INSCRIÇÃO: 00282
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: ÉTICA E SUSTENTABILIDADE - Projeto “Meu Copo mais Ecológico”
 
AUTORES: João Pedro Teixeira Moraes (Universidade Federal de Goiás)
 
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Ética, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Copo
 
RESUMO
A relação dos seres humanos entre si e com a natureza tem sido objeto de estudos há muito tempo. Nessa linha, a Ética está intimamente ligada à sustentabilidade, já que ambas buscam o bem comum. Nesse cenário em que a Ética e a Sustentabilidade se fundem, podemos destacar o problema do uso desenfreado de matérias plásticos que, diariamente, são descartados aos montes nos lixões e até mesmo em rios e florestas. Esse projeto/campanha publicitária foi pensado a partir da real necessidade de se discutir sobre a eliminação do uso de copos descartáveis nas unidades do Restaurante Universitário (Regional Goiânia), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Toda a Campanha e as Ações Propostas foram construídas a partir de uma pesquisa online realizada com os usuários do RU.
 
INTRODUÇÃO
Ética está intimamente ligada à sustentabilidade, já que ambas buscam o bem comum. Ora, se a ética pensa no bem comum dos seres humanos e o bem do planeta é uma condição fundamental para isso, então temos o que se chama hoje de ética planetária. Esse é o termo utilizado, literalmente ou conceitualmente, por grandes pensadores de nosso tempo, como Edgar Morin, Leonardo Boff, Fritjof Capra, Humberto Maturana, entre outros. Essa reflexão se torna válida e merece sim ser discutida dentro da comunidade acadêmica e fora dela. A partir desse raciocínio, e frequentando diariamente as dependências do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiânia), foi constatado a grande quantidade de copos descartáveis que são usados durante as refeições e depois descartados. Trata-se de um problema o qual é dado pouca notoriedade pela Reitoria e pela própria empresa gestora do RU. Cabe uma reflexão pessoal sobre o quão ético somos ao usar da facilidade que esses materiais promovem em troca do bem estar do meio ambiente e até mesmo da nossa própria saúde. Se ética diz respeito ao estudo do comportamento humano, é possível que estejamos sendo não só anti-sustentáveis mas também antiéticos ao agir assim? Todas as estratégias e as ações aqui pensadas foram elaboradas, inicialmente, a partir de uma pesquisa online realizada entre os dias 14 e 30 de Novembro de 2017. Por mais que tenha tido um baixo índice de representatividade -se comparada ao tamanho da comunidade acadêmica-, a pesquisa possibilitou nortear, mesmo que de forma inicial, o teor das propostas e o direcionamento para a elaboração da Campanha Publicitária.
 
OBJETIVO
O projeto/Campanha Publicitária pretende suscitar discussões e a conscientização sobre o uso indiscriminado de Copos Descartáveis nas unidades do Restaurante Universitário (RU), na Regional Goiânia da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como propor ações para a eliminação concreta do uso desse tipo de material durante as refeições, para os responsáveis pela gestão do RU. Como Objetivo Geral: Pretende-se, muito mais do que a realização de um trabalho final de disciplina e a discussão sobre ética e sustentabilidade, que esse projeto se desenvolva e gere resultados visíveis. A partir dessa pesquisa e propostas, pretende-se desenvolver outras ações que serão entregues aos órgãos que são responsáveis direta ou indiretamente pelo RU. Como Objetivo Específico: Para se chegar ao objetivo geral, partiremos de uma pesquisa baseada em dados coletados junto aos próprios usuários do RU. Esses dados possibilitarão a elaboração inicial do projeto, e uma delimitação norteadora das ações e da Campanha Publicitária a serem propostas.
