INSCRIÇÃO: | 00312 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT06 |
TÍTULO: | Blog SOS Imprensa |
AUTORES: | Ana Luisa Araujo Moura (Universidade de Brasília); Melissa Maria de Oliveira Duarte (Universidade de Brasília); Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho (Universidade de Brasília) |
PALAVRAS-CHAVE: | análise, blog, comunicação, crítica da mídia , extensão |
RESUMO | |
Este paper apresenta o blog SOS Imprensa, do projeto de extensão homônimo, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Com formato de observatório de imprensa, o SOS Imprensa faz análise crítica da mídia, incluindo jornais (televisivo, impresso ou online), produtos do audiovisual (séries, filmes ou curtas) e campanhas publicitárias e propagandas. No blog são publicadas as análises, que são apuradas e escritas pelos alunos extensionistas e participantes do projeto. As redes sociais são utilizadas como plataformas de divulgação do trabalho. | |
INTRODUÇÃO | |
Fundado em 27 de outubro de 1996, como projeto de pesquisa, e funcionando desde 2000 como projeto de extensão, o SOS Imprensa, como revela o nome – SOS – foi criado na intenção de dar socorro e suporte à população, escutar como as pessoas, de fora da universidade, que eram prejudicadas pela mídia. Ele atuava em três frentes: 1) socorro, a imprensa me ofende; 2) socorro, preciso da imprensa; 3) socorro, a imprensa está sendo ameaçada.䄀猀猀椀洀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀瘀愀 焀甀愀渀搀漀 攀氀愀猀 攀爀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀攀樀漀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀攀最愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀爀爀渀攀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 栀漀甀瘀攀猀猀攀 爀攀瀀愀爀愀漀 漀甀 爀攀琀爀愀琀愀漀⸀ 䔀爀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 甀洀愀 漀甀瘀椀搀漀爀椀愀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ ऀ ऀ ऀ Ademais disso, foi criado também, para levar conhecimento à comunidade sobre o que é a comunicação. O projeto, no princípio, visitava escolas e nessas visitas dava palestras sobre comunicação e também sobre mídias. Hoje, voltamos com o projeto e o intitulamos de SOS Escolas, escrito no último semestre (2/2017) por Rafiza Varão, atual coordenadora do projeto, e neste semestre (1/2018) passaremos a visitar as escolas.伀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 猀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䔀洀 ㈀ 㠀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀 伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 伀 匀伀匀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 搀漀猀 昀甀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀愀 刀攀搀攀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀猀 搀愀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 ⠀刀䔀一伀䤀⤀⸀ Até o segundo semestre de 2014, o blog do SOS estava na plataforma Blogspot, a partir do primeiro semestre de 2015, sob a coordenação discente do aluno Gabriel Shinohara e docente do professor Luiz Martins, foi readaptado para o Wordpress, no qual começou a ter mais visibilidade e, também, aumento do engajamento por parte das pessoas nas redes sociais e participação dos alunos de Comunicação da Universidade de Brasília. 䠀漀樀攀Ⰰ 漀 匀伀匀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 愀琀甀愀 挀漀洀 㘀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀猀 攀 攀猀琀 猀漀戀 漀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀 搀愀 戀漀氀猀椀猀琀愀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀Ⰰ 䰀漀爀攀渀愀 䘀爀愀最愀Ⰰ 攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 刀愀昀椀稀愀 嘀愀爀漀⸀ | |
OBJETIVO | |
O SOS Imprensa tem como principal função analisar as mídias tradicionais e recentes, e a partir disso elaborar um texto crítico sobre determinado assunto, todos os textos são publicados no blog, pelo menos três vezes por semana.䄀 洀搀椀愀 愀琀甀愀 挀漀洀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 愀 猀甀瀀漀爀琀愀 挀漀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 瀀氀甀爀愀椀猀 攀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀猀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 渀攀猀猀愀 攀猀昀攀爀愀 搀攀瘀攀洀 琀攀爀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 漀瀀椀渀愀爀Ⰰ 猀攀 搀攀昀攀渀搀攀爀 攀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀⸀ O objetivo do projeto perpassou várias etapas e necessidades, como foi dito. Atualmente, englobamos toda a análise crítica da mídia, com sugestões de temas discutidos durante as reuniões semanais mas, também, o âmbito da Universidade de Brasília, e todos os seus desdobramentos. Por dependermos deste universo para nos reunir, e porque estamos inseridos nele, não é possível ignorá-lo. 倀漀爀 椀猀猀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀猀琀攀 猀攀洀攀猀琀爀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀漀猀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 瘀搀攀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 挀爀椀猀攀 漀爀愀洀攀渀琀爀椀愀 攀 挀漀洀漀 攀氀愀 愀昀攀琀愀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀搀甀氀漀猀 搀愀 唀渀䈀Ⰰ 猀爀椀攀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 䔀 甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 渀漀 匀唀匀⸀ O objetivo do blog é, através da plataforma Wordpress, publicar as análises feitas pelos alunos sobre determinado tema, seja uma pauta quente ou fria, os participantes do projeto têm liberdade para escolher sobre qual assunto desejem tratar. Hoje, existem outras áreas dentro do projeto, contudo, o blog é a mais antiga delas. A produção é basicamente textual, centrada no formato opinativo.䔀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 愀琀爀椀戀甀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 戀氀漀最 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀猀猀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀猀 漀甀琀爀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀攀爀瘀攀洀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 攀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 漀 猀椀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀氀攀⸀ 匀甀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀甀渀漀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
A importância do projeto vai além de levar outro lado, uma crítica da mídia à população. É um estímulo para os próprios alunos, enquanto comunicadores em formação, em repensar, enxergar a mídia sempre com um olhar de espectador crítico, um receptor ativo, que também sabe se posicionar, e não apenas receber uma notícia. 䌀漀渀琀爀愀爀椀愀渀搀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀 琀攀漀爀椀愀 栀椀瀀漀搀爀洀椀挀愀Ⰰ 攀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 猀攀 渀攀猀琀愀 琀攀漀爀椀愀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 攀猀琀洀甀氀漀 攀 焀甀攀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 爀攀挀攀戀攀洀 攀 愀挀攀椀琀愀洀 攀氀攀Ⰰ 猀攀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀 搀攀 漀甀琀爀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀Ⰰ 攀猀猀愀 渀漀琀挀椀愀 渀漀 猀攀爀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 愀挀攀椀琀愀 攀 愀戀猀漀爀瘀椀搀愀⸀ 伀猀 瀀攀渀猀愀搀漀爀攀猀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 一漀爀琀攀ⴀ䄀洀攀爀椀挀愀渀愀Ⰰ 渀漀猀 愀渀漀猀 ㌀ Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀瘀愀洀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 爀攀愀最攀 椀猀漀氀愀搀愀洀攀渀琀攀 愀 甀洀 攀猀琀洀甀氀漀Ⰰ 洀愀猀 爀攀愀最攀 愀 攀氀攀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀䴀䤀䰀䰀匀Ⰰ 㤀㜀㔀⤀⸀ Dessa forma, Mauro Wolf explica o contexto em que estava inserido a teoria, um período de duas guerras mundiais: 伀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 栀椀瀀漀搀爀洀椀挀愀 猀漀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 愀 渀漀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 昀攀渀洀攀渀漀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 搀攀 洀愀猀猀愀 攀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀Ⰰ 愀 氀椀最愀漀 搀攀猀猀攀 昀攀渀洀攀渀漀 猀 琀爀最椀挀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 琀漀琀愀氀椀琀爀椀愀猀 搀愀焀甀攀氀攀 瀀攀爀漀搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀⸀ 䔀渀挀攀爀爀愀搀愀 攀渀琀爀攀 攀猀琀攀猀 搀漀椀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀 琀攀漀爀椀愀 栀椀瀀漀搀爀洀椀挀愀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 最氀漀戀愀氀 愀漀猀 洀愀猀猀 洀攀搀椀愀Ⰰ 椀渀搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 瘀爀椀漀猀 洀攀椀漀猀 攀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 椀渀琀攀爀爀漀最愀漀㨀 焀甀攀 攀昀攀椀琀漀 琀洀 漀猀 洀愀猀猀 洀攀搀椀愀 渀甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 洀愀猀猀愀㼀 䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 栀椀瀀漀搀爀洀椀挀愀 Ⰰ 搀攀 昀愀挀琀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 攀砀瀀氀挀椀琀愀 搀攀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀묀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 ᰀ挠漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀ᴀⰠ 漀瀀攀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀洀攀渀琀攀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 搀愀 愀挀漀⸀ ⠀圀伀䰀䘀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㜀⤀ 匀攀 洀甀椀琀愀猀 挀漀椀猀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 搀攀猀瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 渀漀猀猀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 昀漀爀洀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀漀搀愀猀 猀甀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 搀攀猀瘀椀漀猀Ⰰ 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 渀攀渀栀甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 爀攀愀 ጀ†愀 渀漀 猀攀爀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀攀Ⰰ 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 焀甀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 ጀ†瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 漀 氀攀瘀攀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 渀漀 猀攀爀 漀 椀搀攀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀攀爀昀攀椀琀愀Ⰰ 攀氀愀 琀攀洀 猀甀愀猀 昀愀氀栀愀猀⸀ Filipe Rodrigues fala um pouco sobre a semiologia presente na esfera do jornalismo digital, esse que é praticado também no SOS Imprensa.儀甀愀渀琀漀猀 挀漀渀挀漀爀搀愀爀椀愀洀 焀甀攀 愀 猀攀洀椀漀氀漀最椀愀 愀 愀爀琀攀 搀攀 搀椀稀攀爀 洀攀渀琀椀爀愀猀㼀 䄀 猀攀洀椀漀氀漀最椀愀 爀攀椀渀愀 渀愀 愀洀戀椀最甀椀搀愀搀攀⸀ 伀挀甀瀀愀ⴀ猀攀 搀攀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀攀渀琀椀爀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀 ⴀ 猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瘀攀爀 渀甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 ጀ†猀攀樀愀 攀氀愀 焀甀愀氀 昀漀爀 ጀ†焀甀愀氀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀⸀ 䔀猀琀愀 椀搀攀椀愀 渀漀 愀猀猀椀洀 琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀攀 瀀攀渀猀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䔀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 焀甀愀渀搀漀 瀀攀渀猀愀洀漀猀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀 焀甀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 昀愀稀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 昀愀挀琀漀 漀甀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 준 甀洀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 椀洀攀渀猀愀⸀ 儀甀攀 昀椀挀愀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀漀 挀愀洀瀀漀 漀瀀漀猀琀漀 搀愀 猀攀洀椀漀氀漀最椀愀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀猀 挀漀渀挀漀爀搀愀爀椀愀洀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀 愀爀琀攀 搀攀 搀椀稀攀爀 瘀攀爀搀愀搀攀猀㼀 伀 甀猀漀 搀漀 瀀氀甀爀愀氀 ጀ†瘀攀爀搀愀搀攀猀 ጀ†渀漀 搀攀猀瀀爀漀瀀漀猀椀琀愀搀漀⸀ 匀漀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 攀 愀 猀甀戀樀攀挀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 愀 漀戀樀攀挀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䌀漀洀漀 挀愀搀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 甀洀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 搀攀瘀攀洀漀猀 昀愀氀愀爀 攀洀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 瘀攀爀搀愀搀攀猀⸀ 匀攀洀 挀漀洀 椀猀猀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 挀愀甀猀愀 愀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ ⠀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀ 伀 匀伀匀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 猀攀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 瀀愀爀愀 琀攀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 甀洀 伀戀猀攀爀瘀愀琀爀椀漀 搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀爀 愀 洀搀椀愀Ⰰ 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀攀爀 猀漀戀爀攀 攀氀攀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀ⴀ氀漀 攀 愀渀愀氀椀猀ⴀ氀漀⸀ 匀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀椀最椀琀愀氀 漀甀 渀漀Ⰰ 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 昀漀爀洀愀搀漀爀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 漀 漀氀栀愀爀 挀爀琀椀挀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀漀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀搀漀⸀ Além de ensinar e motivar os participantes a ter posicionamento crítico diante da mídia, e todos os seus desdobramentos, o SOS é um espaço de aquisição de conhecimento dentro da Faculdade de Comunicação, em que os alunos desenvolvem suas habilidades, têm a oportunidade de treiná-las e, até mesmo, desenvolverem conhecimentos novos. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 No SOS Imprensa há diversas áreas: Blog, Mídias Sociais, Audiovisual, SOS Escolas e SOS News. Cada um desempenha um papel diferente dentro do projeto. A reunião do projeto acontece uma vez por semana e fazem parte dele, nesse semestre, um total de 60 alunos divididos nessas áreas e que podem, inclusive, participar de mais de uma delas.伀 戀氀漀最 搀漀 匀伀匀 愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 氀 猀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 愀猀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 愀猀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 猀甀爀最椀爀愀洀 搀攀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀 氀 瀀漀猀琀愀搀漀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀爀攀猀挀攀爀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 渀漀瘀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 攀 渀漀瘀漀猀 甀猀漀猀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ Blog é um tipo de site, e nele podem ser feitos e publicados diversos tipos de conteúdo, jornalístico e não jornalístico. De acordo com Maria João Gomes, da Universidade do Minho, em Portugal, blog É uma página na Web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar. (GOMES, 2005, p.311) É notável, ao observar as motivações as quais levam os alunos a entrar no projeto que, escrever para o blog é a maior delas. Os estudantes, em especial os de Jornalismo, mas de Publicidade e Propaganda e Audiovisual também, enxergam o blog do SOS como uma possibilidade de aprender e de estar engajado na universidade.䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 愀 爀攀甀渀椀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 甀洀愀 瘀攀稀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀猀 爀攀愀猀 攀 猀攀甀猀 最爀甀瀀漀猀 琀攀渀搀攀洀 愀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 猀攀琀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀 攀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ O blog funciona no formato de uma redação de jornal, pois existe um autor e dois editores, de forma que, cada um tem seu prazo, seu deadline. O extensionista escolhe um tema que tenha relevância, que seja problemático, que cause desconforto por parte da população, ou que se destaque positivamente, e a partir dele desenvolve um texto sobre análise crítica. 吀漀搀漀猀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 猀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 圀漀爀搀瀀爀攀猀猀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 琀爀猀 瘀攀稀攀猀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀⸀ 伀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 猀愀攀洀 愀漀猀 搀漀洀椀渀最漀猀 攀 搀椀稀攀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 琀攀砀琀漀猀 焀甀攀 猀漀 攀猀挀爀椀琀漀猀 漀甀 瀀漀爀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 ጀ†瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†漀甀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ O escritor passa o texto para o primeiro editor (um por texto, podendo ser qualquer pessoa que tenha interesse ou esteja disponível), e o segundo editor finaliza a edição. O segundo editor se reveza entre um grupo de alunos específico de editores (Conselho Editorial). Esse revezamento ocorre uma vez por semana.