INSCRIÇÃO: 00233
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP06
 
TÍTULO: Spot "A água acabou"
 
AUTORES: Thainá Arruda Cavalcante (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: Água, Publicidade, Spot, Sabesp,
 
RESUMO
O presente paper se refere ao spot “A Água Acabou” que fez parte de uma campanha intitulada “O Custo da Água Vale uma Vida” realizada no ano de 2017 na disciplina de Planejamento de Campanhas da Universidade Católica de Brasília. O spot visa a aproximação com o público de nosso cliente, a companhia de águas paulista Sabesp, com uma linguagem mais informal e próxima da coloquialidade. Trazendo também o elemento de conscientização em relação ao papel da águe em nossas vidas. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀渀琀爀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀猀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䜀攀爀猀漀渀 䰀甀椀稀 匀挀栀攀椀搀眀攀椀氀攀爀 䘀攀爀爀攀椀爀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀甀爀最椀甀 漀 猀瀀漀琀 ᰀ䄠 섀最甀愀 䄀挀愀戀漀甀ᴀ⸠ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ传 䌀甀猀琀漀 搀愀 섀最甀愀 嘀愀氀攀 甀洀愀 嘀椀搀愀ᴀ†琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 琀漀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 琀愀爀椀昀爀椀愀 搀愀 最甀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 猀甀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 攀 攀洀攀爀最渀挀椀愀⸀  A campanha foi desenvolvida a partir de três fases, sendo o spot uma das ações da primeira fase, intitulada preparação. A primeira fase consiste em um estágio pré-lançamento da campanha. O objetivo dos esforços de comunicação é criar um clima de opinião acerca dos riscos à vida humana e à natureza causados pelo desperdício de água por parte dos consumidores residenciais. Esta fase é importante para reduzir o impacto da mudança das regras tarifárias aos grupos que serão mais diretamente afetados, criando uma ambiência que os levem a aceitar que uma mudança é necessária. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 最攀爀愀搀漀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀 猀攀爀椀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 攀 戀攀洀 愀挀攀椀琀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 琀愀爀椀昀爀椀愀⸀ ਀ऀ伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 猀瀀漀琀 攀爀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀 昀愀猀攀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀氀椀洀愀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 焀甀愀渀琀漀  猀椀琀甀愀漀 搀愀 最甀愀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀爀漀甀砀攀洀漀猀 漀 琀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀氀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  ਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 漀 猀瀀漀琀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀 瀀切戀氀椀挀漀猀 洀愀椀猀 挀氀愀猀猀攀 䌀 攀 䐀⸀
 
JUSTIFICATIVA
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, menos de 3% da água da terra é doce e quase dois terços dessa (68,9%) encontram-se congeladas. Além disso, boa parte dessa água é subterrânea (29,9%), mais difícil de ser utilizada, e uma porcentagem ainda compõe a umidade do solo (0,9%). Portanto, a quantidade de água que sobra (0,3%) para a utilização humana no dia-a-dia (responsável por cerca de 10% do consumo no Brasil), na agricultura e pecuária (83% do consumo), na indústria (7% do consumo), é muito pequena.਀䐀攀瘀攀洀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 最甀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀  搀攀 ㄀㠀㔀 氀椀琀爀漀猀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 甀洀 瘀愀氀漀爀 愀挀椀洀愀 搀漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀 瀀攀氀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀⸀ 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀猀琀攀 搀愀搀漀 樀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀 挀漀渀猀甀洀漀 愀挀椀洀愀 搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 爀攀搀甀稀椀搀漀 攀 爀攀瀀攀渀猀愀搀漀⸀ 一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 甀猀漀 渀漀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀愀 最甀愀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 挀氀椀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀 愀最爀愀瘀愀渀搀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀  Em janeiro de 2014, São Paulo enfrentou um momento crítico, a crise hídrica. O Sistema Cantareira que abastece cerca de 8,8 milhões de pessoas, atingiu baixos níveis de água após ter tido o verão mais quente e seco em sete décadas. Poucas vezes esse fenômeno foi constatado na história do local, e isso ocasionou a redução da oferta de água. Diante disso, a população passou por um período de racionamento que atingiu cerca de 2,1 bilhões de pessoas, outra alternativa utilizada foi o programa de descontos para incentivar a redução do consumo de água. Com a redução da oferta de água, a população começou a ter mudanças de hábito: desde a redução do tempo no banho, a redução do desperdício e a reutilização da água. ਀䌀漀洀 椀猀猀漀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 挀漀洀漀 愀 焀甀攀 漀 爀攀昀攀爀椀搀漀 猀瀀漀琀 猀攀 椀渀猀攀爀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 最甀愀⸀  
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O spot foi realizado, partindo de todo o raciocínio criativo da campanha, a partir de uma gravação realizada no estúdio da universidade e editada com sons secundários, como o barulho da água do chuveiro, no programa especializado em som da Adobe, o Audition. ਀䘀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 搀漀椀猀 愀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 猀瀀漀琀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 栀漀洀攀洀 攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 伀 栀漀洀攀洀 爀攀愀氀椀稀漀甀 愀 瘀漀稀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 氀漀挀甀琀漀爀⸀ Realizamos o spot no laboratório de rádio do Centro de Rádio e TV da Universidade Católica de Brasília com o auxílio dos técnicos e professores dos referidos laboratórios.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A campanha foi criada durante um longo processo de avaliação de fatores macro, micro e internos relacionados à Sabesp, a partir destes fatores foram definidos os públicos, a estratégia e a linguagem que a campanha tomaria e a partir disto as ações que tomariam partido durante todo o ano de campanha, dentre elas o spot. ਀ Decidimos trabalhar com rádio por sua amplitude de alcance em relação a públicos e localidades, visto que a Sabesp atua em São Paulo capital, na Baixada Santista e em Santos. Sendo o texto anexado ao planejamento da campanha o seguinte:਀ “O rádio é um poderoso meio de comunicação que atinge diversos públicos e em várias localidades de todo o Brasil. Pensando nisso, será veiculado uma peça de rádio, spot, em diversas veículos de São Paulo. As rádios comunitárias também serão utilizadas, visando a importância do público de baixa renda. Serão abordados a importância da água na vida de uma pessoa, e o alerta do uso desenfreado da água, para os moradores do estado.”਀ Partindo deste texto desenvolvemos o spot que traz uma mãe e um filho conversando, sendo que este filho está no banho e pede coisas a sua mãe, como sabonete, de repente o garoto diz: Mãe, a água acabou! Neste momento entra uma locução dizendo sobre os problemas de não economizar a água e a situação de racionamento do Estado de São Paulo. Trazemos este spot por sua semelhança com a realidade de muitas pessoas que gastam muito tempo em seus banhos e que a água pode vir a acabar.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀猀琀攀 猀瀀漀琀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 最攀爀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀挀愀爀爀攀琀愀爀椀愀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 瀀漀猀琀甀爀愀 焀甀愀渀琀漀  甀琀椀氀椀稀愀漀 攀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 最甀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀 漀 猀瀀漀琀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 甀洀 瀀漀渀琀漀 挀栀愀瘀攀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀漀爀 猀攀甀 挀甀猀琀漀 洀愀椀猀 戀愀椀砀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀 攀 猀甀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ ਀䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 挀漀洀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 猀瀀漀琀 攀 愀 愀氀琀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀漀搀攀爀愀洀漀猀 愀琀椀渀最椀爀 洀愀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀 爀攀昀攀爀椀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀漀猀猀攀 愀戀猀漀爀瘀椀搀愀 攀 爀攀瀀愀猀猀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀漀渀猀甀洀漀 搀攀 最甀愀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀爀愀猀椀氀攀猀挀漀氀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀最攀漀最爀愀昀椀愀⼀挀漀渀猀甀洀漀ⴀ愀最甀愀ⴀ渀漀ⴀ洀甀渀搀漀⸀栀琀洀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㄀⼀ 㤀⼀㈀ ㄀㜀⸀

Água, um recurso cada vez mais ameaçado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/3%20-%20mcs_agua.pdf. Acesso em: 11/09/2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀섀最甀愀 攀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀洀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀渀昀漀爀洀洀愀⼀椀琀攀洀⼀㤀 ㌀㈀ⴀ最甀愀ⴀ攀ⴀ搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㄀⼀ 㤀⼀㈀ ㄀㜀⸀