 
JUSTIFICATIVA
O uso de copos descartáveis é um problema recorrente. A discussão se mostra relevante, mas pouco instigada na sociedade. Trata-se, além de uma questão de consciência ética e sustentável, uma questão de saúde pública, que envolve não só a comunidade acadêmica, mas também toda a sociedade. O copo plástico de poliestireno tradicional é um dos principais vilões do desenvolvimento sustentável. Seu custo para consumo pode até ser mais acessível, entretanto mesmo possuindo características físicas que os tornam recicláveis, os componentes que envolvem sua produção são muito baratos, o que deixa a reciclagem mais cara que a própria produção de novos itens, não compensando o seu uso. Além disso, sua fabricação provoca a emissão de CO2 e de outros gases responsáveis pelo desequilíbrio do efeito estufa. Apesar de ser descartado muito rápido, o tempo de decomposição desse material é enorme, podendo chegar a mais de 100 anos – quando descartado corretamente. O que não acontece na maioria dos casos, provocando ainda mais malefícios ao meio ambiente. Seu descarte inadequado pode gerar uma decomposição química, que aliada a outros fatores é prejudicial à saúde da natureza e da população. E se já não bastasse esse caráter ambiental em jogo, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba) demonstrou que os copos descartáveis – especificamente os feitos a partir de poliestireno quando em contato com uma substância quente (como chá ou café) podem liberar uma quantidade alarmante de uma substância chamada estireno, conhecida pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) como um possível cancerígeno. A proposta/Campanha Publicitária consistirá na substituição total do uso de copos descartáveis no Restaurante Universitário (RU) por copos ecológicos, a princípio apenas nas unidades da Regional Goiânia – por uma questão de execução inicial do projeto -, podendo ser o projeto estendido para outras regionais. Caso as propostas desse projeto sejam executadas, acredita-se que, assim como ocorreu em outras universidades públicas do país, a UFG conseguirá contribuir significativamente na diminuição do uso desenfreado de copos descartáveis, visto que o uso destes nas unidades do Restaurante Universitário é responsável por grande parte do consumo desse tipo de material nos campus da Regional Goiânia. Esse projeto não pretende apenas propor métodos e ações já formuladas, mas também incentivar um debate sobre o assunto, que poderá -mediante esforços da comunidade- suscitar outras ideias que contribuirão para a resolução ou minimização do problema. É notável que se trata de uma questão que envolve muito mais esforços por parte dos responsáveis por gerir as unidades do RU, do que dos próprios usuários. Entretanto, acredita-se que a universidade é um meio permeável de debates sociais, e trazer a discussão do impacto do uso de copos descartáveis para esse campo é extremamente rico e seus desdobramentos poderão resultar em contribuições sólidas na geração de consciência ética e sustentável para toda comunidade. Além disso, o uso comunicacional, a partir da execução da Campanha Publicitária, poderá trazer um impacto de consciência coletiva nos estudantes e usuários das dependências do RU e de toda a comunidade. No âmbito econômico, acredita-se que a eliminação dos copos descartáveis nas unidades do Restaurante Universitário em Goiânia diminuirá significativamente os gastos gerais, visto que com a ausência desse gasto o valor poderá ser retornado em benefícios aos usuários (diminuição da taxa de refeição, investimentos em alimentos de melhor qualidade, etc). Ainda que o projeto tenha sido elaborado dentro da realidade da Regional Goiânia, posteriormente, poderá ser utilizado nas outras regionais, colaborando para que toda a Universidade Federal de Goiás reduza os impactos causados pela utilização desse tipo de material.