伀 愀甀琀漀爀 搀漀 琀攀砀琀漀 搀攀昀椀渀攀 猀攀甀 琀攀洀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 渀愀 爀攀甀渀椀漀⸀ 一攀氀愀 猀漀 氀攀瘀愀搀愀猀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 猀漀 瀀漀猀琀愀搀愀猀 攀洀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀甀 猀甀最攀爀椀搀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀⸀ O escritor do texto é definido na reunião, e pode ser qualquer um que participe do projeto, uma vez que o blog é a área que todos participam. ऀ䄀瀀猀 攀渀挀攀爀爀愀搀漀 猀攀甀 搀攀愀搀氀椀渀攀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 愀瘀椀猀愀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀搀椀琀漀爀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀猀猀愀 攀搀椀漀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 瘀漀氀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 昀愀稀攀爀 漀猀 愀樀甀猀琀攀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀猀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 愀 挀漀爀爀攀漀Ⰰ 愀 瘀攀稀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ऀ䌀漀洀 漀 愀瘀愀氀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 攀猀琀 瀀爀漀渀琀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 戀漀氀猀椀猀琀愀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀⸀ Toda essa agenda é discutida na reunião semanal, e no domingo a extensionista bolsista posta, no Facebook, a agenda definitiva do blog e demais áreas. 4.1 Técnica A técnica do projeto acaba por ser essa: levar o pensamento crítico a uma situação exposta pela mídia, seja notícia, produto do audiovisual ou da publicidade. 䔀洀 ㈀ 㤀Ⰰ 刀愀昀椀稀愀 嘀愀爀漀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀漀甀 甀洀 愀爀琀椀最漀 渀愀 䤀渀琀攀爀挀漀洀 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 爀攀挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 琀攀漀爀椀愀 栀椀瀀漀搀爀洀椀挀愀Ⰰ 渀攀氀攀 攀氀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀猀 愀渀琀攀挀攀搀攀渀琀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 攀砀瀀漀爀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䌀漀洀漀 瀀漀搀攀 攀砀椀猀琀椀爀 琀攀漀爀椀愀 猀攀洀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 攀猀昀漀爀漀猀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀漀 猀愀戀攀爀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀㼀 倀愀爀攀挀攀ⴀ渀漀猀 焀甀攀 栀Ⰰ 猀椀洀Ⰰ 甀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 愀 挀椀渀挀椀愀 渀攀猀猀攀猀 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀爀 甀洀 愀爀挀愀戀漀甀漀 琀攀爀椀挀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀瘀漀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 ጀ†攀 焀甀攀 攀氀攀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀 甀洀 椀搀椀愀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀爀漀猀漀 攀 挀甀樀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀愀 洀愀猀猀愀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 渀攀洀 搀攀 甀洀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 猀甀瀀漀猀椀漀 焀甀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 ⠀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀攀洀 甀洀愀 瀀漀搀攀爀漀猀愀 愀漀 猀漀戀爀攀 愀 洀愀猀猀愀⤀ ⠀嘀䄀刀쌀伀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀ ऀ伀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀 渀漀猀 搀椀稀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀洀 甀洀愀 瀀漀搀攀爀漀猀愀 愀漀 猀漀戀爀攀 愀 洀愀猀猀愀Ⰰ 嘀愀爀漀 渀漀猀 搀椀稀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀 愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 焀甀攀 愀 琀攀漀爀椀愀 栀椀瀀漀搀爀洀椀挀愀 猀漀 戀愀猀攀愀搀漀猀 渀漀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀⸀ 䐀攀 昀愀琀漀Ⰰ 渀漀 猀攀 瀀漀搀攀 椀最渀漀爀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 戀愀椀砀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 琀攀漀爀椀愀 愀挀愀戀漀甀 瀀漀爀 愀搀焀甀椀爀椀爀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀 猀愀戀攀爀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 愀漀 猀攀渀猀漀 挀漀洀甀洀Ⰰ 挀漀洀漀 搀椀稀 愀 愀甀琀漀爀愀 攀洀 猀攀甀 愀爀琀椀最漀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 吀攀爀椀挀漀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 搀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀愀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 琀爀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 椀琀攀渀猀㨀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀㬀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀⸀ Ainda considerando sua história, os efeitos da mídia continuam a ser realizados. Não com o pensamento de que cada indivíduo possa ser atingido igualmente pelo mesmo estímulo, mas em algum nível gera impacto. Ativo ou passivo, o receptor está ali, recebendo.