“Documentando o Carnaval: história e contemporaneidade” é um trabalho desenvolvido para a disciplina de “Redação, Comentário e Narração em Áudio II”, do 5º (quinto) semestre do curso de Radialismo da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), da Universidade Federal de Mato Groso (UFMT). O trabalho teve por objetivo exercitar a prática de elaboração de roteiro de áudio, bem como a sua gravação e edição. O exercício propôs uma pesquisa a um tema livre, ficando designado ao grupo escolhê-lo e posteriormente desenvolver e transformar essa pesquisa em um trabalho radiofônico. 吀攀渀搀漀 漀 爀搀椀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀搀椀愀 攀洀 焀甀攀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀 愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 洀攀椀漀猀 挀漀洀漀 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 渀漀 琀攀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀Ⰰ 愀 昀攀猀琀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 洀愀椀猀 挀攀氀攀戀爀愀搀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀 猀攀甀 挀漀氀漀爀椀搀漀 攀 瀀攀氀愀 猀甀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 渀漀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 倀愀爀愀 刀漀戀攀爀琀漀 䐀愀䴀愀琀琀愀 ⠀㤀㤀㜀⤀ 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀攀猀挀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 漀猀 洀切氀琀椀瀀氀漀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀⸀ 䤀洀愀最椀渀愀爀 甀洀 䈀爀愀猀椀氀 猀攀洀 漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 猀攀爀椀愀 挀漀洀漀 椀洀愀最椀渀愀爀 甀洀愀 渀漀椀琀攀 猀攀洀 氀甀愀 漀甀 甀洀 愀爀爀漀稀 猀攀洀 昀攀椀樀漀⸀
O carnaval é o momento onde as pessoas se relacionam e partilham de um mesmo sentimento, a festa desperta nas pessoas o desejo em ser livre e se expressar. Como característica marcante, a alegria sobrepõe qualquer outro sentimento naquele momento. DaMatta arremata: “Em outras palavras, carnavalizar é formar triângulos, é relacionar pessoas, categorias e ações sociais que normalmente estariam soterradas sob o peso da moralidade sustentada pelo estado.” (DAMATTA, 1997:110). 伀 爀搀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀 甀洀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀 攀 甀洀愀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀洀 猀甀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 焀甀愀渀搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀 漀甀琀爀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀渀搀攀爀愀 䌀猀愀爀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 漀 爀搀椀漀 琀攀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 椀搀攀椀愀猀 攀洀 椀洀愀最攀渀猀 愀甀搀椀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 攀洀瀀爀攀最漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 氀攀瘀愀爀 愀 瀀攀猀猀漀愀 愀 椀洀愀最椀渀愀爀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀樀愀⸀
O modo como apresentamos o trabalho foi através de um documentário, segundo Ferrareto (2000, p.57), o radiodocumentário não é muito utilizado no Brasil, mas é uma das formas de se abordar um tema ou assunto de uma maneira mais aprofundada, e baseia na pesquisa de dados e arquivos sonoros, reconstituindo ou analisando um fato importante. Este pode incluir ainda, recursos de sonoplastia, envolvendo montagens e elaboração de um roteiro prévio.䈀甀猀挀愀洀漀猀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀猀 猀愀洀戀愀猀ⴀ攀渀爀攀搀漀猀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 漀渀搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀渀搀漀 渀漀 昀漀氀椀漀 愀 愀氀攀最爀椀愀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀 渀漀猀 搀攀猀昀椀氀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀 渀愀猀挀攀甀㨀 ᰀ䐠漀挀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 䌀愀爀渀愀瘀愀氀㨀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀ᴀ⸠
