INSCRIÇÃO: | 00230 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA06 |
TÍTULO: | Eu sou uma mulher livre |
AUTORES: | Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Moacir Macedo Martins (Universidade Católica de Brasília) |
PALAVRAS-CHAVE: | Assédio, Liberdade, Mulher, Roteiro, Vídeo |
RESUMO | |
A liberdade de uma mulher, ou a falta dela em seu dia a dia, é tema constante de discussões, principalmente entre os jovens. O presente roteiro de ficção “Eu sou uma mulher livre”, produzido no Centro de Rádio e Televisão da Universidade Católica de Brasília, para a disciplina Técnicas de Redação para Tv e Cinema se apresenta como um desabafo sobre a representação da mulher na sociedade e principalmente sobre assédios sofridos no dia a dia.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 攀氀攀 昀愀氀愀Ⰰ 猀攀 瘀攀猀琀攀 漀甀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀Ⰰ 爀攀愀昀椀爀洀愀 猀甀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 猀攀甀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 愀爀琀椀最漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 搀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 漀 䄀爀琀椀最漀 㔀먀Ⰰ 最愀爀愀渀琀攀 搀椀爀攀椀琀漀 瘀椀搀愀Ⰰ 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 琀愀氀 搀椀爀攀椀琀漀 渀漀 挀漀渀挀攀戀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀爀爀攀琀愀⸀ Quando se trata da mulher, de uma forma geral, suas atitudes são criticadas, mal interpretadas e até mesmo julgadas, o que abre caminho para situações de preconceito e assédio sofridos não só ao longo de uma vida, mas como de todo o dia.䐀椀愀渀琀攀 琀愀氀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 椀渀猀攀最甀爀愀猀 愀漀 椀爀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 渀愀 爀甀愀 漀甀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀 攀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 攀猀琀攀樀愀洀 猀甀樀攀椀琀愀猀 愀猀猀搀椀漀猀 攀 瀀爀 樀甀氀最愀洀攀渀琀漀猀⸀ Isso afeta completamente a dignidade e bem-estar de uma mulher, que não se sente confiante para fazer o que quer fazer, falar o que quer dizer e expressar sua personalidade. 伀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 渀愀 切氀琀椀洀愀 搀挀愀搀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀 昀攀稀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 渀漀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 琀洀Ⰰ 攀 攀渀愀氀琀攀挀攀爀 猀甀愀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 挀椀搀愀搀漀⸀ | |
OBJETIVO | |
O presente trabalho veio com o objetivo a partir da proposição realizada pela professor dentro da matéria de Técnicas de Redação e Produção para TV e Cinema de realizar um roteiro que apresente situações do cotidiano de uma mulher atualmente, como preconceito e assédio, e fazer uma reflexão sobre a liberdade de expressão que as mulheres, infelizmente, ainda não têm na sociedade em geral.匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 最爀甀瀀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀 瘀搀攀漀 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 搀漀 愀猀猀搀椀漀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
As mulheres já são a maioria da população brasileira. Segundo dados do IBGE, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD de 2015, as mulheres compõem 51,48% da população do Brasil. 吀愀氀 搀愀搀漀 洀漀猀琀爀愀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 爀攀渀搀愀 洀攀渀猀愀氀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㔀 攀爀愀 搀攀 刀␀⸀㔀㘀Ⰰ 攀 愀 爀攀渀搀愀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 渀漀 洀攀猀洀漀 愀渀漀Ⰰ 攀爀愀 搀攀 刀␀㤀㐀㌀⸀ 䄀氀洀 搀攀 猀愀氀爀椀漀猀 洀愀椀猀 戀愀椀砀漀猀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 琀洀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 渀攀洀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ O dia a dia de uma mulher é marcado por esses episódios, seja na rua, em transportes públicos, no trabalho, na relação com os parceiros e até mesmo com amigos. 匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䄀瘀漀渀 挀漀洀 漀 䐀愀琀愀 倀漀瀀甀氀愀爀 搀攀 ㈀ 㐀Ⰰ 㜀㠀─ 搀愀猀 樀漀瘀攀渀猀 搀攀 㘀 愀 ㈀㐀 愀渀漀猀Ⰰ 樀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 瀀愀猀猀愀爀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 焀甀愀猀攀 ─ 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 愀昀椀爀洀愀洀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 猀椀洀Ⰰ 洀愀挀栀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀 搀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀搀漀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 ∀䔀甀 猀漀甀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 氀椀瘀爀攀∀ 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 昀愀稀攀爀 漀 甀猀甀爀椀漀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Foi desenvolvida uma pesquisa informal entre algumas mulheres de diversas idades, sobre como elas se sentiam ao sair de casa e se deparar com situações de assédio, e quais serão essas situações. 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 甀洀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 搀攀 洀椀渀甀琀漀 猀攀渀搀漀 甀洀 洀漀渀氀漀最漀Ⰰ 挀漀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀㨀 渀愀 爀甀愀Ⰰ 攀洀 挀愀猀愀Ⰰ 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 挀漀洀 漀猀 愀洀椀最漀猀⸀
