busca-se também oferecer oportunidades de aproveitamento de conteúdo e reflexões para os outros cursos que compõem a Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, de modo a facilitar a criação de sinergia entre eles e de uma identidade acadêmica à Escola. Por meio de palestras, debates, oficinas e painéis, a Secomunica oferece esse tipo de debate e reflexão à comunidade comunicacional, por meio de um evento significativo é oportunizar o desenvolvimento de um senso-crítico e uma melhor preparação para os futuros profissionais que estarão atuando em diversos setores da comunicação e nos demais segmentos sociais com os quais interfaceiam. Ainda é preciso ressaltar que, por contemplar em um único evento a graduação e a pós graduação em Comunicação Social e Jornalismo (através da realização do III Seminário Interprogramas Secomunica) a Secomunica UCB revela-se um evento de vulto, com características únicas dentre os eventos de Comunicação do país e que, além disso, é um evento tradicional que mantém seu caráter acadêmico- profissionais há 15 anos. O Espaço Bagagem foi responsável, em colaboração com a Empresa Júnior Matriz Comunicação, por toda a comunicação do Evento. Desde a concepção da identidade visual, conceito de marca e toda a execução de peças, até o acompanhamento da logística, cobertura jornalística de texto e foto, redes sociais e acompanhamento do pós-evento. Portanto, a Secomunica é, a cada ano, nosso principal desafio como agência, já que a produção e execução é quase toda feita pelas equipes do Espaço Bagagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A vivência dos alunos no Espaço Bagagem potencializa o uso dos laboratórios e da estrutura disponíveis na universidade. Com as execuções das demandas internas, percebe-se que esta proporciona o envolvimento e engajamento mais profundo com as atividades e os saberes dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCB. Já com as demandas externas, como o perfil de nossos clientes enquadram-se no perfil específico de organizações sem fins lucrativos, estas contribuem para o desenvolvimento da noção de responsabilidade social dos alunos e, consequentemente, da agência como um todo. E assim, os alunos pertencentes à Agência Experimental Espaço Bagagem constroem cotidianamente metodologias experimentais no âmbito da colaboração na busca por conhecimento, na execução dos projetos e também na estruturação e valorização do espaço.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ARAÚJO FILHO, Targino. & THIOLLENT, Michel Jean-Marie. Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)  São Carlos: Cubo Multimídia, 2008.<br><br>DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (orgs.). Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.<br><br>HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. Vol 1. Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo, Martins Fontes, 2012.<br><br>MEC-SESU. Plano Nacional de Gestão (PNG). Brasília, 1999.<br><br>_______. Diretrizes para os Cursos de Comunicação Social. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018<br><br>MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf> . Acesso em: 23 abr. 2018<br><br>MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a Reforma da Universidade e do Ensino fundamental. Natal: EDUFRN, Editora da UFRN, 1999.<br><br>NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.<br><br>OLIVEIRA, Fabiana Luci. Metodologia da Pesquisa e Estatística Elementar. Rio de Janeiro: FGV, 2011.<br><br>THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação (14aed.) São Paulo: Editora Cortez, 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>