INSCRIÇÃO: 00229
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: BTEIXXEIRA
 
AUTORES: Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Bruna Teixeira Pimentel (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: BTEIXXEIRA, Criação, Design, Publicidade, Youtube
 
RESUMO
O presente paper se refere ao desenvolvimento de uma identidade visual a um produto midiático no segundo semestre do ano de 2017 para a disciplina de Convergência Digital, ao qual foi destinado a digital influencer Bruna Teixeira Pimentel. A identidade visual teve, como função primordial, personalizar, caracterizar e diferenciar a modelo que, por sua essência, se segmentou pela a criação de um logotipo, uma capa para o canal e uma publicação de lançamento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 ㈀㐀 愀渀漀猀 攀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀㈀ 洀椀氀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 攀洀 猀攀甀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 愀 洀漀搀攀氀漀 戀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀 䈀爀甀渀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 愀 琀漀搀漀猀 挀漀洀 猀攀甀 挀愀爀椀猀洀愀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀攀 昀漀琀漀猀 猀攀洀瀀爀攀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 瀀漀猀攀猀 洀甀椀琀漀猀 戀攀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀⸀ 匀甀愀 攀猀猀渀挀椀愀 ⴀ 愀 焀甀愀氀 樀 渀漀洀攀愀爀愀洀 挀漀洀漀 攀砀琀椀挀愀 ⴀ Ⰰ 愀漀 挀攀爀琀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀愀 挀漀洀漀 切渀椀挀愀⸀  Bruna Teixeira possui um ótimo engajamento em suas redes sociais, vem desenvolvendo sua carreira produtivamente ao longo dos anos e com planos de expansão. Ela diariamente recebe mensagens de suas seguidoras pedindo dicas, tutoriais e opiniões sobre beleza, moda e maquiagem. Sendo assim, ela pode ser considerada uma digital influencer, tal como dito por Borges (2006):਀儀甀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 ᰀ猠攀最甀椀搀漀爀愀猀ᴀ†搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀氀愀猀 瀀爀漀瘀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀昀椀愀渀愀 渀愀焀甀攀氀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 攀猀琀 瀀漀爀 琀爀猀 搀愀焀甀攀氀攀猀 琀攀砀琀漀猀 漀甀 昀漀琀漀猀⸀ 䤀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀爀攀洀 猀愀戀攀爀 愀 瀀漀猀椀漀 搀攀 甀洀愀 戀氀漀最甀攀椀爀愀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 猀攀爀瘀椀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀 攀 愀猀猀椀洀 昀漀爀洀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 洀愀爀挀愀 漀甀 琀攀渀搀渀挀椀愀⸀  ਀匀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 洀漀搀攀氀漀 瀀爀漀搀甀稀 琀愀椀猀 瘀搀攀漀猀 攀洀 猀甀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 ᰀ匠琀漀爀椀攀猀ᴀⰠ 愀 焀甀愀氀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 昀漀琀漀猀 搀攀 愀琀 ㄀㔀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀⸀ 倀攀氀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀氀愀 爀攀挀攀戀攀 愀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀氀漀最椀漀猀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀攀搀椀搀漀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 洀愀爀挀愀猀 戀甀猀挀愀渀搀漀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀⸀  Com intuito de expandir sua carreira e seu conteúdo para uma plataforma mais adequada, resolveu abrir um canal no YouTube, onde seus vídeos poderão ficar disponíveis por tempo indeterminado, com maior tempo de duração e sem cortes.਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䜀攀爀猀漀渀 䰀甀椀稀 匀挀栀攀椀搀眀攀椀氀攀爀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 挀爀椀愀爀 漀 氀愀礀漀甀琀 攀 漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 愀氀最甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 漀瀀琀愀爀 攀渀琀爀攀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 夀漀甀琀甀戀攀 漀甀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 挀愀渀愀氀 䈀吀䔀䤀堀堀䔀䤀刀䄀⸀ 
 
OBJETIVO
Antes apenas fielmente presente no Instagram, o objetivo principal deste trabalho foi o de desenvolver uma identidade visual para a representar a formação de uma presença digital na plataforma do YouTube. Paralelo a isso, os objetivos específicos são a notoriedade da modelo quanto à diferenciação na plataforma, sendo vista através de uma identidade visual singular. ਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 最爀甀瀀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 漀 挀愀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀搀攀洀漀猀 愀搀洀椀琀椀爀 愀 甀渀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ 䔀猀猀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 攀洀 猀椀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 洀攀爀椀琀椀猀琀愀⸀ 一漀 搀椀挀椀漀渀爀椀漀 䴀椀挀栀愀攀氀椀猀Ⰰ 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 挀漀洀漀 ᰀ猠爀椀攀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 漀甀 挀漀椀猀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 焀甀愀椀猀 瀀漀搀攀洀漀猀 搀椀猀琀椀渀最甀椀ⴀ氀愀猀⸀ᴀⰠ 漀甀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ ᰀ愠焀甀椀氀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 焀甀攀 甀洀愀 挀漀椀猀愀 猀攀樀愀 猀攀洀瀀爀攀 愀 洀攀猀洀愀 漀甀 搀愀 洀攀猀洀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ᴀ⸠ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀漀搀攀爀椀愀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀爀 愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 洀漀搀攀氀漀 渀愀 渀漀瘀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 愀漀 焀甀愀氀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀 搀攀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 搀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀⸀ 倀愀爀愀 匀琀爀甀渀挀欀 ⠀㄀㤀㠀㤀⤀㨀 As identidades visuais são um instrumento fundamental nas políticas de marketing das empresas. São a expressão de sua individualidade e a garantia de responsabilidade perante a sociedade. Cuidadosamente criadas e implantadas, traduzem exatamente a forma pela qual as empresas gostariam de ser vistas por seus públicos externo, seus clientes e fornecedores, e interno, os que nela trabalham (STRUNCK, 1989, p. 44).