INSCRIÇÃO: 00296
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: Além dos Olhos - A Publicidade e a Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual
 
AUTORES: João Matheus Câmara Rios Portales Raposo (Universidade de Brasília); Fernando Oliveira Paulino (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade Inclusiva, Acessibilidade, Inclusão Digital, Deficiência Visual,
 
RESUMO
No presente projeto, pretendeu-se produzir uma campanha digital de cunho experimental, sendo seu conteúdo um conjunto de práticas e de descrições, tanto de ações quanto de orientações, para a criação de uma campanha publicitária digital o mais acessível para pessoas com deficiência visual possível dentro das limitações de um projeto experimental. O público-alvo da campanha foram universitários de publicidade e propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. O trabalho teve como base levantamento bibliográfico e entrevistas, realizadas pelo estudante pesquisador. Dessa forma, foi possível definir que o tema tratado, no âmbito da Comunicação, não conta com uma quantidade extensa de títulos e que há uma oportunidade em se tratar o tema dentro do espaço acadêmico, uma vez que houve feedback qualitativo positivo da campanha.
 
INTRODUÇÃO
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, a deficiência visual atinge 3,6% dos brasileiros (AGÊNCIA BRASIL, EBC., 2015), uma parcela significativa da população nacional que, consequentemente, demanda a produção mais ampliada de conteúdos acessíveis. Portanto, é patente a necessidade de criação de conteúdos publicitários para esse público, tanto quanto apresentá-lo como indivíduos expostos à mensagens publicitárias e trazer boas práticas, levando em consideração essa potencialidade. Por volta de 1987 (SASSAKI, 2010), as primeiras tentativas da prática da inclusão tiveram início. Segundo Claudia Werneck, "como filosofia, incluir é a crença de que todos têm direito de participar ativamente da sociedade, contribuindo de alguma forma para o seu desenvolvimento" (WERNECK, 2000, p.42). Alguns conceitos inclusivistas são necessários para se melhor entender o termo e sua carga histórica. O primeiro deles é a autonomia, sendo que "autonomia é a condição de domínio do ambiente físico e social, preservando ao máximo a privacidade e a dignidade da pessoa que a exerce" (SASSAKI, 2010, p.35). Uma pessoa autônoma tem a capacidade de descer de um ônibus e de caminhar sem ajuda. Além da própria autonomia em si, a decisão e o discernimento dessa capacidade são o gancho do segundo conceito, chamado independência. "A faculdade de decidir sem depender de outras pessoas, tais como: membros da família, profissionais especializados ou professores" é chamada independência (ibidem). A ideia de independência está intimamente ligada à noção de acesso à informação, ou seja, a quantidade e a qualidade de informações que uma pessoa tem à sua disposição. Seja em uma mídia social, seja na internet como um todo, tanto criando blogs e vlogs acessíveis quanto escrevendo textos e mandando por e-mail, os suportes de conteúdo mais variados no meio digital estão, inegavelmente, no centro do debate sobre o acesso democrático à informação.
 
OBJETIVO
O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma campanha digital educativa e inclusiva – com acessibilidade para pessoas com deficiência visual –, produzindo uma publicidade com acessibilidade na maioria de seus processos. Isto é, o objetivo do trabalho foi planejar, criar, veicular, monitorar e analisar uma campanha educativa experimental criada levando em conta a acessibilidade para pessoas com deficiência visual desde o início do processo. Como descrito no tópico "problema" deste trabalho, as pessoas com deficiência visual não foram o público principal. O público-alvo considerado foram os alunos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
 
JUSTIFICATIVA
A marginalidade das questões que se referem às pessoas com deficiência visual é criada e estruturada pela própria sociedade. Levando em consideração a máxima "informação é tudo", devemos ter em mente que o acesso à informação, segundo Varella e Guerrini, "é uma premissa básica para a realização da cidadania, um direito fundamental de qualquer pessoa" (VARELLA; GUERRINI, 2010). Desse modo, existem pessoas com deficiência visual sem pleno acesso à informações cruciais, estão também privadas de seus direitos como cidadãos – apesar de lhes serem cobrados seus deveres. Além da necessidade de maiores trabalhos no campo da comunicação sobre o tema, há uma demanda específica acerca de publicidades para o público com deficiência visual, incentivando, dessa maneira, um olhar reflexivo acerca da profissão, suas atribuições e seu papel social. O acesso democrático à informação coloca o campo da Comunicação em interface com importantes conceitos da acessibilidade. De maneira análoga, as diretrizes curriculares do curso de Comunicação Social – e de suas respectivas habilitações – são compostas, além de outras delimitações, de competências e habilidades. Segundo o Parecer CES0492/2001, existem sete competências e habilidades gerais, que são: assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias; usar tais conceitos e teorias em análises críticas da realidade; posicionar-se de modo ético-político; dominar as linguagens habitualmente usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica; experimentar e inovar no uso destas linguagens; refletir criticamente sobre as práticas profissionais no Campo da Comunicação; ter competência no uso da língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área. Levando em consideração algumas habilidades mencionadas acima, deve-se notar como a atuação profissional do publicitário dista, obviamente, de uma realização puramente técnica. A capacidade de concatenar diferentes modos de se produzir conteúdo, de se utilizar de suportes midiáticos e de se pensar sobre públicos-alvo é dever do profissional. Levar em consideração os conceitos inclusivistas, ou seja, pensar no acesso universal da informação, é tornar patente a habilidade e a competência do publicitário. Com isso, percebe-se que todas as competências têm ligação com o objeto de estudos do presente trabalho, desde a percepção crítica até a concepção técnica com o uso da linguagem correta. Dessa forma, segundo o parecer, o publicitário deve atuar de modo ético-político, experimentando e inovando o uso de linguagens habitualmente utilizadas nos processos de comunicação. A ação de analisar criticamente a realidade e o contexto em que o sujeito está inserido é parte importante, se não imprescindível, de uma consciência para a construção de novas campanhas publicitárias. Outrossim, a presença da sociedade civil organizada em consonância com o peso constitucional impulsionam e incentivam os produtores de conteúdo a refletirem sobre seus produtos levando em consideração pelo menos alguns parâmetros da inclusão. Segundo a síntese de indicadores de 2014 presente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015 – PNAD –, realizada pelo IBGE, a posse de televisão em domicílios era de 97,1% da população total e, no período de 2013 para 2014, a proporção de internautas passou de 49,4% para 54,4% da população residente. Percebe-se, então, como a Comunicação e o uso da internet interagem entre si e estão presentes – de maneira fundamental e também funcional – na vida de diversas pessoas. Dessa maneira, a publicidade pode aproveitar os benefícios estruturais interativos e dinâmicos da internet para desenvolver práticas democráticas de acesso à informação para todos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O presente trabalho é uma pesquisa experimental, com o intuito de entender o modo como pode-se desenvolver uma campanha publicitária digital inclusiva e produzi-la experimentalmente, na qual a acessibilidade seja pensada nos processos de criação. Para isso, foi necessária uma observação assistemática para a averiguação de aplicabilidade do tema e dos conceitos dentro dos processos.਀伀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀 昀漀椀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀琀漀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀攀最甀椀搀漀 瀀漀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀猀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ Além do levantamento bibliográfico, entrevistas com professores, pessoas com deficiência visual e profissionais do mercado também embasaram o projeto. Essas entrevistas foram feitas para que, com base em informações legítimas disponibilizadas pelos entrevistados, pudessem ser levantadas sugestões de melhores práticas de criação de campanhas no meio digital para esse público, bem como a possibilidade de uma interpretação, por parte do aluno pesquisador, acerca dos dados colhidos. ਀ऀ䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 搀攀 ㄀㈀ 焀甀攀猀琀攀猀 ⠀䄀瀀渀搀椀挀攀 䄀⤀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀渀琀攀猀 攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 攀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 琀爀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 倀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀攀猀猀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀瘀椀愀搀愀猀 挀瀀椀愀猀 搀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 ∀吀攀爀洀漀 搀攀 䌀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀∀ ⠀䄀瀀渀搀椀挀攀 䈀⤀⸀ 一攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ  攀砀瀀氀椀挀椀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 焀甀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀  瘀漀氀甀渀琀爀椀愀 攀 氀椀瘀爀攀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 爀攀洀甀渀攀爀愀漀 漀甀 搀攀猀瀀攀猀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀椀挀愀洀 愀猀猀攀最甀爀愀搀漀猀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 搀愀搀漀猀 猀攀渀猀瘀攀椀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 搀攀 爀攀挀甀猀愀爀 愀 猀甀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 漀甀 爀攀琀椀爀愀爀 猀攀甀 挀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 昀愀猀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ Durante o processo de realização da campanha, foi realizado um pré-teste com uma pessoa com deficiência visual. Especificamente nesta etapa, a metodologia utilizada foi uma entrevista não-estruturada realizada no dia 21 de setembro de 2017. A entrevista foi realizada com a professora Patrícia Neves Raposo, mestre em Educação pela Universidade de Brasília. A entrevistada apontou como estava a leitura do e-mail por meio do leitor de telas utilizado – VoiceOver, em seu dispositivo iPhone 6 – para que pudessem ser feitos alguns ajustes a partir das observações da entrevistada caso o produto não estivesse acessível.਀ऀ伀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 挀漀洀 漀 瀀爀ⴀ琀攀猀琀攀  焀甀攀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 氀攀瘀愀搀愀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀琀攀 搀愀 瀀攀愀⸀ 䐀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀洀 焀甀攀 愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 搀愀 爀攀愀 昀漀爀愀洀 氀攀瘀愀搀愀猀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 甀猀甀爀椀漀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀  甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀 瘀愀氀椀搀愀爀 椀渀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ Com isso em mente, a concepção de uma pessoa com deficiência visual traz, obviamente, mais insumos para que a realização da campanha seja pensada com acessibilidade logo em sua concepção. Procura-se, com esse processo, mostrar um experimento que possa incentivar uma dinâmica análoga no mercado publicitário. Isto é, que as agências de publicidade e seus profissionais possam chamar as pessoas com deficiência com a finalidade de incorporar, o máximo possível, a acessibilidade e a inclusão em seus fluxos de trabalho e em sua mentalidade.਀一攀猀猀攀猀 琀攀爀洀漀猀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀漀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀⸀ 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀爀椀愀爀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 攀渀琀爀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 愀氀甀渀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 攀 愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀 琀爀愀稀攀爀 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀氀最漀 焀甀攀 昀漀最攀 搀漀 挀漀猀琀甀洀攀椀爀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ É importante salientar que a escolha de se realizar um projeto experimental se deu, também, por conta de um processo de aprendizado prático. Em se tratando da concepção e criação de uma campanha publicitária digital, é necessário, além de estudos bibliográficos, "colocar a mão na massa", o que traz consigo obstáculos administrativos semelhantes aos vividos no mercado de trabalho.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 挀漀渀樀甀爀愀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ Destarte, criou-se uma campanha educativa – com conteúdos a respeito de publicidade inclusiva, melhores práticas de acessibilidade digital e assuntos relacionados ao tema –, na qual o leitor impactado tenha contato com conceitos e formas de se pensar em publicidade de uma maneira mais acessível e inclusiva.਀䄀氀洀 搀漀 攀渀瘀椀漀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ጀ†挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 昀椀最甀爀愀 ㈀ ጀ⸠ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 猀攀爀 愀 猀攀最甀渀搀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀㈀㈀ 洀椀氀栀攀猀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 ጀ†搀攀猀猀攀猀Ⰰ 㘀㘀─ 愀挀攀猀猀愀洀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 琀漀搀漀 搀椀愀 攀 㤀 ─ 愀挀攀猀猀愀洀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 ጀ†攀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀攀爀 洀愀椀猀 搀攀 ㌀㌀ 洀椀氀栀攀猀 猀攀渀搀漀 甀猀甀爀椀漀猀 攀渀琀爀攀 ㄀㠀 攀 ㈀㐀 愀渀漀猀 ጀ†愀 椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀 渀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 ⠀圀攀䄀爀攀匀漀挀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀⸀ A campanha, como dito, é composta de dois elementos fundamentais: e-mail marketing e Facebook. O e-mail marketing tem como papel levar os usuário ao Facebook, trazendo um conteúdo já relevante em seu corpo. Ou seja, além de seu papel instrutivo, o e-mail marketing abrirá o caminho do leitor para o Facebook, onde foi postado, semanalmente, algum conteúdo relacionado ao tema.਀䄀猀 瀀攀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀椀爀愀洀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 琀愀戀攀氀愀 攀洀 䠀吀䴀䰀 ⠀䠀礀瀀攀爀吀攀砀琀 䴀愀爀欀甀瀀 䰀愀渀最甀愀最攀Ⰰ 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀攀 洀愀爀挀愀漀 愀洀瀀氀愀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⤀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀愀 琀愀戀攀氀愀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀⸀ O primeiro elemento é o topo do e-mail marketing, uma imagem de um jovem adulto com deficiência visual em frente ao computador e, logo acima, o título e o subtítulo do tema a ser tratado naquele e-mail. O conteúdo textual a respeito do tema é apresentado em seguida, sendo sucedido por uma imagem representativa do assunto – também descrita textualmente no código HTML para que o usuário de leitor de tela possa entender o que a imagem contém. Além disso, um rodapé com as informações a respeito do projeto e também de como entrar em contato com o aluno. Abaixo do rodapé, a versão horizontal do logotipo – também descrita textualmente – com um link que direciona o leitor para a página do projeto no Facebook. Devido ao uso da plataforma MailChimp – como será explicitado posteriormente –, é criado, por padrão, um rodapé com informações a respeito do envio. Como o e-mail remetente, um link para sair da lista de e-mails remetentes, link para obter a razão de se estar recebendo aquele e-mail bem como uma aplicação discreta do logotipo da empresa MailChimp.਀一漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ  愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀 爀攀昀攀爀椀爀 愀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 吀攀洀ⴀ猀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀愀 栀愀猀栀琀愀最 ⌀倀爀愀䌀攀最漀嘀攀爀 猀攀最甀椀搀愀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 ጀ†猀攀樀愀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 愀甀琀漀洀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 最攀爀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀 猀椀琀攀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀 挀漀氀漀挀愀搀愀 洀愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ጀ⸠ 䄀 栀愀猀栀琀愀最 挀椀琀愀搀愀  甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 愀爀琀椀昀挀椀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 愀挀攀猀猀漀  瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 ጀ†焀甀愀琀爀漀 渀漀 琀漀琀愀氀 ጀ†琀爀愀琀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 搀愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀挀氀甀猀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀爀愀洀 搀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 渀愀 圀攀戀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ Os quatro disparos de e-mail marketing foram divididos como disposto a seguir: dois envios por um remetente pessoal – João Portales – e dois envios por um remetente institucional – Além Dos Olhos. Com essa prática, procura-se averiguar se existe diferença no resultado de acordo com qual o remetente. Além disso, outros dados também foram captados com o uso de um software – MailChimp – que acompanha a taxa de recebimento e de abertura de e-mails, verificando quantos cliques foram feitos naquele disparo específico. Os e-mails um – introdução – e três – Acessibilidade na Web – foram os escolhidos para serem enviados pelo remetente pessoal. Os e-mails dois – leitores de tela – e quatro – mídias sociais e acessibilidade – foram escolhidos para serem mandados por um destinatário institucional.਀䄀氀洀 搀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 搀椀猀瀀愀爀漀猀 瀀漀爀 爀攀洀攀琀攀渀琀攀Ⰰ 栀漀甀瘀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 甀洀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀漀 琀漀洀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䤀猀琀漀 Ⰰ 甀洀 攀ⴀ洀愀椀氀 琀攀爀 猀攀甀猀 琀攀砀琀漀猀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀愀 愀瀀攀氀愀漀 漀甀 瀀爀漀瘀漀挀愀漀⸀ 䔀 漀 漀甀琀爀漀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀 昀爀愀猀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀甀 琀漀洀 洀愀椀猀 椀渀挀椀猀椀瘀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 猀攀 攀砀椀猀琀攀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 焀甀愀渀搀漀 栀 瘀愀爀椀愀漀 渀漀 琀漀洀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 漀挀愀猀椀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 一攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 漀猀 攀ⴀ洀愀椀氀猀 甀洀 攀 焀甀愀琀爀漀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 琀攀爀攀洀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀愀椀猀 愀瀀攀氀愀琀椀瘀愀⸀ O logotipo do projeto experimental – tanto em sua versão vertical quanto em sua versão horizontal – consiste, basicamente, de referências do sistema Braille, trazendo as formas circulares do sistema de escrita e leitura.਀一愀 瘀攀爀猀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀猀 琀爀猀 挀爀挀甀氀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 ጀ†焀甀攀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 氀攀琀爀愀 ∀漀∀ 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 渀漀洀攀 ∀䄀氀洀 䐀漀猀 伀氀栀漀猀∀ ጀ†琀爀愀稀攀洀 愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 愀氀琀漀 爀攀氀攀瘀漀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 琀挀琀椀氀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 䈀爀愀椀氀氀攀⸀ 伀 挀爀挀甀氀漀 攀砀琀攀爀渀漀 Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 甀洀愀 愀氀甀猀漀 琀愀洀戀洀 愀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 愀氀琀漀 爀攀氀攀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 最氀漀戀漀 漀挀甀氀愀爀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 漀 挀爀挀甀氀漀 椀渀琀攀爀渀漀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ∀搀漀猀∀ 攀猀琀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 渀漀 挀攀渀琀爀漀 搀漀 挀爀挀甀氀漀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀Ⰰ 甀洀愀 瀀甀瀀椀氀愀⸀ 䄀 瘀攀爀猀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 攀氀椀洀椀渀愀漀 搀愀猀 氀攀琀爀愀猀 搀愀 瘀攀爀猀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 攀砀挀攀漀 搀愀猀 琀爀猀 氀攀琀爀愀猀 ∀漀∀ 攀猀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀椀砀愀 洀愀椀猀 瀀愀琀攀渀琀攀  爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 愀氀琀漀 爀攀氀攀瘀漀⸀ 쀀 搀椀爀攀椀琀愀 搀漀 挀爀挀甀氀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 瘀攀爀猀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 琀攀洀漀猀 漀 渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ጀ†∀䄀氀洀 搀漀猀 伀氀栀漀猀∀ ጀ†攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 攀砀琀攀渀猀漀 攀Ⰰ 氀漀最漀 愀戀愀椀砀漀Ⰰ 愀 猀甀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀 猀椀猀琀攀洀愀 䈀爀愀椀氀氀攀⸀ A tipografia escolhida para o trabalho foi a Virgo.01, fonte freeware. A escolha se baseou em três conceitos da anatomia tipográfica: angulação nula do eixo vertical na tipografia, inexistência de serifa e oco geométrico.਀䄀氀洀 搀攀 猀攀爀 愀 挀漀爀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 漀 愀稀甀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀 氀椀最愀搀漀  挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 攀 愀漀 椀渀琀攀氀攀挀琀漀 ⠀倀漀爀琀愀氀 搀漀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ ㈀ ㄀㐀⤀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 氀椀瘀爀漀 ∀倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀∀Ⰰ 搀攀 䴀漀搀攀猀琀漀 䘀愀爀椀渀愀Ⰰ 漀 愀稀甀氀 琀爀愀稀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀 搀攀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 愀搀瘀攀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 搀愀爀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 椀渀昀椀渀椀琀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 挀漀渀搀椀稀攀洀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀猀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀搀瘀攀爀琀渀挀椀愀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 攀洀 搀椀爀攀漀 愀 甀洀愀 渀漀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀⸀  A campanha teve seu lançamento no dia 09/10/2017, em uma segunda-feira. Os disparos de e-mail marketing ocorreram nas segundas-feiras do mês de outubro. Por conta de um imprevisto, o disparo de número 4 – Mídias Sociais e a Acessibilidade – acabou sendo realizado no dia 01/11/2017, no dia seguinte ao dia determinado. Como a campanha se utilizou do Facebook como repositório de conteúdo semelhante, foram postados conteúdos nas quartas e sextas-feiras das mesmas semanas de envio do e-mail marketing, exceto na sexta-feira da última semana. Neste dia, foi enviado um e-mail marketing de agradecimento contendo um formulário de feedback da campanha. O formulário foi criado no Google Forms.਀伀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀攀洀愀渀愀 昀漀爀愀洀 猀漀戀爀攀 氀攀最椀猀氀愀漀 攀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀⸀ 一愀 猀攀最甀渀搀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀搀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 搀攀 琀攀氀愀⸀ 䄀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 眀攀戀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 琀攀洀愀 搀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀甀挀攀搀椀搀愀 瀀攀氀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀㄀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀愀 攀洀 挀爀椀愀爀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 漀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀漀椀 愀琀椀渀最椀搀漀⸀伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 愀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀  漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀 琀漀琀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 ጀ†琀爀猀 愀氀甀渀漀猀 ጀ†琀攀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 愀瀀攀渀愀 猀 甀洀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 琀攀瘀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 甀洀愀 瘀攀稀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀攀渀愀猀 洀攀渀漀猀 搀攀 ㄀─ 搀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 渀愀 氀椀猀琀愀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 愀漀 昀攀攀搀戀愀挀欀 ጀ†椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 ㈀㐀㤀 攀ⴀ洀愀椀氀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 猀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀⰠ  椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 椀渀昀攀爀椀爀 焀甀攀 漀 攀猀昀漀爀漀 瀀愀爀愀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀  瀀攀焀甀攀渀漀 攀洀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 愀 愀洀漀猀琀爀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 椀渀昀攀爀椀爀 漀 洀攀猀洀漀  猀漀戀爀攀 漀 搀攀挀爀猀挀椀洀漀 渀愀 琀愀砀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 攀ⴀ洀愀椀氀猀⸀ Com os dados e resultados obtidos, pode-se dizer que a campanha teve resultado qualitativo positivo, uma vez que o feedback dos alunos aponta uma maior reflexão a respeito do assunto após o recebimento dos e-mails, mesmo com um número não muito grande de curtidas na página do projeto no Facebook. Além disso, a página do projeto continuará disponível no Facebook para eventuais consultas futuras por qualquer estudante ou profissional interessado no tema.਀䄀氀洀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀洀 猀椀Ⰰ 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀  猀攀爀 攀猀琀洀甀氀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 愀戀攀爀琀甀爀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 瘀攀渀栀愀 愀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 挀漀渀最爀攀猀猀漀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 洀搀椀愀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀 愀 琀漀搀漀猀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀猀猀攀 瀀漀爀 甀洀 洀愀爀挀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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