INSCRIÇÃO: 00225
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: Campanha para governador do curso de Publicidade e Propaganda.
 
AUTORES: Ruan Rodrigo Gimenez Caballero (Universidade Católica Dom Bosco); Gustavo Suckel Camargo (Universidade Católica Dom Bosco); Anna Beatriz Lechner Ferri (Universidade Católica Dom Bosco); Julia Jacobus Trento (Universidade Católica Dom Bosco); Pedro Henrique Veiga Melo (Universidade Católica Dom Bosco); Eduardo Perotto Biagi (Universidade Católica Dom Bosco); Thiago Muller da Silva (Universidade Católica Dom Bosco); Elton Tamiozzo de Oliveira (Universidade Católica Dom Bosco)
 
PALAVRAS-CHAVE: Marketing Político, Marketing Eleitoral, Marketing Digital, Propaganda Online,
 
RESUMO
A campanha de marketing digital de Governador do Curso de Publicidade e Propaganda UCDB foi um trabalho realizado pelos acadêmicos do quinto semestre de Publicidade e Propaganda para a disciplina de Marketing Digital e Propaganda Online da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O objetivo da criação da campanha eleitoral foi desenvolver uma campanha digital para eleger o governador(a) do curso e unir os alunos com um tema tão latente e discutido na sociedade atual.
 
INTRODUÇÃO
As mais diversas técnicas de marketing eleitoral na internet por mais recentes que sejam acabam por se estabelecer como indispensáveis a partir do seu lançamento. Campanhas como a de Barack Obama de 2008 e a acirrada corrida presidencial pelo governo dos Estados Unidos em 2017 entre Hillary Clinton e Donald Trump não poderiam se apresentar como melhores espelhos para o impacto das mídias sociais e veículos de informação no resultado de conversão dos eleitores e consequentemente nas suas decisões de voto.਀伀甀琀爀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀  愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䜀爀愀愀猀 愀 攀猀琀攀 渀漀瘀漀 洀攀椀漀Ⰰ 愀 瀀漀氀ⴀ 琀椀挀愀 瀀愀爀攀挀攀 琀攀爀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀ⴀ ㈀ 䨀漀漀 䌀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀 琀漀洀愀爀 漀 挀漀渀琀愀挀琀漀 搀椀爀攀挀琀漀 挀漀洀 漀 攀氀攀椀琀漀爀愀搀漀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀琀爀漀氀愀⸀ ⠀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㄀⤀⸀ A oportunidade de conectar os eleitores com a política é proporcionada pela internet, de acordo com Canavilhas (2009), em uma sociedade onde a mobilidade é a palavra chave, a política tem uma grande oportunidade a ser explorada: a gama de recursos que os dispositivos móveis oferecem. Aumentam o interesse do cidadão por questões cívicas, porque passam a sensação de que a opinião dele é importante não somente durante as eleições, mas em qualquer proposta a ser discutida. Esse contato, mesmo que virtual, devolve ao cidadão a sensação de importância. ਀伀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀  洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 焀甀攀 愀最漀爀愀 樀 渀漀 猀漀 猀漀洀攀渀琀攀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 琀愀洀戀洀 攀洀椀猀猀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀氀攀猀 洀攀猀洀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀漀琀椀瘀愀漀 攀砀琀爀愀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 漀猀 樀漀瘀攀渀猀  瘀椀搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀ A internet é um instrumento de comunicação capaz de promover debates, produzindo e reproduzindo informações políticas, além dos mais variados temas. A Web 2.0 (FREIRE, 1997) instaurou uma nova geração de serviços na web, onde se desenvolveram novas formas de produção, compartilhamento e organização de informações. Ampliando o diálogo, a participação e o engajamento, proporciona a quebra do padrão conhecido entre emissor e receptor.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀攀搀愀最漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 昀椀砀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 猀甀爀最椀搀漀猀 渀漀 昀愀稀攀爀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 琀攀漀爀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀攀樀愀洀 爀攀猀漀氀瘀椀搀漀猀⸀  O objetivo do trabalho, desenvolvido na disciplina Marketing Digital e Propaganda On-line, ministrada pelo prof. Elton Tamiozzo no 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi desenvolver uma campanha digital para eleger o governador(a) do curso. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀挀爀攀猀挀椀搀漀 愀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀 ᰀ搠椀最椀琀愀氀ᴀ†焀甀攀 搀 甀洀 琀漀洀 洀漀搀攀爀渀漀 愀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀ⴀ氀漀 猀漀 愀椀渀搀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀漀猀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀渀猀愀搀漀猀 攀洀 洀攀愀搀漀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 瀀愀猀猀愀搀漀⸀ 伀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀攀氀甀氀愀爀 攀 漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 愀挀攀猀猀漀 洀瘀攀氀  椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 搀攀爀愀洀 愀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀 攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ É possível afirmar que desde os desenvolvimentos iniciais do marketing, a sua conexão com a esfera política é notória. Lima (2002), afirma que embora o surgimento do marketing político, como se conhece, aconteça posteriormente na história, é na Segunda Guerra Mundial, onde estudar o consumidor, suas práticas e interesses, se fez necessário para desenvolver economicamente as nações que foram prejudicadas após o término dos conflitos armados. Ali estavam marketing e política, que embora relacionados, separados.