INSCRIÇÃO: 00285
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT07
 
TÍTULO: Rótulo do mel AAVA: Design aplicado à comunidade
 
AUTORES: Aline do Nascimento Carlos (Universidade do Estado de Mato Grosso); Aline Almeida da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso); Andressa Santiago Lima (Universidade do Estado de Mato Grosso); Raimundo Nonato Ribeiro de Souza (Universidade do Estado de Mato Grosso); Lawrenberg Advíncula da Silva (Universidade do Estado de Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Visual, Embalagem, AAVA, ,
 
RESUMO
No design, forma e conteúdo exercem uma relação complementar. E no desenvolvimento de embalagem tal conceito é imprescindível para que a mensagem visual atinja seus objetivos. Deste modo, o projeto Rótulo do mel AAVA busca transmitir as principais ideias da cooperativa de produtores de mel do Araguaia (Associação dos apicultores do Vale do Araguaia – AAVA) por meio de embalagens. A ideia nasceu das aulas de campo e laboratoriais da disciplina de Planejamento Gráfico, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Alto Araguaia. Espera-que o projeto, ainda em fase experimental, informe a comunidade e crie uma consciência sobre os benefícios do consumo do mel.
 
INTRODUÇÃO
Segundo a designer americana Donis Dondis (1997), o estudo da forma requer uma compreensão sobre sua sintaxe visual, reconhecendo a complexidade simbólica dos seus elementos isolados e agrupados. A forma possibilita uma noção material e tangível do conteúdo, sendo o elo principal entre o objetivo da mensagem e o seu espectador final. Ela pode se apresentar em diversos tipos geométricos, combinação de cores e tons, e escalas e proporções. Para o desenvolvimento de embalagem, o estudo da forma implica sua usabilidade e funcionalidade social. Neste sentido, o designer gráfico precisa atentar para os modos de usos e satisfações do produto, fazendo uma análise experimental para além das questões estéticas. De acordo com Munari (1997), ele se conscientizar que o trabalho gráfico não só tenha qualidades visuais, tal como econômico, ergonômico. "Deve produzir um objeto que não só possua qualidades estéticas, mas cujos componentes, inclusive o econômico, sejam considerados no mesmo nível." E também outra "preocupação é que o público entenda seu produto". Pensando nestes conceitos de aplicação do design, desenvolvemos um projeto de identidade e comunicação visual para o mel produzido pela Associação de Apicultores do Vale do Araguaia, AAVA. O projeto teve inicio nas aulas de campo e laboratoriais da disciplina de Planejamento Gráfico, 3º semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Alto Araguaia. E abrangeu cinco etapas distintas: o diagnóstico com membros da AAVA, a produção gráfica (artesanal) e eletrônica no software Corel Draw X7, o acompanhamento da impressão, o lançamento e a distribuição. A Associação dos apicultores do Vale do Araguaia funciona desde 2015, ao verificar as condições econômicas das famílias de agricultores familiares, a AAVA elaborou um projeto de incentivo para que fosse possível a iniciação da criação de abelhas dentro das Áreas de Preservação Permanente - APP e Reserva Legal - RL destas famílias.
 
OBJETIVO
Busca conscientizar a população de Alto Araguaia e região sobre o trabalho desenvolvido pela AAVA, estimulando o consumo de mel em seus benefícios para uma vida saudável. O que pressupõe uma pesquisa iconográfica e de mercado de modo ao uso de valores estéticos e ideológicos condizentes com o perfil da comunidade local. Mas, sobretudo, a fim de buscarmos uma comunicação visual diferenciada, uma vez que constatamos a existência de outra marca concorrente no comércio da região: o mel Araguaia. O desafio foi manter um padrão estético para a categoria, e ao mesmo tempo se destacar na escolha do consumidor, os obstáculos contribuíram para a evolução e crescimento profissional dos envolvidos. O objetivo era a mudança de um sistema de produção concentrado em poucas atividades de produção de alimentos e renda, para um modelo agroecológico e diversificado.
 
