ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00231</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Freeda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ingrid Queiroz Di Guimaraes (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Thales de Morais Marques (Universidade Católica de Brasília); Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Aplicativo, Campanha, Diversidade, Gênero, LGBTI</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper se refere a campanha promocional realizada no primeiro semestre do ano de 2017 na matéria de planejamento de campanhas referente ao aplicativo de avaliação de estabelecimentos Freeda  espaços de diversidade. O aplicativo tem como função principal a categorização de estabelecimentos em quesitos de respeito e aceitação de públicos LGBTI, após a visita ao estabelecimento os usuários podem analiá-lo nestes pontos referentes à diversidade sexual e de gênero. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante a trajetória de formação de um comunicador podemos nos deparar com diversos desafios, crises e oportunidades, porém, com o trabalho aliado dos professores e alunos dos cursos de graduação podemos encontrar grandes e frutíferos trabalhos. Este é o caso da campanha promocional aqui apresentada para o aplicativo Freeda  espaços de diversidade. Durante o primeiro semestre de 2017 o grupo aqui presente se encontrava na matéria de planejamento de campanhas da Universidade Católica de Brasília, ministrada pelo professor Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira. Esta matéria é conhecida na universidade por sempre trazer desafios e propostas reais para que os alunos trabalhem durante o semestre, neste contexto, o professor nos trouxe o case do Freeda. Sendo o Freeda um projeto de aplicativo criado por jovens do Rio Grande do Sul durante o Hackathon Gênero e Cidadania da Câmara dos Deputados com o objetivo, de acordo com informações cedidas pelo próprio aplicativo, de  evitar surpresas desagradáveis . Ao perceber que os números sobre denúncias de desrespeito aos Direitos Humanos não condiziam com a realidade, a ideia do aplicativo foi tomando formas para o público que busca informações sobre estabelecimentos comerciais. Nessa versão, então, os usuários podem abrir um mapa da sua cidade com diferentes tipos de estabelecimentos categorizados e qualifica-los depois da visita, assim como adicionar comentários. Sendo assim, a campanha vem aqui para auxiliar no lançamento desta proposta de aplicativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como dito anteriormente, o objetivo principal desta campanha foi o de desenvolver um lançamento para o aplicativo Freeda  espaços de diversidade. Tendo como objetivos específicos o entendimento de todo o espaço em que esse aplicativo se insere, em termos de macroambiente, microambiente e ambiente interno. Sendo assim, foi feito todo o planejamento e a criação de uma linha de pensamento dentro da matéria de planejamento de campanhas em dois mil e dezessete, com o apoio da orientação do professor da referida matéria </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Acreditando na potencialidade de trabalhos e projetos emergentes, a campanha se insere num contexto de grande necessidade de ações como o Freeda para a disseminação de um pensamento não preconceituoso ou excludente em relação a aspectos como diversidades sexuais e de gênero. Sendo assim, corroboramos com as afirmações de instituições, corporativas e projetos que trabalham em uma constante luta para o desenvolvimento de um pensamento menos rígido e heteronormativo, que é o caso do aplicativo ao qual a presente campanha se destina. Visando ainda, a necessidade da ocupação de espaços por este grupo de pessoas tão massivamente afetado por discriminações no Brasil, espaços estes, no caso do Freeda, de lazer e entretenimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentro do trabalho realizamos pesquisas para entendermos um pouco melhor os diversos tópicos que influenciavam o lançamento do aplicativo, como por exemplo, a setorização de públicos, os concorrentes, a distribuição e outros. Para isto realizamos pesquisas em sites de avaliação, por este ser o caráter principal de nosso cliente da campanha. Além disso, as peças foram desenvolvidas, tomando como base nosso planejamento de ações e mídias, nos programas de edição e criação Illustrator e Photoshop da Adobe. Sendo todo este processo realizado por