਀䰀椀洀愀 ⠀㈀  ㈀⤀ 挀漀渀挀氀甀椀 焀甀攀 愀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 愀甀洀攀渀琀愀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 栀戀椀琀漀猀 搀漀猀 挀漀洀瀀爀愀搀漀爀攀猀 攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀猀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀Ⰰ 漀猀 爀攀最椀洀攀猀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀猀 攀渀砀攀爀最愀洀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 樀甀渀琀愀爀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀 猀攀甀 昀愀瘀漀爀⸀  Portanto, nesse cenário, aqueles estudos e avanços que estavam focados apenas no comércio de produtos e serviços - tanto que levava o nome inglês Marketing, que em tradução literal, significa “mercadando” - foi agregado ao cenário político/eleitoral. ਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ጀ†甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀氀攀椀琀漀爀愀氀 昀愀稀 琀漀搀漀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a base teórica que fundamentou o trabalho foram utilizados os materiais disponibilizados pelo professor para a disciplina. Foram realizadas análises de sites, redes sociais e vídeos publicados por candidatos políticos reais. Também foram vistos alguns videos humorísticos sobre as campanhas políticas – onde os humoristas repetem os padrões geralmente utilizados por candidatos. ਀䘀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀愀洀戀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 樀漀瘀攀渀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 挀漀洀 椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 ㄀㘀 攀 ㈀㄀ 愀渀漀猀⸀ 䔀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  A função do marketing é compreender e estimular os desejos e as necessidades dos indivíduos, desenvolvendo produtos ou serviços que atendam a essas necessidades e comunicando sua existência à sociedade. Este processo é bastante amplo, dividido em uma série de etapas e tarefas complexas, algumas das quais, por serem mais visíveis, tendem a atrair maior atenção por parte do grande público ou daqueles que se iniciam no assunto. (MOREIRA, 2016, p. 14 a p.26)਀䄀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䰀愀戀䌀漀洀⤀ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 䐀漀洀 䈀漀猀挀漀⸀ 一愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 䐀䰀匀刀 匀漀渀礀 䄀㘀㌀   攀 䌀愀渀漀渀 吀㘀椀Ⰰ 攀 漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 攀 䄀搀漀戀攀 䄀甀搀椀琀椀漀渀⸀ 倀愀爀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 最攀爀攀渀挀椀愀搀漀爀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O marketing, seguindo as ideias de Moreira (2016), pode ser entendido como um conjunto de métodos aperfeiçoados que juntos têm o poder e o objetivo de atingir o sucesso. O Marketing Eleitoral entra para achar estratégias eficientes e de curto prazo que façam uma conexão entre o candidato e o eleitor. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䬀漀琀氀攀爀 ⠀㈀   ⤀Ⰰ 琀漀搀愀 漀昀攀爀琀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 琀爀愀稀 攀洀 猀甀愀 攀猀猀渀挀椀愀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 戀猀椀挀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 攀洀瀀攀渀栀愀洀ⴀ猀攀 愀爀搀甀愀洀攀渀琀攀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀 琀攀渀琀愀爀漀 猀愀琀椀猀昀愀稀攀爀⸀  O grupo escolheu como candidato a governador o componente Ruan Rodrigo Gimenez Caballero e como vice Anna Beatriz Lechner Ferri. Para a campanha foram utilizados os nomes Ruan Caballero e Anna Lechner. O partido escolhido, Partido Social Democrata (PSD), o número escolhido foi 15 e o slogan “15 é quem faz acontecer”.਀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀砀椀最椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀Ⰰ 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀攀 攀琀愀瀀愀猀㨀 愀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀⼀瀀愀爀琀椀搀漀㬀 戀⤀ 攀渀琀爀攀最愀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀㬀 挀⤀ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀漀甀琀爀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀爀愀洀 漀瀀挀椀漀渀愀椀猀⤀㬀 搀⤀ 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 愀 挀愀搀愀 搀漀椀猀 搀椀愀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀㬀 攀⤀ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 猀瀀漀琀⼀樀椀渀最氀攀 搀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀㬀 昀⤀ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀攀 瘀搀攀漀 搀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀㬀 最⤀ 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀猀 ⠀攀洀 瘀椀搀攀漀Ⰰ 愀甀搀椀漀Ⰰ 瀀漀猀琀愀最攀渀猀⤀⸀ A identidade visual da campanha foi produzida de acordo com referências buscadas durante o processo de pesquisa de outros candidatos. As cores da campanha foram baseadas em diferentes tons de azul e cinza conforme as cores do partido (PSD). As vestimentas dos candidatos durante o processo de fotografia da campanha foram derivadas dessa paleta de cores para que o layout tivesse uma unidade visual e que a campanha fosse integrada.