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Quando escolhemos falar sobre o carnaval, tínhamos em mente mostrar a sua importância e sua representatividade para a sociedade. Os brasileiros vêem no Brasil o país do carnaval. As datas dos compromissos, muitas vezes, são modificadas (adiantadas ou atrasadas) em razão da proximidade dessa data. Durante quatro dias, o país ‘estaciona para pular’ ou acompanhar os festejos, os quais recebem grande divulgação dos meios de comunicação de massa. É quase impossível não se contagiar quando ‘tudo é carnaval’. (BRUHNS, 2000, p.92). No ano de 2019, a folia impulsionou a economia do país e movimentou cerca de R$ 6,78 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sendo o carnaval do Rio de Janeiro, aquele que focamos o nosso trabalho, responsável por R$ 2,1 bilhões do total. Em 2018, a Riotur estimou 6 milhões de foliões no carnaval, com 1,5 milhão de turistas, números que evidenciam a grandeza do carnaval no Rio de Janeiro. 䈀甀猀挀愀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀 攀洀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀愀爀渀愀瘀愀椀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀Ⰰ 漀渀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀洀漀猀 漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㈀ 愀琀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㤀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀渀搀漀 漀猀 猀愀洀戀愀猀ⴀ攀渀爀攀搀漀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀猀 渀攀猀猀攀猀 愀渀漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 㤀 攀猀挀漀氀愀猀 搀攀 猀愀洀戀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 琀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 猀漀渀漀爀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 挀愀搀愀 攀猀挀漀氀愀 琀攀爀 猀甀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀⸀ 䈀攀椀樀愀 䘀氀漀爀Ⰰ 䜀爀愀渀搀攀 刀椀漀Ⰰ 嘀椀氀愀 䤀猀愀戀攀氀Ⰰ 匀愀氀最甀攀椀爀漀Ⰰ 嘀椀爀愀搀漀甀爀漀Ⰰ 唀渀椀搀漀猀 搀愀 吀椀樀甀挀愀Ⰰ 倀漀爀琀攀氀愀Ⰰ 倀愀爀愀猀漀 搀漀 吀甀椀甀琀椀 攀 䴀愀渀最甀攀椀爀愀 昀漀爀愀洀 愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀⸀
A Viradouro em 2015 levou para a avenida o samba-enredo “Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”, que contou a trajetória dos negros no Brasil, a Paraíso do Tuiuti em 2018 falou da escravidão com críticas sociais através do samba-enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?” e a Mangueira em 2019, fechou de maneira brilhante, com o samba-enredo “História pra ninar gente grande”, contando a história que não está no retrato, uma linha de sambas-enredos que nos fizeram e nos fazem refletir sobre a sociedade em que estamos vivendo.䄀氀戀攀爀琀漀 䤀欀攀搀愀Ⰰ 攀琀渀漀洀甀猀椀挀氀漀最漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 攀洀 䌀愀爀渀愀瘀愀氀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䄀爀琀攀猀 搀愀 唀渀攀猀瀀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 愀漀 瀀漀爀琀愀氀 䜀氀愀洀甀爀愀洀愀⼀唀伀䰀 攀洀 ㈀ 㐀 爀攀猀猀愀氀琀漀甀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀Ⰰ ᰀ传 挀愀爀渀愀瘀愀氀 琀爀愀稀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀琀爀愀瘀愀猀愀爀 琀漀搀愀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 挀漀渀瘀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀愀 瀀爀椀瘀愀漀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀猀 攀 搀愀 愀氀琀愀 挀漀戀爀愀渀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 昀攀猀琀愀 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 甀洀愀 挀漀洀瀀攀渀猀愀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀猀洀漀⸀ 一漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀Ⰰ 瘀漀挀 瀀漀搀攀 猀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 洀愀椀猀 攀 搀愀爀 瘀愀稀漀 愀漀猀 椀渀猀琀椀渀琀漀猀 攀 瀀爀愀稀攀爀攀猀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀 洀攀渀漀猀 挀漀戀爀愀搀漀 渀漀猀 挀攀爀挀攀愀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 洀漀爀愀椀猀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 琀愀洀戀洀 攀砀琀爀愀瘀愀猀愀爀 渀漀猀猀愀猀 愀渀猀椀攀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 ጀ†漀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 氀攀瘀愀爀椀愀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀攀 洀愀渀琀攀渀栀愀 猀愀搀椀愀 攀洀 猀攀甀 爀椀琀洀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀ᴀⰠ 昀椀渀愀氀椀稀漀甀⸀
Na visão de Da Matta (1990) o carnaval contém uma essência igualitária, onde as relações de espontaneidade e afetividade vividas em ‘casa’ extrapolam para a ‘rua’, o espaço da rua se transforma temporariamente no espaço de casa.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 ᰀ䐠漀挀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 䌀愀爀渀愀瘀愀氀㨀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀渀搀愀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 搀椀瘀椀猀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 樀甀渀琀愀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 搀愀爀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀⸀
O roteiro utilizado foi o colunado, que se dividi em duas partes, técnica e áudio ou locução. Com isso, estruturamos o roteiro partindo de uma contextualização sobre o carnaval para entender o seu histórico e ressaltando pontos importantes, como a criação das marchinhas no final do século XIX, cuja autoria mais conhecida foi a de Chiquinha Gonzaga, com sua música “Ö abre-alas”, como a transição do carnaval se tornando uma importante atividade comercial a partir da década de 1960, quando a prefeitura do Rio de Janeiro passou a colocar arquibancadas na avenida Rio Branco e a cobrar ingresso para ver o desfile, e também a criação da passarela do samba, o Sambódromo, realizada em 1984 por Oscar Niemeyer.倀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 甀搀椀漀 搀漀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 䘀䌀䄀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀甀 琀漀搀漀 漀 猀甀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀瘀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 愀瀀漀椀漀 琀挀渀椀挀漀 搀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 爀搀椀漀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀砀攀爀挀攀爀攀洀 琀愀洀戀洀 愀 氀漀挀甀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀
No trabalho, procuramos dar um enfoque maior aos sambas-enredos, durante o processo histórico eles ganharam uma característica educativa e ao mesmo tempo de expressão de sentimentos e ideias. Além disso, eles retratam os mais diversos aspectos, como as lendas, curiosidades e fantasias. Com isso, pode-se perceber a potencialidade no qual este estilo musical tem para ser explorada no processo de educação por meio da sonoridade. 伀 最爀愀渀搀攀 昀攀猀琀攀樀漀 挀愀爀椀漀挀愀Ⰰ 爀攀琀漀洀愀渀搀漀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 䰀椀洀愀 䈀愀爀爀攀琀漀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 挀漀洀甀洀攀渀琀攀 瘀椀猀琀漀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 瀀攀氀漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 氀切搀椀挀漀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 愀琀爀愀椀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀琀挀⸀ 甀渀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 戀愀琀甀焀甀攀 搀漀猀 琀愀洀戀漀爀椀渀猀 攀 挀漀渀琀愀最椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 爀椀琀洀漀 挀愀搀攀渀挀椀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 氀攀琀爀愀猀 搀漀猀 猀愀洀戀愀猀ⴀ攀渀爀攀搀漀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀攀 猀甀愀 氀甀搀椀挀椀搀愀搀攀 攀 ⠀椀渀琀攀爀⤀挀甀氀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 猀漀戀 甀洀 瀀爀椀猀洀愀 瀀攀搀愀最最椀挀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀氀栀愀爀 漀 猀愀洀戀愀ⴀ攀渀爀攀搀漀Ⰰ 猀漀戀 甀洀愀 瘀椀猀漀 瀀攀搀愀最最椀挀愀 愀戀爀椀爀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀 氀栀攀 搀愀爀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 洀愀椀猀 愀琀攀渀漀 攀 攀猀琀甀搀漀 攀洀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀漀 渀攀猀琀攀猀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 洀愀砀椀洀椀稀ⴀ氀愀猀 攀洀 瀀爀漀瘀攀椀琀漀 搀攀 愀洀戀漀猀Ⰰ 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀 攀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀
Deixamos uma mensagem ao final do documentário “Que possamos presenciar ainda muitos espetáculos e muitas histórias serem contadas, o carnaval é isso, é emoção”. Com essa frase sintetizamos nosso trabalho, é preciso a resistência e a persistência em lutar pelo carnaval.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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