ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00107</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Introvertendo: Um podcast onde autistas conversam</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;TIAGO FLORENCIO DE ABREU (Universidade Federal de Goiás); Ricardo Pavan (Universidade Federal de Goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O podcast Introvertendo foi desenvolvido a partir do radiodocumentário Autismo e Autonomia, trabalho da disciplina Radiojornalismo, do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Entre os meses de março a maio de 2018, a produção ganhou forma com elementos de podcasting. Incluiu, ainda, um site desenvolvido na plataforma Wordpress, um servidor de armazenamento de áudio, um canal no YouTube, endereços de email e páginas em três redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) com a intenção de cumprir critérios de interatividade discutidos por Ries e Demeterco, no texto 2 de Abril e a Conexão Azul: o uso da tecnologia como experiência comunicacional e cultural entre grupos que vivem o autismo (2017). O autismo discutido por autistas, tema proposto, se justifica com base no compartilhamento de experiências por meio da tecnologia. O objetivo é de trazer temas relacionados ao autismo a partir da perspectiva de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A produção, constituída a partir de diálogos livres, pode contribuir no entendimento dos discursos e visões que indivíduos possuem sobre suas próprias condições e no debate sobre o protagonismo autista. Ademais, discussões sobre inclusão, como a feita por Rios em  Nada sobre nós, sem nós ? O corpo na construção do autista como sujeito social e político (2017), destacam, na atualidade, a participação maior de pais ao invés de autistas nas discussões públicas sobre o transtorno. Ou seja, percebe-se a presença pouco significativa de autistas em debates acerca de suas condições e especificidades, e uma mídia formada exclusivamente por pessoas diagnosticadas pode contribuir para o enriquecimento da discussão. O tema foi apresentado ao professor orientador desde a disciplina promovida em 2017 até a sua implementação efetiva em 2018. Seu conteúdo foi sustentado por aspectos abordados por Ferrareto na obra Rádio - Teoria e Prática (Summus, 2014) acerca do audiodocumentário como profundidade temática, além do fenômeno do podcasting que, de acordo com Primo em Para além da emissão sonora: as interações no podcasting (2005), "oferece ao podcaster um contato muito próximo de seu produto, em contraste com a produção de programas radiofônicos massivos". Essa proximidade, fortalecida pela própria condição de indivíduos autistas ao falar de autismo, é determinante para que Introvertendo seja encarado como uma criação de espaço social e político para autistas (RIOS, 2017). A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, decretada em 2009 pelo Governo Federal, pautou princípios como o respeito pela autonomia, a não-discriminação, a inclusão e participação em sociedade e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Com base neste ideal, o Programa Saudavelmente da UFG presta assistência psicossocial a estudantes e inclui um grupo terapêutico focado em autistas existente desde 2016. A temática do autismo, em certa medida, é incipiente neste tipo de produção. No Brasil, destacou-se o Autismo Brasil Podcast, descontinuado em 2014, e desenvolvido apenas por profissionais médicos. Internacionalmente, há o Aspie Cast, cujos episódios não são frequentes e seu conteúdo é elaborado apenas por um sujeito autista. E, em termos de abordagem, outros podcasts trataram de TEA em episódios - como Mamilos, Scicast e Pesquisa Brasil -, como destacado por Paiva Junior em Estudante de jornalismo cria podcast feito por autistas (2018). O trabalho foi desenvolvido com a intenção de que, ao contrário de ser um tema periférico, o TEA fosse contemplado de forma central utilizando as peculiaridades do podcast como hipermídia, algo que Basso, no artigo Ferramenta acessível para produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais (2012) define como um tipo de gerenciamento de informações, pois possibilita criações, mutações e compartilhamento de dados multimídia, como textos, sons e imagens.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Gerado inicialmente entre março e maio de 2018, o Introvertendo foi lançado durante um semestre letivo da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a participação de estudantes de graduação da instituição que frequentavam o Grupo Asperger. O material foi disponibilizado num servidor de áudio para podcasts na plataforma PodBean, custeado financeiramente pelo aluno-líder, responsável pelo projeto. Como autista, o estudante promoveu contatos com outros graduandos da UFG também diagnosticados com TEA que colaboraram para o projeto. O material foi gravado utilizando um gravador Zoom H1 e os respectivos smartphones de alguns colaboradores, enquanto o espaço de gravação variou entre salas do Centro de Aulas D, da UFG, e uma das salas utilizadas pelo programa Saudavelmente. As pautas foram escolhidas conforme consenso entre os