|
INSCRIÇÃO: | 00210 |
|
CATEGORIA: | PP |
|
MODALIDADE: | PP12 |
|
TÍTULO: | É você: booktrailer, uma ferramenta para escritores iniciantes |
|
AUTORES: | Amanda Rodrigues de Sousa (Universidade Católica de Brasília); Alessandro Paolo Souza Resende (Universidade Católica de Brasília); Bárbara Machado da Silva Brito (Universidade Católica de Brasília); Giovana de Oliveira Madureira (Universidade Católica de Brasília); Thiago Soares de Araújo (Universidade Católica de Brasília); Alex Vidigal Rodrigues de Sousa (Universidade Católica de Brasília) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | book trailer, audiovisual, literatura, adaptação, wattpad |
|
RESUMO |
O book trailer foi criado para a divulgação e lançamento do livro É Você, um romance sobre a história de Eduarda e Gabriel. A obra literária baseada para a construção do trailer aborda o relacionamento do casal e como a protagonista reage ao desaparecimento do namorado. É um livro sobre recomeços, amor e a importância da amizade. Além disso, o romance também trata de assuntos como a violência doméstica e autoconfiança. Para a construção do produto audiovisual foi realizada uma pesquisa teórica sobre o objeto de estudo book trailer, a adaptação de uma obra literária para o audiovisual e por fim, a publicidade no Wattpad, plataforma em que o livro foi escrito. |
|
INTRODUÇÃO |
O interesse da pesquisadora com a literatura esteve presente há muito tempo e publicou a primeira história com o nome de "É Você" no Wattpad, uma plataforma que proporciona o crescimento profissional de escritores iniciantes que recebem nas histórias o feedback dos leitores. Um site e aplicativo que traz a oportunidade para que qualquer pessoa possa divulgar os trabalhos autorais e interagir com diversos usuários ao redor do mundo. A pesquisadora acompanha o desenvolvimento da plataforma desde 2013 e notou um aspecto em especial, escritores e editoras começaram a utilizar o book trailer para a divulgação de obras publicadas. O book trailer é um produto audiovisual utilizado para expor de forma breve uma obra literária. Busca apresentar os personagens principais e, sobretudo acarretar a curiosidade para quem o assiste. Entretanto, como ainda é um tema novo e não possui muita referência, os livros são adaptados em roteiros de formas divergentes, pois varia de cada autor, mas nunca esquivando da própria história. De acordo com a Angela Rolla no artigo Book Trailer: Tecnologia e Leitura "Os livros que são tragos e divulgados no meio de comunicação e os que tornam possíveis sua abordagem para o meio audiovisual, se tornam de maneira mais rápida, conhecidos e chegam até a se tornarem best-seller". (2015). À vista disso, no decorrer do curso de formação, a pesquisadora encontrou a oportunidade de correlacionar a publicidade com a área do audiovisual, além de utilizar ambas para auxiliar na divulgação do livro que havia escrito. O produto elaborado, o book trailer, tem caráter empírico na produção de uma peça publicitária. Portanto, o principal objetivo é disseminar uma obra para o público alvo e veicular o vídeo como publicidade em mídias digitais. Assim, por meio do audiovisual, da conjunção de pesquisas e aprendizados adquiridos durante o curso, foi criado outra opção de se fazer a publicidade e atender um mercado, que no caso é o mercado literário. |
|
OBJETIVO |
Objetivo geral é criar um produto audiovisual, o book trailer, para a divulgação do livro "É Você". Já os objetivos específicos são aprimorar os estudos do audiovisual por meio da teoria e da prática; desenvolver a adaptação do livro "É Você" para a produção do roteiro por meio dos estudos e análises que sucederam durante a pesquisa; entender de que forma o book trailer pode ser utilizado como publicidade audiovisual na web; criar o book trailer a partir dos estudos e referências de trailers durante o processo e por fim, divulgar o romance por meio do produto audiovisual para editoras com intuito de possível publicação além gerar visibilidade ao livro. |
