ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00168</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blink Play</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Anna Flávia Camargo Santos (Universidade Católica Dom Bosco); Giovanna Cavalcante Zottino (Universidade Católica Dom Bosco); Larissa Beatriz Leite França (Universidade Católica Dom Bosco); Gabriel Ferraciolli Soares (Universidade Católica Dom Bosco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Produção Publicitária Para Meios Eletrônicos, do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, sob orientação do professor Gabriel Ferraciolli, com o intuito de desenvolver uma peça publicitária de rádio. O Jingle também concorreu à premiação da rádio Blink 102 FM, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, uma das maiores rádios do estado. Com o objetivo de premiar os publicitários e universitários pela produção de jingles criativos, a rádio criou o Prêmio Blink de Criação Publicitária. Na categoria universitária do ano de 2018, o briefing solicitou a apresentação do conceito "Blink Play", no qual a empresa quer posicionar-se como uma rádio multiplataforma, já que ela não está somente na mídia tradicional, mas também na mídia online através do Facebook, Instagram e Youtube, e o produto poderia ter o formato de Jingle ou Spot.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para atender o briefing, o processo criativo iniciou-se com estudo do público da rádio: pensar com a mente de um jovem adulto, entender o estilo de música que esse indivíduo escuta, quais são seus artistas e referências, o que ele entende da vida e do mundo. O grupo então optou por fazer um Jingle, já que entendemos que este formato agrada mais o público alvo da rádio, além de perceber que o estilo escolhido está em alta, inclusive na própria rádio. Com o surgimento de artistas internacionais e nacionais como Nick Minaj, Iggy Azalea, Eminem, 1Kilo, Atitude 67, Karol Conka, 3030 e Projota, o Rap criou um outro subgrupo com influências do Pop. Em seguida, foi abordado em sala a estrutura de produção de rimas e ritmos para compreender a melhor construção da propaganda sonora. O roteiro foi produzido com base nessa abordagem e, de sua posse, um monstrinho (rascunho da peça) foi produzido para testar a viabilidade. Com as considerações feitas, seguiu-se para a gravação no estúdio de áudio do LabCom (Laboratório de Comunicação da UCDB) e editado com a trilha da biblioteca de trilhas de domínio livre da plataforma Youtube, e enfim finalizar o material.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção técnica seguiu ordem de processo por etapas. No processo de criação da letra, o objetivo era transmitir todo o conceito da "Blink Play" através de uma linguagem jovem. Então, foram utilizados vícios de linguagem como "tá", palavras como insta, Youtube e Facebook, como referências a redes sociais, e a questão grupal "a Blink está em tudo, está em todos, está na gente", para demonstrar que o artista ou a persona rádio, entende a necessidade do indivíduo de estar em grupo ao mesmo tempo que esta persona se torna parte do grupo. Por último, foi reforçado o conceito de "multi presença", para demonstrar que a rádio está em todos os lugares que o ouvinte está. Depois da criação da letra e do ritmo definido, iniciou-se o processo de gravação. Que aconteceu no estúdio disponibilizado pela UCDB para a gravação de trabalhos, além disso foi convidada a acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda Rebeca Rodriguez, para dar voz ao jingle. Logo após as gravações, o processo de edição do áudio foi feito com o auxílio do profissional responsável pelo estúdio, Ilson Souza, que monitora e auxilia os alunos nesse processo. Na edição do áudio foi acrescentado efeitos de eco e remixagem para finalizar a peça, que foi a vencedora da categoria universitária do Prêmio Blink de Criação Publicitária do ano de 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>