INSCRIÇÃO: 00218
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP14
 
TÍTULO: Trans-Formação: o corpo como local de proposição de uma estética-política na publicidade
 
AUTORES: Daniel José de Castro Silva Zacariotti (Universidade Católica de Brasília); Benny da Silva Leite (Universidade católica de Brasília ); Caio Eduardo Almeida Santos Sousa (Universidade católica de Brasília); Anelise Wesolowski Molina (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso surge com a proposta da construção de um filme publicitário que se refere à presença de corpos, subjetividades e discursos associados a pessoas transexuais, transgêneras e travestis. Trazemos o presente estudo por acreditar que exista uma crescente demanda desta parcela da comunidade por um espaço de representação e representatividade dentro da sociedade brasileira. Ressaltamos ainda a urgência deste tipo de trabalho e pesquisa em países como o Brasil, visto que o mesmo apresenta o maior número de assassinatos, contabilizados até o ano de 2017, de pessoas trans – de acordo com a ONG Transgender Europe (TGEU). O filme terá como cliente o aplicativo de relacionamento Tinder, por seu caráter de forte presença nas sociedades contemporâneas – em especial no Brasil – e por sua abrangência de públicos, em termos de número e, a partir de campanhas como esta, em termos de diversidade. Gênero tem sido um assunto amplamente discutido em meios acadêmicos, visto que, a partir de um amplo debate na vida cotidiana e nos meios mais informais, este assunto ganhou grande visibilidade midiática e se tornou parte da vida social das comunidades, gerando, assim, um agendamento e uma necessidade de entendimento desse conceito em termos mais acadêmicos; com isso, percebemos a ocorrência de inúmeros congressos exclusivamente voltados para este tema e a inserção de linhas de pesquisas que o perpassam, em diversos programas acadêmicos. Neste trabalho pretendemos analisar e refletir a respeito da presença de elementos relacionados a indivíduos trans dentro dos filmes publicitários brasileiros, chegando à influência que esta representação destes corpos e subjetividades pode ter em consumidores destes filmes publicitários e, em especial, como a quebra dos padrões de corpos exclusivamente femininos ou masculinos pode corroborar para uma diminuição dos níveis de violência contra os indivíduos que não se encontram nestes polos hegemonicamente masculinos ou femininos – como por exemplo, as travestis. Partindo da delimitação do tema podemos começar a discutir a relevância e a necessidade de se estudar estes elementos e suas conexões no Brasil do século XXI, ainda mais se nos atermos ao atual cenário político do país. O Brasil está, atualmente, em primeiro lugar na lista de países com a maior ocorrência de mortes de pessoas transexuais, transgêneras e travestis; além disso, também é o país que mais consome pornografia com atrizes e atores transexuais no RedTube. Estas são algumas das prévias ocorrências que poderíamos enumerar para corroborar e sustentar a necessidade eminente de um aprofundamento das questões de gênero no contexto brasileiro. Tendo como entendimento que pessoas trans são indivíduos de gênero não binário, acreditamos que este alto número de mortes pode se dar, em parte, pelo alto padrão binário existente nas propagandas e mídias de filmes publicitários brasileiros, partindo do pressuposto de que estes meios de comunicação têm um alto poder de formar e fortalecer opiniões em seus usuários e de corroborar com fatores das relações sociais, como a discriminação. Nesta perspectiva, este estudo vem discutir a necessidade de uma maior presença de corpos e subjetividades trans nas propagandas brasileiras, em especial nas produções de filmes publicitários. Acreditamos que, assim, poderemos desenvolver uma mentalidade social que quebre com a binariedade de gênero padronizada e mecanizada, a partir da idealização de corpos e subjetividades provocadas pelo pensamento reducionista presente em nossa sociedade e, como causa e consequência, em nossa publicidade. Tratamos esta baixa presença de pessoas trans nos meios publicitários como um agravador das violências contra estes indivíduos que apresentam um gênero dissidente do padrão binário e também uma sexualidade não estática e propomos, assim, uma aproximação quanto à real influência que a publicidade pode ter na formação e/ou quebra de discursos.