Durante a fala da personagem, vemos uma mudança na luz dos estúdio retratando toda a tristeza que existe em suas palavras, onde ela percebe que a liberdade que ela acha que tem na verdade não existe concretamente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀渀猀琀爀椀 漀 攀猀焀甀攀氀攀琀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀Ⰰ 攀 搀攀 琀漀搀愀 猀甀愀 猀渀琀攀猀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䈀愀爀爀攀琀漀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 猀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 挀漀洀 ㌀ 瀀漀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀㨀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 挀氀洀愀砀Ⰰ 攀 挀漀渀挀氀甀猀漀⸀
O roteiro de "Eu sou uma mulher livre" apresenta de uma forma muito simples e verídica os relatos de uma mulher jovem quanto aos seus gostos de vestimentas, lugares que gosta de sair e dizer, e situações vividas no ambiente de trabalho e na rua, levando em conta a exposição do problema, o seu clímax e a conclusão.ऀ䄀 昀愀氀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 猀攀 挀漀渀琀爀愀搀椀稀攀爀 焀甀愀渀搀漀 攀氀愀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 漀 焀甀攀爀 攀 挀漀洀漀 焀甀攀爀Ⰰ 洀愀猀 氀漀最漀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 爀攀愀昀椀爀洀愀渀搀漀 焀甀攀 渀漀 戀攀洀 愀猀猀椀洀⸀
Ao longo de sua fala, que começa com luzes acesas e uma confiança e espontaneidade ao expressar sua liberdade, notamos que o tom vai caindo profundamente quando ela percebe que tudo o que ela diz cai por terra logo em seguida, causando profunda tristeza e reflexão da personagem.ऀ䤀猀猀漀 昀椀挀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀瘀椀搀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 쀀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 洀漀渀氀漀最漀Ⰰ 挀漀洀攀愀渀搀漀 挀漀洀 ㌀ 氀甀稀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀挀愀搀愀猀 攀洀 猀攀甀 瀀氀愀渀漀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 愀猀 氀甀稀攀猀 瘀漀 猀攀 愀瀀愀最愀渀搀漀Ⰰ 爀攀猀琀愀渀搀漀 攀渀琀漀Ⰰ 渀愀 切氀琀椀洀愀 昀爀愀猀攀 甀洀愀 氀甀稀 愀挀椀洀愀 搀攀 猀甀愀 挀愀戀攀愀 焀甀攀 洀愀爀挀愀 愀瀀攀渀愀猀 猀甀愀 猀椀氀栀甀攀琀愀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 琀漀搀漀 漀 搀爀愀洀愀 攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀
O filme se encerra então, quando a personagem termina sua última frase, a mesma do início, mas com um tom de tristeza abaixando a cabeça demonstrando sua fragilidade e frustração.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 愀 洀搀椀愀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 昀漀爀愀 瀀愀爀愀 漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 最愀渀栀愀渀搀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 爀搀椀漀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ ꀀ
Quanto mais produtos de audiovisual que explorem esse assunto tão importante a ser discutido tiver, melhor a compreensão da população quanto a valorização da mulher e o fim da violência, assédio e preconceito. E é para isso que o roteiro de "Eu sou uma mulher livre" se apresenta, como mais uma forma de expressão da inquietação da mulher diante a sociedade, e a sua falta de liberdade e de ser quem quer ser.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 吀栀椀愀最漀⸀ 嘀攀渀搀攀ⴀ猀攀 攀洀 ㌀ 猀攀最甀渀搀漀猀㨀 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ 㐀⸀
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀䈀䜀䔀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 䄀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀琀攀攀渀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀漀戀爀攀ⴀ漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀瀀漀瀀甀氀愀挀漀愀⼀焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀ⴀ搀攀ⴀ栀漀洀攀渀猀ⴀ攀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㌀ 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀⸀ G1. Violência contra a mulher. no Brasil. Disponível em : http://g1.globo.com/bemestar/violencia-contra-mulher.html. Acesso em 23 de março de 2018㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |