ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #ed1b24"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00294</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;CR 19, Edição 10 Anos, 2018</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;JOAO VICTOR MACIEL DA SILVA (Universidade de Brasília); Daniela Franca (Universidade de Brasília); Leilane Gama Santos (Universidade de Brasília); Pedro Moreth (Universidade de Brasília); Ana Luiza Sobreira Padilha de Oliveira (Universidade de Brasília); Celia Kinuko Matsunaga Higawa (Universidade de Brasília); Rafael Dietzsch (Universidade de Brasília); Emille Catarine Rodrigues Cançado (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #ed1b24"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campus Repórter, Projeto Grafico, design, experimental, laboratorio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Depois de 18 edições, a Campus Repórter chega aos seus 10 anos com um desafio a mais: demonstrar a importância do formato impresso em um contexto onde mídias digitais e interativas dominam a atenção dos diferentes tipos de leitores que a revista laboratório da Universidade de Brasília alcança. Desta forma, o conteúdo, assim como o design, precisaram se reinventar, experimentar e construir juntos uma edição especial para a comemoração dos 10 anos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Campus Repórter, revista-laboratório da Faculdade de Comunicação da Universidade, foi criada em 2007 e possui 18 edições em sua história, tradicionalmente 1 edição por semestre, contando com a participação de alunos em um trabalho interdisciplinar, onde o design e o conteúdo editorial são trabalhados lado a lado para um resultado excepcional e que transporte o leitor para o conteúdo da revista. Esse trabalho insere os estudantes em um contexto real de criação, produção e finalização de um projeto editorial e gráfico, assim como executado em uma revista de grande porte. Em cima do trabalho realizado durante as últimas 18 edições, o projeto gráfico da revista foi pensado, planejado e executado respeitando a sua grande trajetória, assim como mirando o futuro, em um projeto que fosse atual e seja levado como referência para as próximas edições.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolver um projeto gráfico consistente para a revista-laboratório Campus Repórter, alinhando o conteúdo desenvolvido para essa edição e direcionando as próximas edições da mesma, de forma a criar uma identidade própria para a revista. Essa identidade, une todo o layout e o conteúdo, criando uma organização espacial de elementos visuais e textuais que orientam e guiam o leitor por meio das histórias e informações apresentadas em cada informação, como definido por Ambrose e Harris (2012). Outro desafio para o desenvolvimento deste, foi a criação de um projeto com personalidade marcante, relembrando passado, presente e futuro em uma edição comemorativa de 10 anos. Esse desafio, nos possibilitou e nos colocou em uma posição de experimentação e de reconhecimento de grandes feitos nos projetos anteriores, em diferentes pontos, como formato, tipo, cor e material utilizado. Possibilidade essa que um projeto de laboratório traz, familiarizando o aluno com o processo gráfico e "dando-lhe conhecimento razoável da arte tipográfica e dos sistemas de impressão, de diagramação e do uso de ilustrações e cores, melhorando-os na parte estética." (LOPES, 2002, p.49 e 50).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um mundo globalizado, onde a informação, a sua fonte e o meio se tornaram pontos importantes no meio de tantas opções, o projeto gráfico da revista 19 da Campus Repórter, edição comemorativa de 10 anos, trouxe esse desafio para se tornar única no meio de tantas revistas, demonstrando a qualidade do seu conteúdo por meio da sua curadoria editorial e do seu projeto gráfico consistente e ousado. Criar um material que transparece os valores qualidade na informação, histórias únicas e imersão do leitor se tornaram o caminho para a produção de uma revista única e com personalidade marcante. Além disso, o projeto foi desenhado pensando no futuro, assim como possibilitando sua aplicação em diferentes meios e materiais, sejam digitais ou offline.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para todo início de uma produção gráfica, é necessário ter o entendimento acerca da história, contexto e objetivo da revista Campus Repórter, assim como compreender a importância da edição a ser trabalhada. Em uma roda, com estudantes de diferentes áreas e níveis de crescimentos acadêmicos, discutimos, lemos e principalmente, pensamos em como a próxima edição da revista poderia abarcar tudo o que foi desenvolvido nos últimos anos e também dar um norte para o futuro. Neste momento, também foi organizado trios de trabalho, com repórteres, designers/diretores de arte e editores juntos, para que a matéria pudesse ser feita de forma interdisciplinar, imersa e focada no se conteúdo e forma de apresentação. Em sequência a este momento de investigação da história, o grupo responsável pelo projeto gráfico iniciou um estudo detalhado sobre as edições passadas, notando fonte, cores, formatos, papel e estilo de diagramação; para que assim pudéssemos iniciar experimentos para a próxima edição da mesma. Um dos processos mais longos foi a definição de uma nova fonte para a revista, levando em consideração dois grandes pontos: aplicação e acesso. "A tipografia existe para honrar seu conteúdo" Robert Bringhurst (2005), então, foi escolhida uma fonte que é multi-plataforma, podendo ser utilizada em projetos impressos e digitais, onde manterá sua qualidade, contraste e personalidade idependente do meio. Além disso, a fonte é totalmente gratuita e open-source, onde sua importância e definição pode ser tradada como "seu aspecto fundamental é o fato do código-fonte estar livremente disponível para ser lido, estudado ou modificado por qualquer pessoa" (Fuggetta, 2003), o que está alinhado com LOPES em sua definição para projetos desenvolvidos em plataformas como revista e jornal-laboratório. Dado esse processo, a revista foi estabelecida com uma nova fonte e apresentada a proposta de uma divisão por meio de materiais do que seria a matéria de comemoração aos 10 anos e das demais. Neste ponto, a ideia foi entregar ao leitor uma experiência diferenciada, demonstrando a importância da data para a revista, utilizando um papel de gramatura diferente, onde a impressão reagiria diferente ao visto nas páginas seguintes. Todo o processo, desde o pensamento da fonte para diferentes plataformas, cores marcantes e chamativas, teve lado a lado o conteúdo, onde pudemos entregar dados e ilustrações que melhorasse a imersão, visualização e empatia do leitor com as informações e histórias apresentadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Campus Repórter Edição 19 é uma revista com 98 páginas, contando com matérias e reportagens criadas por alunos de jornalismo em diferentes contextos, abarcando histórias, trajetórias, denúncias, superações e também projetos artísticos e de manifestação. O projeto gráfico desenvolveu, em uma linha de identidade visual concisa, um visual que pode ser notado sua unidade em todas as páginas da revista. Esta edição em especial contou com a utilização de capas duplas, aumentando a área de trabalho da abertura da revista e dando ao leitor, um material gráfico rico. Além da abertura, a revista inicia com um papel de diferente gramatura e estilo das demais, inserindo o leitor diretamente na experiência surpreendedora pensada pela equipe de projeto gráfico. A diagramação, segue a linha visual, experimentando ao iniciar a revista com um tom mais informal e próximo ao leitor, ao utilizar um alinhamento textual não justificado, o que foi alterado nas matérias jornalísticas apresentadas a seguir, trazendo novamente o tom de seriedade e confiança em suas informações que a revista sempre trouxe. Esta edição é uma edição de contrastes, de surpresas e de experimentação, como nenhuma antes desenvolvida dentro da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, mas trás a essência dos seus 10 anos de história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção desta edição da Campus Repórter não só trouxe a importância dos processos anteriores, na produção e realização de edições passadas, como também abriu um novo horizonte para a revista ao possibilitar integração com o digital (utilizar fontes disponíveis para os dois meios), ousando em seguir com seu formato e trazer em meio a sua edição, materiais e formas de edição e diagramação novas e nunca antes experimentadas. O trabalho desenvolvido foi concluído com a apreciação dos leitores e com a sua percepção de uma revista onde o design tem sua importância e que dado o resultado alcançado, foi alinhado e muito bem construído com o conteúdo. Viva os 10 anos da Campus Repórter.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #ed1b24"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.<br><br>BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo: Cosac Naif, 2005.<br><br>CALDWELL, Cath.; ZAPPATERRA, Yolanda. Design Editorial: Jornais e revistas/mídia impressa e editorial. São Paulo: Ed. GG, 2014.<br><br>DONDIS, A. D. Sintaxe da Linguagem Visual. Martins Fontes, SP 2003.<br><br>GUIMARÃES, Luciano. A Cor Como Informação: A Construção Biofísica, Lingüística e Cultural da Simbologia das Cores. SP: Annablume Editora, 2001.<br><br>HOLLIS, Richard. Design gráfico: Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.<br><br>HULBURT, Allen. Layout: o Design da Página Impressa. São Paulo: Editora Nobel.<br><br>LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos. Ed. Cosacnaify, SP 2006.98.<br><br>RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: Linha Gráfica Editora,1987.<br><br>WHITE, Jan. V. Edição e Design. SP: JSN Editora, 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>