ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00224</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;INOVA COMUNICAÇÃO: UM NOVO JEITO DE DAR FORMA ÀS IDEIAS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nágila da silva lopes (Universidade Federal de Goias); Helena Cristina Soubcovski Rodrigues Soares (Universidade Federal de Goias ); Davi Aparecido Leite (Universidade Federal de Goias ); Bruno Nunes Assis Rosa (Universidade Federal de Goias ); Paulo Fernando Tomaz Junqueira (Universidade Federal de Goias ); Letícia Segurado Côrtes (Universidade Federal de Goias )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dar novas formas às ideias foi o slogan escolhido para a agência experimental Inova Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) ofertada como disciplina semestralmente para o curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda. A Inova teve, durante 2018, a intenção de atingir um novo público-alvo: os microempreendores da universidade, estabelecendo um novo desafio para os alunos que a cursavam. A fim de mostrar como a Inova deu novas formas às ideias, a proposta é apresentar três trabalhos realizados no referido ano. A Inova Comunicação é a agência experimental, ofertada como disciplina de Agência Experimental I e II pelo curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação de Comunicação (FIC) - Universidade Federal de Goiás (UFG), que desde 2018 é ministrada pela professora Leticia Segurado Côrtes, com o intuito de dar aos estudantes uma experiência prática de como funciona o mercado e o trabalho dentro de uma agência de publicidade, já que é possível desenvolver campanhas para clientes reais. Houve uma série de mudanças no funcionamento da agência relacionadas ao seu posicionamento e identidade visual, para que assim fosse possível haver sua estabilização e prospecção de novas contas. Diversos novos clientes entraram em contato para terem seus projetos desenvolvidos e campanhas institucionais foram desenvolvidas. Dentre estes, os trabalhos que apresentamos à Expocom são o redesign da identidade visual da Inova Comunicação, a Campanha Institucional Inova Empodera e a criação da identidade visual do Intercom Regional Centro-Oeste 2019. Todas as campanhas foram desenvolvidas inteiramente pelos estudantes que cursavam a disciplina no primeiro e segundo semestre de 2018, com equipes compostas com cerca de seis integrantes, com funções especificas de atendimento, planejamento, direção de arte, redação, social media e produção. Duas das três campanhas que serviram como objeto de estudo, redesign da marca e a Inova Empodera, foram desenvolvidas especificamente para a agência, após observações feitas pelos próprios integrantes na estrutura organizacional da agência, e procuraram suprir as mesmas. A identidade visual do Intercom Regional Centro-Oeste foi solicitada pela professora responsável na Faculdade de Informação e Comunicação tendo como referência as ações desenvolvidas pela agência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Em cada campanha havia um responsável pelo atendimento e planejamento, que envolvia o levantamento de dados, pesquisas para o auxilio da dupla de criação e desenvolvimento de orçamentos. Como exemplo, podemos usar a campanha do Intercom Regional Centro-Oeste que teve todo um estudo histórico desenvolvido para entender a presença da art déco no centro de Goiânia, como cores predominantes, traços presentes nos prédios históricos e outros, que serviram como base para o desenvolvimento dos elementos presentes no logotipo, que buscavam envolver o tema do evento  Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia . O mesmo teve que ser feito na construção da nova Identidade visual da Inova, pois diferentemente do Intercom Regional Centro-Oeste, a agência já tinha uma identidade consolidada, e a nova proposta teve que partir totalmente da identidade anterior e posteriormente teve que passar por todo um processo de divulgação e consolidação por meio das redes sociais. Um estudo totalmente voltado para a agência teve de ser desenvolvido para que a campanha Inova Empodera tivesse êxito em prospectar novos clientes; uma análise swot da agência foi feita para que a ação ou a imagem da empresa não sofresse com impactos negativos com a campanha institucional. Todos os estudos foram acompanhados e orientados pela professora Letícia que contribui com todo o seu conhecimento científico e profissional. Todos estes estudos contribuíram para o êxito das campanhas e também para o desenvolvimento profissional dos integrantes da agência que puderam desenvolver mais as suas habilidades. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mesmo sendo uma agência composta por alunos,os mesmos detêm de conhecimentos relacionados a diversos programas de edição e por ser uma disciplina ministrada depois do terceiro período, os estudantes já tiveram contato com disciplinas de comunicação visual, planejamento e marketing, sendo bem capacitados para desenvolverem as campanhas. No caso do desenvolvimento do redesign da Inova, a Diretora de arte responsável, Helena Soubcovski observou a necessidade de desenvolver junto a logo um MVI (Manual de Identidade Visual) que pudesse conter elementos do para uso e aplicação corretos da logo como: Padrão tipográfico, redução da marca, malha construtiva, fundos preferenciais, variações permitidas, padrão cromático e diversos outros itens. Todo um trabalho de refinamento do logo foi desenvolvido, e assim, a nova marca da Inova foi construída a partir de elementos que remetem à modernidade, criatividade, inovação e cooperação. O processo criativo da nova marca partiu da "espinha" do antigo camaleão, símbolo da marca. Prezando pela atualização da identidade sem desestruturá-la como um todo e para que a marca não perdesse seu verdadeiro sentido, durante o processo de criação, não se viu a necessidade de alteração das cores, somente das formas, conforme é possível observar no anexo. Sendo assim, o atual desenho do símbolo, formou-se com apenas uma linha: a figura do camaleão, exibindo uma estética moderna, e para acompanhar, foi escolhida para a substituição, a fonte  Studio Gothic Alternate , uma tipografia geométrica que tem como base formadora elementos geométricos, como círculos, quadrados e triângulos, carregando consigo a sensação de modernidade, criatividade, inovação, reforçando os elementos que a marca desejava transmitir. Na identidade visual do Intercom Regional Centro-Oeste, por ser baseada na art déco da capital goiana, toda a identidade foi desenvolvida a partir de inspirações dos prédios e fontes já existentes entre outros elementos presentes na cidade que remetem ao tema principal do Intercom Centro-Oeste 2019  Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia , principalmente no recorte da Avenida Goiás, que foi escolhida como principal marco da concentração do estilo arquitetônico e de marcas históricas políticas da capital. Por meio de rafes desenvolvidos manualmente e após uma longa refinação em diversos softwares de edição e diagramação, obteve-se um primeiro logo que continha elementos presentes na avenida, porém, após algumas avaliações a mesma passou por mais alguns processos de refinamento em sua tipografia, elementos que compunham a mesma foram retirados, até se chegar ao logo final que está em anexo, o resultado foi extremamente satisfatório, tanto para a cliente quanto para os responsáveis pela demanda e a mesma foi aprovada e utilizada na edição do congresso em 2019. Diferentemente das duas contas anteriores, a  Campanha Inova Empodera não consistia na produção somente de um produto final. Uma equipe de trabalho foi designada a desenvolver todas as peças necessárias para o sucesso da campanha que almejava o alcance do microempreendedor para a agência e que ele se sentisse como um agente que faz a diferença no mundo, mas caso necessitar de ajuda, ali está a agência, para auxiliar na sua comunicação. Ou seja, a Inova Comunicação empodera seus clientes para que eles cresçam e ganhem espaço no mercado. E, para atingir esse target, peças como: cartazes impressos, posts semanais nas redes sociais da agência foram produzidas e uma estratégia para a recepção dos clientes pela agência foi realizada envolvendo a prospecção, atendimento e acompanhamento dos novos clientes que entraram em contato, após serem alcançados de alguma forma pela campanha desenvolvida. Algumas peças gráficas estão também anexadas no paper desenvolvido para o congresso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>