|
JUSTIFICATIVA |
Na publicidade, o foco de uma campanha pode ser relacionado com a venda, mas também com a apresentação de um novo produto ou ideia. O book trailer possui as características equivalentes na estrutura, visto que a maior finalidade é dar visibilidade para uma obra literária. Independente se for para o lançamento ou para uma melhor divulgação, o produto audiovisual é aplicado para atrair a atenção do leitor e o conduzir até a ação final, a compra.伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 昀椀氀洀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 猀甀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 渀愀猀 戀椀氀栀攀琀攀爀椀愀猀⸀ 伀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀漀 昀椀氀洀攀 琀攀洀 愀 琀愀爀攀昀愀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 猀漀戀爀攀 漀 渀漀瘀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀愀甀猀愀爀 甀洀 攀猀琀爀漀渀搀漀 渀漀 昀椀洀 搀攀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 攀猀琀爀攀椀愀 ⠀匀䄀一吀伀匀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀⸀
É uma alternativa que pode ser usufruída pela publicidade para alcançar o desejo de escritores e editoras, uma vez que pode atender ao mercado literário de uma maneira mais abrangente. O book trailer também tem a capacidade de desvencilhar-se do imaginário ao longo da leitura e se apresentar para o público alvo por meio do audiovisual, o que consequentemente contribui para que leitores e futuros leitores se sintam mais conectados com a obra e os personagens.倀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀 攀砀椀戀椀爀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀 眀攀戀Ⰰ 漀 戀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀 挀漀漀瀀攀爀愀 挀漀洀 愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 愀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 焀甀攀 攀氀愀 琀攀渀栀愀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 挀漀洀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 琀愀渀琀漀 攀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀爀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 椀渀挀氀甀椀 搀攀猀搀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀漀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀甀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 戀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀 甀洀 琀攀洀愀 焀甀攀 渀漀 搀椀猀瀀攀 搀攀 洀甀椀琀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 愀爀琀椀最漀Ⰰ 䈀漀漀欀 吀爀愀椀氀攀爀㨀 䄀 戀甀猀挀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀 攀 吀爀攀瘀椀猀愀渀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 洀愀椀猀 甀猀愀搀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 ㈀ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 瘀攀渀搀愀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀攀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀 攀爀愀 搀愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 樀漀瘀攀洀 愀搀甀氀琀漀⸀
Por conseguinte, os métodos utilizados no projeto e em parte das referências bibliográficas tiveram como principal informação a análise de roteiros para curtas e longas metragens, como o livro Criação de Curta-metragem em Vídeo Digital do autor Alex Moletta e o Manual de Roteiro, ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV dos escritores Leandro Saraiva e Newton Cannito.䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 愀甀琀漀爀攀猀Ⰰ 漀 挀甀爀琀愀 洀攀琀爀愀最攀洀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀 愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀洀戀漀猀 戀甀猀挀愀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 椀渀琀甀椀琀漀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀⸀
O curta-metragem cinematográfico equipara-se ao conto na literatura ou ao haicai na poesia: trata-se de uma forma breve e intensa de contar uma história ou expor um personagem. É um momento curto em que o público quer saber o que vai acontecer no segundo seguinte, mesmo que nesse espaço de tempo efêmero o personagem tenha passado por uma vida inteira. (MOLETTA, 2009, p. 17).倀漀爀 渀漀 攀砀椀猀琀椀爀 甀洀 瀀愀搀爀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀樀愀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ 漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 琀爀愀椀氀攀爀猀 瀀愀爀愀 氀漀渀最愀 洀攀琀爀愀最攀洀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 挀漀洀漀 愀 愀搀愀瀀琀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀攀渀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 漀猀 戀漀漀欀猀 琀爀愀椀氀攀爀猀 樀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 昀漀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀椀 漀 挀愀猀漀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 䄀 匀攀氀攀漀 搀攀 䬀椀攀爀愀 䌀愀猀猀 攀 匀戀愀搀漀 渀漀椀琀攀 搀攀 䈀愀戀椀 䐀攀眀攀琀⸀
Algumas das influências fundamentais para a elaboração do produto audiovisual foram o filme 500 dias com ela (2009) e a séria New Girl (2011) que auxiliaram na construção dos personagens e da montagem do produto audiovisual. Assim como o filme Her (2014) que foi grande referência para o estudo da direção de arte e como os sentimentos dos personagens poderiam ser transmitidos através das cores e dos objetos, pois a protagonista do livro da pesquisadora é uma artista plástica e esse é um dos aspectos importantes que foram destacados durante a criação do trailer.倀愀爀愀 愀猀 挀攀渀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀砀椀戀椀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 愀琀攀渀漀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 昀漀挀愀搀愀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 樀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 攀砀攀爀挀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀琀愀爀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀瘀愀洀 攀渀琀爀攀 焀甀攀洀 氀椀愀Ⰰ 愀猀 挀攀渀愀猀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 攀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 挀愀甀猀愀爀椀愀洀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 昀漀猀猀攀 愀猀猀椀猀琀椀爀 愀漀 戀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀⸀
As disciplinas audiovisuais que ocorreram no decorrer da graduação auxiliaram durante todo o processo de criação do book trailer que seguiram desde o período da pré-produção, produção e pós-produção. Durante o trabalho foi realizado estudos sobre os temas book trailer com definições e técnicas, o audiovisual com relação do cinema com a literatura, a adaptação e por fim, a publicidade online com destaque para a publicidade no Wattpad. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O book trailer, produto audiovisual criado como peça publicitária foi baseado no livro É Você e recebe o mesmo nome. Possui cerca de 5 minutos e traz a história da protagonista Eduarda, uma estudante de artes plásticas que se apaixona pelo vizinho Gabriel. O rapaz desaparece sem deixar notícias mesmo quando os dois já estão em um relacionamento e Eduarda precisa seguir em frente. Ela recebe a ajuda da melhor amiga Aline e de Peter, novo morador do apartamento ao lado em que a garota mora. A história irá retratar a superação e a importância da amizade além de deixar em suspense a causa do desaparecimento de Gabriel. 倀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 琀爀愀椀氀攀爀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 䌀愀渀漀渀 攀漀猀 㘀䐀Ⰰ 倀椀挀琀甀爀攀 猀琀礀氀攀 ጀ†瀀攀爀昀椀氀 搀攀 挀漀爀 ጀ†挀椀渀攀 猀琀礀氀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀猀 搀愀 䌀愀渀漀渀 㜀 ⴀ ㈀ Ⰰ 㔀 洀洀 猀椀最洀愀 愀爀琀Ⰰ ㌀㔀洀洀 猀椀最洀愀 愀爀琀Ⰰ ㈀ 洀洀 稀攀椀猀猀 昀氀攀挀欀琀漀最漀渀Ⰰ 琀爀椀瀀Ⰰ 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 攀 氀漀挀甀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 攀洀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 䴀攀⸀ 䄀氀攀砀 嘀椀搀椀最愀氀⸀ 伀戀琀攀瘀攀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 䌀刀吀嘀 攀 搀漀 一切挀氀攀漀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 䌀愀瀀琀甀爀愀Ⰰ 愀洀戀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 攀 搀愀 䴀砀椀洀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䴀切猀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 愀甀琀漀爀愀氀 挀爀椀愀搀愀 甀渀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 戀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀 攀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀甀 漀 洀攀猀洀漀 渀漀洀攀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 搀攀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䔀渀挀漀爀攀 攀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀⸀
Como a personagem protagonista é estudante de artes plásticas e a principal forma de expressão é por intermédio das cores, o conceito e a direção de arte do trailer foram baseados nessas características. A cor fundamental do book trailer é o azul para representar a inocência da protagonista no início da história e a suavidade da aquarela, a técnica artística da personagem. Sobretudo, a protagonista tem uma ligação direta com o mar o qual tem grandes citações e representações no decorrer do produto.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䜀愀戀爀椀攀氀Ⰰ 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 攀猀挀甀爀攀挀攀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 漀甀 渀愀猀 爀漀甀瀀愀猀 搀愀 䔀搀甀愀爀搀愀⸀ 䄀 瀀愀氀攀琀愀 焀甀攀 瘀愀爀椀愀 渀漀猀 琀漀渀猀 搀攀 愀稀甀氀 猀攀最甀攀 愀琀 漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 甀洀愀 挀漀爀 挀漀渀琀爀愀猀琀愀渀琀攀 焀甀攀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 漀 爀攀挀漀洀攀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 挀漀渀昀椀愀渀琀攀⸀ 䄀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀攀氀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 挀漀爀琀攀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀⸀
Durante a criação do roteiro, o livro passou por uma adaptação e através dos estudos e análises das referências bibliográficas, as cenas escolhidas foram os capítulos principais da história para que tanto o leitor pudesse reconhecer os personagens, mas também uma pessoa que nunca teve contato com o livro pudesse entender o enredo e o que poderia esperar da obra literária. Entretanto, as cenas que seguem a partir do clímax, o desaparecimento de Gabriel, não foram apresentadas com o objetivo de ocasionar a curiosidade em quem visse e consequentemente, procurasse o livro para compreender o que ocorreria a seguir. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Durante a criação do book trailer a conexão entre a literatura e o audiovisual se mostrou sempre presente. A autora Rosemari Sarmento no artigo científico A Narrativa na Literatura e no Cinema (s.d.), relatou sobre as semelhanças de ambas as áreas e cita como duas formas artísticas podem juntas se transformarem em novas obras e se completarem.伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 猀攀最甀渀搀漀 愀 挀椀琀愀漀 搀攀 匀愀爀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 漀戀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀 漀 戀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀砀攀爀挀攀猀猀攀洀 渀漀 琀漀搀漀 甀洀 愀挀爀猀挀椀洀漀 瀀愀爀愀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 搀漀椀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 焀甀攀 猀攀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀 攀 漀 瘀搀攀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀琀甀愀爀 挀漀洀漀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 愀漀 挀氀洀愀砀 攀洀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀 愀挀愀爀爀攀琀愀爀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 愀漀 氀攀椀琀漀爀⸀
