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INSCRIÇÃO: | 00396 |
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CATEGORIA: | PP |
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MODALIDADE: | PP08 |
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TÍTULO: | A cor do Gênero |
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AUTORES: | Sergio ricardo de lima Queiroz Júnior (Universidade Católica de Brasília); Caio Eduardo Almeida (Universidade Católica de Brasília); Benny Leite (Universidade Católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília) |
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PALAVRAS-CHAVE: | fotografia, fotografia publicitária, Comunicção, publicidade, gênero |
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RESUMO |
O projeto surgiu a partir da verificação de uma nova tendência publicitária denominada como femvertising, um movimento oriundo da filosofia feminista e expresso pela publicidade com o objetivo de adaptar o mercado frente às mudanças ocorridas na identificação do público feminino. O malevertising surge dentro deste projeto para agregar sensibilidade, beleza e delicadeza à imagem masculina, explorando características estéticas que causem desconforto e problematização ao público. ऀ䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 攀洀 焀甀攀 挀甀爀猀愀洀漀猀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 琀愀氀 挀漀渀挀攀椀琀漀 昀漀椀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 攀 洀漀氀搀愀搀漀 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 琀攀爀椀挀漀ⴀ瀀爀琀椀挀漀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀瘀愀洀 漀猀 攀猀琀攀爀椀琀椀瀀漀猀 攀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀猀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀攀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 洀愀挀栀椀猀洀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀 焀甀攀 挀栀愀洀愀洀漀猀 搀攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀搀漀⸀ 䄀焀甀椀 攀猀琀愀洀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀 搀攀猀琀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀
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INTRODUÇÃO |
Elaboramos a presente pesquisa que dá suporte ao nosso trabalho fotográfico cruzando determinadas evidências que nos chamavam atenção em relação aos modelos reproduzidos por imagens publicitárias desde sempre. A idealização e estrita separação entre os gêneros masculino e feminino se dá, entre outras coisas, por meio das reproduções continuadas de padrões inexplicáveis, a cor é um deles. Este tipo de dicotomia alicerça relações de poder e opressão que são reforçadas cada vez que uma imagem esteriotipada é produzida e veiculada. É este tipo de prática naturalizada que sustenta e faz a manutenção da ideologia patriarcal - que costumamos chamar de machismo . Segundo a filósofa Marcia Tiburi (2017): 伀 洀愀挀栀椀猀洀漀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 挀爀攀渀愀猀 攀洀 焀甀攀 猀攀 愀挀攀椀琀愀 愀 猀甀瀀攀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 搀漀猀 栀漀洀攀渀猀 搀攀瘀椀搀漀 猀甀愀 洀愀猀挀甀氀椀渀椀搀愀搀攀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀攀 愀 洀愀猀挀甀氀椀渀椀搀愀搀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀氀愀 爀攀挀栀愀愀搀愀 攀 挀爀椀琀椀挀愀搀愀⸀ 伀 洀愀挀栀椀猀洀漀 爀攀猀攀爀瘀愀 愀 洀愀猀挀甀氀椀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 猀椀 攀 愀最攀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀猀⸀ ⠀吀䤀䈀唀刀䤀Ⰰ ㈀ 㜀 Ⰰ 瀀⸀ 㔀㤀⤀
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Subverter o conceito de masculino e feminino por meio de símbolos estéticos representados nas fotografias; 倀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀 搀攀戀愀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 挀漀洀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 昀甀琀甀爀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 琀攀爀漀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀爀洀攀愀爀 ⴀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 焀甀攀 椀爀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 ⴀ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀愀氀攀瘀攀爀琀椀猀椀渀最 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
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JUSTIFICATIVA |