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Definição do Cliente: A elaboração do projeto da campanha publicitária se iniciou a partir da proposta de se produzir um trabalho que tivesse como tema principal a Ética. Já destacado o meu interesse em produzir algo que tivesse um impacto social e sustentável dentro da Universidade, identifiquei o problema recorrente com o uso de copos descartáveis no Campus, e passei a pesquisar sobre a correlação da Ética com a Sustentabilidade, para dar embasamento teórico a Campanha e as propostas. O cliente, neste caso, passou a ser a própria Universidade, mais especificamente o próprio Restaurante Universitário.਀ Pesquisa de Mercado: Nessa etapa do trabalho, sempre como o apoio e acompanhamento com o professor da disciplina a qual o trabalho seria submetido, buscou-se realizar uma pesquisa prévia e online, com perguntas direcionadas aos usuários do Restaurante Universitário, nas unidades da Regional Goiânia. A partir dessa pesquisa, os dados possibilitaram o direcionamento do planejamento, criação, bem como toda a execução das peças, ações, propostas e da Campanha em geral.਀匀攀最甀渀搀漀 䄀爀洀愀渀搀漀 匀愀渀琀ᤀ䄠渀渀愀㨀 倀愀爀愀 猀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀攀爀昀攀椀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀漀渀栀攀挀攀爀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀渀甀渀挀椀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 愀 猀椀琀甀愀漀 爀攀愀氀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀洀 焀甀攀 瘀愀椀 猀攀爀 瘀攀渀搀椀搀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 愀 愀最渀挀椀愀 搀攀瘀攀 挀漀氀栀攀爀 樀甀渀琀漀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀ⴀ愀渀甀渀挀椀愀渀琀攀Ⰰ 搀攀瘀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 漀 攀洀瀀爀攀最漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 猀甀愀猀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀 攀 搀攀猀瘀愀渀琀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀愀渀搀漀ⴀ愀猀 挀漀洀 愀猀 搀漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀㬀 愀 挀愀琀攀最漀爀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 猀甀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀㬀 焀甀愀椀猀 漀猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 挀漀渀瘀椀渀挀攀渀琀攀猀  瀀攀爀猀甀愀猀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ ⠀匀䄀一吀ᤀ䄠一一䄀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㤀⤀⸀ ਀䴀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 䈀爀椀攀昀椀渀最㨀 䌀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 猀漀氀甀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 搀攀氀椀洀椀琀愀漀 洀愀椀猀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀猀 搀愀搀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀甀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 䈀爀椀攀昀椀渀最⸀  ਀倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀㨀䌀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀渀琀椀搀愀猀 渀漀 䈀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀琀攀挀琀愀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 攀氀椀洀椀渀愀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 渀漀 刀唀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 愀氀最漀 爀攀愀氀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 猀攀 搀攀甀 攀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀攀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀 ⠀䌀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀猀 洀愀氀攀昀挀椀漀猀 攀 倀爀漀洀漀漀 搀漀 䌀漀瀀漀 䔀挀漀氀最椀挀漀⤀⸀ ਀䌀爀椀愀漀 搀愀猀 倀攀愀猀 攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䴀搀椀愀㨀 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀愀 瀀爀瘀椀愀 搀愀猀 瀀攀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 ⠀䌀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀⤀ 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀攀愀猀攀爀⸀ 䔀猀猀攀 洀琀漀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀  愀氀最漀 焀甀攀 渀漀 爀攀瘀攀氀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀 焀甀攀 猀攀 昀愀氀愀Ⰰ 攀 椀渀猀琀椀最愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 洀愀椀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 戀愀渀渀攀爀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀  焀甀攀 攀氀攀猀 猀攀樀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 爀攀昀攀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 攀 漀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 愀 愀挀攀猀猀愀爀 甀洀 栀漀琀猀椀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 洀愀椀猀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 伀 琀攀漀爀 搀攀猀猀愀 昀愀猀攀  漀 椀洀瀀愀挀琀漀 瀀攀氀漀 漀 甀猀漀 搀攀猀攀渀昀爀攀愀搀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 渀漀 刀唀⸀ No segundo momento (de Promoção), o foco seria o uso de Copos Ecológicos no RU. Foram pensadas peças que promoviam esse tipo de copo, e a conquista da eliminação do uso de copos descartáveis. Nessa fase, além do mesmo formato utilizado nas peças da fase anterior (banner teaser), a proposta seria a utilização dos meios eletrônicos da Universidade (Facebook/Instagram, etc).