INSCRIÇÃO: | 00117 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO14 |
TÍTULO: | Diversidade em foco |
AUTORES: | Lucas de Freitas Santos (Universidade Federal de Mato Grosso); Barbata Argôlo Soares (Universidade Federal de Mato Grosso); Melissa Rie Nakamura (Universidade Federal de Mato Grosso); Emanuela Nunes Xavier Gabriel Mesquita (Universidade Federal de Mato Grosso); Flavia Luiz Giordano (Universidade Federal de Mato Grosso); Layra Ferreira dos Santos Santana (Universidade Federal de Mato Grosso); Augusto Flamaryon Cecchin Bozz (Universidade Federal de Mato Grosso) |
PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
RESUMO | |
O jornal mural tem formato A1 (594mm × 841mm) e foi exposto na biblioteca da UFMT/CUA com o intuito de chamar atenção de estudantes e informá-los sobre assuntos de relevância social, como machismo e transfobia. O jornal cumpre o papel social de conscientizar e minimizar esses aspectos dentro e fora âmbito acadêmico, além de estimular o debate de ideias.ऀ䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 挀漀洀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀砀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 甀洀 氀甀最愀爀 攀洀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀猀猀愀洀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀甀搀愀渀搀漀Ⰰ 攀氀攀猀 琀洀 琀攀洀瀀漀 搀攀 瀀愀爀愀爀 攀⼀漀甀 昀椀挀愀爀 瀀爀砀椀洀漀 搀漀 洀甀爀愀氀 瀀愀爀愀 氀ⴀ氀漀⸀ Os temas pautados foram escolhidos por conta da sua relevância social, uma vez que atingem a sociedade como um todo, incluindo a universidade. O assédio, uma faceta do machismo, tema do artigo de opinião “Depois do ‘sim’ está tudo liberado”, é o ponto inicial para casos sérios de crimes contra mulheres como o feminicidio, por exemplo. Este crime é combatido pelo movimento feminista, onde seu símbolo, em um adereço carnavalesco, protagoniza a foto da matéria.ऀ䐀甀爀愀渀琀攀 漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 戀攀戀椀搀愀 攀 搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 洀愀挀栀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 瀀愀猀 猀攀 昀甀渀搀漀甀Ⰰ 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀猀 愀甀洀攀渀琀愀洀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 渀漀琀挀椀愀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 搀愀 䘀愀洀氀椀愀 攀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 攀洀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ 㠀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 䰀椀最甀攀 㠀 Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 㠀㠀㈀ 挀愀猀漀猀Ⰰ 樀 攀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀Ⰰ 洀猀 搀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀Ⰰ 栀漀甀瘀攀爀愀洀 ⸀ 㜀㔀 搀攀渀甀渀挀椀愀猀Ⰰ 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 㜀Ⰰ㤀㔀─⸀ 䔀猀琀攀猀 渀切洀攀爀漀猀 椀渀挀氀甀攀洀 漀猀 挀爀椀洀攀猀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀甀渀愀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 愀猀猀搀椀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 攀猀琀甀瀀爀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀攀砀甀愀氀 ⠀瀀爀漀猀琀椀琀甀椀漀⤀ 攀 攀猀琀甀瀀爀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀⸀ Além do assédio, a transfobia, crime contra pessoas transexuais, é tema da notícia “fantasias do carnaval incentivam a transfobia”. Durante o carnaval é comum vermos homens cisgênero fantasiados de mulher, porém, ao longo do ano, pessoas transexuais são marginalizadas e mortas. Segundo o Correio Braziliense, ao menos 868 travestis e transexuais foram mortos em 2018.ऀ匀攀最甀渀搀漀 愀猀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀攀猀 搀攀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀 䴀攀氀漀Ⰰ 攀猀琀攀 琀攀砀琀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 搀漀 琀椀瀀漀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䔀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 渀漀琀挀椀愀 挀漀洀漀 ∀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 漀甀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀愀琀漀 渀漀瘀漀Ⰰ 椀渀搀椀琀漀 漀甀 椀渀甀猀椀琀愀搀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 椀洀瀀愀挀琀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 漀甀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 匀攀爀 洀愀椀猀 渀漀琀挀椀愀 漀甀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 洀愀椀猀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀爀 愀 甀洀 渀切洀攀爀漀 