JUSTIFICATIVA
A vida moderna nos subtraiu alguns dos bons hábitos, dentre eles, a alimentação saudável. O mel é indispensável em uma dieta balanceada, além de prático. Pode ser utilizado como coadjuvante em diversos outros alimentos. Os benefícios são inúmeros, podemos citar: propriedades benéficas, como depuração do sangue, capacidade antioxidante, auxilia na prevenção de resfriados, doenças respiratórias, diminui o risco de contrair doenças cardiovasculares, melhora a resposta imunológica. É reconhecido como antibiótico natural, pois tem no organismo a ação antisséptica, anti-inflamatória e antibacteriana. Contém fibras solúveis, responsáveis por regular o intestino, fortalecendo a flora com a ação prebiótica. Uma colher do alimento fornece, proteínas, alguns minerais como selênio, cobre, fósforo e ferro, vitamina C, complexo B e substâncias antioxidantes como os flavonoides e fenólicos. O mel pode variar de tonalidade, a produção mais escura indica uma maior concentração de minerais, em quanto porções mais claras vitaminas. Ciente destas características do alimento que garantem sua utilidade pública, e a relevância social dos trabalhos realizados pela AAVA, assumimos o desafio de cuidar da identidade visual tanto do mel, quanto da associação.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
4.1 Reunião para diagnóstico:਀一愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 昀漀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 最攀爀愀椀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 愀氀愀搀愀猀 攀 猀甀愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 琀椀瘀攀洀漀猀 漀 渀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀洀攀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀⸀ 䴀愀猀 琀愀洀戀洀 猀攀 搀攀甀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 愀 椀挀漀渀漀最爀昀椀挀愀 ⠀搀攀 猀椀最渀漀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 洀攀氀⤀⸀ ਀㐀⸀㈀ऀ倀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀㨀 搀漀 攀猀戀漀漀 渀漀 瀀愀瀀攀氀 愀漀 䌀漀爀攀氀 䐀爀愀眀 Inicialmente um rascunho foi feito de uma forma rudimentar no papel, após testagens de arte, passamos para o software Core Draw, onde aperfeiçoamos e chegamos até o resultado final, cálculo de diagramação, cores, tipografia e tamanho foram analisados até obtermos um parecer conveniente a ambas as partes.਀ 4.3 O tipo de papel (suporte)਀伀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 琀椀瀀漀 䌀漀甀挀栀 愀搀攀猀椀瘀漀  甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 最爀昀椀挀愀 瀀漀爀 猀甀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 瘀愀渀琀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 猀攀爀 洀愀椀猀 爀攀猀椀猀琀攀渀琀攀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀 愀氀洀 搀攀 瀀漀猀猀甀椀爀 洀愀椀猀 戀爀椀氀栀漀 攀 氀椀猀甀爀愀 漀 焀甀攀 挀栀愀洀愀 愀琀攀渀漀 渀漀 爀攀挀椀瀀椀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀攀猀 焀甀攀 渀漀 瀀愀猀猀愀洀 搀攀猀瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 昀椀渀愀氀⸀ ਀㐀⸀㐀ऀ䄀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 爀琀甀氀漀猀 攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀 Embalagem atual possui as dimensões de 13cm x 8cm, o rótulo 6,7 x 7,5cm. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㔀⸀㄀ऀ䄀 愀爀琀攀 搀漀 刀琀甀氀漀  Houve uma preocupação em manter uma estética atrativa, que passasse a mensagem de cooperativismo e sustentabilidade. O livro Psicodinamica (FARINA, 2011) das cores e do Projeto Gráfico (COLLARO, 2012) foi ferramenta base para a escolha das tonalidades, direcionando a diagramação dos elementos necessários, além de incluir características do produto. Farina (2011) cita a construção de identidade visual a partir da escolha das cores, a figura contendo paisagem remete a um favo de mel em harmonia com a natureza, contém a mensagem que enfoca uma produção consciente, almejando uma produtividade menos abrasiva possível, tanto para os insetos como para sociedade e o meio ambiente. A relação da marca é se consolidar no mercado através da mudança de envoltório, e que não necessariamente gerasse grandes despesas. ਀ 伀 愀洀愀爀攀氀漀 漀戀瘀椀愀洀攀渀琀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 爀攀洀攀琀攀洀 愀 攀渀攀爀最椀愀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀琀漀Ⰰ 攀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀  愀琀漀愀 焀甀攀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 搀攀猀挀愀渀猀漀 愀猀 氀甀稀攀猀 愀洀愀爀攀氀愀猀 猀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 攀 愀猀 氀洀瀀愀搀愀猀 昀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 挀漀爀瀀漀爀愀琀椀瘀漀猀⸀ 䄀猀 氀椀猀琀爀愀猀 搀漀 甀洀 愀爀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 攀 琀攀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 瘀椀猀漀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀椀琀椀搀攀稀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 漀 氀愀爀愀渀樀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瘀椀琀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀漀猀瀀攀爀椀搀愀搀攀 攀 猀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀琀甀愀 挀漀洀漀 瀀椀氀愀爀 渀愀 焀甀愀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 挀愀氀漀爀椀愀猀Ⰰ  甀洀愀 挀漀爀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀 攀 挀栀愀洀愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 甀猀漀⸀ 伀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 瀀愀猀猀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀  愀氀攀爀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 搀漀猀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 洀愀椀猀 瘀愀氀漀爀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 焀甀愀渀琀漀 愀 瀀爀漀挀攀搀渀挀椀愀 搀愀 洀愀渀甀昀愀琀甀爀愀⸀   㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀爀漀瀀椀挀椀漀甀 甀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 愀氀椀愀搀漀 愀 椀渀漀瘀愀漀 攀 漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 氀漀挀愀氀⸀ 伀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 昀漀椀 洀愀渀琀攀爀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 洀漀搀攀爀渀椀稀愀爀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 瀀攀焀甀攀渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀Ⰰ 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 ᰀ攠渀最漀氀椀搀漀ᴀ†瀀攀氀愀猀 愀攀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀漀⸀  䔀洀 挀攀爀琀愀 洀攀搀椀搀愀Ⰰ 愀 愀漀 攀洀瀀爀攀最愀搀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 漀 焀甀攀 愀氀最甀渀猀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀栀愀洀愀洀 搀攀 昀漀氀欀洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀戀爀愀渀最攀 愀 洀攀猀挀氀愀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 爀甀搀椀洀攀渀琀愀爀攀猀 愀 昀椀洀 搀攀 昀漀洀攀渀琀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 氀漀挀愀氀⸀  Também, vale registrar-se: a relação custo e benefício foi positiva, para desenvolvedores e a associação, visto que os resultados foram maximizados a partir do novo desing, ampliando a gama de clientes dentro e nas proximidades da região. A experiência foi importante para aplicar os conhecimentos teóricos, e desenvolver estratégias para os desafios que o desing gráfico exige atualmente de um universo local que não é tão fechado, pelo contrário, cada vez mais sintonizado com o global. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀刀䜀匀吀刀伀䴀Ⰰ 䈀漀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 吀爀愀搀⸀ 刀漀最爀椀漀 䈀攀琀琀漀渀椀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀攀猀 刀漀猀愀爀椀Ⰰ ㈀  㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ 䄀⸀ 倀爀漀搀甀漀 䜀爀昀椀挀愀㨀 䄀爀琀攀 攀 琀挀渀椀挀愀 渀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀伀一䐀䤀匀Ⰰ 䐀⸀ 䄀⸀ 匀椀渀琀愀砀攀 搀愀 䰀椀渀最甀愀最攀洀 嘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀䐀䔀匀吀伀Ⰰ 䘀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 䌀漀爀攀猀⸀ 㘀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀一䄀刀䤀Ⰰ 䈀爀甀渀漀⸀ 䐀攀猀椀最渀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀㨀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀椀搀琀椀挀愀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䤀䰀䰀䤀䄀䴀匀Ⰰ 刀⸀ 䐀攀猀椀最渀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 渀漀  搀攀猀椀最渀攀爀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 嘀攀爀⸀ 䔀 䄀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀愀氀氀椀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