ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00037</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Spot - Vote Chapa 1: eleições para presidente de bairro</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mariana Marcela de Fátima Moraes (Universidade Federal de Mato Grosso); Cristóvão Domingos de Almeida (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Bairro Araés, próximo ao centro de Cuiabá, Capital do estado de Mato Grosso, é um dos mais tradicionais da cidade. Carrega em suas ruas a história de muitos moradores. Possui uma vida tipicamente cuiabana com seu Centro Comunitário que sedia desde bailes até campanhas de vacinação para animais, um posto de polícia conquistado através da reivindicação de moradores, a premiada escola de samba  Unidos do Araés que conta com enredos sobre o orgulho de ser parte do bairro, seus estabelecimentos de espetinho que caracterizam a vida noturna do bairro, além das pessoas sentadas na calçada para observar, conversar e fortalecer os laços sociais. No entanto, apesar de toda história e tradição, o bairro tem passado por alguns inconvenientes como a falta de segurança, poucas linhas de ônibus e ausência de um posto de saúde e ações que cuidem das crianças e jovens do bairro para que tenham melhorias nas condições de vida, inclusive com oportunidades para deixar os perigos, a violência fora do alcance dos adolescentes, jovens e adultos. Após observações, notou-se a oportunidade de usar o bairro como peça-chave para a elaboração de uma campanha eleitoral durante as aulas de Propaganda Política e Eleitoral ministrada na Universidade Federal de Mato Grosso. Ao longo das aulas, aprendendo sobre estratégias de marketing político foram pensadas e produzidas as peças a fim de promover a candidata  Mariana Moraes à presidente do bairro Araés pela Chapa Um, com objetivo de apresentar propostas para resolver as situações problemas do bairro, propondo melhorias e lutando para ampliar as conquistas que beneficiam os moradores. Para tal, e trabalhando com as limitações midiáticas que a eleição para um cargo à presidente de bairro traz consigo, optou-se pela produção de um spot de trinta e cinco segundos que apresentasse de forma sucinta e efetiva algumas das proposta da candidata à presidente pela Chapa Um, acrescentado a um roteiro simples, curto, claro e direto, incorporou-se uma música de background que remete a cultura típica cuiabana, com estilo leve e alegre.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As aulas da matéria de Propaganda Política e Eleitoral da Universidade de Mato Grosso iniciaram com o estudo de casos bem e mal sucedidos de campanhas políticas decorrente das eleições de 2018, onde fomos capazes de observar erros e acertos decorrente das eleições, além de entender sobre as mudanças e evoluções recorrentes na mídia e que tornaram a eleição de 2018 atípica e imprevisível. Então, após estudos e observações de casos, com o propósito de pôr em prática as técnicas aprendidas e concluir a matéria, os alunos foram incentivados a produzir uma campanha eleitoral para o cargo que escolhessem. O trabalho consistia em um briefing aberto de livre escolha, visando a campanha eleitoral e uma proposta de candidatura. Inicialmente, buscamos alternativas para produzir a campanha, pensamos em fixar os nossos esforços na localidade e articular o conceito de propaganda política com o social. A capital de Mato Grosso completa seus trezentos anos em 2019, por este motivo e a fim de trazer maior reconhecimento da cultura e tradicionalidades existentes na capital, os alunos optaram por criar peças para uma campanha à presidente de bairro. O bairro Araés foi escolhido por ser tradicional em Cuiabá, mas também conhecido por seus problemas de segurança, saúde e educação. A obtenção desses dados ocorreu através da vivência de uma das estudantes que compunha a equipe do trabalho, moradora do bairro há mais de dez anos e após pesquisas de matérias sobre o bairro, onde concluímos que os problemas como a falta de segurança, posto de saúde e escolas seriam passíveis de solução por um presidente de bairro com comprometimento com a população. Por este motivos, elegemos uma aluna como uma candidata fictícia a presidente do bairro Araés e criamos propostas que procuravam solucionar tais problemas. A opção pela produção do spot como peça principal para a campanha para uma presidente de bairro deu-se por conta da limitação das mídias para a promoção da candidata, além do fato da candidata, mesmo ainda não ter se comunicado com o seu público via rádio, ela tem sonoridade leve e agradável. O spot tem potencial de articulação e reflexão. Serve enquanto lugar de reconhecimento e possibilita a construção da identidade, no exemplo, aqui demonstrando, o pleito eleitoral no bairro Araés. O spot enquanto lugar de construção, pode ser compreendido como espaço de cultura política e de