洀愀椀漀爀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀ᴀ†⠀䌀伀吀吀䄀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㘀⤀⸀ Por fim, o tema mais recorrente ao se falar de carnaval, as ISTs (antigas DSTs). Na matéria literária, “um segundo pela vida”, é destaque a importância do teste rápido e do uso de preservativos, principalmente durante o carnaval. É preciso ficar atento à proteção sexual, uma vez que, segundo o Boletim Epidemiológico de HIV 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde, no intervalo entre 2007 e junho de 2018 foram registrados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 247.795 casos de infecção pelo HIV no Brasil.ऀ倀愀爀愀 攀猀琀愀 洀愀琀爀椀愀 愀 爀攀搀愀漀 瀀爀攀昀攀爀椀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 猀漀戀 愀 琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 ᰀ甠洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 椀洀愀最椀渀愀琀椀瘀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 挀漀渀猀攀渀琀攀 焀甀攀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 猀攀 椀渀琀爀漀洀攀琀愀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀攀 漀 搀攀猀攀樀愀爀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 挀漀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀ᴀ†⠀吀䄀䰀䔀匀䔀Ⰰ ㈀ 㐀⤀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 渀漀瘀椀搀愀搀攀 愀漀 琀攀洀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀氀愀琀愀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 愀最爀愀搀瘀攀氀 愀漀猀 漀氀栀漀猀 搀攀 焀甀攀洀 氀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 搀攀渀猀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 洀愀琀爀椀愀 琀攀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 焀甀攀洀 氀⸀ Na amplitude do projeto, foram usados como destaques as cores azul e rosa com texturas de glitter, uma vez que são muito comuns entre os foliões no carnaval. Pelo mesmo motivo foram adicionados serpentinas, confetes e máscaras na parte superior do jornal mural. A redação optou por deixar os adereços carnavalescos apenas no topo do papel por questão de equilíbrio, pois mesmo que os temas sejam abordados na época de carnaval, ainda sim são temas considerados problemáticos e densos, por isso foi decidido pela leveza ao projetar o designe gráfico do mural. | |
INTRODUÇÃO | |
As referências teóricas deste trabalho foram apresentadas ao longo da disciplina de Redação I, ministrada pelo professor Augusto Flamaryon Cechin Booz, o orientador deste projeto.ऀ倀愀爀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 琀攀洀愀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 愀 琀爀椀戀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 ጀ†挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀渀愀挀椀漀渀愀氀 ⠀㈀ 㔀⤀ 搀攀 一攀氀猀漀渀 吀爀愀焀甀椀渀愀⸀ 䔀氀攀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 琀洀 挀甀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 漀猀 猀攀甀猀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀⸀ 䔀猀挀爀攀瘀攀Ⰰ 挀椀琀愀渀搀漀 䈀漀甀爀搀椀攀甀Ⰰ 焀甀攀 ᰀ漠猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 琀洀 漀猀 猀攀甀猀 挀甀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 焀甀愀椀猀 瘀攀攀洀 挀攀爀琀愀猀 挀漀椀猀愀猀 攀 渀漀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 攀 瘀攀攀洀 搀攀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀 愀猀 挀漀椀猀愀猀 焀甀攀 瘀攀攀洀⸀ 伀瀀攀爀愀洀 甀洀 猀攀氀攀漀 攀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀ᴀ†⠀䈀伀唀刀䐀䤀䔀唀 愀瀀甀搀 吀刀䄀儀唀䤀一䄀⸀ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㜀⤀⸀ Em seguida, escolhemos os gêneros dos textos, que segundo a classificação Marques de Melo (2012) se dividem em informativo, opinativo, interpretativo, utilitário e diversional. A equipe fez uso de três dessas categorias: informativo, diversional e opinativo. Ainda sob as reflexões de Traquina (2005), a característica principal do informativo é a vigilância social e do opinativo é o fórum de ideias. Já o diversional, segundo Francisco de Assis (2016) e Marques de Melo (2012) se caracteriza por mimetizar gêneros ficcionais, mas sem perder de vista a realidade na qual se ancora.