ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00250</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lar do Idoso</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jurandy Ferreira dos Santos Junior (Centro Universitário da Grande Dourados); Milena de Jesus Cardinal (Centro Universitário da Grande Dourados); Marcio Matheus Carneiro Capetta (Centro Universitário da Grande Dourados); Jady Mota Corrêa (Centro Universitário da Grande Dourados); Rafaela Pacheco Nascimento da Silva (Centro Universitário da Grande Dourados)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Lar do idoso , planejamento de marketing, terceiro setor, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nesse projeto a agência experimental Lab8 desenvolve uma campanha de comunicação para o Lar do Idoso de Dourados, Mato Grosso do Sul. "No terceiro setor, o papel da comunicação tem também grande importância. Sem ela, as organizações sociais ficam no escuro e não mostram seu potencial, o que acarreta diversas consequências negativas" (ZAPPELINI, 2011, p. 23). O projeto visa desenvolver um entendimento da organização escolhida através das ferramentas e metodologias da comunicação e propor ideias, soluções, estratégias e ações para poder sanar os problemas da instituição, nesse caso, o Lar do Idoso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Lar do Idoso de Dourados, fundado por é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, administrada atualmente por André Luís Constantino Barbosa e Sueli Aparecida da Rocha, e tem como missão acolher idosos desamparados da cidade de Dourados. Esse projeto irá descrever o conjunto de métodos e estratégias que foram utilizados durante a campanha em prol a reforma da instituição, tendo em vista que a mesma encontrava-se em uma situação precária em sua estrutura física. O objeto de estudo nesse caso será a instituição em todas as suas vertentes para a construção de uma campanha publicitária sólida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Precisamos estabelecer a prioridade dos trabalhos para direcionar nossos esforços, assim efetivando as estratégias criadas para solucionar os problemas atuais da instituição. Marcelo Abílio sintetiza bem o conceito de objetivo, destacando que "o objetivo da comunicação nada mais é do que tentar resolver o problema da comunicação do cliente" (PÚBLIO, 2013, p.153). Objetivo Principal Obter recursos para a reforma do Lar do Idoso, beneficiando os internos e melhorando sua qualidade de vida. Deste modo, também, incentivar a solidariedade entre a comunidade, aumentando o número de voluntários, garantindo a manutenção do Lar do Idoso. Objetivo Secundário Desmistificar a visão que a sociedade douradense tem sobre a instituição, tornar o espaço mais acolhedor para os visitantes/voluntários, capacitar o responsável técnico através de um curso de coaching, criar um fluxo para a doação no site do Lar, fechar parcerias fixas que contribuam com seus produtos/serviços para o Lar do Idoso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após realizar o Briefing com o cliente, pode-se entender que as principais dificuldades enfrentadas pela instituição eram; financeira, gestão de pessoas e estrutural, sendo a última, a maior delas. Com uma folha de pagamento extremamente alta, o Lar do Idoso de Dourados nunca pode passar por uma reforma completa em sua estrutura. Diante desse cenário surgiu a proposta de desenvolver uma campanha para angariar fundos em prol a reforma do espaço, já que os gestores acreditavam que grande parte dos problemas internos e externos aconteciam por conta da falta de espaços adequados para que os idosos ali pudessem viver. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Toda e qualquer ação realizada dentro de um projeto de comunicação deve ser pautada nas diferentes estratégias para que a organização consiga alcançar suas metas. Silva (2011, p. 81) descreve que  dentro de um determinado contexto ambiental (concorrentes, tendências), levando em consideração as características específicas de uma empresa (recursos, pontos fortes e pontos fracos) e dados os objetivos que a organização pretende atingir, a empresa irá atingir seus objetivos. Este é a estratégia . Reforma do lar - Desenvolver uma campanha sobre a reforma para os veículos parceiros. - Divulgação da empresa como parceiros nos Veículos de Massa: Facebook, Rádio, Outdoor, Jornal, Assessoria de Imprensa. - Prospecto Projeto: Cada patrocinador será responsável por reformar um ambiente, tendo a placa da sua empresa no local, por exemplo: Quarto Sicredi. Desmistificar a imagem percebida do Lar do Idoso de Dourados - Websérie: Lar do idoso. Um lugar de histórias. - Ativar o Instagram do Lar do Idoso com fotos dos internos e demais postagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Depois de levantarmos um diagnóstico sobre a situação da organização, é necessário definir, a partir de um planejamento, quais serão os meios utilizados para comunicar a mensagem da instituição ao público-alvo. Segundo Sant Anna, Júnior e Garcia (2013, p.210)  Definir os meios é selecionar todas as oportunidades ou formas de contatos capazes de levar a