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀氀愀渀漀 搀攀 䄀攀猀㨀 伀 倀氀愀渀漀 搀攀 䄀攀猀 猀攀爀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 琀爀猀 攀琀愀瀀愀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 愀攀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀爀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀爀 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 甀猀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 渀漀 刀唀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 愀 刀攀椀琀漀爀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀爀攀漀 搀漀 刀唀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 漀猀 爀最漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 搀椀爀攀琀愀 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 猀攀爀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 猀甀戀搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀㨀 ㄀ꨀ 䘀愀猀攀 ⴀ 䌀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀猀 洀愀氀攀昀挀椀漀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀㬀 ㈀ꨀ ጀ†倀爀漀洀漀漀 搀漀猀 挀漀瀀漀猀 攀挀漀氀最椀挀漀猀 焀甀攀 椀爀漀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀爀 漀猀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀⸀ 䄀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 瀀攀氀愀 攀昀攀琀椀瘀愀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 攀氀椀洀椀渀愀漀 搀漀 甀猀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀漀 琀漀琀愀氀 瀀漀爀 挀漀瀀漀猀 攀挀漀氀最椀挀漀猀⸀ ਀㄀ꨀ 䔀琀愀瀀愀㨀 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀  愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀  刀攀椀琀漀爀椀愀 攀  攀洀瀀爀攀猀愀 最攀猀琀漀爀愀 搀漀 刀唀⸀ 䄀瀀猀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 攀猀琀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 猀攀樀愀 琀爀愀琀愀搀漀 挀漀洀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 猀攀樀愀洀 愀挀攀椀琀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 猀攀爀 昀漀爀洀愀搀愀 甀洀愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 洀愀椀猀 昀漀爀洀愀氀椀稀愀搀愀 搀愀猀 愀攀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 猀漀氀椀挀椀琀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 搀攀 氀椀挀椀琀愀攀猀⸀ Na primeira etapa do Plano de Ações, após o projeto ter sido apresentado e acatado pela direção da UFG, será realizada uma pesquisa direcionada a todos os estudantes e funcionários da universidade, a partir do portal sigaa.sistemas.ufg.com.br, com questões objetivas, a fim de conhecer melhor os usuários do RU, bem como seus posicionamentos quanto o uso de copos descartáveis, além de perguntas que envolvam o campo da ética e sustentabilidade. Essas questões possibilitarão nortear o teor da segunda etapa (Campanha Publicitária).਀䌀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 渀漀猀 愀甀搀椀琀爀椀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀漀洀攀渀琀愀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀渀琀爀攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ Os objetivos da primeira etapa são: levar a proposta aos gestores da UFG e do RU; e fomentar discussões e pesquisas sobre o tema dentro da comunidade, organizadas pelos próprios discentes e docentes (o que poderá gerar contribuições como novas ideias para o projeto). Espera-se que o Projeto seja construído e executado em conjunto com a comunidade.਀ 2ª Etapa: Após as contribuições das pesquisas e discussões realizadas na primeira etapa, espera-se a realização junto a Assessoria de Comunicação da UFG (ASCOM), de uma Campanha Publicitária em todos os campus da Regional Goiânia, de conscientização dos usuários do RU sobre os malefícios que o uso de copos descartáveis provocam à saúde e ao meio ambiente. Como ressaltado, essa etapa será subdividida em duas fases para conscientização e promoção. ਀ ऀ伀猀 挀甀猀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀爀漀 洀渀椀洀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀  攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀漀Ⰰ 最爀昀椀挀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀搀椀愀 漀渀氀椀渀攀 最爀愀琀甀椀琀愀Ⰰ 攀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ 䄀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀猀琀愀爀漀 攀洀 甀洀 琀瀀椀挀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀⸀ ਀㌀ꨀ 䔀琀愀瀀愀㨀 䔀洀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䄀攀猀Ⰰ 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 攀昀攀琀椀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀猀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 渀漀 刀唀 瀀漀爀 挀漀瀀漀猀 攀挀漀氀最椀挀漀猀⸀ 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀琀愀瀀愀 漀挀漀爀爀攀爀 樀甀渀琀漀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 ⠀猀攀爀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀搀漀 渀漀 琀瀀椀挀漀 ᰀ䌠爀漀渀漀最爀愀洀愀ᴀ⤠⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 猀攀 挀漀渀琀爀愀 渀漀 琀瀀椀挀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀⸀ ਀䌀愀洀瀀愀渀栀愀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㨀 䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 猀攀 搀愀爀 攀洀 搀甀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 搀漀椀猀 瀀椀氀愀爀攀猀㨀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 瀀爀漀洀漀漀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 猀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 猀甀最攀猀琀漀 搀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀⸀ ਀䘀愀猀攀 ㄀㨀 䔀猀猀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 愀 昀愀猀攀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀愀氀攀昀挀椀漀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 渀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀漀 刀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 ⠀刀唀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀猀 渀漀猀 洀攀猀攀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 焀甀攀洀  漀 甀猀甀爀椀漀 搀漀 刀唀 搀愀 刀攀最椀漀渀愀氀 䜀漀椀渀椀愀⸀ 匀漀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀漀挀甀瀀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀愀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 猀愀戀攀洀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 愀 攀氀椀洀椀渀愀爀 漀 甀猀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 猀甀愀猀 爀攀昀攀椀攀猀⸀ 䔀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ Como proposta, é possível trabalhar esse primeiro momento em forma de teaser. Esse método publicitário é algo que não revela completamente o que se fala, e instiga o público a procurar mais informações. Nesse sentido, as peças abaixo (as outras estão em anexo) foram elaboradas, em formato de banner. A ideia é que eles sejam colocados dentro dos refeitórios, chamando a atenção dos usuários e os incentivando a acessar um hotsite do projeto para conhecerem mais a proposta.਀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 猀漀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀漀 刀唀 瀀愀爀愀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 焀甀攀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀⸀ 一攀猀猀愀 氀椀渀栀愀Ⰰ 挀愀搀愀 瀀攀愀 搀攀猀猀攀 琀攀愀猀攀爀 椀渀搀椀挀愀 搀愀搀漀猀 攀猀琀椀洀愀搀漀猀 搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀Ⰰ 愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 漀 洀猀 攀 漀 愀渀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀  Ainda na fase 1, de conscientização, é sugerido realizar (em parceria com a Faculdade de Artes Visuais – FAV) uma montagem artística com copos descartáveis. É possível fazer monumentos, adereços decorativos, etc. Esses, serão colocados nas dependências do RU, próximo aos banners teaser.਀䄀 昀愀猀攀 ㄀ 挀漀渀猀椀猀琀椀爀 攀洀 愀攀猀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀Ⰰ 愀 猀攀爀攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 刀唀 攀洀 䜀漀椀渀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀椀爀椀愀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀漀爀 椀洀瀀愀挀琀漀⸀ ਀䘀愀猀攀 ㈀㨀 一攀猀猀愀 昀愀猀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ  漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 漀 瀀爀愀稀漀 瀀愀爀愀 愀搀攀焀甀愀漀 猀 洀甀搀愀渀愀猀⸀ 䄀焀甀椀Ⰰ 猀甀最攀爀攀ⴀ猀攀 漀 甀猀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 ⠀吀嘀 唀䘀䜀Ⰰ 刀搀椀漀Ⰰ 䨀漀爀渀愀氀 唀䘀䜀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀⤀⸀ 吀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀瘀攀爀 猀攀爀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀搀愀 猀漀戀爀攀 愀 攀氀椀洀椀渀愀漀 搀漀猀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 攀洀 琀攀洀瀀漀 栀戀椀氀 搀攀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀攀洀⸀ Uma sugestão é a realização de uma semana ecológica (no início do semestre), onde os copos poderão ser distribuídos gratuitamente aos calouros. Peças mostrando onde adquirir os copos ecológicos padrão também são importantes nessa fase.਀䄀瀀猀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 猀攀爀攀洀 攀昀攀琀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 攀 漀 甀猀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 猀攀爀攀洀 攀氀椀洀椀渀愀搀漀猀 攀 猀甀戀猀琀椀琀甀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 攀挀漀氀最椀挀漀猀Ⰰ  瀀爀攀挀椀猀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 愀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀攀猀猀愀 洀甀搀愀渀愀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 攀洀 琀攀愀猀攀爀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀攀愀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 椀渀瘀攀爀猀漀⸀ 䄀漀 椀渀瘀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 刀唀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 愀最爀愀搀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 琀攀爀攀洀 猀椀搀漀 攀氀椀洀椀渀愀搀漀猀 漀 甀猀漀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀甀最攀猀琀漀 愀戀愀椀砀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
É de conhecimento de grande parte da sociedade que o uso de copos descartáveis, bem como de materiais plásticos, são nocivos à saúde e ao meio ambiente. Entretanto, o tema ainda precisa ser mais instigado a discussões. Debates e encontros para conhecimentos sobre a relação da ética e da sustentabilidade devem fazer parte do calendário acadêmico e, sobretudo, introduzido às agendas anuais das gestões públicas da sociedade. A situação é alarmante e mostra o desinteresse dos órgãos responsáveis quanto ao assunto.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 渀漀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 琀攀洀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀  洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 洀愀猀 攀猀琀漀 挀漀洀漀 猀攀 搀攀 洀漀猀 愀琀愀搀愀猀 猀攀洀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 昀愀稀攀爀⸀  Esse projeto/Campanha Publicitária só será levado adiante se houverem esforços positivos de toda a comunidade e, principalmente, dos responsáveis pelas unidades do Restaurante Universitário, a saber Universidade Federal de Goiás (UFG) e a empresa Nutrir. Pretende-se levar essas questões para os responsáveis, e propor a realização dos itens elaborados.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀搀漀琀攀 甀洀愀 䌀愀渀攀挀愀⸀ 唀䘀伀倀䄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀漀瀀愀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀渀漀瘀攀洀戀爀漀⼀愀搀漀琀攀ⴀ甀洀愀ⴀ挀愀渀攀挀愀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀ⴀ瀀攀氀愀ⴀ爀攀搀甀挀愀漀ⴀ搀攀ⴀ挀漀瀀漀猀ⴀ搀攀猀挀愀爀琀愀瘀攀椀猀ⴀ渀愀ⴀ甀昀漀瀀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㬀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 唀猀攀 挀愀渀攀挀愀猀 攀洀 瘀攀稀 搀攀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀椀昀愀氀ⴀ洀最⸀攀搀甀⸀戀爀⼀爀甀⼀渀漀搀攀⼀㐀㜀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀椀最愀 渀漀 愀漀猀 挀漀瀀漀猀 搀攀猀挀愀爀琀瘀攀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀椀最⸀戀爀⼀猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀氀⼀挀愀洀瀀愀渀栀愀猀⼀䌀伀倀伀开䐀䔀匀䌀䄀刀吀䄀嘀䔀䰀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㬀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀氀愀渀漀 搀攀 䜀攀猀琀漀 搀攀 䰀漀最猀琀椀挀愀 匀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䜀漀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀最⸀戀爀⼀瀀⼀㜀㘀㘀㘀ⴀ瀀氀愀渀漀ⴀ搀攀ⴀ氀漀最椀猀琀椀挀愀ⴀ猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀氀ⴀ瀀氀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㬀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀䔀一伀Ⰰ 䘀戀椀漀 夀⸀ 䌀⸀ 준琀椀挀愀 攀 匀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 愀 䐀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 嬀匀⸀䤀⸀崀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀ᤀ䄠一一䄀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀漀㬀 䨀唀一䤀伀刀Ⰰ䤀猀洀愀攀氀 刀漀挀栀愀㬀 䜀䄀刀䌀䤀䄀Ⰰ 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䐀愀戀甀氀⸀ Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 8ª Ed. Ver. E ampl. – São Paulo: Cengage਀䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