ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00215</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência de Jornalismo Focaia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Barbara Argôlo Soares (Universidade Federal de Mato Grosso); Júlia Tinan Dornelles (Universidade Federal de Mato Grosso); Antonio Sebastião da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso); Nathalia Gonçalves Batista (Universidade Federal de Mato Grosso); Julia Beatiz Viana Almeida (Universidade Federal de Mato Grosso)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto Agência Júnior de Jornalismo Focaia teve início em agosto de 2009, com proposta de complementaridade do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças (MT).Em 2016, na mudança de coordenação do projeto e adequação para novas rotinas noticiosas, objetivando o diálogo com a comunidade regional, o projeto passou a denominação de Agência de Jornalismo Focaia. Neste novo formato o trabalho se voltam para a produção noticiosa que, além de publicações cotidiana, servisse à replicação, e sugestão para cobertura de assuntos pouco trabalhados pela mídia local, regional e estadual. "Foca" nas redações dos jornais quer dizer estudante de jornalismo ou jornalista em início de carreira. "Araguaia" numa referência ao Campus Universitário do Araguaia, localizado na cidade mato-grossense. A Agência tem como escopo a distribuição de informações relacionadas ao campus universitário para toda a comunidade regional de maneira ética, buscando a valorização do Jornalismo, com atenção à democracia, entendo o processo de informação necessário e fundamental para ampliação das visões de mundo, percebendo contraditoriamente as subjetividades ordenadas como estratégia de influência para a hegemonia cultural. As reportagens abrangem desde eventos acadêmicos até coberturas de mobilizações e acontecimentos externos, relacionando o pensamento científico e educacional, neste sentido, aprofundando questões políticas e culturais numa região que fica territorialmente distante dos centros econômicos e das grandes produções jornalísticas que alcançam o país inteiro. Os graduandos do curso de Jornalismo organizam pautas, fotografam, entrevistam e redigem matérias, resultando em reportagem com linguagem jornalística, na inserção de conhecimento em forma de notícia, no senso comum social, com linguagem para as mediações e traduções da cultura acadêmica, buscando a descentralização da informação dos veículos de comunicação locais e regionais, com propostas apenas comerciais, como é na essência a difusão informativa nas diferentes regiões do Brasil. A cidade de Barra do Garças é carente de mídia noticiosa, com tendência prioritária para programação das redes, seja por ser localizada no interior do estado de Mato Grosso, mediante mídia majoritariamente comercial ou ainda por falta de capacitação para os promotores de informação e ausência de liberdade jornalística. Neste sentido, atinge o objetivo proposto, ao permitir a inserção nas comunidades de um agente informativo, proveniente do campo acadêmico, envolvendo pesquisadores e estudantes, demonstrando credibilidade, com uso de mídias sociais, contribuindo, efetivamente, em trocas de conhecimento, singularmente para os próprios discentes participantes do projeto, no contato com os leitores da página. Como resultado deste trabalho, forma-se a convicção de estudantes em atividade empírica e comunidades formada por pessoas politizadas e críticas. A Agência tem importância não apenas na formação de participantes ativos no projeto, mas na mediação dentro da própria coletividade, permitindo um diálogo entre a universidade produtora de conhecimentos e a sociedade para quem é pensada toda a produção noticiosa na composição de conhecimento, com efeitos na opinião científica, política e cultural. O projeto em tela, além de publicizar as produções acadêmicas para a sociedade e pautar a mídia local, desdobra-se na aproximação da comunidade com a universidade pública, suas produções científicas e oportunidades de aprendizagem. O projeto tem formato de página online, atingindo assim, um maior público, expandindo a informação local. Os estudantes do curso de Jornalismo da UFMT/CUA são voluntários e bolsistas neste trabalho feito em conjunto. Ademais, com mais de um milhão de visualizações em menos de 10 anos, a Agência possibilita a vivência de experiências da rotina e desafios da profissão de jornalista, formando profissionais conscientes do fazer notícia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A mídia tem um importante e influente poder sobre a sociedade, ela é a principal ferramenta de propagação das visões de mundo. É o lugar onde se expõe as diversas representações de universo social de diferentes grupos presentes na sociedade. Nesta perspectiva de mídia e poder, Pierre Bourdieu (1989) explica que o poder simbólico é um poder de construção da realidade que tende a estabelecer uma ordem gnoseológica: o sentido imediato do mundo. Os símbolos são os instrumentos por excelência da integração social, enquanto instrumentos de conhecimento e de comunicação. Eles tornam possível o consenso acerca da visão de mundo, que contribuiu fundamentalmente para a reprodução da ordem social. Quando se comunica, o ser humano gera um processo simbólico de interação social, sendo assim, dentro de uma estrutura repleta de símbolos convencionados coletivamente para o agir coletivo subjetivamente. Neste sentido, Thompson (1998) afirma que poder simbólico tem a capacidade de intervir no curso dos acontecimentos, de influenciar as ações e crenças dos outros e de criar acontecimentos, através da produção e transmissão de representações. Salienta ainda que na produção de formas simbólicas, os indivíduos se servem destas e de outras fontes para realizar ações que possam intervir no curso dos acontecimentos com consequências as mais diversas na cultural. As ações simbólicas podem provocar reações, liderar respostas de determinado teor, sugerir caminhos e decisões, induzir a crer e descrer, apoiar os negócios do estado ou sublevar as massas em revolta coletiva (THOMPSON, 1998, p. 24) . Além dos autores estudados durante a graduação que embasam a produção de notícias escritas e audiovisuais, a Agência de Jornalismo Focaia conta com a coordenação e orientação de professor que além de fazer a correção de textos e reportagens, sistematicamente, atua como mediador do conhecimento da profissão de jornalista. Para a seleção das pautas do projeto são utilizados os critérios de noticiabilidade ensinados por Nelson Traquina em sua obra Teorias do jornalismo: a tribo jornalística  comunidade interpretativa transnacional (2005). Para o autor, o jornalista precisa estar atento aos valores-notícia objetivando pautar o que pretende mediar na sociedade. Seguindo o percurso noticioso, as matérias e reportagens da Agência Focaia tem como gênero predominante o informativo com produção veiculada na página de blog Focaia, no formato reportagem em texto e vídeo e áudio para o Web jornalismo. Ao abordar as características do texto informativo, em Nilson Lage (Apud COSTA, 2010), afirma que a produção jornalística deve ter embasamento na realidade objetiva. As narrativas midiáticas necessitam passar pelo crivo da imparcialidade, veracidade e objetividade, mesmo tendo espaço para o processo de escolha do que se noticia. Efetivamente, no entanto, com resultados fundamentais na composição de subjetividades, que dificilmente poderá ser negada nas produções noticiosas. Considerando a diversidade do público leitor, a linguagem produzida nas matérias e reportagens da Agência de Jornalismo Focaia busca a tradução dos acontecimentos para compreensão de um amplo público, não tendo a intensão de mídia segmentada para o campo universitário, tão somente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os estudantes bolsistas e voluntários da Agência de Jornalismo Focais se reúnem três vezes na semana, em um laboratório da UFMT, Campus Universitário do Araguaia. Na rotina construída pelo projeto as pautas giram em torno de eventos acadêmicos, congressos, simpósios, questões político-educacionais, cultura. Logo após a tradicional discussão de pautas cada estudante deverá desenvolver a reportagem, considerando a temporalidade do acontecimento, com atividade de apuração, entrevista, fotojornalismo, produção de texto e publicação. Geralmente as fontes de informação fazem parte do universo acadêmico, dentro do Campus em que o projeto é desenvolvido, ainda que os assuntos sejam de interesse regional e nacional. Contudo, frequentemente são planejadas cobertura noticiosa nas cidades em torno da UFMT, no atendimento à proposta temática de trabalho do projeto. Após o processo de produção noticiosa, sobressai o diálogo de ensino-aprendizagem na concepção das apurações e afirmações de fontes e destaque que conduz o material a ser veiculado. Para cada produção se prioriza a formação do futuro jornalista, com olhar atento a ética e entendimento das relações ideologia e política, envolvidas nas apurações. As publicações são realizadas na plataforma gratuita Blogger, base do site da Agência de Jornalismo Focaia (no endereço: http://focaia.blogspot.com/) e logo após são compartilhadas nas redes sociais do projeto, Facebook (Focaia  Agência de Jornalismo UFMT Araguaia) e Twitter (Focas do Araguaia) para a publicização das produções desenvolvidas. No ano de 2018 o site da Agência foi reformulado com auxílio de funcionários técnicos da universidade, passando a adotar um layout limpo e com menos informação visual para o leitor no intuito de tornar a leitura mais agradável e dinâmica. As cores claras dão contraste com a logomarca da Agência e título em preto. Como fontes do site utiliza-se Arial, tamanho 12, o que possibilita uma leitura tranquila mesmo em versão mobile. Para realização deste trabalho de comunicação o Campus Universitário da universidade mato-grossense oferece as condições necessárias para a execução das atividades laboratoriais, com disponibilidade de sala com equipamentos como computadores, câmeras fotográficas, câmeras de vídeo, gravadores, lapelas, microfones, programas digitais, entre outros. Além do auxílio de dois funcionários técnicos da área de audiovisual, responsáveis pela composição gráfica das páginas e facilitador das publicações com linguagem digital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>