ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00058</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A beleza que me habita: uma ação de autoestima ao corpo envelhecido e esquecido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Shayane Marques Zica (Universidade de Brasília); Paola de Freitas Oliveira (Universidade de Brasília); Nayra Belle da Costa (Universidade de Brasília); Gabriela Tyemi Kaya (Universidade de Brasília); Fabíola Orlando Calazans Machado (Universidade de Brasília)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho relata a promoção da ação social  A beleza que me habita que atuou em prol do resgate da auto estima da feminilidade madura. A atividade realizou-se no Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho - Distrito Federal. Desejando-se proporcionar momentos de autocuidado aliado à escuta e também de interação com a própria imagem. Em uma tarde com as idosas, houve o reencontro com a beleza e a satisfação por meio da maquiagem e penteados. Observou-se durante o estudo que ainda vende-se a ideia de indivíduos idosos independentes que aproveitam a aposentadoria para viajar, se dedicar ao voluntariado e realizar atividades para si, mas a realidade brasileira de idosos classe média e baixa consolida a velhice às mazelas sociais, como a perda de autonomia física, social e econômica. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Mulheres idosas; Velhice; Auto estima; Valorização da mulher idosa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa relata a ação promovida na disciplina  Avaliação em Projetos de Comunicação do curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília, no 2º semestre de 2018, ministrada pela Profª. Drª. Fabíola Orlando Calazans Machado. A proposta da disciplina é a assimilação de processos e instrumentos para avaliação da eficácia e relação custo/benefício dos projetos de comunicação, de sua elaboração à conclusão. Há o estudo para construção de indicadores e para o entendimento sobre as funções, forma e estrutura do processo de avaliação de projetos de comunicação. No desenvolver da disciplina, os grupos tiveram acesso a conteúdo mediante palestras, leituras dirigidas e debates para então definir uma ação de comunicação a ser executada e posteriormente avaliada e apresentada à turma. Após diálogos para definir um segmento, designou-se proporcionar uma ação de comunicação que resultasse em uma mudança positiva para uma comunidade além da menção a ser obtida ao final do semestre, de modo que optou-se por realizar um movimento em prol do Lar de Velhinhos Bezerra de Menezes. A velhice - período que se inicia aos 60 anos de vida - é cercada de mitos que acabam por restringir o protagonismo de quem a vivencia. O estereótipo do idoso esquecido, de saúde frágil, com a vida devotada à religiosidade e à família é algo que tem cedido lugar somente para a construção de uma persona como público para consumo, sem necessariamente reconhecer no envelhecimento uma ação orgânica, não uma sentença de que o indivíduo já não pode assumir uma identidade própria. Com avanços da medicina, a longevidade é um aspecto a ser considerado na população. Segundo a matéria da revista Exame de junho de 2018, em 1945 a expectativa de vida do brasileiro era de 45 anos, enquanto em 2012 o índice alcançou os 75 anos. Com essa alta, se faz necessária a compreensão sobre uma população por vezes invisibilizada e notada apenas nas ações de previdência e na oferta de crédito pessoal e de bens farmacêuticos e hospitalares. É pertinente a elaboração de políticas públicas que garantam o envelhecimento de forma saudável e independente, bem como o cultivo de ações que não promovam a ruptura do tecido social ao garantirem a permanência do idoso como membro ativo da sociedade. A ação proposta neste projeto foi consolidada no desejo de reconhecer um espaço a ser tomado pela mulher idosa, bem como a necessidade de reafirmar que há tabus a ser quebrados, como a designação da beleza feminina por elementos alheios à mulher em si. Por meio de ação no Lar dos Velhinhos, apresentamos a beleza atemporal. A série de intervenções contemplou o cuidado com o próximo e o reconhecimento de que pessoas mais experientes são parte de nossa sociedade a ser ouvida. Para dar maior visibilidade ao projeto utilizou-se algumas ferramentas de Comunicação, como produtos gráficos, cartazes de divulgação e o uso das redes sociais, Instagram, Facebook e WhatsApp para divulgar a ação e também arrecadar doações para o lar de idosos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o refinamento das ações, houve contato com o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes para apresentar a proposta consolidada, bem como verificar eventuais atividades que poderiam auxiliar a instituição. Com isso, acertou-se a execução de coleta de itens necessários ao Lar, para entrega na data de realização da atividade voltada às idosas. Os itens pedidos foram vinagre e margarina, contudo, o Lar estava receptivo a outros itens. Tal ação contemplava atingir positivamente não apenas o público participante da ação, mas auxiliar a instituição na promoção do bem-estar das idosas residentes. De acordo com a disponibilidade do Lar, foi combinado que a ação seria realizada no dia 31 de outubro de 2018. Confeccionou-se cartazes de divulgação da ação para pedido de doações entre os dias 22 e 30 de outubro de 2018, de itens como: margarina, manteiga, vinagre, fralda geriátrica, roupas em bom estado, jogos de carta, jogos de tabuleiro e material de pintura. Foi planejada a divulgação na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC), nas rede de contatos da FAC, grupos de discentes e docentes do Facebook e do WhatsApp, e nas redes sociais das integrantes do grupo para os contatos do WhatsApp e no Stories do Instagram. No intuito de sensibilizar as pessoas, o grupo priorizou receber doações dos itens, não sendo aceito dinheiro em primeiro momento. Para o recolhimento das doações foi disponibilizada uma caixa em área de grande circulação de alunos da FAC. Para realizar a ação, buscou-se parceria com uma empresa para fornecer produtos e profissionais da beleza para proporcionar um melhor atendimento às idosas. Através do contato de uma integrante do grupo, a WF Cosméticos (empresa do interior de São Paulo (SP) de produtos de beleza. A WF Cosméticos tem várias filiais pelo Brasil e acredita em causas sociais para transformar o mundo em um lugar com mais beleza), compareceria ao Lar dos Velhinhos e disponibilizaria as maquiagens a serem usadas e dois profissionais para auxiliar na execução da ação. O projeto abrangeu o registro por fotografia e vídeo da ação, mas por questões de privacidade as cuidadoras do lar solicitaram que as idosas não fossem identificadas para a divulgação do grande público, autorizando a divulgação da imagem das idosas apenas ao público interno na apresentação final da disciplina. Também foi realizado um videoclipe para demonstrar o resultado da ação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>