ऀ䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 匀伀匀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀Ⰰ 攀 琀爀攀椀渀愀爀 漀 漀氀栀愀爀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀 琀攀爀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 挀爀琀椀挀愀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 昀漀椀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀 愀氀最甀洀 琀攀洀愀 漀甀 漀 焀甀攀 昀漀椀 攀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 猀攀爀 瀀爀漀瀀愀最愀搀漀 瀀攀氀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 吀甀搀漀 椀猀猀漀 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 ጀ†搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 洀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀愀 搀攀氀愀 ጀ†甀洀 漀甀琀爀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O SOS Imprensa é um projeto de extensão, da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília. Atualmente, no semestre 1/2018, contamos com a presença de 60 extensionistas, uma extensionista bolsista, Lorena Fraga, e uma coordenadora docente, Rafiza Varão. 倀愀爀愀 漀 戀氀漀最Ⰰ 琀攀洀愀 搀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀猀 瀀漀搀攀洀 愀琀甀愀爀Ⰰ 洀攀猀洀漀 攀猀琀愀渀搀漀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Nas reuniões são decididas as pautas que serão trabalhadas durante a semana pelos extensionistas que tiverem disponibilidade para escrever. Após decidir a agenda da semana, e montá-la, cada área do projeto se divide e se reúne para discutir suas questões e decidir sua própria agenda. Além da agenda do blog, existe também a agenda a ser definida de cada área. 吀攀洀愀猀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 洀攀渀漀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀 焀甀愀氀 昀漀爀洀愀 攀猀琀攀猀 最爀甀瀀漀猀 猀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀 洀搀椀愀 漀甀 渀漀 猀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 ⠀洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀Ⰰ 䰀䜀䈀吀猀Ⰰ 搀爀愀最 焀甀攀攀渀猀⤀㬀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 猀甀愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 爀攀愀氀椀琀礀猀 猀栀漀眀猀㬀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 戀攀氀漀 渀愀 洀搀椀愀㬀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 愀渀椀洀愀搀漀猀 攀 猀甀愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 渀愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀㬀 漀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 昀甀爀漀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 琀攀漀爀 搀甀瘀椀搀瘀攀氀Ⰰ 洀攀洀攀猀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀 愀 愀氀最甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㬀 愀 挀爀椀猀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 攀 挀漀洀漀 椀猀猀漀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀⸀
As histórias de cada um dos alunos contribuem significativamente para o que é o projeto, qual direção segue, o que ele representa e sobre o quê ele fala. Dito isso, é possível concluir que o projeto e a identidade dele são feitas por aqueles que dele participam. Ele é feito pelos alunos, com o objetivo principal de analisar a mídia, com a ideia de que naquele que escreve uma crítica, existe uma história e uma bagagem construídas, a visão dele sobre o mundo irá aparecer. Buscando sempre basear suas opiniões em dados reais, os quais alicercem esse pensamento. É assim que os participantes do projeto procuram trabalhar e crescer. 䔀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀猀挀爀攀瘀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀氀椀 攀猀琀 挀漀渀琀椀搀漀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀Ⰰ 愀 瘀椀猀漀 搀漀 昀愀琀漀 猀漀戀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀 搀攀氀攀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀愀挀琀甀愀氀Ⰰ 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀⸀ 䨀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 漀瀀椀渀椀漀 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 甀洀 昀愀琀漀⸀
