ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00233</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Spot "A água acabou"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thainá Arruda Cavalcante (Universidade Católica de Brasília); Ariane de Melo Ramos da Silva (Universidade Católica de Brasília); Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Víctor Henrique Lacerda da Silva (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Água, Publicidade, Spot, Sabesp, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper se refere ao spot  A Água Acabou que fez parte de uma campanha intitulada  O Custo da Água Vale uma Vida realizada no ano de 2017 na disciplina de Planejamento de Campanhas da Universidade Católica de Brasília. O spot visa a aproximação com o público de nosso cliente, a companhia de águas paulista Sabesp, com uma linguagem mais informal e próxima da coloquialidade. Trazendo também o elemento de conscientização em relação ao papel da águe em nossas vidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentro da disciplina de Planejamento de Campanhas, ministrada pelo professor Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira na Universidade Católica de Brasília os alunos deveriam realizar uma campanha publicitária, dentro desta campanha surgiu o spot  A Água Acabou . A campanha  O Custo da Água Vale uma Vida tinha como todo o objetivo de promover a reestruturação tarifária da água de maneira a informar e convencer a população de sua necessidade e emergência. A campanha foi desenvolvida a partir de três fases, sendo o spot uma das ações da primeira fase, intitulada preparação. A primeira fase consiste em um estágio pré-lançamento da campanha. O objetivo dos esforços de comunicação é criar um clima de opinião acerca dos riscos à vida humana e à natureza causados pelo desperdício de água por parte dos consumidores residenciais. Esta fase é importante para reduzir o impacto da mudança das regras tarifárias aos grupos que serão mais diretamente afetados, criando uma ambiência que os levem a aceitar que uma mudança é necessária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Acreditamos que a partir deste processo gerado na primeira fase seria mais fácil e bem aceita a divulgação da reestruturação tarifária. O objetivo principal do spot era acompanhar a fase de lançamento da campanha publicitária, sendo assim, de criar um clima de pensamento quanto à situação da água em nossa sociedade. Além disso, trouxemos o tom informal para gerar uma maior proximidade com o público. Sendo assim, realizamos o spot para auxiliar o acesso da campanha a públicos mais classe C e D. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, menos de 3% da água da terra é doce e quase dois terços dessa (68,9%) encontram-se congeladas. Além disso, boa parte dessa água é subterrânea (29,9%), mais difícil de ser utilizada, e uma porcentagem ainda compõe a umidade do solo (0,9%). Portanto, a quantidade de água que sobra (0,3%) para a utilização humana no dia-a-dia (responsável por cerca de 10% do consumo no Brasil), na agricultura e pecuária (83% do consumo), na indústria (7% do consumo), é muito pequena. Devemos entender que o consumo de água no Brasil é de 185 litros por pessoa por dia, um valor acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas. Partindo deste dado já percebemos um consumo acima do necessário por parte dos brasileiros e que este poderia ser reduzido e repensado. Nessa perspectiva, o uso não consciente da água juntamente com as mudanças climáticas, acabam agravando os problemas ambientais enfrentados pela sociedade. Em janeiro de 2014, São Paulo enfrentou um momento crítico, a crise hídrica. O Sistema Cantareira que abastece cerca de 8,8 milhões de pessoas, atingiu baixos níveis de água após ter tido o verão mais quente e seco em sete décadas. Poucas vezes esse fenômeno foi constatado na história do local, e isso ocasionou a redução da oferta de água. Diante disso, a população passou por um período de racionamento que atingiu cerca de 2,1 bilhões de pessoas, outra alternativa utilizada foi o programa de descontos para incentivar a redução do consumo de água. Com a redução da oferta de água, a população começou a ter mudanças de hábito: desde a redução do tempo no banho, a redução do desperdício e a reutilização da água. Com isso percebemos a necessidade de se realizar campanhas como a que o referido spot se insere para a construção de uma maior consciência em relação a água. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot foi realizado, partindo de todo o raciocínio criativo da campanha, a partir de uma gravação realizada no estúdio da universidade e editada com sons secundários, como o barulho da água do chuveiro, no programa especializado em som da Adobe, o Audition. Foram usados dois atores para a gravação do spot, sendo um homem e uma mulher. O homem realizou a voz da criança e do locutor. Realizamos o spot no laboratório de rádio do Centro de Rádio e TV da Universidade Católica de Brasília com o auxílio dos técnicos e professores dos referidos laboratórios.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha foi criada durante um longo processo de avaliação de fatores macro, micro e internos relacionados à Sabesp, a partir destes fatores foram definidos os públicos, a estratégia e a linguagem que a campanha tomaria e a partir disto as ações que tomariam partido durante todo o ano de campanha, dentre elas o spot. Decidimos trabalhar com rádio por sua amplitude de alcance em relação a públicos e localidades, visto que a Sabesp atua em São Paulo capital, na Baixada Santista e em Santos. Sendo o texto anexado ao planejamento da campanha o seguinte:  O rádio é um poderoso meio de comunicação que atinge diversos públicos e em várias localidades de todo o Brasil. Pensando nisso, será veiculado uma peça de rádio, spot, em diversas veículos de São Paulo. As rádios comunitárias também serão utilizadas, visando a importância do público de baixa renda. Serão abordados a importância da água na vida de uma pessoa, e o alerta do uso desenfreado da água, para os moradores do estado. Partindo deste texto desenvolvemos o spot que traz uma mãe e um filho conversando, sendo que este filho está no banho e pede coisas a sua mãe, como sabonete, de repente o garoto diz: Mãe, a água acabou! Neste momento entra uma locução dizendo sobre os problemas de não economizar a água e a situação de racionamento do Estado de São Paulo. Trazemos este spot por sua semelhança com a realidade de muitas pessoas que gastam muito tempo em seus banhos e que a água pode vir a acabar. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir da implementação e divulgação deste spot acreditamos ser possível gerar uma proximidade com o público que acarretaria uma conscientização e uma mudança de postura quanto à utilização e relação com a água. Além disso o spot se mostra um ponto chave de diversas campanhas por seu custo mais baixo em relação a outras mídias e sua popularidade de consumo. Acreditamos que com o presente spot e a alta divulgação do mesmo poderíamos atingir massivamente os públicos da referida campanha de maneira a fazer com que a mensagem fosse absorvida e repassada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Consumo de água no mundo. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Água, um recurso cada vez mais ameaçado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/3%20-%20mcs_agua.pdf. Acesso em: 11/09/2017. <br><br>Água e desigualdades. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/item/9032-água-e-desigualdades. Acesso em: 11/09/2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>