comunicação pública. Por isso, recordamos o pensamento de Martín-Barbero (1989, p.95)  o bairro aparece, como o grande mediador entre o universo privado da casa e o mundo público da cidade, um espaço que se estrutura com base em certos tipos de sociabilidade . É importante aproximar a produção do spot em campanha política com a proposta de reflexão, diálogo e sociabilidade, comunicação entre parentes e vizinhos porque esse produto pode atingir os espaços privilegiados, atingir os lares, as vivências, o cotidiano, os valores, a solidariedade, a união e pode reforçar a ideia da coletividade, do trabalho em equipe e das decisões compartilhadas. MARTIN-BARBERO, Jesus. A comunicação no projeto de uma nova cultura política. In.: MELO, José Marques de. Comunicação na América Latina. São Paulo: Papirus, 1989.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a definição do bairro e da candidata à presidência, identificamos que os ensinamentos da produção de spot trouxe possibilidades para usar a linguagem verbal. Então, criamos um roteiro simples e produzimos um spot de trinta e cinco segundos com apoio e efeitos de sonoplastia que apresentasse de forma sucinta algumas das proposta da candidata à presidente pela Chapa Um, com a incorporação de uma música de background que remetesse a cultura típica cuiabana. O spot é dinâmico e continua, quando bem produzido, eficaz. Pinheiro (2015) avalia que o spot tem o mesmo potencial que outros formatos publicitários. Isso ocorre porque ainda existe preferência pela veiculação de materiais nas mídias tradicionais e nas plataformas digitais. Nesse sentido, se recordarmos a observação de Beltrán (1981, p. 23) propõe um modelo humanizado, próximo do receptor, democrático, com objetivo de  não ser o simples exercício de influência sobre o comportamento . Portanto, entende-se o spot como oportunidade para ampliar a fala e as propostas da candidata, que podem ser ouvidas sem que houvesse a distração do sentido da audição pela imagem. Julgou-se que o alcance das propostas se dariam de forma mais fácil caso sejam propagadas e incluídas no dia a dia dos moradores do bairro de forma que não seja necessário parar sua atividade para ver e entender o que está sendo falado na propaganda da candidata, ou seja, o spot potencializa a voz e permite a reflexão. Além de considerar que apesar da evolução das mídias que ocasionou na obsolescência do rádio, o veículo ainda se mostra de muita confiabilidade e com penetrabilidade nos espaços e vivências sociais. O roteiro criado foi concebido após algumas inspirações midiáticas decorrentes das campanhas políticas de 2018. Entendemos que, para uma eleição de bairro, a forma mais eficaz de se conectar com o público e propagar a mensagem seria através de elementos presentes no cotidiano da população. O bairro de moradores simples e tradicionais de Cuiabá conta com a escola de samba  Unidos do Araés , fator de muito orgulho entre os moradores do bairro. Por tais motivos, buscamos criar um texto expondo propostas condizente com as necessidades do bairro, de forma simples, concisa e direta. Optamos por iniciar e encerrar o spot com uma música de background que remetesse à uma escola de samba, e então, para trazer ao spot a seriedade necessária de uma candidata à presidente de bairro, com o início da verbalização, mudamos a música de background para uma canção de tom mais sóbrio e característico de cuiabá com ritmo e instrumentos muito conhecidos pela população cuiabana, como o siriri, cururu e a viola de cocho. O conteúdo do spot trazia a apresentação da candidata, residente do bairro araés, apresentava a chapa da candidata e apontava algumas das melhorias que seriam feitas no bairro caso eleita. Ao final, a candidata convida os moradores a comparecerem nas eleições. Com o roteiro produzido, marcamos a gravação no estúdio de rádio da UFMT, com auxílio do técnico de laboratório, passamos o texto, equalizamos o som, a entonação e gravamos. A partir disso, a etapa seguinte foi utilizar o software sound forge para realizar a edição do material gravado. A criação, produção e direção do spot foi pautado pelo objetivo de divulgar as propostas de uma candidata à presidência dos moradores do bairro Araés, sendo que a divulgação do áudio deveria ocorrer um meio alternativo, entretanto muito utilizado pelos comerciantes e produtores de eventos: carro de som. O carro de som se mostrou viável pelo baixo custo e pelo interesse dos moradores nos anúncios divulgados nesses espaços. BELTRÁN, Luiz Ramiro. Adeus a Aristóteles: comunicação horizontal. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: IMS, v.3, n.6, set., 1981. PINHEIRO, Gustavo Luiz de Abreu. O conceito criativo e seus recursos expressivos no spot publicitário. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 06, n. 01, pp. 141-165, jan./jun. 2015.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>