 
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo principal a produção de um filme publicitário para a divulgação da atualização relacionada à escolha do gênero que aparecerá no perfil da rede social Tinder, entendendo sua relevância para a melhor inclusão e aceitação de pessoas transexuais, transgêneras e travestis. Este filme foi realizado a partir de um estudo quanto a diversos fatores que perpassam o fazer publicitário/audiovisual e os estudos de gênero, sendo pensado para divulgação em mídias digitais – Facebook e Youtube. Outro objetivo do presente trabalho será a formação de um pensar acerca da construção e da veiculação de filmes publicitários que promovam a inclusão de pessoas trans nos meios brasileiros, com foco nas mídias digitais, acreditando que as especificidades do meio em questão podem alterar o contexto de receptividade e de influência de cada filme em particular. Por fim, objetivamos ainda entender a relação de pessoas transexuais, transgêneras e travestis com seus corpos, a nudez e o toque, ao tempo em que o filme tem a proposta de trazer estas pessoas nuas para as câmeras. Para isto, desenvolvemos uma pesquisa de imagens em movimento a partir de filmes que já apresentam sujeitos trans e, juntamente com essa análise, a construção de uma base bibliográfica de pesquisa tendo como métodos a metodologia compreensiva e os saberes localizados. Gênero e suas decorrências vem sendo um polo de estudos e debates muito presente na contemporaneidade, nos séculos XX e XXI em especial, como é visto pelo alto número de autoras e autores estudando este tema, como Simone de Beauvoir, Judith Butler, Joan Scott e Paul B. Preciado, dentre outros. Sendo assim, uma análise destas perspectivas de gênero na propaganda é, não só importante, mas indispensável. Propondo esta análise que visa entender a presença de pessoas trans nos filmes publicitários, estamos fomentando o estudo do material audiovisual veiculado pelas mídias brasileiras e assistido por uma grande maioria, discutindo assim, o que recebemos e absorvemos daqueles que produzem material para estas mídias. A relevância da presente pesquisa se completa com a atual necessidade, em especial do campo da Comunicação Social com foco na publicidade e na propaganda, de entender e poder representar de maneira real seus públicos e consumidores, não gerando, assim, uma representação falsa ou reducionista de apenas uma pequena parcela favorecida por fatores como raça, classe e gênero. Percebe-se a grande necessidade que tem a área da Comunicação de adentrar e se aprofundar no campo do sensível aos indivíduos para que possa constantemente se reinventar e poder entender o que os sujeitos sociais demandam. Por ser um campo que é elementarmente perpassado por diversas questões de outros campos, a Comunicação deve entender e dialogar com estas questões da maneira mais consciente e instrumentalizada possível, algo que este trabalho visa esclarecer. Por fim, ressaltamos a importância de se viabilizar e discutir com mais empenho e frequência as questões do binarismo que estão presentes em nossa sociedade, em particular nos meios de comunicação, que são atualmente grandes locais de troca de informações.
 
OBJETIVO
A iluminação foi feita com dois refletores de 1000 Watts, ambos auxiliados por chimeras para gerar uma maior difusão da luz. Um dos refletores foi posicionado na parte de trás de onde ficariam as atrizes e atores e o outro ficou na lateral direita.Para a filmagem foi utilizada uma câmera 6D com lente de 35mm, a qual estava presa a um tripé girafa e era acionada por um controle que estava mais próximo ao solo. Tínhamos ao lado da câmera um monitor que servia como retorno para tudo que estava sendo gravado. Além disso, foi montado um segundo espaço com uma iluminação direta para que ocorresse a tiradas das fotografias para o filme still – a câmera usada neste momento foi uma 6D com uma lente de 24-105 mm.਀䄀氀洀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 樀 爀攀昀攀爀椀搀愀猀Ⰰ 琀渀栀愀洀漀猀 甀洀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 挀洀攀爀愀 焀甀攀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 昀漀琀漀猀 搀攀 洀愀欀椀渀最 漀昀Ⰰ 攀猀琀愀 挀洀攀爀愀 昀椀挀漀甀 挀椀爀挀甀氀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀⸀ 䔀猀琀愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 琀攀爀攀洀 猀椀搀漀 洀漀猀琀爀愀搀愀猀 渀攀洀 渀漀 昀椀氀洀攀 攀 渀攀洀 渀漀 昀椀氀洀攀 猀琀椀氀氀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 搀漀猀 挀漀爀瀀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀猀 琀椀瘀攀洀漀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀漀 栀愀瘀椀愀 昀椀挀愀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 挀漀洀 漀猀 琀攀挀椀搀漀猀⸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀搀椀漀 攀 吀嘀 搀愀 唀䌀䈀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀攀 刀攀渀愀渀 嘀攀渀琀甀爀愀⸀ 䄀 琀爀椀氀栀愀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀愀搀漀猀 愀 攀氀攀 ጀ†搀椀猀猀攀洀漀猀 焀甀攀 最漀猀琀愀爀椀愀洀漀猀 搀攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 昀攀椀琀愀 搀攀 瀀攀搀爀愀猀 攀 漀渀搀愀猀 ⠀爀攀昀攀爀椀渀搀漀 愀 戀愀琀椀搀愀猀 攀 洀攀氀漀搀椀愀猀⤀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀愀 琀愀爀搀攀 攀 渀愀 渀漀椀琀攀 搀漀 搀椀愀 ㄀㠀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ No primeiro dia de edição foi feita a primeira checagem do material pela editora e foi montada todo a parte inicial do vídeo – onde aparecem cenas isoladas de cada um dos personagens. Além disso, foi feita a primeira tentativa de montagem do mosaico para podermos descobrir qual seria a escala correta para que os vídeos ficassem simétricos. No segundo dia, alinhamos de maneira correta como ficaria o mosaico. Também iniciamos os cortes e efeitos para que as cenas ocorressem da maneira que deveriam.਀嘀攀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀甀洀瀀爀攀 挀漀洀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀  漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀漀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 吀椀渀搀攀爀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 愀漀猀 最渀攀爀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀漀猀 琀愀洀戀洀 甀洀 瀀攀渀猀愀爀 猀漀戀爀攀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀猀 昀椀氀洀攀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 攀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀氀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 洀椀渀漀爀椀愀猀 愀氀椀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ Nos atentamos ao fato de que filmes como o aqui desenvolvido tem maior propensão de receptividade dentro dos ambientes digitais – como por exemplo, Facebook e YouTube – dado que, dentro destes ambientes, temos uma maior variedade de públicos e acesso da parcela mais jovem da população, que, em geral, apresenta um pensamento mais progressista em relação a minorias e igualdades.Acreditamos que com a maior presença de campanhas, propagandas e discursos, como os aqui trazidos, em espaços de influência na mídia brasileira, conseguiremos diminuir os níveis de marginalização destes grupos e, consequentemente, os níveis de violência e sucateamento destas vidas.਀䔀猀瀀攀爀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 攀昀攀椀琀漀 焀甀攀 琀攀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀搀漀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 搀攀 洀愀椀漀爀 愀挀攀椀琀愀漀 攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀猀 挀漀爀瀀漀猀 攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 渀漀 猀 挀漀渀琀椀渀甀攀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 琀漀爀渀攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀 攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 ጀ†愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀⸀刀攀猀猀愀氀琀愀洀漀猀 漀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 椀渀搀椀猀挀甀琀瘀攀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀漀洀漀 攀猀琀攀⸀ 䄀漀 挀漀氀漀挀愀爀洀漀猀 挀漀爀瀀漀猀 搀椀猀猀椀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 渀甀搀攀稀Ⰰ 猀攀砀漀 攀 琀漀焀甀攀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 攀猀琀愀洀漀猀 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 漀 猀琀愀琀甀猀 焀甀漀 瘀椀最攀渀琀攀 渀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 攀 挀愀甀猀愀渀搀漀 琀愀渀琀漀 甀洀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀栀漀焀甀攀 猀攀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀漀氀琀愀  瀀愀搀爀攀猀 爀攀琀爀最爀愀搀漀猀⸀ Por fim, pensamos este trabalho não só como uma proposta de divergência, mas, um início de imposição, imposição esta para que as marcas abordem estes temas e mostrem estes corpos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