ऀ䐀攀渀琀爀漀 搀漀 最渀攀爀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀猀挀漀氀栀攀甀 愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 焀甀攀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀 搀攀昀椀渀攀 ᰀ挠漀洀漀 漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 昀愀琀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 昀愀琀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 漀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀㬀 攀 搀攀 挀愀搀愀 昀愀琀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 漀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀ᴀ†⠀㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㘀Ⰰ 最爀椀昀漀 搀漀 愀甀琀漀爀⤀⸀ Na estrutura da notícia foi utilizado o lead clássico, que "como proposição completa, está nucleado em um sintagma verbal (SV) e contém um sujeito (SN1), complementos do verbo (SN2, kSN3) e quatro ou cinco circunstâncias (SC1, SC2, SC3, SC4). No lead clássico, a regra específica para ordenação dessas notações compreende dois itens: a) não se começa pelo verbo; b) começa-se pelo sintagma nominal ou circunstancial mais importante" (LAGE, 2002, p. 31).ऀ䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 猀攀氀攀漀 洀攀琀搀椀挀愀 攀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀 攀 琀椀瀀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 琀攀洀 挀漀洀漀 渀漀爀琀攀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 ∀漀 漀氀栀漀 搀攀 甀洀 爀攀瀀爀琀攀爀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 攀搀甀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀攀爀 瘀椀猀漀 挀爀琀椀挀愀 攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 瘀椀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瀀爀攀猀猀甀瀀攀猀 漀 洀漀搀漀 搀攀 瘀攀爀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀爀焀甀攀 瀀愀爀愀 攀氀愀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀⸀ 嘀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 瀀攀氀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 漀氀栀愀爀 愀猀 挀漀椀猀愀猀 搀攀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 漀 洀漀搀漀 搀攀 瘀攀爀 搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀∀⠀䌀伀吀吀䄀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀⸀ A estrutura da notícia e o papel social do jornalismo é potencializado pelo jornal mural, uma vez que se trata de um veículo cujas características são a praticidade, objetividade, atualidade e imediatismo (PIASTUCH et ali, 2018). Nesta mídia, é preciso ficar atento aos elementos gráficos, umas vez que este também contribui para o entendimento do material como um todo. De modo geral, Pery Cotta afirma que "o projeto gráfico e o estilo da publicação são um acordo silencioso entre o jornal/revista e seus leitores. Há, entre eles, a forma de comunicar previamente estabelecida. Um simples passar de olhos, conhecidos esses códigos de comunicação, facilitam e determinam a leitura. Em meio a tantas influências (linha editorial, público-alvo, cronograma), imaginar que o texto jornalístico possa ter preocupações apenas de estilo e seguir exclusivamente formas literárias seria, no mínimo, um grande desconhecimento técnico" (COTTA, 2005, p. 24). | |
OBJETIVO | |
O tema geral, “carnaval, gênero e sexualidade”, foi levantado no curso da disciplina em conjunto com os autores do trabalho. Após a definição do tema, as pautas foram sugeridas e escolhidas conforme os critérios de noticiabilidade apresentados no livro de Nelson Traquina Teorias do jornalismo: a tribo jornalística – comunidade interpretativa transnacional (2005).ऀ䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀猀 琀爀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀愀甀琀愀搀漀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀挀椀搀椀甀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 ⠀㔀㤀㐀洀洀 휀 㠀㐀洀洀⤀ 攀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀攀 瀀漀猀猀甀椀 瀀愀瀀攀氀 搀攀挀椀猀椀瘀漀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀甀瀀氀愀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ A primeira matéria finalizada foi sobre as ISTs, onde os jornalistas foram ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Barra do Garças entrevistar a enfermeira Alice Dorothy e fazer o teste rápido de ISTs. O propósito de realizar o este foi para usar a experiência pessoal como base para a matéria de jornalismo literário. Além disso, os estudantes tiraram algumas fotos do corredor onde os testes eram realizados, dos preservativos disponibilizados pelo SUS e da faixada do CTA.