A opinião como gênero jornalístico é, muitas vezes, deixada de lado, primeiro por acarretar problemas ao jornal quando existe uma opinião incisiva sobre determinado assunto, e segundo, pois o histórico do jornalismo opinativo é de rejeição se comparado aos outros gêneros. 伀 愀甀琀漀爀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀Ⰰ 䰀甀椀稀 䈀攀氀琀爀漀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀Ⰰ 漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 漀戀爀椀最愀漀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 唀洀 樀漀爀渀愀氀 渀漀 攀砀椀猀琀攀 猀攀洀 漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 琀愀渀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 ⠀䈀䔀䰀吀刀쌀伀Ⰰ 㤀㠀 ⤀⸀
Beltrão destaca também que o leitor é sujeito ativo nesse processo, podendo participar da formação da opinião, no momento em que são publicadas cartas de leitores nos jornais.ऀ唀洀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 氀愀渀愀搀漀猀 渀漀 洀猀 搀攀 愀戀爀椀氀 瀀攀氀漀 匀伀匀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ ᰀ䴠搀椀愀 攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 渀愀爀爀愀 挀漀洀漀 搀攀猀搀攀 挀攀搀漀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 愀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 吀攀氀攀瘀椀猀漀 猀漀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀猀 攀 昀漀爀洀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀氀攀猀⸀
Outra análise que obteve bastante alcance, de quase 6 mil pessoas, foi “A realidade como forma de entretenimento”. Nele, o escritor conta sobre como os reality shows são uma forma de entretenimento com que as pessoas se identificam.ऀ伀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀 琀攀砀琀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 猀漀戀爀攀 栀攀爀椀猀 ⠀昀椀氀洀攀猀Ⰰ 猀爀椀攀猀 攀 搀攀猀攀渀栀漀猀⤀ 攀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 爀攀昀氀攀琀攀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䔀洀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ䠠椀猀琀爀椀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀ᴀⰠ 攀猀挀爀攀瘀攀甀 愀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀 刀漀戀攀爀琀愀 倀椀猀猀甀琀椀⸀ 吀攀砀琀漀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀愀爀愀氀攀氀愀 漀 搀攀 䈀爀甀渀愀 夀愀洀愀最甀琀椀Ⰰ 攀洀 ᰀ䌠漀椀猀愀 搀攀 挀爀椀愀渀愀ᴀ⸠ 䄀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀漀 漀猀 搀攀猀攀渀栀漀猀 愀渀椀洀愀搀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀愀 渀漀瘀愀 最攀爀愀漀⸀
Os textos abaixo, publicados no final do mês de abril e início de maio, mostram o engajamento e a quantidade de alcance. O texto sobre mídia e construção de identidade é o que, na imagem, alcançou quase 13 mil pessoas na rede Facebook.ऀ
䘀椀最甀爀愀 㨀 䄀氀挀愀渀挀攀 攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀猀 瀀漀猀琀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 搀漀 匀伀匀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀
匀漀洀攀渀琀攀 渀漀 搀椀愀 ㈀㔀 搀攀 愀戀爀椀氀Ⰰ 搀愀琀愀 焀甀攀 琀攀瘀攀 漀 洀愀椀漀爀 瀀椀挀漀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ ㈀ 㜀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀椀猀椀琀愀爀愀洀 漀 戀氀漀最Ⰰ 攀 ㈀㐀㜀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀愀洀 愀氀最甀洀 琀攀砀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀 椀洀愀最攀洀 愀戀愀椀砀漀⸀ 伀甀琀爀漀 搀愀搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 椀洀愀最攀洀 猀漀 漀猀 愀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀愀猀攀猀⸀ 伀 匀伀匀 昀漀椀 瘀椀猀椀琀愀搀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 洀愀猀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀攀 ㌀㐀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀Ⰰ 搀漀椀猀 愀氀攀洀攀猀Ⰰ 搀漀椀猀 戀爀椀琀渀椀挀漀猀 攀 搀漀椀猀 椀爀氀愀渀搀攀猀攀猀⸀
Figura 2: Visitantes do SOS Imprensa no Facebook. ऀ䄀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 瘀攀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 攀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 琀攀砀琀漀 甀洀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀 昀椀挀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 愀爀琀攀Ⰰ 椀猀猀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 琀愀洀戀洀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀愀 愀最攀渀搀愀 搀漀 戀氀漀最⸀
Em uma das análises, que aborda a questão do futebol feminino ser pouco noticiado pela mídia, principalmente, se comparado à dimensão do masculino, a arte mostra ao fundo do título e do subtítulo a imagem da seleção feminina sendo campeã.
Figura 3: Exemplo de arte utilizada para divulgação do blog no Facebook.
