INSCRIÇÃO: 00167
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT14
 
TÍTULO: Quiz: Quem é você na greve dos caminhoneiros?
 
AUTORES: Melissa Maria de Oliveira Duarte (Universidade de Brasília); Iara de Jesus dos Santos (Universidade de Brasília); Fernando Oliveira Paulino (Universidade de Brasília); Sérgio Ribeiro de Aguiar Santos (Universidade de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O foco do presente estudo é entender como as fake news impactaram na greve dos caminhoneiros, ocorrida de 21 a 30 de maio de 2018. Enquanto o país parava, muitas pessoas liam — e repassavam — boatos e, sobretudo, fake news que tematizavam a greve. Este paper se apropria desse cruzamento de contextos para dar forma ao quiz online “Quem é você na greve dos caminhoneiros?”, a fim de incentivar a educação para a mídia por meio de um tom lúdico em formato de jogo.਀伀 昀漀挀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 愀渀氀椀猀攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀漀瘀爀猀椀愀猀 漀甀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀搀愀猀Ⰰ 琀愀洀瀀漀甀挀漀 攀洀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 攀瀀椀猀琀攀洀漀氀最椀挀愀⸀ 洀愀猀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 挀漀洀漀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 氀切搀椀挀愀 搀攀 甀洀 焀甀椀稀 ᐀†猀攀最甀渀搀漀 ᰀ传 焀甀椀稀 挀漀洀漀 爀攀挀甀爀猀漀 瀀攀搀愀最最椀挀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀㨀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀ᴀ†⠀䄀一䄀䤀匀 䐀伀 堀䤀䤀䤀 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䤀一吀䔀刀一䄀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䔀 吀䔀䌀一伀䰀伀䜀䤀䄀 一䄀 䔀䐀唀䌀䄀윀쌀伀Ⰰ ㈀ ㄀㔀⤀ ᐀†瀀漀搀攀 愀樀甀搀愀爀 渀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 渀愀 挀爀琀椀挀愀 搀愀猀 昀愀欀攀 渀攀眀猀⸀ Deve-se levar em conta a viralidade das mídias sociais, conforme “O impacto das fake news e o fomento dos discursos de ódio na sociedade em rede: a contribuição da liberdade de expressão na consolidação democrática” (CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E CONTEMPORANEIDADE, 2017). Desse modo, o trabalho passa a se apropriar de notícias falsas como forma de entretenimento e leva, por sua vez, à análise e à leitura crítica dos meios de comunicação.
 
INTRODUÇÃO
Notícia falsa não é necessariamente mentirosa: pode ser imprecisa, exagerada ou mal apurada, por exemplo. Com a internet, além de mais fontes de conteúdo, as fake news aparecem com maior força. Muitos canais estão disponíveis para busca de informação: online, impresso, rádio, televisão e mídias sociais.਀䔀猀猀攀  甀洀 挀愀洀瀀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 爀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 挀愀搀愀 挀氀椀焀甀攀 瘀愀氀攀Ⰰ 攀 洀甀椀琀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀愀 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀Ⰰ 攀洀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 ᰀ瀠爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 嬀⸀⸀⸀崀 攀猀琀椀洀愀爀愀洀 焀甀攀 漀猀 愀渀切渀挀椀漀猀 搀漀猀 猀椀琀攀猀 爀攀渀搀愀洀 搀攀 刀␀ ㄀   洀椀氀 愀 刀␀ ㄀㔀  洀椀氀 瀀漀爀 洀猀Ⰰ 搀漀猀 焀甀愀椀猀 愀琀 㔀 ─ 昀椀挀愀爀椀愀洀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀洀攀搀椀爀椀漀 攀 漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 挀漀洀 漀 搀漀渀漀 搀漀 猀椀琀攀ᴀ⸠ Já a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 — Hábitos de Consumo da Mídia pela População Brasileira” (IBOPE, 2016), revela que a maioria da população brasileira apresenta maior nível de confiabilidade nos veículos de mídia impresso: 60% confiam sempre ou muitas vezes nos jornais impressos contra 20% na internet. Enquanto isso, 84% dos brasileiros acreditam pouco ou nunca em redes sociais.,਀䴀攀猀洀漀 挀漀洀 攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 渀漀 焀甀愀椀猀 甀猀甀爀椀漀猀 愀昀椀爀洀愀洀 渀漀 挀漀渀昀椀愀爀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 攀洀 洀搀椀愀猀 猀挀椀愀猀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀愀猀漀猀 搀攀 昀愀欀攀 渀攀眀猀 琀洀 攀猀琀愀搀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀 猀攀樀愀洀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀攀渀漀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀栀攀挀愀最攀洀 搀攀 搀愀搀漀猀 ⠀昀愀挀琀 挀栀攀挀欀椀渀最⤀ 攀 猀椀琀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 搀攀猀洀攀渀琀椀爀 戀漀愀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 䄀最渀挀椀愀 䰀甀瀀愀 攀 漀 瀀漀爀琀愀氀 䄀漀猀 䘀愀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀  琀攀猀琀攀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 ᰀ儠甀椀稀㨀 儀甀攀洀  瘀漀挀 渀愀 最爀攀瘀攀㼀ᴀ† 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀漀氀琀椀挀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 ⠀唀渀䈀⤀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀瀀氀椀挀愀搀漀 愀漀 瀀攀渀猀愀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀㨀 昀愀戀爀椀挀愀漀 攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 猀攀 攀猀猀愀猀 猀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀 漀甀 渀漀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 儀甀椀稀甀爀 搀攀瘀椀搀漀  昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 甀猀漀 攀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀  椀渀琀攀最爀愀搀愀 愀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ  甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 氀切搀椀挀愀 搀攀 昀愀稀攀爀 愀 挀爀琀椀挀愀⸀ 伀 樀漀最漀  攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 椀爀渀椀挀愀猀 攀 戀氀漀挀漀猀 搀攀 洀愀渀挀栀攀琀攀猀 ᐀†渀漀 猀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 昀愀欀攀 渀攀眀猀⸀ O resultado leva a uma persona como resultado: “Loucx das Filas”, “Militante de Taubaté”, “Caminhoneiro na empresa Scania” e “Perdidx do Rolê”. Os nomes remetem ao imaginário e ao contexto da greve dos caminhoneiros, em 2018. A linguagem com “x” como gênero neutro reflete a que se popularizou na internet, sobretudo nas mídias sociais, como gênero neutro e, ainda, teve uma proposta leve e divertida, para que os usuários sentissem vontade de realizar o teste਀䌀栀攀最愀渀搀漀 愀漀 昀椀洀 搀漀猀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 漀戀琀洀 甀洀愀 搀愀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀攀爀猀漀渀愀猀 愀挀椀洀愀 挀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 攀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 最爀攀瘀攀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 琀甀搀漀 昀攀椀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀攀瘀攀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀⸀ 伀猀 洀攀洀攀猀 搀攀瘀攀洀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀愀攀猀 渀漀 甀猀甀爀椀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀  椀渀猀琀椀最ⴀ氀漀  瀀漀猀琀甀爀愀 挀爀琀椀挀愀 焀甀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 昀愀欀攀 渀攀眀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