਀䄀猀 昀漀琀漀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀漀 䰀愀戀䌀漀洀 ⠀䰀愀戀漀爀愀琀爀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 䐀漀洀 䈀漀猀挀漀⤀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 猀攀甀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀爀⸀ 䄀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 搀愀猀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 猀攀最甀椀爀愀洀 甀洀 瀀愀搀爀漀 攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀氀攀椀琀漀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀猀猀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 琀椀瘀攀猀猀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 挀漀渀昀椀愀渀愀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀愀 攀 椀渀漀瘀愀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀爀爀攀搀漀渀搀愀搀愀猀Ⰰ 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀Ⰰ 挀漀洀 瘀愀爀椀愀漀 搀攀 攀猀瀀攀猀猀甀爀愀⸀  Além das peças gráficas, foi desenvolvido um jingle da campanha, com uma melodia mais jovem, com batidas de funk e pop de uma música bem conhecida pelos jovens. A letra trazia elementos do cotidiano acadêmico e repetição de termos, para que pudesse haver identificação e que o acadêmico se lembrasse facilmente do candidato. ਀䄀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 攀 愀氀最甀洀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀稀椀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀洀戀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 樀漀瘀椀愀氀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀Ⰰ 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 戀爀椀挀愀搀攀椀爀愀猀 攀 最爀椀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀漀猀猀攀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀搀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀琀椀渀最椀猀猀攀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀琀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀猀猀攀 焀甀攀 漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 昀愀氀愀瘀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀氀攀Ⰰ 攀 渀漀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 最攀渀爀椀挀漀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Este trabalho desenvolvido para a disciplina de Marketing Digital e Propaganda Online orientada pelo professor Elton Tamiozzo na Universidade Católica Dom Bosco (UDCB) nos possibilitou um estudo mais profundo sobre o marketing político e, principalmente a sua influência na decisão de voto. O processo de desenvolvimento deste trabalho foi de grande importância para uma aproximação maior com o gênero. Além de ampliar os conhecimentos técnicos e teóricos de produção fotográfica, edição e produção de material audiovisual, nos permitiu desenvolver um tema tão aparente na sociedade atual. Assim, o trabalho nos proporcionou ampliar a criatividade em busca de técnicas e formas inovadoras para se desenvolver a campanha, já que este tema é de um tabu de discussão. ਀䌀漀渀挀氀甀洀漀猀 焀甀攀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀愀 搀攀挀椀猀漀 搀漀 瘀漀琀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 猀攀 搀愀 洀愀椀猀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀 昀愀氀愀 挀漀洀 漀 攀氀攀椀琀漀爀 搀漀 焀甀攀 瀀攀氀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀甀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 攀洀 猀攀甀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀攀 猀甀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 愀戀猀漀氀甀琀愀⸀ O tema foi de suma importância durante o nosso processo de graduação, já que tivemos contato direto com o universo político e o marketing eleitoral, que são duas vertentes crescentes no conhecimento da população, principalmente na situação política atual do país, com eleições para presidente se aproximando, e diversos acontecidos em toda política mundial. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 䄀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 倀漀氀琀椀挀愀 渀愀 䔀爀愀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀⸀ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀挀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀ⴀ樀漀愀漀ⴀ挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀ⴀ瀀漀氀椀琀椀挀愀ⴀ渀愀ⴀ攀爀愀ⴀ搀愀ⴀ椀渀琀攀爀渀攀琀⸀瀀搀昀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 䔀砀琀攀渀猀漀 漀甀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ㌀⸀ 㨀 䄀猀 昀漀爀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 漀 渀漀瘀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 挀攀渀琀爀愀搀漀 渀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 伀⸀ 䌀漀甀琀椀渀栀漀 搀攀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 倀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 攀䈀漀漀欀䰀椀戀爀椀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀渀猀攀氀洀漀 䄀渀琀漀渀椀漀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 倀漀氀琀椀挀漀⸀ 䨀漀椀渀瘀椀氀氀攀㨀 䌀氀甀戀攀 搀攀 䄀甀琀漀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