਀ Com a criação de uma identidade visual própria, acredita-se que Bruna possa ser vista como uma influenciadora preocupada em como é vista, muito além da preocupação de ser apenas lembrada. Sua intenção, até então, abusa do artifício de se manter como uma personalidade midiática inédita aos padrões pré-definidos pela sociedade, buscando destaque sempre que possível. Desta forma, a ideia da criação de uma IDV condisse paralelamente à necessidade de se destacar.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀椀 甀猀愀搀漀 愀爀琀椀昀挀椀漀猀 搀攀 搀椀氀漀最漀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀愀氀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ 攀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀愀氀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀Ⰰ 愀漀 焀甀愀氀 搀攀氀椀洀椀琀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 瀀愀甀琀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 昀甀渀椀氀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ ꀀ吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 䈀爀甀渀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀 挀漀洀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 搀愀 洀漀搀攀氀漀 瀀愀爀愀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀 焀甀攀戀爀愀ⴀ挀愀戀攀愀Ⰰ 愀漀 焀甀愀氀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀椀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀⸀ Desde o início o grupo mantia contato com Bruna, tendo em vista a proximidade pela faculdade; alguns amigos da modelo foram consultados, assim poderíamos ter a percepção de uma perspectiva macro sobre  a cliente. Nessa fase, perguntas como “o que te faz lembrar a Bruna?”, “quais cores você pode conectar a personalidade de Bruna?”, entre outras, foram pontos alvos trabalhados.਀ऀ䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 搀攀 挀爀椀愀漀 攀 攀搀椀漀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 搀愀 䄀搀漀戀攀⸀ 匀攀渀搀漀 琀漀搀漀 攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀 ⠀爀攀甀渀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 攀 瀀猀 ⠀挀爀椀愀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 攀琀挀⸀⤀ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 攀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀攀琀攀渀琀漀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 䈀爀甀渀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O processo de idealização e criação foi totalmente realizado através da disciplina, tendo orientações pontuais pelo professor. Primeiro foi preciso escolher, dentre as vertentes da disciplina, qual produto ou serviço prestar com base no solicitado - sendo o dever de criar um layout para uma plataforma digital -, para, então, escolhermos a criação de uma IDV. Após isso fizemos uma reunião de brainstorming, a fim de escolher um case que fosse adequado ao tempo, disponibilidade e necessidade que cada integrante do grupo trouxe. O fator ‘necessidade’ foi o essencial para a escolha do segmento de IDV para criação. Em consenso, pensamos que poderíamos ajudar alguém em uma perspectiva de pequeno a médio prazo ao invés de criar um layout de aplicativo, ao qual estaríamos pensando em uma perspectiva de longo prazo tendo em vista dos recursos que são necessários. ਀ऀ䄀漀 瀀攀渀猀愀爀洀漀猀 攀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 挀愀猀攀猀Ⰰ 氀漀最漀 瘀椀攀洀漀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 䈀爀甀渀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀Ⰰ 攀洀 愀戀爀椀爀 猀攀甀 挀愀渀愀氀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀琀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀⸀ O professor da disciplina nos orientou a entender a realidade em que o case estaria inserido, sendo ele o seu cenário, responsável, MVV, público, e outros detalhes que poderiam nos alimentar de informações prévias para a resolução do case.਀䘀椀稀攀洀漀猀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 漀猀⠀愀猀⤀ 礀漀甀琀甀戀攀爀猀 猀攀 攀砀椀戀椀愀洀 攀洀 猀攀甀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀漀猀 挀愀渀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀椀猀 攀猀琀椀氀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀爀愀洀 戀漀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 䤀䐀嘀 搀漀 挀愀渀愀氀 搀愀 䈀爀甀渀愀Ⰰ 焀甀愀氀 渀漀洀攀 攀氀愀 瀀漀搀攀爀椀愀 甀猀愀爀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀攀甀 挀愀渀愀氀Ⰰ 攀琀挀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀瀀猀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 䈀爀甀渀愀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 焀甀攀 漀 渀漀洀攀 搀漀 猀攀甀 挀愀渀愀氀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 搀漀 猀攀甀 甀猀攀爀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀甀猀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 樀 挀漀渀栀攀挀椀愀洀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀椀愀洀 挀漀渀攀挀琀愀爀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀㨀 䈀吀䔀䤀堀堀䔀䤀刀䄀⸀ O processo de coleta de informações da modelo, já mencionado em outro tópico, foi feito para que pudesse dar início a criação da identidade visual. A cliente dispôs de um desejo prévio, o qual gostava do estilo colagem. Isso foi outro fator determinante no procedimento de criação final.਀倀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀洀攀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 搀漀 挀愀渀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 漀 猀攀氀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀⸀ 一攀氀攀 琀攀渀琀愀洀漀猀 攀砀琀攀爀椀漀爀椀稀愀爀 琀漀搀愀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀愀 洀漀搀攀氀漀㨀 甀洀 瀀攀猀猀漀愀 愀甀琀渀琀椀挀愀Ⰰ 愀渀椀洀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 搀椀瘀椀搀攀 攀洀 猀攀甀 匀攀爀 攀洀 愀氀攀最爀椀愀 攀 搀漀甀爀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 洀愀爀挀愀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 漀 猀漀爀爀椀猀漀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 瘀攀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀漀爀 爀漀猀愀 ⠀攀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 搀漀甀爀愀 ⴀ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 愀 挀漀爀 瀀爀攀昀攀爀椀搀愀 瀀攀氀愀⤀ 攀 漀 愀洀愀爀攀氀漀 ⠀挀漀洀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 攀渀攀爀最椀愀⤀ 攀洀 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀猀愀氀椀渀栀愀搀愀Ⰰ 愀漀 焀甀愀氀 瀀爀攀搀攀猀琀椀渀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䔀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀琀愀爀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 戀愀椀砀漀ⴀ愀氀琀漀Ⰰ 渀漀猀 琀爀愀稀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 焀甀攀 攀氀愀猀 攀猀琀漀 猀愀洀戀愀⸀ 䌀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 挀攀渀琀爀愀氀 瀀漀搀攀洀漀猀 瘀攀爀 愀 猀椀氀栀甀攀琀愀 搀攀 甀洀 爀漀猀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 洀攀渀漀猀 攀猀瀀攀爀愀搀漀Ⰰ 攀猀猀愀 猀椀氀栀甀攀琀愀 瀀攀爀琀攀渀挀攀  洀漀搀攀氀漀⸀ 匀攀洀瀀爀攀 挀漀渀琀愀最椀愀渀搀漀 愀 琀漀搀漀猀 挀漀洀 猀攀甀 猀漀爀爀椀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 甀洀愀 昀漀琀漀 挀氀椀挀愀搀愀 搀攀 䈀爀甀渀愀⸀ 伀 戀愀琀漀洀Ⰰ 甀洀 琀漀洀 愀戀攀爀琀漀 搀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 昀漀爀洀愀 瘀椀瘀愀 攀洀 焀甀攀 猀攀甀猀 琀爀愀樀攀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀 攀洀 猀攀甀猀 氀漀漀欀猀 搀椀爀椀漀猀⸀ As peças gráficas da capa do canal no YouTube e as publicações de apresentação para as redes sociais foram feitos com design baseado em colagens de fotos da modelo em diversas perspectivas, apropriando de sua vontade pessoal.਀䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀  挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀  琀甀爀洀愀 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 攀Ⰰ 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀瘀椀愀搀漀猀  䈀爀甀渀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 攀洀 猀甀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀愀渀搀漀 樀甀氀最愀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 吀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀甀爀漀甀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀ 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Mesmo com o canal ainda não lançado, podemos ter a certeza de que a cliente considera que o material produzido a representa em sua totalidade. As pessoas mais próximas, ao qual convive diariamente, também dispuseram de um feedback muito positivo acerca das peças. O logotipo, seu ponto chave, será futuramente aplicado em diversos meios: camisas, capas para celular, anúncios patrocinados das redes sociais, placas cenográficas para seus vídeos, etc.਀ऀ匀攀渀搀漀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 最爀昀椀挀愀 搀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 愀最爀甀瀀愀搀漀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 琀攀爀 甀洀愀 焀甀攀 挀漀渀瘀攀爀猀攀 挀漀洀 猀攀甀猀 椀搀攀愀椀猀  甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 挀栀愀瘀攀 渀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ  愀 瘀椀猀漀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀攀洀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 漀甀 瀀爀漀搀甀琀漀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 䤀䐀嘀 挀爀椀愀搀愀 椀爀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀愀 挀氀椀攀渀琀攀 攀洀 猀甀愀 渀漀瘀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade Visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Graf. Ed., 1989.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 䴀椀挀栀愀攀氀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀椀挀栀愀攀氀椀猀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀甀猀挀愀㼀椀搀㴀瘀欀䄀䄀嘀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 䄀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀 

BORGES, Carlise Nascimento. A nova comunicação e o advento dos digital influencers: pesquisa realizada sobre blogueiras de moda. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 18., Goiânia. Anais... Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste: Goiânia – GO, 2016.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