integrantes do grupo e posteriormente aprovado pelo professor orientador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo como um todo foi realizado dentro da disciplina e com uma orientação semanal do professor, começamos por um entendimento e desenvolvimento de questões relacionadas ao macroambiente e ao microambiente, como por exemplo: o ambiente econômico do país que influencia diretamente na criação de novas empresas, o fator tecnologia pois por se tratar de um aplicativo este fator se faz extremamente importante, os fatores políticos que estão caminhando para um campo mais inclusivo, a realidade LGBTI e alguns casos de estabelecimentos gayfriendly (estabelecimentos, na tradução literal, amigos das pessoas gays). Também realizamos uma profunda análise com relação aos concorrentes de nosso cliente. O Freeda não apresentava nenhum concorrente tão direto por ser um aplicativo de avaliação especifico para avaliar a receptividade de estabelecimentos com pessoas LGBTI, porém, se focarmos no quesito de avaliação apenas, possui muitos concorrentes possíveis. Sendo assim, separamos alguns concorrentes como: Foursquare, Booking, Trivago e Tripadvisor, avaliando os mesmos em seis quesitos - popularidade, disponibilidade em português, fácil utilização, fidelidade à realidade, facilidade de avaliação e especificação quanto ao público LGBTI. Com estas classificações percebemos que apesar de o Freeda não ser conhecido (por ainda não estar disponível) possuía muita força nos demais pontos. Após entendermos os concorrentes partimos para um estudo do ambiente interno do nosso cliente, visando elementos como fornecedores, preço, praça, promoção e produto. Chegando assim, a uma análise SWOT que nos proporcionou um entendimento mais geral da situação em que deveríamos inserir a campanha. Desenvolvemos então os objetivos de marketing, de comunicação e a definição dos públicos-alvo com base na missão, visão e valores do próprio aplicativo (apresentadas no briefing). Por fim definimos que a estratégia da campanha seria dividida em duas, sendo a primeira focada majoritariamente em três públicos, pessoas LGBTI, comerciantes e mulheres. Para a segunda, o publico a ser atingido seriam os simpatizantes com os pensamentos LGBTI. A partir disto chegamos ao conceito: a segurança de sentir-se em casa. Sendo este conceito criado a partir do pensamento de que quando você sai para um estabelecimento o melhor tipo de receptividade que poderia receber seria a de como estar em casa, ou seja, ser extremamente bem acolhido. A partir disto definimos um total de 10 ações dividas entre publicidade, promoção de vendas e marketing direto. Realizamos o cronograma e o plano de mídia com base nestas ações visadas, assim como as peças apresentadas junto com o planejamento da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Percebemos a partir de todo o processo do trabalho que serviços como o Freeda deveriam existir com mais frequência, pois a comunidade LGBTI sofre constantemente de casos de assédio e descriminação. Ainda mais em países como o Brasil, que apresenta por exemplo o maior número de casos de mortes de pessoas transexuais em todo o mundo - e está muito a frente do país com o segundo maior número, México. Sendo assim, esta campanha se fez extremamente necessária para a promoção de uma iniciativa que promove a boa convivência e a popularização e um pensamento não hierárquico entre diversidades sexuais e de gênero. Por fim, ressaltamos a urgência de assuntos como o desenvolvido pelo aplicativo Freeda serem levados para espaços de decisões públicas, sociais e comunicacionais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Histórico da luta LGBT no brasil. Disponível em: http://pre.univesp.br/historico-da-luta-lgbt-no-brasil#.WV1AesbOpmA. Acesso em: 23/04/2018. <br><br>MIGUEL, Luis Felipe. Os meios de comunicação e a prática política. 2002. Disponível em: <http://www.andi.org.br/sites/default/files/legislacao/12. Os meios de comunicação e a prática política.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017. <br><br>Mapa dos assassinatos de transexuais e travestis no Brasil 2017. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2018/02/relatc3b3rio-mapa-dos-assassinatos-2017-antra.pdf. Acesso em: 15/03/2018. <br><br>TMM Update Trans Day of Remembrance 2017. Disponível em: https://transrespect.org/en/tmm-update-trans-day-remembrance-2017/. Acesso em: 23/04/2018. <br><br> </td></tr></table></body></html>