O projeto tem um arquivo na plataforma do Google Drive, compartilhada entre os extensionistas, nela existe um modelo para as artes, que pode ser mudado de acordo com a temática do texto. É mutável a foto, o título, o subtítulo, a cor da arte e a foto que é contida no fundo.ऀ伀甀琀爀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 戀氀漀最Ⰰ 樀 挀椀琀愀搀漀Ⰰ 猀漀 漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀⸀ 䜀攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀攀椀琀漀猀 瀀漀爀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 刀愀昀椀稀愀 嘀愀爀漀⸀ 一攀氀攀Ⰰ 攀氀愀 昀愀稀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀琀漀洀愀搀愀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 挀爀琀椀挀愀 搀愀 洀搀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 匀伀匀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀洀 ㈀ 㜀⸀ 䐀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 搀漀猀 ㌀㈀ 琀攀砀琀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 昀漀爀洀愀搀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 渀愀猀挀攀爀愀洀Ⰰ 挀漀洀漀 攀氀愀 搀椀稀Ⰰ 搀愀猀 洀漀猀 最攀椀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 䔀氀愀 挀漀渀琀愀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀 搀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 氀攀瘀椀愀渀愀 攀 焀甀攀Ⰰ 攀氀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 渀漀 瘀愀氀椀搀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀
Além desse texto, foi publicado em abril o especial sobre silêncio na mídia acerca da crise na educação e na saúde brasileiras, escrito por Melissa Duarte, extensionista do projeto. Ela narra e analisa como os veículos de comunicação se posicionam diante da crise do Sistema Único de Saúde (SUS) e das universidades. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀爀攀猀挀攀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀Ⰰ 挀漀洀 洀愀椀猀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀椀愀 渀漀瘀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 攀渀琀爀愀洀 愀 挀愀搀愀 猀攀洀攀猀琀爀攀 攀 愀氀最甀渀猀 愀渀琀椀最漀猀⸀ 吀漀搀漀猀 琀洀 猀甀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 攀 猀甀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 挀爀攀猀挀攀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 漀 匀伀匀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 挀爀攀猀挀攀爀 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 匀漀 ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 爀攀椀渀瘀攀渀琀愀爀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 爀攀猀椀猀琀攀 愀琀 栀漀樀攀Ⰰ 漀 匀伀匀 Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 搀攀氀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀⸀
Suas falhas são consideradas, e não se pode deixar de falar delas. O SOS é um blog, como todo blog, ele precisa ser alimentado constantemente, senão perde engajamento, leitores e acessos. Ele passou por problemas deste tipo no passado, falta de participação, de divulgação, de acesso.伀 愀琀甀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀漀 戀氀漀最 猀漀 渀愀猀 昀爀椀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀 渀漀 琀攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 椀猀猀漀 愀琀爀愀瀀愀氀栀愀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 漀甀琀爀愀 瘀攀稀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀 椀猀猀漀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀爀椀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 挀愀猀漀 攀氀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 昀爀椀愀猀⸀ 䤀猀猀漀 爀攀昀氀攀琀攀 琀愀洀戀洀 渀愀猀 漀甀琀爀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 吀眀椀琀琀攀爀Ⰰ 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀
Foram propostas algumas soluções, como deixar um banco de matérias prontas para serem publicadas nas férias, estamos trabalhando com a ideia desde o semestre passado, é possível que no próximo recesso o método passe a funcionar. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀
BELTRÃO, Luiz. Jornalismo Opinativo. Porto Alegre: Editora Sulina, 1980.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䨀漀漀⸀ 䈀氀漀最猀㨀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 攀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀攀搀愀最最椀挀愀⸀ ㈀ 㔀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 䰀攀椀爀椀愀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀甀洀⸀猀搀甀洀⸀甀洀椀渀栀漀⸀瀀琀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀㠀㈀㈀⼀㐀㐀㤀㤀⼀⼀䈀氀漀最猀ⴀ昀椀渀愀氀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 洀愀椀漀 ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀 刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䘀椀氀椀瀀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 倀漀搀攀爀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䰀攀椀爀椀愀㨀 䐀爀愀⸀ 䤀猀愀戀攀氀 䘀爀攀椀爀攀Ⰰ ㈀ 㘀⸀
SOS IMPRENSA. Blog SOS Imprensa. 2018. Disponível em: OS IMPRENSA. Facebook SOS Imprensa. 2018. Disponível em: WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀刀䤀䜀䠀吀 䴀䤀䰀䰀匀Ⰰ 䌀⸀ 䴀愀猀猀 䌀漀洀洀甀渀椀挀愀琀椀漀渀猀㨀 䄀 匀漀挀椀漀氀漀最椀挀愀氀 䄀瀀瀀爀漀愀挀栀Ⰰ 一漀瘀愀 䤀漀爀焀甀攀㨀 刀愀渀搀漀洀 䠀漀甀猀攀Ⰰ 㤀㜀㔀⸀ VARÃO, Rafiza. A teoria hipodérmica reconsiderada. In: XXXII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |