ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00096</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sem nome, mas com identidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Victor Amaral Arias (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Vinicius Guedes Pereira de Souza (UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho traz a fotografia "Sem nome, mas com identidade" desenvolvida em uma atividade proposta na disciplina de Fotografia. Por meio das aulas, foi possível compreender as técnicas e aproximações que a fotografia exige. "Fotografias são imagens de conceitos, são conceitos transcodificados em cenas" (FLUSSER, 1985, p. 19). O conteúdo visto em sala possibilitou a observação e abordagem a arte de rua, tema escolhido para ser fotografado. O centro da cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, é o local em que se expõe o (a) artista que foi retratado. Neste comércio, com a movimentação das pessoas entre as lojas, é possível se mostrar para todos e receber a colaboração financeira de alguns. De forma anônima e em silêncio, o (a) intérprete se veste de dourado, sobe em seu palco improvisado e espera por alguém passar e colaborar, de forma a alegrar o dia das pessoas. A fotografia foi feita após minha aproximação com o (a) artista. Depois de conversarmos por meio de sinais, pude descobrir que ele (a) é jovem, de 25 anos, e tem um filho, fala, mas no trabalho se mantém em silêncio para não ser identificado (a). Ele (a) trancou a faculdade particular para exercer a atividade atual de artista de rua e retira sua renda mensal da colaboração das pessoas ao ver sua exposição no centro da cidade. Essa prática é exercida quase todos os dias a mais de um ano. Durante as respostas, ele (a) se recusou a responder sobre seu sexo, identidade e nome do personagem. Seus gestos, depois de perguntar, confirmaram o medo de expor sua identidade pessoal e, questionado (a) sobre se gosta do que faz, ele (a) se exaltou de forma a dizer sim. Observando seu trabalho, foi perceptível o medo de algumas pessoas, alegria de outras e neutralidade de algumas. Em alguns casos, as pessoas se assustavam e em outros pediam para tirar foto. O objetivo é mostrar a realidade do trabalho do (a) artista naquele dia, além de evidenciar, por meio da fotografia, a arte de rua. Em minha experiência, pude perceber que há um sentimento de incerteza que a própria pessoa por trás do personagem passa. Aparentemente existe uma briga entre a pessoa e o personagem por não exercer um nome, emitir som ou dizer seu sexo para não receber, de outras formas, o reconhecimento que os artistas buscam. Parece que a roupa toma conta da pessoa que, por conseguinte, torna-se o personagem. Porém, a pessoa transmite a ideia de que a personagem apenas serve para gerar sua renda mensal. Os dois, tem o direito de não falar, dizer o sexo, criar um nome mas, existem ali, duas personalidades que se escondem para exercer aquilo que precisa, sua identidade. Por esse motivo a fotografia foi denominada "sem nome, mas com identidade" e creio que ela demonstre as duas personalidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O artista de rua encontra em si uma forma de contribuir para com a cidade por meio da arte. De acordo com Buscariolli, Carneiro e Santos (2016), nessas intervenções, muitos artistas retiram, das contribuições do público, a renda financeira de sua família, mesmo que agindo anonimamente. Por esse motivo, o trabalho desenvolvido pretendeu evidenciar, por meio da fotografia, quem retira sua renda dessa forma. Porém, segundo Ivan Lima, lê-se a fotografia a partir destes três passos: percepção, identificação e interpretação. Portanto, podemos ir além da percepção denotativa da fotografia e da história de quem a compõe, cabendo aqui uma análise conotativa da imagem capturada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A imagem foi capturada pelo autor utilizando a linha dos terços para o enquadrar os elementos na fotografia. Abaixo estão as especificações da câmera utilizada e do registro da imagem. Câmera Fabricante: Canon Modelo: Canon EOS REBEL T3i Escala de número f: f/2.5 Tempo de exposição: 1/40 s Velocidade ISO: ISO-200 Distância focal: 50 mm Abertura máxima: 1.75 Modelo de medição: Padrão Modo do flash: sem flash, obrigatório Distância focal de 35 mm Imagem Tirada no dia 16 de fevereiro de 2019. Dimensões: 2592 x 1728 Largura: 2592 pixels Altura: 1728 pixels Resolução horizontal: 240 dpi Resolução vertical: 240 dpi Intensidade de bits: 24 Unidade de resolução: 2 Representação das cores: sRGB O equipamento utilizado é de propriedade do autor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>