Como cita o autor Alex Moletta do livro Criação de curta-metragem em vídeo digital: “É preciso entender que essa área é a arte da imagem e não do diálogo” (2009, p.18). Portanto, o book trailer é direcionado para transmitir a mensagem por meio da imagem e do som. O vídeo em si tem como uma de suas principais estruturas a trilha sonora, usufruiu de músicas que se encaixam com o enredo dos personagens, sendo que uma das escolhidas é autoral para que os leitores se identificassem no decorrer da exibição e ajudasse mais na disseminação da obra.䔀洀 瘀椀猀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 甀洀愀 漀戀爀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀攀爀 昀攀椀琀愀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 渀愀 眀攀戀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀瘀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀攀 愀琀攀渀搀攀爀 攀 猀愀琀椀猀昀愀稀攀爀 挀攀爀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㔀 䐀䤀䄀匀 䌀伀䴀 䔀䰀䄀⼀ 㔀 䐀䄀夀匀 伀䘀 匀唀䴀䴀䔀刀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 䴀愀爀欀 圀攀戀戀⸀ 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀㨀 䘀漀砀 匀攀愀爀挀栀氀椀最栀琀 倀椀挀琀甀爀攀猀Ⰰ ㈀ 㤀⸀ ⠀㤀㔀 洀椀渀⸀⤀Ⰰ 猀漀洀⸀Ⰰ 挀漀氀漀爀⸀ 䰀攀最攀渀搀愀搀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㔀 䐀䤀䄀匀 䌀伀䴀 䔀䰀䄀 䔀 䄀 䠀䤀匀吀팀刀䤀䄀 䌀伀一吀䄀䐀䄀 倀䔀䰀䄀匀 䌀伀刀䔀匀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀渀洀嘀䰀㔀儀㔀瀀圀㤀挀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀㨀 ㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䰀䄀⼀ 䠀䔀刀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 匀瀀椀欀攀 䨀漀渀稀攀⸀ 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀㨀 圀愀爀渀攀爀 䈀爀漀猀⸀ 倀椀挀琀甀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ ⠀㈀㘀 洀椀渀⸀⤀Ⰰ 猀漀洀⸀Ⰰ 挀漀氀漀爀⸀ 䰀攀最攀渀搀愀搀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀圀 䜀䤀刀䰀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 䨀愀欀攀 䬀愀猀搀愀渀 攀 䴀椀最甀攀氀 䄀爀琀攀琀愀⸀ 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀㨀 䘀漀砀 䈀爀漀愀搀挀愀猀琀椀渀最 䌀漀洀瀀愀渀礀Ⰰ ㈀ ⸀ ⠀㘀 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀猀⤀Ⰰ 猀漀洀⸀Ⰰ 挀漀氀漀爀⸀ 䰀攀最攀渀搀愀搀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䰀䔀吀吀䄀Ⰰ 䄀氀攀砀⸀ 䌀爀椀愀漀 搀攀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 攀洀 瘀搀攀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀漀 倀⸀㬀 吀刀䔀嘀䤀匀䄀一Ⰰ 䴀椀挀栀攀氀攀 䬀⸀ 䈀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀㨀 愀 戀甀猀挀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀甀洀 匀挀椀攀渀琀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀渀椀昀爀愀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀甀洀䄀䰀䌀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㠀㌀㈀⼀㜀㜀㘀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀㨀 ㌀ 猀攀琀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䌀氀愀甀搀椀愀 䴀攀氀椀猀猀愀 一攀瘀攀猀⸀ 吀爀愀椀氀攀爀㨀 䌀椀渀攀洀愀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 渀漀 洀攀猀洀漀 爀漀氀漀⸀ ㈀ 㐀⸀ 䈀搀琀搀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀搀琀搀⸀渀搀挀⸀甀昀昀⸀戀爀⼀琀搀攀开愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀㈀㠀⼀吀䐀䔀ⴀ㈀ 㘀ⴀ ⴀ ㌀吀㌀㐀 㠀娀ⴀ㐀㐀⼀倀甀戀氀椀挀漀⼀挀氀愀甀搀椀愀─㈀ 洀攀氀椀猀猀愀⸀瀀搀昀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀㨀 ㈀ 猀攀琀⸀ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀刀䄀䤀嘀䄀Ⰰ 䰀攀愀渀搀爀漀㬀 䌀䄀一一䤀吀伀Ⰰ 一攀眀琀漀渀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 漀甀 䴀愀渀甀攀氀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀漀 瀀漀戀爀攀 搀漀猀 洀愀渀甀愀椀猀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 攀 吀嘀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀爀愀搀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀刀䴀䔀一吀伀Ⰰ 刀漀猀攀洀愀爀椀⸀ 䄀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀 渀愀 䰀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 攀 渀漀 䌀椀渀攀洀愀⸀ 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 刀攀渀愀琀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀漀昀攀猀猀漀爀爀攀渀愀琀漀⸀挀漀洀⼀愀琀琀愀挀栀洀攀渀琀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀㈀⼀䄀─㈀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀─㈀ 渀愀─㈀ 䰀椀琀攀爀愀琀甀爀愀─㈀ 攀─㈀ 渀漀─㈀ 䌀椀渀攀洀愀⸀瀀搀昀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 洀愀椀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䰀䰀䄀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀 刀⸀ 䈀漀漀欀 琀爀愀椀氀攀爀㨀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䄀戀攀搀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀攀搀⸀漀爀最⸀戀爀⼀挀漀渀最爀攀猀猀漀㈀ 㔀⼀愀渀愀椀猀⼀瀀搀昀⼀䈀䐀开㔀⸀瀀搀昀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀㨀 ㈀ 猀攀琀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|