Em uma sociedade altamente machista e sexista como a brasileira que a mulher, muitas vezes, é vista apenas como objeto pronta para servir o sexo oposto, é importante trazer à tona a discussão de que elas são bem mais que isso. A publicidade, que dentre outras finalidades tem a de ser uma ferramenta de transformação social, tem buscado trazer o conceito de femvertising para mostrar, progressivamente, que as mulheres são mais capazes e fortes do que era visto nas antigas propagandas que apenas reforçavam estereótipos. 䔀洀 挀漀渀琀爀愀瀀愀爀琀椀搀愀Ⰰ 漀 洀愀氀攀瘀攀爀琀椀猀椀渀最 爀漀洀瀀攀 挀漀洀 愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 洀愀挀栀椀猀琀愀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 搀攀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀猀瘀攀椀猀 攀琀挀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀漀 昀攀洀瘀攀爀琀椀猀椀渀最Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 椀渀椀挀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 洀愀氀攀瘀攀爀琀椀猀椀渀最 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 攀洀瀀漀搀攀爀愀爀 攀 昀漀挀愀爀 漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 渀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀愀猀挀甀氀椀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 栀漀洀攀渀猀 爀攀瀀攀渀猀攀洀 猀攀甀猀 瀀爀椀瘀椀氀最椀漀猀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 猀攀砀漀 漀瀀漀猀琀漀⸀
O processo de construção do conceito de malevertising é experimental e foi o foco do semestre todo em aula de fotografia publicitária, por isso, a pretensão do trabalho fotográfico foi observar nos próprios modelos o desconforto que pode ser causado quando se questiona um paradigma já consolidado. Nesse caso, o paradigma da masculinidade, que antes de ocasionar problemas sociais que se manifestam contra a figura da mulher (o machismo, por exemplo), é manifestado na ideia que o próprio homem tem de si mesmo (o provedor, o insensível, o sexo forte). O ensaio, portanto, teve o objetivo de demonstrar por meio da estética toda discussão iniciada no debate teórico do trabalho. Utilizou-se a cor como principal marcador de gênero.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀攀搀戀㈀㐀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ऀ倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀渀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 挀漀洀 瘀爀椀漀猀 猀椀最渀漀猀 琀椀搀漀猀 挀漀洀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀愀氀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 漀戀樀攀琀漀猀 攀 搀攀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀⸀
As fotos foram produzidas no estúdio de fotografia da Universidade utilizando uma câmera Cannon EOS 6D, com lente Sigma 50mm 1:1.4/ 24mm, iluminação suave com dois rebatedores sendo um prata e outro branco, um strip, duas tochas uma para o modelo e a outra para o fundo, outro rebatedor para o fundo e três tripés. A iluminação recebeu uma coloração rosa, para colaborar com o conceito estético adotado para as fotografias. Após este processo, as imagens passaram por tratamentos simples no programa de edição de fotos Lightroom, corrigindo alguns problemas de iluminação e destacando o foco da imagem nos modelos. 䄀 攀猀琀琀椀挀愀 愀搀漀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 攀渀猀愀椀漀 爀攀洀攀琀攀甀 猀甀愀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀漀 焀甀攀 琀椀搀漀 挀漀洀漀 戀攀氀漀Ⰰ 愀漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 搀攀氀椀挀愀搀攀稀愀⸀
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
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Além de apenas servir de ferramenta artística da estética grotesca, o conceito apresentado de malevertising tem uma função social importante ao abordar a problematização das identidades de gênero e seus símbolos estéticos, o que possibilita desmistificá-los, com o propósito de repensar, como propõe o femvertising, o papel da publicidade frente às essas questões de discussão social. Consideramos que os objetivos dos trabalho foram plenamente alcançados já que o mesmo gerou reflexão e até desconforto em certas pessoas. O papel da publicidade como transformadora e questionadora apresenta-se demonstrado aqui bem como o da fotografia de materializar visualmente tais questionamentos. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3a.ed. Trad. de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开开开开开开开开 唀渀搀漀椀渀最 最攀渀搀攀爀⸀ 刀漀甀琀氀攀搀最攀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀刀伀Ⰰ 匀甀猀愀渀愀⸀ 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀 䜀渀攀爀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 㜀䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䄀䰀䰀Ⰰ 匀琀甀愀爀琀⸀ 䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 㜀ꨀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䐀倀☀䄀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀䌀䤀䄀䐀伀Ⰰ 䈀攀愀琀爀椀稀⸀ 䴀愀渀椀昀攀猀琀漀 䌀漀渀琀爀愀猀猀攀砀甀愀氀㨀 瀀爀琀椀挀愀猀 猀甀戀瘀攀爀猀椀瘀愀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 渀ⴀ 攀搀椀攀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䤀䈀唀刀䤀Ⰰ 䴀愀爀挀椀愀⸀ 䘀攀洀椀渀椀猀洀漀 攀洀 挀漀洀甀洀㨀 琀漀搀愀猀Ⰰ 琀漀搀攀猀 攀 琀漀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀漀猀愀 搀漀猀 吀攀洀瀀漀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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