O jornal-mural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se trata de um produto experimental acadêmico produzido pelos estudantes do 5º semestre de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo durante a disciplina de Planejamento Gráfico em Jornalismo (4º semestre), ministrada pelo docente Thiago Cury Luiz. Produzido e veiculado desde o segundo semestre de 2014, tem periodicidade semestral, sendo sua última edição a de 2018/1, justamente esta que expomos neste evento. O jornal se chama “Vôôôte!”, adotando uma expressão típica do linguajar cuiabano, pronunciada sempre no modo exclamativo quando alguém se surpreende diante de algo que viu ou ouviu.一愀 攀搀椀漀 琀爀愀琀愀搀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 琀攀洀琀椀挀愀 愀 渀甀洀攀爀漀猀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 最愀琀漀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀攀 䌀甀椀愀戀 搀愀 唀䘀䴀吀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 洀漀琀攀 搀愀 攀搀椀漀 㨀 ᠀唠䘀䴀吀 䘀攀氀椀渀愀ᤀ†⠀琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 渀漀 猀椀渀愀氀 搀攀 攀砀挀氀愀洀愀漀 搀漀 琀琀甀氀漀⤀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ洀甀爀愀氀 猀攀 瀀爀漀瀀攀洀 愀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 最攀爀愀氀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀猀猀攀猀 愀渀椀洀愀椀猀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀⸀
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Um jornal-mural é um veículo informativo de acesso fácil, fixado em local visível para ser lido pelos passantes. Como veículo informativo, deve fornecer informações de interesse público, organizadas em notícias curtas e de fácil leitura. Textos longos demais são inapropriados a um jornal-mural, já que o veículo é pensado para ser exposto em locais públicos e de circulação.ᰀ嘠琀攀℀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀樀攀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 昀椀砀愀搀漀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 猀愀氀愀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀䘀䴀吀 攀 漀猀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀爀 氀 瀀愀猀猀愀洀⸀
Com a elaboração do jornal, os estudantes desenvolveram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, experimentaram novos modos de produção, entram em contato com diferentes produtos elaborados por profissionais jornalistas, tanto no que se refere à diagramação, como ao conteúdo do produto final.䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 氀攀瘀愀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀戀爀愀搀愀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 瀀攀氀愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 瀀爀瘀椀愀Ⰰ 攀砀攀挀甀漀 攀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀漀爀爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀 瘀愀氀攀爀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 愀搀樀愀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀攀搀愀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 氀攀挀椀漀渀愀搀愀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 愀渀琀攀爀椀漀爀 ⠀㐀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀⤀Ⰰ 挀甀樀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀漀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀漀琀椀挀椀漀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀
Para os leitores, é importante que o material tenha qualidade e sirva como meio de conhecimento, tendo em vista que os tema abordados são relevantes para o público-alvo. Como é o caso da questão dos gatos, os quais são abandonados em grande quantidade no campus da UFMT em Cuiabá, e se proliferam descontroladamente. Logo, o tema atinge de forma direta e indireta estudantes, servidores e comunidade externa.
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Para a produção das matérias, os estudantes utilizaram-se de técnicas jornalísticas de apuração, entrevista, redação e edição. No percurso de produção, os estudantes também precisaram contatar a assessoria da UFMT, buscando um posicionamento da instituição. O jornal-mural foi a primeira experiência da turma com a necessidade de limitação de espaço para uma matéria. “Vôôôte!” conta com três textos do gênero “Notícia” com tratamento em lead e pirâmide invertida, além de uma seção (Solta o verbo!) destinada a três depoimentos acerca da temática em voga.伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ洀甀爀愀氀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瀀愀甀琀愀 愀琀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 猀漀戀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 搀漀挀攀渀琀攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀⸀ 伀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 最爀昀椀挀漀 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀搀椀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀 搀攀 ᰀ嘠琀攀℀ᴀⰠ 愀 昀椀洀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 最攀爀愀氀⸀
Para tanto, os estudantes se dividiram em três grupos, sendo cada um incumbido de elaborar (em papel) o design da 8ª edição do jornal, respeitando a identidade constituída desde o segundo semestre de 2014, momento da elaboração da primeira edição de “Vôôôte!”. No final, os grupos expuseram as suas ideias e, posteriormente, promoveu-se o debate sobre quais as características de cada modelo seriam implementadas na versão definitiva.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀Ⰰ 愀 琀甀爀洀愀 搀漀 㔀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀渀琀爀漀甀 攀洀 挀漀渀猀攀渀猀漀 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀⸀ 唀洀 搀攀猀猀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 䌀漀氀氀愀爀漀 ⠀㈀ 㤀⤀Ⰰ 搀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀漀氀氀愀爀漀 ⠀㈀ 㤀⤀⸀ 唀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀 ᰀ 愀焀甀攀氀愀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 愀 焀甀攀 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀洀漀猀⸀ ⠀⸀⸀⸀⤀Ⰰ 愀猀 氀攀琀爀愀猀 搀攀瘀攀洀 愀琀攀渀搀攀爀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀㨀 渀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 愀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀ᴀ†⠀䌀伀䰀䰀䄀刀伀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㤀⤀⸀
Segundo esse critério, a turma elegeu, para a letra do corpo do texto, o tipo Times New Roman, da família romana. Sobre essa família de tipos, Collaro (2009) aponta que
seu desenho é insuperável quando se busca um alto grau de legibilidade. O contraste de suas hastes, associado às serifas em formato triangular, proporciona a esses caracteres um rápido acesso do código ao cérebro, pois os agrupamentos de símbolos facilmente legíveis provocam rápida absorção e resposta. (COLLARO, 2009, p.9).
Tais características conferem ao texto melhor legibilidade, dinamismo e menor cansaço do leitor. Para o jornal mural, o efeito do uso dessa tipografia foi considerado de suma importância, por facilitar o acesso do público ao produto.䨀 氀漀最漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ洀甀爀愀氀Ⰰ 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 挀甀椀愀戀愀渀愀 ᰀ嘠琀攀℀ᴀⰠ 焀甀攀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀樀攀椀漀 搀攀 猀甀爀瀀爀攀猀愀 攀 攀猀瀀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀搀椀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 漀爀椀最椀渀愀氀 昀漀椀 洀愀渀琀椀搀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 琀椀瀀漀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 氀愀瀀椀搀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀昀攀爀攀 洀愀椀漀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 琀攀砀琀漀⸀ 준 甀洀 琀椀瀀漀 椀渀搀椀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀攀砀琀漀猀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 愀 愀瀀爀攀挀椀愀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀
Esta edição possui diagramação em orientação vertical, é dividida em grade de seis colunas, sendo as colunas laterais conjugadas, com o objetivo de comportar adequadamente as matérias. Além disso, possui capitulares nas três matérias principais, com a finalidade exclusivamente estética.
O jornal-mural representou a primeira oportunidade dos discentes de elaborar um produto jornalístico completo. Em situações anteriores da grade do curso de Comunicação Social - Jornalismo, já havia trabalhado com texto jornalístico e técnicas de produção, mas “Vôôôte!” marca a primeira experiência da turma em aplicar essas técnicas a um veículo, além de efetivamente publicar pela primeira vez o material produzido.䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ洀甀爀愀氀 琀爀愀琀漀甀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀 昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀愀猀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 昀漀椀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀愀 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 樀 瀀漀猀猀甀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀⸀
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COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: Arte e técnica da mídia impressa. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007.䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㜀⸀攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ 㠀⸀
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