ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00272</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Programa ComCiência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Adriana Gonçalves Botelho (Universidade Católica de Brasília); Joadir Antônio Foresti (Universidade Católica de Brasília); Mirelle Gonçalves Bernardino (Universidade Católica de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Programa, Conhecimento, Audiovisual, Jornalismo , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto ComCiência, tem como alicerce o conhecimento dos alunos e dos professores do curso no processo de aprendizagem e conhecimento, uma vez que este aumenta a questão de que o conhecimento nunca é pouco e que deve ser passado através dos jovens e dos mais experientes. Esse é um dos pilares que sustentam o programa, usar da criatividade e colocar em prática por meio do jornalismo e do audiovisual. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho intitulado, Programa ComCiência foi construído por alunos e profissionais da Universidade Católica de Brasília, originou-se da ideia de falar sobre as pesquisas científicas realizadas dentro da Universidade, assim, o projeto fomenta grande parte do ensino oferecido para os alunos das demais áreas. Partindo para outra vertente, o trabalho também garante um amplo conhecimento nas atividades de extensão que envolvem inovação, transformação. Para isso ser colocado em prática, a intenção do ComCiência é colocar especialistas que entendem do assunto escolhido pelo produtor e em seguida discutir com o apresentador no estúdio, assim a interação ocorre de dentro para fora com o público. especialistas para discutir temas instigadores e de relevância. O programa apresenta também na forma do jornalismo factual, trazendo assuntos quentes da atualidade. Entretanto, é importante manter a linha em que os professores, estudantes e especialistas vêm desenvolvendo em favor da sociedade com temas relevantes e que faça a audiência do programa pensar na contribuição de uma sociedade mais justa e igualitária. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma das características cruciais para um estudante de jornalismo é sua capacidade de observar e se conectar com o mundo, entender os aspectos sociais que se moldam a cada dia e o seu impacto no cotidiano. Pensando nessa ideia que o programa começou a ser desenvolvimento, trazendo um olhar moderno para o ambiente universitário, implementando conceitos de criatividade, empreendedorismo e economia no seu discurso. Trazer temas de interesse social com uma linguagem acessível e moderna é fundamental para levar o aluno em uma jornada em busca de compreender a forma como o modelo tradicional de mercado cai e a valorização do indivíduo e sua capacidade de criar e se expressar se destaca. O programa carrega consigo um senso de guia para o espectador, um catalisador do pensamento moderno que o levará para um cenário onde a comunicação ganha mais personalidade, se humanizando e conectando. O objetivo, é claro de transmitir novas linhas de pensamento para uma ambiente acadêmico, se empoderando das vozes do aluno e dos especialistas para criar uma mensagem de reflexão forte na qual seja capaz de fazer um aprofundamento nos campos de conhecimentos modernos, os tornando aptos a adentrar e melhorar o atual cenário da comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ComCiência nasceu de uma necessidade de ter um programa que abordasse o cotidiano dos jovens alunos, não apenas estudantes da comunicação social, mas também de todo o campus. Uma vez que o curso de jornalismo ofereça essa facilidade por estar mais próximo do audiovisual, essa ferramenta facilita a disseminação do conhecimento, este por sua vez passa a ser produzido pela Universidade Católica de Brasília. A segunda premissa, parte de um desejo antigo do curso em promover programas que segue na mesma linha, trabalhando com temas de cunho social com a emissora Rede Vida, a parceria firmada com o canal, traz ainda mais peso em se tratando do formato do programa, podendo contribuir para a divulgação e propagação de objetivos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os métodos utilizados na produção do Programa Com Ciência foram baseado em uma temática mais dramática, cada programa teve a duração entre 10min e 15min; O ambiente por ser extremamente sem iluminação exigia que os convidados utilizassem roupas mais claras e com estampas lisas. Um do diferencial do programa era o deslize que ocorria no início, a câmera ficava posicionada ao ponto de apenas deslizar, e fazer uma imagem panorâmica dos convidados e apresentador. Todos os temas eram articulados de acordo com os acontecimentos e notícias mais marcantes do momento. Um dos programas que foi produzido foi pensando após as grandes dúvidas e o disparo de informações sobre o Bitcoin, que é uma moeda virtual que provocou uma verdadeira revolução. Além da moeda que guarda informações, o programa também fez referência à investimentos e até a grande queimada na Chapada dos Veadeiros. Houve também no desenvolvimento do programa os professores indicados pelos cursos ou setores para estarem atentos a temas que possam interessar a sociedade e que sirvam de pauta para o programa; uma espécie de indicação de pauta direta com a produção. Função do Consultor: Manter contato com a produção do programa Indicar pautas e entrevistados Fazer o primeiro contato com o entrevistado informando-o do programa Responsabilizar-se pelos entrevistados indicados Enviar textos como suporte ao tema da entrevista Colaborar na divulgação do programa, inclusive com críticas para melhorias. As produtoras estavam com o contato direto com estes consultores, eram elas que discutiam e filtrava o que podia e o que não deveria entrar. Além de escrever toda a pauta, roteiro e cabeça do programa. Existia um controle no drive para saber quem foi convidado e o tema que era direcionado para cada. Números e sugestões da direção do curso também foi utilizado como forma de controle para os programas. As gravações aconteciam às quintas-feiras e esporadicamente às sextas-feiras, das 18h30 às 22h; Com gravação de 2 a 3 programas por semana a depender da necessidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o intuito de informar e discutir temas em xeque a produção do programa se preocupou em se atualizar e organizar uma agenda com todos os convidados. O cronograma de outubro até novembro de 2017 contempla uma grade com os dias em que há atividades em função do projeto, bem como o detalhamento para dias de gravação, edição e publicação dos programas. Ao lado serão incluídos os temas a serem gravado e publicados. O professor Luiz Carlos Iasbeck foi o âncora do programa. Ficou em estudo a possibilidade de ter mais um professor e/ou aluno para substituição do âncora, em caso de necessidade; Foram indicados consultores pelas áreas e/ou cursos auxiliar os produtores nas sugestões de pautas, elaboração de conteúdo da entrevista e , quando possível e necessário, na gravação do programa. A produção foi conduzida por um grupo de estudantes, apoiada pelo produtor Raphael Cardoso e orientada pelos professores de Telejornalismo. As atividades de produção foram distribuídas em pré-produção, gravação e pós-produção. PRÉ-PRODUÇÃO (Pré-produção tem parceria com o produtor Raphael Cardoso) Levantamento de pautas. Aprovação de pauta com professores; Manter contato com os consultores para obter informações sobre a pauta e sobre o perfil do entrevistado; Informar-se sobre o perfil dos convidados; Pesquisar e receber as informações sobre o tema; Elaborar abertura/cabeça do programa e perguntas; Enviar texto do programa para o entrevistador; Corrigir e ajustar o texto para cada programa; Agendar dia e horário das gravações de acordo com o cronograma; Passar as recomendações sobre a estrutura, formato e roteiro do programa para os entrevistados; Garantir que haja convidados para a gravação do programa, verificando com antecedência se o convidado está agendado e/ou se deslocando para o local; Pautar, com antecedência, o apresentador sobre o tema e as perguntas; Garantir que os móveis para o cenário estejam disponíveis e preparados. GRAVAÇÃO Apoiar e auxiliar na direção do programa; Ajudar na operação (quando necessário) de equipamentos como: o gerador de caracteres, reprodutor de VTs, e mesa de som. PÓS-PRODUÇÃO (A pós-produção tem parceria com os Editores); Criar e manter atualizada a fanpage do facebook  ComCiência; Descrever e criar título para o programa; Garantir que os editores finalizam o programa e publiquem no Youtube; Criar texto e descrição de cada programa para ser colocado no Youtube e Facebook; Publicar/compartilhar o programa no Facebook; Informar os responsáveis pela Assessoria de Imprensa e do Portal da UCB a disponibilidade de mais um programa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> Ao total foram gravados quatro programas, todos editados e divulgados no canal do Youtube foi criado também uma página no Facebook para que os conteúdos gravados fossem compartilhados.Todas às segundas-feiras foi solicitado para que o material subisse e, em caso de tema de grande relevância, às sextas-feiras; Obtivemos grandes resultados com o conteúdo, houve uma intermediação de parceria com a TV Futura, no entanto, o conteúdo não foi adiante. Técnicos: Clarissa Almeida, Franklin Carvalho, Douglas Furtado, Rafael Homero, Raphael Cardoso, Allison Santos, Fabio Lima e Samuel Paz; Coordenação técnica: Clarissa Almeida Produtoras e técnicas: estudantes ADRIANA GONÇALVES BOTELHO, MIRELLE GONÇALVES BERNARDINO e técnico/produtor CRTV Raphael Cardoso Consultores: Professores indicados pelos Cursos ou setores Supervisão editorial: prof. Alexandre Kieling Criação da proposta original, prof. Alexandre Kieling Orientação de pauta: prof.ªs Eliane Muniz e Renata Giraldi Coordenação Geral: Prof. Dr. Joadir Foresti </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de telejornalismo: os segredos da notícia na TV. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. <br><br>BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de Tv. São Paulo: Cotexto: 2005. <br><br>EMERIM, Cárlida; PAULINO, Rita. Ensaios sobre televisão e telejornalismo. Florianópolis: Insular, 2013. <br><br>PATERNOSTRO, Vera Iris. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2006.<br><br> </td></tr></table></body></html>