membros envolvidos, focados em temas relacionados ao autismo ou ao gosto dos integrantes. Ao longo do tempo, a equipe também recebeu sugestões de temas nas redes sociais e por email, parte deles acatados. O uso da entrevista, técnica largamente usada no Jornalismo e destacada como "instrumentos de pesquisa do repórter" por Campos em Técnicas de entrevista (2002), também foi utilizada. "A maneira de formular uma pergunta é tão importante quanto o seu conteúdo, talvez até mais", afirmou McLeish em Produção de Rádio: Um guia abrangente de produção radiofônica (Summus, 2001, p.44). O conteúdo em áudio do podcast é editado pelo aluno-líder utilizando as ferramentas Sound Forge e Vegas, além de gravações pelos softwares Audacity (para Windows, Linux e Mac) e Audio Recorder (para Android). Em termos de produção em rede, trazemos o conceito de convergência jornalística adotado por Barbosa em Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais (2013) para se entender a abrangência multidimensional das práticas jornalísticas. A própria linguagem multimídia no Webjornalismo pode ser entendida por meio da convergência, porque "marca a junção de diferentes elementos de narrativa", segundo Longhi em Formatos de linguagem no webjornalismo convergente: a fotorreportagem revisitada (2010). Como observa Kischinhevsky em A  geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento (2008), o barateamento dos equipamentos de informática facilitou o acesso aos meios de produção por parte dos usuários: "Certamente, um fator de sedução é a ausência de regras rígidas nos podcasts. Não há padrões de locução ou restrições em termos de linguagem e temas abordados" (KISCHINHEVSKY, 2008, p. 103). Além disso, Santuário em Edição em Rádio: ensinar é preciso, escolher não é preciso (Edunisc, 2006) destaca o espaço acadêmico como o da experimentação, no qual se tem a liberdade de incentivar o fazer criativo e experimental, capaz de superar a prática mercadológica consagrada e contribuir com sua transformação e aperfeiçoamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Introvertendo (https://www.introvertendo.com.br/) é um podcast produzido por um estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG) diagnosticado com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do curso de Comunicação Social - Jornalismo, e produzido com a participação de convidados autistas matriculados na mesma instituição. O podcast é geralmente acessado por seu portal, de domínio próprio e com base no Wordpress. O slogan "Um podcast onde autistas conversam" foi escolhido pela dificuldade de comunicação verbal, presentes em muitos sujeitos com TEA, ser um dos traços marcantes do diagnóstico e não ser um impeditivo, apesar de tudo, para que autistas consigam dialogar em um material de áudio. Seu menu principal concentra artigos informativos e detalhes acerca da produção e seus integrantes, bem como um histórico da Síndrome de Asperger até a noção recente de espectro do autismo. As mídias sociais do podcast estão concentradas no topo, enquanto as publicações são dispostas das mais recentes às mais antigas, abaixo. A seção "O podcast" faz um breve resumo do histórico da produção, enquanto o "Nós em outras mídias" concentra todos os artigos e reportagens publicados na imprensa sobre o Introvertendo. Os episódios, normalmente, são acompanhados de uma publicação no portal. Nela, é apresentada uma introdução acerca do tema, um frame do servidor de áudio, links informativos com emails de contato e, por fim, links de notícias e artigos citados ao longo do material em áudio. Ao longo de um ano, quase todos os convidados externos de episódios são autistas. Entre os mais recentes, foram inclusos Renato Moreira Araújo, mestre em Sociologia e ex-aluno da UFG e Willian Chimura, responsável por gravar vídeos sobre autismo no YouTube. No canal do Introvertendo existente no YouTube, é possível conferir os episódios do podcast, incluindo uma versão alternativa, sem músicas de fundo, para ouvintes com sensibilidade auditiva. Além dos episódios, cuja data semanal de lançamento se dá nas sextas-feiras, são liberados vídeos gravados pelos podcasters às terças-feiras. As publicações no site seguem um padrão visual retangular nas imagens em destaque, enquanto os arquivos de áudio recebem tags e capas personalizadas em formato quadrangular. Com base na própria condição de TEA, o podcast Introvertendo permitiu que os indivíduos diretamente envolvidos pudessem se identificar em suas semelhanças e, com o próprio formato multimídia, possibilitar que ouvintes, de diferentes lugares do Brasil, pudessem estabelecer uma relação pessoal com a temática. Neste aspecto, elementos aprendidos durante a disciplina de Radiojornalismo foram postos em prática, como o audiodocumentário. A partir disso, o podcast ganhou identidade, continuidade e independência, estando há mais de um ano ativo e conduzido por seus integrantes. Em suma, o trabalho demonstrou sua relevância para a comunidade do autismo e seu debate no meio social, sem deixar de se alinhar aos elementos técnicos de edição e veiculação de podcasting.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>