INSCRIÇÃO: 00099
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Agência Experimental Empírica:um modelo colaborativo
 
AUTORES: Cleuder Inocêncio de Oliveira Silva (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS); ALLISON GOMES DE OLIVEIRA (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS); Guilherme Elias Nunes (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS); ANA CAROLINA MIRANDA ALVES SILVA (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS); Hildeu de Oliveira Andrada Júnior (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Este projeto tem como proposta o reposicionamento da Agência Experimental Empírica, do curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, bem como a revitalização da sua marca.਀ A Agência Empírica existe desde 2006. Nascida como um diferencial no curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Goiás, através dos anos tornou-se referência entre as agências experimentais da região Centro-Oeste.਀ Porém, devido a fatores internos, a Agência Experimental passou por um pequeno hiato nas suas operações, afastando-a do seu verdadeiro propósito e consequentemente enfraquecendo sua imagem junto aos alunos. ਀ Assim, após a realização de pesquisas e estudos sobre a Empírica, foi proposto reposicionamento e uma nova marca a fim de rejuvenescer a agência experimental e sinalizar aos alunos a nova etapa pela qual a Empírica estava passando, com nova equipe e com um novo propósito. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 戀甀猀挀愀爀愀洀 搀愀搀漀猀 瀀爀椀洀爀椀漀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 愀琀甀愀氀 搀愀 䔀洀瀀爀椀挀愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀  No desenvolvimento, foram realizadas pesquisas bibliográficas para melhor definição de cores, formas e a tipografia da logo. Também foram realizadas pesquisas bibliográficas para orientar a criação da mascote, bem como na formulação de todo o reposicionamento.਀伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  愀 ᰀ挠漀氀愀戀漀爀愀漀ᴀ†攀 ᰀ攠砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀ᴀ⸠ 䌀漀氀愀戀漀爀愀爀  愀最椀爀 挀漀渀樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀甀琀爀漀 漀甀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 攀洀 瘀椀猀琀愀  爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 昀椀洀 挀漀洀甀洀⸀ 䨀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀  漀 焀甀攀 猀攀 瀀愀甀琀愀 渀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 渀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀琀椀挀漀⸀ 䄀猀 搀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 挀漀洀 攀砀愀琀椀搀漀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀攀 戀甀猀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 瀀爀琀椀挀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ As cores escolhidas foram laranja e cinza. A cor laranja, de acordo com a psicodinâmica as cores, tem a função de mostrar que a marca é jovem, aventureira e comunicativa, sendo exemplificadas por algumas marcas que também utilizam a cor laranja e transmitem a mesma ideia. São elas: JBL, Nickelodeon, SoundCloud e Fanta. Já a cor cinza, utilizado na fonte, tem a função de transmitir que a nova Agência Empírica é despreocupada, porém confiante, divertida, alegre e distinguível.਀䄀 昀漀爀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀  漀 挀爀挀甀氀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀  瀀猀椀挀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 攀 猀椀洀戀漀氀椀挀愀洀攀渀琀攀 氀椀最愀搀漀 愀 甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀椀搀愀搀攀 攀 栀愀爀洀漀渀椀愀 搀攀 昀愀琀漀爀攀猀⸀ 倀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀 氀漀最漀 甀猀愀洀漀猀 琀爀猀 挀爀挀甀氀漀猀 焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀椀愀洀 渀漀猀 琀爀猀 瀀椀氀愀爀攀猀 搀漀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀㨀 吀攀漀爀椀愀Ⰰ 䘀漀爀洀愀漀 攀 倀爀琀椀挀愀⸀ A criação de uma mascote se baseia na vontade que a Empírica tem de quebrar a impessoalidade e criar um vínculo cativante com seu público. A mascote escolhida é um gato chamado Locke, com três olhos, remetendo ao formato da nova logo. O animal escolhido foi o gato pelo fato dele ser curioso, sempre querendo experimentar, sendo possível criar uma relação entre o Locke e a essência da Agência Empírica, pois ela é uma agência experimental. O nome da mascote é uma referência a John Locke, filósofo líder do empirismo britânico.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀爀 漀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 䔀洀瀀爀椀挀愀 ⴀ 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 倀唀䌀 䜀漀椀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀琀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 倀漀眀攀爀倀漀椀渀琀 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 挀漀洀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 焀甀愀氀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ Primeiro foi verificado que existe a necessidade de realizar o reposicionamento, dado que no cenário atual, a agência não tem tido seu potencial totalmente explorado, é pouco valorizada pelos alunos do curso e o recente hiato de operações ocasionou no enfraquecimento da sua imagem. Como consequência, também há a necessidade de trocar a logo da Empírica, já que a atual se mostra disforme, multicolorida e desproporcional, o que resulta na difícil aplicação.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瘀椀猀漀Ⰰ 洀椀猀猀漀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 渀漀瘀愀 䔀洀瀀爀椀挀愀Ⰰ 猀甀猀琀攀渀琀愀搀漀猀 渀漀猀 ㌀ 瀀椀氀愀爀攀猀 焀甀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀洀 愀 愀最渀挀椀愀㨀 䔀瘀漀氀甀漀Ⰰ 䘀漀爀洀愀漀 攀 䌀漀氀愀戀漀爀愀漀⸀ Seguindo os conceitos de “experimental” e “colaboração” que fazem parte da essência da nova marca, chegamos ao círculo como símbolo principal da logo. Em seguida, estabelecemos três círculos que em sequência significam os 3 pilares. E por fim, temos os olhos que simbolizam o conceito empírico e o modelo atômico de Bohr, uma atualização do modelo de Rutherford, presente na antiga marca. A nova logo tem a intenção de remeter a três olhos, assim como três átomos ligados. As cores escolhidas foram laranja e cinza e a fonte foi Baloo Thambi Regular.਀吀愀洀戀洀 瘀攀爀椀昀椀挀愀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 琀攀爀 甀洀愀 洀愀猀挀漀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀戀爀愀爀 漀 愀爀 搀攀 椀洀瀀攀猀猀漀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀愀琀椀瘀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀 挀漀洀 攀猀琀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 漀 䰀漀挀欀攀⸀ 䤀渀猀瀀椀爀愀搀漀 攀洀 䨀漀栀渀 䰀漀挀欀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀漀 攀洀瀀椀爀椀猀洀漀 戀爀椀琀渀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 最愀琀漀 搀攀 琀爀猀 漀氀栀漀猀 ⠀渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 渀漀瘀愀 氀漀最漀 搀愀 䔀洀瀀爀椀挀愀⤀ 攀 甀洀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 洀甀椀琀漀 洀愀爀挀愀渀琀攀㨀 挀甀爀椀漀猀漀Ⰰ 攀猀瀀攀爀琀漀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀愀爀椀猀洀琀椀挀漀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 最氀甀琀漀Ⰰ 挀漀渀昀椀愀渀琀攀 攀 戀攀洀 栀甀洀漀爀愀搀漀⸀ 吀漀搀愀猀 攀猀琀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 戀甀猀挀愀爀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 䔀洀瀀爀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