ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00202</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mato Grosso do Sul: Há 40 Anos Unindo Culturas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Julia Jacobus Trento (Universidade Católica Dom Bosco); Anna Beatriz Lechner Ferri (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cartaz, Cultura, Diversidade, Etnia, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper tem como finalidade apresentar o processo de criação, planejamento, produção e veiculação de uma campanha em cartaz desenvolvida para trazer ao conhecimento da população a diversidade étnica que habita nosso estado em seus 40 anos. Trazendo conhecimento para a população a respeito da diversidade de seu povo, cujo estado faz parte de um dos maiores percentuais encontrados no Brasil com população não natural. Mato Grosso do Sul une várias descendências e queremos enaltecer, chamando a atenção para a abundância de etnias que nos formam um só. São diferentes culturas e costumes que trouxeram e trazem o desenvolvimento para o nosso estado o tornando tão especial e único. Observar-se que o tema apresenta uma abordagem simples, direta e clara. Inovando na forma de homenagear não somente a trajetória do estado, mas também as culturas que o formaram.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O propósito deste paper é apresentar o estudo realizado para a disciplina Criação em Propaganda I, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, aplicada pelo Professor Eduardo Perotto Biagi. O trabalho foi exercido com o pressuposto de agregar todo o conhecimento aprendido ao longo do semestre e aprofundá-lo em uma atividade de peça publicitária. O trabalho desenvolvido possui o tema ''40 anos de Mato Grosso do Sul'', onde o desmembramento do estado ocorreu no dia 11 de outubro de 1977 quando o presidente da época (Ernesto Geisel) assinou a lei complementar que criaria o estado de Mato Grosso do Sul. A peça realizada tem por finalidade divulgar mais sobre a variedade cultural sul-mato-grossense. Almeja atingir o maior número da população do estado em geral, enaltecendo pela diversidade étnica que compõe nosso estado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, que surgiu a partir da divisão do então estado uno de Mato Grosso, o novo estado passou por um período de grande crescimento econômico e começou a desenvolver uma cultura única, diferente da do estado uno, principalmente por receber pessoas de diversos estados e países que passaram a ser residentes. Este trabalho tem a intenção de promover e trazer ao conhecimento da população o tamanho da diversidade étnica que habita nosso estado, despertando o interesse pela rica cultura de Mato Grosso do Sul usando um cartaz que engloba várias descendências dentro do desenho estado, contando com o apoio do cliente fictício "Fundac" (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), financiada pelo Governo do Estado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ocupação do estado de Mato Grosso do Sul iniciou-se através dos primeiros habitantes indígenas, que de acordo com o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), já são 77 mil pessoas declaradas indígenas. Ainda conforme com o Instituto, o estado de Mato Grosso do Sul é formado por 79 municípios, dentro desse número, uma pesquisa foi realizada para se descobrir qual o número de imigrantes no estado. Na capital Campo Grande, reside uma média de mais de 3 mil pessoas imigrantes de outros países estrangeiros. Com base na leitura do site www.ms.gov.br, os estrangeiros representavam apenas 9,12% da população de acordo com o censo demográfico de 1920, porém hoje em dia, Mato Grosso do Sul faz parte de um dos maiores percentuais encontrados no Brasil com população não natural. A partir do estudo de casos, pode-se notar a importância que os primeiros habitantes e imigrantes tiveram para a formação da cultura sul-mato-grossense, valoroso citar que são eles os principais imigrantes do estado: japoneses, bolivianos, paraguaios, turcos, sírios, libaneses, portugueses, alemães, italianos, espanhóis, armênicos e palestinos. Todos vieram buscar oportunidades no nosso estado, enriquecendo-nos com as suas diferentes culturas e costumes, trazendo o desenvolvimento socioeconômico ao nosso povo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito emergiu em prol do aniversário de 40 anos de Mato Grosso do Sul, tendo em vista poucos projetos relacionados ao assunto, essa ideia tem como intuito destacar a vasta formação cultural do nosso estado. Segundo o Censo Demográfico de 2010 realizado pelo IBGE, estima-se que há 14.679 pessoas que residem em Mato Grosso do Sul vindo de algum país estrangeiro. Em prontidão, começamos com o briefing, explicado como''[...] todas as informações preliminares que contém as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos." (S'ANTANNA, 1989, p. 109), onde reunimos a coleta de dados para que possamos planejar as etapas da campanha. Com o briefing realizado, seguimos para a forma textual que gostaríamos de utilizar no nosso projeto. O cartaz tem por objetivo passar uma mensagem de modelo apolíneo e de acordo com Carrascoza (2009), o modelo apolíneo de texto publicitário é estruturado em fases criteriosamente divididas para resultar em uma argumentação clara, precisa, simples e contundente. Dessa forma, o cartaz passa uma mensagem simples, mas clara. Outra forte característica utilizada no cartaz se designa por "Mensagem fria" do modelo apolíneo, onde McLuhan classificou as mensagens quentes e frias: "(Quentes) os que transmitem grande número de informação com alto grau de complexidade, atraindo pouco o destinatário e (frios) contem poucas informações, mais simples, exigindo menor esforço de decodificação." (MCLUHAN, 1969 apud CARRASCOZA, 2009, p. 28) A arte foi criada com o software para design gráfico Photoshop CS6, a primeira etapa para a realização do cartaz foi a procura de vetores que relacionassem as culturas existentes no estado, cujo quais foram encontrados no site Shutterstock. A segunda etapa foi a utilização do contorno da bandeira de Mato Grosso do Sul, preenchemos todo o desenho da bandeira com os vetores representando as etnias, deixando bem claro que todo o estado se compõe de indígenas e imigrantes. Utilizamos as próprias cores da bandeira para a escrita e finalizamos com a assinatura do Governo do Estado e da Fundação da Cultura. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O cartaz possui dimensões de 420mm X 297mm, ou formato A3, será utilizado em Backlight , geralmente utilizada em pontos de ônibus e no meio de calçadas. Uma das características mais importantes para a construção do cartaz é o planejamento do layout, que pode ser definido como "[...] o modo pelo qual se arranja os textos e as ilustrações nas páginas. Um bom layout é aquele que ajuda a transmitir as informações que estão no texto e, ao mesmo tempo, possui um design atrativo e incita á leitura" (SANT'ANNA, 1981, p. 227). Na realização da peça deste paper, foi pensado em um layout mais simples e com os adjetivos utilizados na linha apolínea, através de termos técnicos utilizados pela mensagem ''fria'', com informações que exigem menor esforço de decodificação e com a parte visual complementando a mensagem. Outra característica fundamental para a criação da peça é a formação do Slogan, interpretado como "[...] uma curta mensagem usada como uma identificação de fácil memorização agregando a um produto ou serviço" (QUEIROZ e MANHANELLI, 2009, p. ). Com isso o slogan "[...] compõe o que se chama de suporte ou complementação de uma determinada mensagem" (QUEIROZ e MANHANELLI, 2009, p. 2), o mesmo deve se inteirar com a imagem, completando um ao outro, de forma que case com a mesma essência a ser transmitida ao publico. O slogan criado nesta campanha é "Mato Grosso do Sul, há 40 anos unindo culturas", o texto realça junto a parte visual da peça, da qual a diversidade das culturas e com a parte da bandeira enfatiza a ideia de que o estado é formado e tem unido as culturas mencionadas na arte há 40 anos. A parte visual da peça é definida como uma característica do modelo apolíneo de mensagem fria, "[...] com poucas informações, simples e de fácil interpretação. A parte visual complementa o conteúdo da mensagem." (CARRASCOZA, 2004, p. 59). Sendo assim, a imagem da bandeira e as cores da mesma de fundo sinalizam qual estado está sendo referido junto com o contorno do mapa preenchido pelos vetores das diferentes etnias que habitam o Mato Grosso do Sul, sendo elas: japonesa, boliviana, paraguaia, turca, síria, libanesa, portuguesa, alemã, italiana, espanhola, armênica e palestina. A tipografia estabelecida é de uma única fonte Bebas Neue, em caixa alta que procura representar o slogan e o texto de maneira forte e destacada. Assim como as cores utilizadas, amarelo e branco, que referenciam as cores da bandeira do background com uma leve sombra atrás das letras para melhorar a compreensão. O background foi escolhido com cores da bandeira do estado, são elas: azul, verde, branco e amarelo. Cada cor representa um significado para o Mato Grosso do Sul: Verde: riqueza das matas e dos campos do Estado. Branco: simboliza a paz. Azul: simboliza o céu sul-mato-grossense. Amarelo: a riqueza adquirida através do trabalho do povo. As cores da bandeira utilizadas no background e na fonte dão sentido ao conceito da peça, com a ilustração do mapa e suas culturas. ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO A campanha do cartaz será aplicada com o objetivo de ser distribuída pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que financia as campanhas da Fundação De Cultura do estado. A divulgação do cartaz será organizada de forma que seja disseminada por diversos pontos de ônibus das cidades: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá. E assim buscando atingir os outros municípios do estado, adaptando a peça para um flyer em formato A5 150mm X 100mm para maior distribuição nas demais cidades do estado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A cada aniversário de Mato Grosso do Sul, são feitas diversas homenagens que visam realçar a trajetória do estado, junto a suas curiosidades. No entanto, nenhuma delas enfatizou a cultura sul-mato-grossense e suas raízes. Desse modo, através da realização desta peça, o intuito principal foi informar, enaltecer e conceituar a diversidade da cultura do estado. A diversidade cultural embora falada de forma geral no Brasil pela sua grande abundância étnica, não é grande o destaque e nem a ressalta sobre a diversidade que acompanha dentro do nosso próprio estado. Sendo pouco divulgada e trabalhada, não é a grande maioria da população que sabe dizer a verdadeira raiz cultural do estado. Com isso, o propósito do cartaz é justamente mudar esse cenário de forma em que a população sinta que faz parte desse estado que une diversas culturas há 40 anos. Trazendo conhecimento para a população a respeito da diversidade de seu povo, e principalmente fazendo com que esse assunto seja tão relevante quanto a trajetória do estado que ao longo dos anos tem sido pauta para campanhas de aniversários. Em conclusão, as estratégias de comunicação têm como objetivo homenagear, apreciar, enfatizar a grande e belíssima cultura diversificada que existe em Mato Grosso do Sul. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Background Multicultural. Disponível em <https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/seamless-background-set-multicultural-national-children-370518215?src=3Y2ndJbkxNsjbkHexd7ITA-1-28/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>Bandeira do Mato Grosso do Sul. Disponível em: <http://www.estadosecapitaisdobrasil.com/bandeira/bandeira-do-mato-grosso-do-sul/>. Acesso em: Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. O Apolíneo e o Dionisíaco no Texto Publicitário. Caderno da Escola de Comunicação Unibrasil: Seção Especial, Curitiba - Pr, v. 1, n. 2, p.24-39, 2004. Disponível em: <http://revistas.unibrasil.com.br/cadernoscomunicacao/index.php/comunicacao/article/view/14/14/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ms&tema=censodemog2010_migra/>. Acesso em: Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>História de MS. Disponível em <http://www.ms.gov.br/a-historia-de-ms/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>IBGE Cidades. Mapas e Municípios. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/download/mapa_e_municipios.php?lang=&uf=ms/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>Movimentos (I)Migratórios e o Resgate da Memória/Identidade: Projeto do Centro Cultural De Imigração na Territorialidade Urbana De Campo Grande (MS). Disponível em: <http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8197-movimentos-i-migratorios-e-o-resgate-da-memoria-identidade-projeto-do-centro-cultural-de-imigracaona-territorialidade-urbana-de-campo-grande-ms.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>Pontos de Cultura. Disponível em <http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/pontos-de-cultura/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>População. Disponível em: <http://www.ms.gov.br/populacao/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>Projeto MS 40 anos. Disponível em: <http://www.sed.ms.gov.br/projeto-ms-40-anos-narrativas-de-memorias-e-identidades-em-museus/>. Acesso em: 24 jun. 2017<br><br>QUEIROZ, A. C. F.; MANHANELLI, C. A. Os slogans diante da história da propaganda política nas eleições presidenciais do Brasil. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação  Curitiba, PR  4 a 7 de setembro 2009. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0911-2.pdf>. Acesso em 24 jun. 2017<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 3ª ed. São Paulo: Pioneira, 1981.<br><br> </td></tr></table></body></html>