|
INSCRIÇÃO: | 00240 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO02 |
|
TÍTULO: | Plano de Comunicação de Escola de Música do DF |
|
AUTORES: | Lorena Braga de Siqueira (Universidade Católica de Brasília); Catarina Barroso Loiola (Universidade Católica de Brasília); Joadir Foresti (Universidade Católica de Brasília) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | assessoria, comunnicação, jornalismo, , |
|
RESUMO |
O produto e objeto deste paper foi um plano de comunicação desenvolvido para a disciplina de Assessoria em Comunicação e tinha como objetivo construir um plano para uma escola de música de uma região administrativa do Distrito Federal. Será neste trabalho, apresentado todo o processo de construção deste plano deste a proposta da disciplina da universidade até os resultados obtidos durante o semestre de atuação na empresa. |
|
INTRODUÇÃO |
O seguinte trabalho relata a produção de um plano de comunicação para a Máxima Escola de Música, localizado na região administrativa de Samambaia, Distrito Federal. Essa foi a proposta de avaliação da disciplina de assessoria em comunicação, ministrada pelo professor Dr. Joadir Foresti. A disciplina tinha como objetivo propiciar ao aluno a desenvolver atividades de assessoramento de comunicação em organizações, integrando conteúdos práticos, teóricos e educomunicativos. ऀ䌀漀洀漀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀氀愀渀漀 爀攀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 爀攀愀氀Ⰰ 愀 挀氀愀猀猀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 瘀爀椀漀猀 最爀甀瀀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀
O grupo que realizou o plano de comunicação da escola de música possuía cinco integrantes, sendo que apenas um dos integrantes era estudante de publicidade e propaganda. Foi decido em grupo que seria importante optarmos por uma empresa que fosse próxima à moradia da maioria dos integrantes. |
|
OBJETIVO |
O objetivo do plano de comunicação era dar mais visibilidade a forma de ensino diferenciada do professor. É tornar esse conhecimento mais acessível explorando as redes sociais e as ações para atingir os públicos interessados e a comunidade local. Para que esse objetivo fosse alcançado, o grupo pretendia realizar ações que visavam a utilização e as atualizações nas redes sociais. Divulgar vídeos-aulas e vídeos dos alunos em prática em um canal na internet, além disso teria vídeos de ex-alunos falando sobre a técnica utilizada na instituição. 唀洀愀 漀甀琀爀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀 猀攀爀 愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 漀甀琀爀愀 愀漀 猀攀爀椀愀 愀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 唀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀爀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 漀 倀氀愀渀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 攀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 渀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 愀 氀椀搀攀爀愀渀愀猀 搀漀猀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀搀漀猀 攀 愀椀渀搀愀 愀攀猀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀ 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 琀攀爀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀 琀攀漀爀椀愀猀 焀甀攀 漀 愀樀甀搀愀爀椀愀 愀 洀漀猀琀爀愀爀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀猀猀攀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀 猀攀爀漀 愀瘀愀氀椀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀
Desde o início da Máxima Escola de Música já foram utilizados cartão de visita, banner e fachada na frente da loja. Para divulgar os serviços que são prestados pela escola também foram feitos um site que recebe manutenção pelo André (ex-aluno de Gérson e responsável pelas redes sociais).ऀ䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 洀愀椀漀爀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀漀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀猀猀愀 爀攀搀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀猀 愀氀最愀爀椀猀洀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 焀甀愀渀搀漀 戀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀琀爀愀椀爀 洀甀椀琀漀猀 瀀攀爀昀椀猀⸀
Castro (2000, p.43) define que para uma empresa que queira de fato crescer a propaganda no mundo virtual é obrigatória. Devido ao crescimento e a eficiência das redes sociais no mercado as empresas estão cada vez mais utilizando dessa estratégia de marketing para abrir um canal de comunicação mais aberto e direto com seus clientes.ऀ䄀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 昀漀椀 甀洀愀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 挀栀愀瘀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 搀攀 洀切猀椀挀愀 猀漀 樀漀瘀攀渀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 漀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 昀漀椀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀猀猀愀 渀漀瘀愀 昀爀洀甀氀愀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䜀爀猀漀渀⸀ 倀漀椀猀 挀漀洀漀 甀洀 洀琀漀搀漀 渀漀瘀漀Ⰰ 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀漀 挀漀洀漀 愀氀最漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 攀砀挀攀氀攀渀琀攀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀
O principal público da escola de música são jovens e os principais interessados são de igreja cristã que buscam para o louvor em suas igrejas. Em seguida, também tem jovens que gostam e querem aprender o sertanejo universitário. Um público que é minoria, mas que ainda frequenta a escola são interessados em música raiz e clássica.伀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀攀猀 焀甀攀 漀猀 洀漀琀椀瘀攀洀 愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 攀猀琀甀搀愀渀搀漀 洀切猀椀挀愀 渀愀 䴀砀椀洀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䴀切猀椀挀愀 攀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 渀漀瘀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 椀最爀攀樀愀猀 漀甀 洀漀爀愀洀 渀愀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 愀氀最甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 漀甀 愀 挀愀渀琀愀爀 挀漀洀 甀洀 洀琀漀搀漀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀⸀ 伀 瀀氀愀渀漀 琀愀洀戀洀 瀀爀攀瘀 愀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 挀愀猀愀猀 攀 挀漀洀爀挀椀漀猀 搀愀 瘀椀稀椀渀栀愀渀愀⸀ऀ
Existem outras escolas de música na região que são concorrentes da Máxima Escola de Música. Entretanto, nessas escolas o ensino não está focado no aprendizado da estrutura e da harmonia, os alunos utilizam mais o auxílio da internet para pegar as cifras e aprender a tocar com o professor. Dessa forma, nos concorrentes esses alunos não passam a ter um conhecimento mais aprofundado e não conseguem tocar sozinhos.吀漀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 昀漀爀愀洀 戀愀猀攀愀搀愀猀 攀洀 昀漀挀漀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 戀爀椀渀昀椀渀最⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 䴀砀椀洀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䴀切猀椀挀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 爀椀焀甀攀稀愀 攀 漀 焀甀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 漀甀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 焀甀攀椀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀洀 爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀氀椀愀搀漀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀猀猀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⸀ 一漀 瀀甀搀攀洀漀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 漀 瀀爀漀最爀攀猀猀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 搀愀 䴀砀椀洀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䴀切猀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀甀搀攀洀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀
Ter a oportunidade de fazer este trabalho foi uma grande experiência, já que nada foi fictício, nem mesmo a empresa. Construir uma relação entre teoria e prática ainda na universidade proporciona um direcionamento sobre nossas perspectivas futuras em relação a profissão que optamos e nos fez atuar em uma área ainda nova em pequenas empresas. Podemos concluir com esse trabalho e aprendizagem que as assessorias de comunicação têm cada vez mais garantido seu espaço, mostrando sua importância social, comunicativa e organizacional, apresentando um papel importante no desenvolvendo de uma empresa ou de um indivíduo que busca crescimentos em seus investimentos. Além disso, mostra o quão eficaz é um profissional formado academicamente. |
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
CASTRO, Álvaro. Propaganda e Mídia Digital a web como grande mídia do presente. São Paulo: Qualitymark, 2000.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|