ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00277</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;iFood - Para todos os tipos de predadores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wadna da Silva Coelho (Universidade Federal de Goiás); Mônyky Kélly da Silva Barcelos (Universidade Federal de Goiás); Janaína Vieira de Paula Jordão (Universidade Federal de Goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;alimentação saudável, brainstorm, comunicação, ifood, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho mostra o desenvolvimento criativo de duas peças elaboradas para a empresa de tecnologia iFood, atuante no ramo de entrega de comida pela internet, utilizando um pouco da ideia de bricolagem através da pesquisa de referências e dos sistemas de desenvolvimento criativo como brainstorm em matriz e também a utilização de elementos básicos para harmonização de uma peça, como sistema de cores e diagramação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O iFood é uma empresa nacional de tecnologia que em parceria com grandes fast-foods e pequenos restaurantes, entregam a domicilio todo tipo de comida. Tivemos como briefing da peça o objetivo de reforçar que o iFood também oferece opções saudáveis, provando que é um aplicativo para todos os gostos, como promete sua assinatura "Pra qualquer bolso. Qualquer fome. Qualquer hora." Partindo disso, desenvolvemos duas peças publicitárias, buscando resolver o problema de comunicação da empresa. Para isso, contamos com o Sistema de Matrizes, Brainstorm, noções de diagramação e produção textual comparativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho tem como objetivo a criação de duas peças publicitárias para a empresa iFood, reforçando a ideia de que esta também oferece opções saudáveis, provando que é um aplicativo para todos os gostos, como promete sua assinatura "Pra qualquer bolso. Qualquer fome. Qualquer hora." Estas peças foram feitas pensadas para a veiculação através do Instagram, a rede social foi escolhida por abranger de forma satisfatória o público alvo da empresa. Pois o público que a empresa busca atingir é usuário da tecnologia para facilitar a sua rotina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A parte textual da peça resume bem nosso conceito "Para todos os tipos de predadores." A empresa tinha como objetivo comunicar que não tinham apenas opções de fast-foods gordurosas e açucaradas em seu cardápio, mas que também atendiam ao público que tem hábitos de alimentação saudável. Tendo em mente esse objetivo, pensamos em nosso brainstorm relações para chegarmos ao conceito criativo. Associamos: o saudável a natureza; a natureza aos animais; os animais e sua divisão alimentar no reino animal, onde temos onívoros, carnívoros e herbívoros; e por fim a relação de caça-caçador para sobrevivência por meio da nutrição. Partindo disso, nosso conceito trata o humano como caçador, o iFood como seu meio para a caça e a caça como o prato pedido. Pensando que um caçador atira no que é próprio da natureza, substituindo o paradigma de animal como caça para um vegetal, que reforça a ideia de algo saudável.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ambas as imagens possuem 297,01 x 209,97 em mm e possuem 300 px/ pol de resolução. Foram montadas no software de edição Adobe Photoshop CS6, utilizando recursos de mesclagem de camadas como  Multiplicação que está no ícone de mira sobre a comida, trazendo um aspecto de realidade na mesma. O programa também foi utilizado para ajustes no fundo das imagens e a diagramação dos elementos contidos das peças. Tendo em mente que a nossa leitura culturalmente é da esquerda para a direita e que lemos o layout como um x, posicionamos o prato na regra dos terços, alinhamos o texto da peça com o logo e assinatura embaixo, trazendo harmonia ao conteúdo e uma boa legibilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira etapa do processo criativo foi realizada com o brainstorm em forma de matriz, onde é escolhido de 2 à 4 palavras em relação ao briefing proposto e partir daí é feito um brainstorm para cada palavra pensada. Utilizamos: saudável/ rapidez (Matriz 1) iFood/ vida saúdavel/ fast-food (Matriz 2). Após esse processo passamos para a associação de ideias, observando as matrizes elaboradas fomos buscar associações entre as palavras propostas com o objetivo de encontrar uma ideia criativa atender a solicitação do cliente. Muitas ideias foram discutidas e pensadas, assim decidimos ir em busca de ditados, adágios populares ou referências de personagens que pudessem complementar o que já tinha sido pensado ou trazer novas ideias. Dentre tudo o que encontramos, chegamos ao ditado  Um dia é da caça, outro do caçador , onde foi reforçado a relação entre vida saudável/ sobrevivência e o Reino Animal no nosso primeiro processo criativo da matriz. A partir dessa frase tivemos o insight, de relacionar a comida com  presa e todos os consumidores como  predadores , considerando que as presas de herbívoros são as plantas, e que ambos (animais-humanos) retiram suas forças de nutrientes da natureza para sobreviver. Brincamos com a ideia de diferentes tipos de classificação alimentar do Reino Animal (carnívoros, onívoros, herbívoros), dessa maneira incluímos a ideia de que existem alimentos para todas as opções no iFood, reforçando assim que o aplicativo sacia qualquer fome.&#8203; Após o conceito finalizado, partimos para a parte do desenvolvimento da imagem. Escolhemos fotografias onde a comida saudável fosse evidenciada, a cor principal da peça é o vermelho, por remeter a fome, ao desejo, a agitação e ao sangue de uma presa e também por ser a cor da identidade visual do iFood. Os fundos possuem cores neutras proporcionando contraste. O texto da peça é verde, remetendo ao saudável e natural. Como elemento de complemento a nossa frase e conceito, utilizamos a mira de uma arma, para reforçar a ideia de caça e de predador dentro da peça. As peças foram desenvolvidas no software de edição Adobe Photoshop CS6. Para mesclar a mira nos alimentos e trazer uma ideia de transparência e aproximação da realidade, utilizamos o recurso disponível nas camadas, chamado  Multiplicação . Tendo em mente que a nossa leitura culturalmente é da esquerda para a direita e que lemos o layout como um x, posicionamos o prato na regra dos terços, alinhamos o texto da peça com o logo e assinatura embaixo, trazendo harmonia ao conteúdo e uma boa legibilidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Após a execução do trabalho vimos a importância dos processos de desenvolvimento criativo, como o Brainstorm, o sistema de matriz para associação de ideias, a pesquisa e a utilização de referências na elaboração de uma peça, sendo eles indispensáveis durante a criação de uma ideia, desde o insight até a sua finalização. CARRASCOZA ressalta esse ready-made de elementos como recurso e método a nosso favor  É justamente essa assistência, não a objetos mas a frases e imagens, que os criativos vêm fazendo na elaboração de tantos anúncios. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, R. M. Criatividade Em Propaganda. São Paulo: Summus, 2004. p. 102. <br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. Do Caos à Criação Publicitária: Processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 82. <br><br>DADOS/ INFORMAÇÕES IFOOD. Disponível em <https://ifood.delivery/br/sobre>. Acesso 30/04/2018.<br><br>VIEIRA, Stalimir. Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo:WMF Martins Fontes, 2007. p. 11-12.<br><br>HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação Publicitária Para Cursos de Comunicação, Publicidade e Propaganda. Editora Campos/Elsevier. p. 44.<br><br> </td></tr></table></body></html>