mensagem publicitária ao conhecimento do grupo consumido . Mídia digital Mídias Sociais As trocas de informações mudaram e cada vez mais estamos imersos no mundo digital. As mídias sociais são de grande destaque nas estratégias de comunicação de marcas e empresas. Zappelini diz que "a internet deve ter prioridade máxima na comunicação de uma entidade, pois é o modo mais eficaz, rápido e barato de propagar suas atividades" (2011, p. 173). Dentre os vários formatos existentes nas mídias sociais, os vídeos são os grandes protagonistas, por ser uma forma de visualização rápida e entendimento mais fácil dos usuários. A psicologia humana é tal que quanto mais forte ou estimulante for a experiência, mais envolvente ela será e melhor compreenderemos e reteremos essa experiência. Um vídeo envolvente também garante que o telespectador assistirá à sua conclusão. [...] Quanto mais sentidos estão envolvidos na coleta de informações, mais o processo se torna envolvente (SAFKO, 2010, p.157). Ações visando Meta 1  Reforma do Lar Ação 1  Planejamento de Postagem sobre a Reforma - Desenvolver publicações contínuas na fanpage do Lar do Idoso visando as etapas da obra e postagens estimulando a doação. - Será criado uma série de postagens durante a reforma do Lar denominada Diário da Reforma, para ser uma contrapartida e feedback aos doadores e também uma forma de arrecadarmos mais recursos por ganhar mais confiança da população. Ação 2 - Microinfluenciadores Atualmente o uso de pessoas na comunicação digital, com alto engajamento e um número significativo de seguidores (entre 1.500 a 5.000), conhecidos como microinfluenciadores, vem ganhando muito espaço nas mídias sociais.  É óbvio que as marcas vão trabalhar com números, mas o trabalho com influenciador tem que ser mais qualitativo e menos quantitativo. Então é preciso olhar para o nicho e tentar identificar os poderes deste influenciador para saber se ele é ou não um influenciador de fato" KARHAWI, Issaaf (2017, p. 2). Esta estratégia seria voltada principalmente para a doação de pessoas físicas, ou seja, os seguidores dos microinfluenciadores e também para gerar tráfego para capturar leads (contato qualificado) para o site do Lar do Idoso. Portanto, selecionamos microinfluenciadores da cidade de Dourados e Região para apoiar a causa, iremos criar uma a camiseta personalizada da campanha, junto com uma carta padrão, para ser postado junto às fotos produzidas pelos próprios microinfluenciadores. O convite para cada microinfluenciador será entregue em mãos. Sendo eles: Vitória Vargas, Betania Moura, Isabela Pareja, Evânia Ribeiro, Camila Camioli, Carol Cantelli, Leticia Ramos, Larissa Viscardi, Anne Nicole, Gabriela Concci, Maria Luiza, Aline Cph, Guilherme Sampatti, Cle Gabiatti, Eder Tatto, Tamara Bareiro e Paulo e Jean. Ações visando Meta 2  Desmistificar a visão do Lar - Criar uma Websérie no Facebook no formato de vídeos com três capítulos sobre histórias marcantes do Lar do Idoso, com o objetivo de mostrar à população que o Lar é um lugar feliz e que as histórias presentes ali continuam. Mote: Lar do Idoso. Um lugar que conta histórias. " Episódio 01: Primeiro Casamento do Lar. " Episódio 02: Show Seu Carlos com Paulo e Jean. " Episódio 03: História do André, um dos coordenadores do Lar. - Reativar o Instagram do Lar e utilizá-lo como uma forma de aproximação dos internos com a sociedade. Priorizaremos a utilização apenas das fotos produzidas pela LAB8. E-mail marketing O E-mail marketing é uma forma de e-mail direcionado. "Não há qualquer outra forma de publicidade que tem um retorno sobre o investimento (ROI) mais confiável do que o e-mail" (SAFKO 2010. p. 64). Usaremos uma lista de destinatários de potenciais patrocinadores da reforma para a divulgação da campanha, através do banco de dados da ACED - Associação Comercial de Dourados, que podem apoiar a campanha. Banner em Portais de Notícias Uma outra estratégia digital que apostaremos será o banner para portais de notícias. Como Scott diz "os sites se tornaram tão onipresentes que é difícil acreditar que eles estão conosco por menos de 20 anos" (2011, p. 177). O banner será uma forma de divulgação da campanha afim de gerar mais leads. Ação UNIGRAN (Mídia Extensiva) Foram desenvolvidos adesivos para os espelhos dos banheiros da instituição de ensino, com o mote da campanha. Os adesivos tem como objetivo, atingir um público mais jovem e fazer com que eles reflitam sobre a sua juventude e sua possível melhor idade, mexendo totalmente com o seu emocional, ao se imaginar uma pessoa idosa. Além disso, terá o mote da campanha e assinatura para identificação. Verba para mídia: Parceria de alguma empresa especializada. Outdoor / Painel de LED Utilizamos esse meio para comunicar a população douradense em geral sobre a Reforma do Lar, tendo em vista que os outdoors além de serem considerados veículos de massa, auxiliam na fixação da mensagem através da repetição em casos no qual indivíduos circulam pelas mesmas vias todos os dias. Sant Anna, Júnior e Garcia (2013, p.218) definem esse meio como  uma publicidade tipicamente de massa, vista indiscriminadamente por qualquer tipo de gente . Verba para mídia: contrapartida de divulgação para as empresas parceiras. Rádio Por mais que os anos passem, a rádio continua como uma das principais ferramentas dentro de um grande projeto integrado de comunicação. Criamos um Spot para essa ação. TV Através das inserções, a grande vantagem de comunicar na televisão é que além de ser um meio audiovisual, você consegue obter uma atenção maior de seu público-alvo durante a exibição do seu material (VT). Sant Anna, Júnior e Garcia (2013, p.212) citam que  a TV agrega, às vantagens do rádio, o apelo visual; ao som, juntou-se a imagem em movimento. Ao contrário do rádio, que, muitas vezes, serve de  pano de fundo para o ouvinte ler o jornal, dirigir, trabalhar, aguardar o ônibus ou desempenhar outras tarefas, a TV torna-se o foco exclusivo das atenções, pois exige olhos e ouvidos . Verba para mídia: contrapartida de divulgação para as empresas parceiras. Jornal Impresso Os jornais possuem caráter peculiar. Sendo uma das mídias mais antigas, pode-se considerar que hoje é um meio mais segmentado, no qual seu público caracteriza-se por pessoas que possuem Material de Apoio Releases De cunho mais jornalístico, criaremos releases informativos sobre a campanha para enviar aos Jornais e Portais da cidade.  O release, documento das assessorias de imprensa, ganha uma nova configuração, deixando de apresentar conteúdo simples, com indicativo de uma ação que irá ocorrer, para tornar-se descrição fiel e aprofundada dessas informações oficiais, com estrutura semelhante a uma reportagem (MACIEL, 2006, p.5). Impressão Projeto de Reforma Iremos realizar a impressão de um Projeto de Reforma para apresentar às empresas afim de conseguirmos as parcerias desejadas para a reforma. Verba para mídia: parceria da UNIGRAN. Revista De acordo com TAHARA Mizuho (2004, p.22) uma revista como meio publicitário apresenta aspectos positivos: possibilitar uma adequação editorial da campanha; sua seletividade por conta do leitor que já está interessado em ler/receber informações; e de sua credibilidade, que comparado ao jornal, possui uma alta relevância ao público. Prospectamos a Revista Celebrar para ser um veículo potencial para a campanha da reforma, levamos em consideração todos os aspectos citados acima, chegando à conclusão que sua credibilidade e frequência de edições trariam mais solidez à campanha, além de, aumentar o público de alcance. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Os resultados obtidos através da campanha foram: Filosofia do Lar Criamos junto à instituição toda a filosofia do Lar do Idoso. Arrecadação de fundos até 22/11/2017 e prévias " Doações espontâneas na conta do lar  R$6.000,00. " Arrecadações do Grupo (LAB8)  R$6.000,00. " Móveis Planejados dos 14 quartos por 29.000,00. " Arrecadações previstas - Curso Carol Cantelli (Público estimado entre 300 e 400 pessoas  R$30.000,00). " Doações de medicamentos  Aumento de 100% de doações através do projeto Adote um Remédio, criado pela LAB8, pois antes o Lar fazia a compra dos mesmos. " Doações fraldas  Aumento de 60% de doações. " Doação produtos de limpeza  Aumento de 80% de doações. " Visitas  Aumento de 25% de doações. " Doações de produtos de higiene - Aumento 10% de doações. " 8 novos voluntários. Ações criadas a partir da campanha " 1ª Ação Social do Curso Técnico em Agronegócio. " Lançamento do livro A idade média narrada por um vampiro. " Pastelada Beneficente do Karca. " Ação Calf Burguer + Lar do Idoso. " 1ª Feijoada Beneficente do Lar do Idoso " Workshop Carol Cantelli  Como transformar seus seguidores em clientes " Black Novembro Solidário " Encontrinho Fashion Solidário " Ação SIMPET + Lar do Idoso " Ação Sabor Supremo + Lar do Idoso . " Parceria com Arquiteta e Designer de Interiores " Parceria de Designer de Interiores </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">MACIEL, Alexandre Zárate. Jornalismo control c / control v: uso do release na comunicação da informação on line. 2006. p.5. Tese para Pós-Graduação, Universidade de Brasília, Brasília.<br><br>SAFKO, Lon; BRAKE, David. A Bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios. São Paulo: Edgard Blucher, 2010. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. <br><br>SANT ANNA, Armando; JÚNIOR, Ismael Rocha; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: Teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2013. <br><br>SCOTT, David Meerman. Marketing e comunicação em tempo real: cresça instantaneamente, crie novos produtos, conecte seus clientes e engaje o mercado.São Paulo: Évora, 2011.<br><br>PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como Planejar e Executar Uma Campanha de Propaganda. São Paulo: Atlas, 2013.<br><br>RIMOLI, Daniel. Como o Digital transformou o panorama da Confiança. Disponível em: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/noticias/2017/03/28/como-o-digital-transformou-o-panorama-da-confianca.html <br><br>TAHARA, Mizuho; Contato imediato com mídia  8 ed. Revisada e ampl.  São Paulo : Global 2004 <br><br>ZAPPELINI, Marcio. Comunicação: visibilidade e captação de recursos para projetos sociais. São Paulo: Zappelini, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>