ऀ䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀 漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 愀 焀甀攀洀 漀 氀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 猀漀戀爀攀 䤀匀吀猀 昀漀椀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 甀洀 氀椀瘀爀攀琀漀 搀攀 ㈀ 瀀最椀渀愀猀⸀ 䄀 挀愀瀀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 昀漀琀漀 琀椀爀愀搀愀 搀漀 挀漀爀爀攀搀漀爀 漀渀搀攀 漀挀漀爀爀攀洀 漀猀 琀攀猀琀攀猀⸀ 䄀 昀漀琀漀 攀猀琀 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 猀甀戀琀琀甀氀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 䄀 挀漀渀琀爀愀挀愀瀀愀Ⰰ 搀攀 昀甀渀搀漀 愀稀甀氀 挀漀洀 甀洀愀 最漀琀愀 搀攀 猀愀渀最甀攀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 爀愀瀀椀搀攀稀 攀 瀀爀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀猀琀攀 爀瀀椀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 琀琀甀氀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ ᰀ甠洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀攀氀愀 瘀椀搀愀ᴀ⸠ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 昀漀琀漀猀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 愀猀 搀甀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀 昀愀椀砀愀搀愀 搀漀 䌀吀䄀 攀 漀甀琀爀愀 搀愀猀 挀愀洀椀猀椀渀栀愀猀 搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 匀唀匀⸀ As outras quatro repórteres foram a campo durante o carnaval entrevistar foliões. Na matéria no qual o foco foi transfobia, os entrevistados foram homens que se vestiam de mulher no carnaval. Eles foram questionados sobre temas que envolviam: 1) a transexualidade, 2) como entendiam a relação entre o que faziam no carnaval 3) e a transfobia. Alguns dos entrevistados e outros homens que vestiam roupas femininas foram fotografados para ilustrar a matéria.ऀ䨀 漀 愀爀琀椀最漀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 猀漀戀爀攀 愀猀猀搀椀漀 昀漀挀漀甀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 昀攀猀琀愀猀 搀攀 挀愀爀渀愀瘀愀氀⸀ 䔀氀愀猀 昀漀爀愀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀愀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀 猀攀渀琀椀愀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀猀 猀甀愀猀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 愀渀漀 攀洀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 愀 瀀漀挀愀 搀攀 挀愀爀渀愀瘀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀氀愀琀愀爀攀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 愀猀猀搀椀漀猀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀椀猀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀⸀ 倀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 愀 洀愀琀爀椀愀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 愀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀 攀 愀搀攀爀攀漀猀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 甀猀愀爀愀洀 渀漀 挀愀爀渀愀瘀愀氀⸀ Após a seleção das entrevistas e o primeiro rascunho das matérias, o professor orientou no que poderia ser melhorado, editado ou retirado do produto final. Assim, a equipe passou a diagramar o jornal no Adobe Illustrator CC 2019 sob a orientação.ऀ䐀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 洀愀椀猀 攀搀椀攀猀 渀漀猀 琀攀砀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀甀戀攀猀猀攀洀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 攀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀猀愀搀愀猀 渀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 最爀昀椀挀漀猀 搀漀 洀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀愀猀 挀漀爀攀猀 攀 愀搀攀爀攀漀猀 挀愀爀渀愀瘀愀氀攀猀挀漀猀 焀甀攀 椀爀椀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 琀愀氀 挀漀洀漀 瀀爀攀瘀椀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Durante a diagramação, pensando em maximizar a eficiência do livreto, a equipe debateu o melhor espaço para sua disponibilização. O livreto ficou centralizado no jornal mural e fixado em um bolsão de plástico feito com uma pasta L cortada e colada com cola quente no mural. O objetivo foi dar ao jornal mais interatividade, de modo que os leitores pudessem tirar e colocar o livro de volta após a leitura.ऀ䨀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀漀 洀甀爀愀氀 昀漀椀 氀攀瘀愀搀漀 最爀昀椀挀愀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀⸀ 一漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀 搀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 漀 洀甀爀愀氀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀Ⰰ 愀瀀猀 愀瘀愀氀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀Ⰰ 昀漀椀 攀砀瀀漀猀琀漀 攀洀 甀洀 洀甀爀愀氀 挀攀搀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀漀 挀愀洀瀀甀猀 渀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 搀愀 唀䘀䴀吀⼀䌀唀䄀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |