INSCRIÇÃO: 00226
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: “O verdadeiro gostinho de cozinhar junto é Cumbuca”
 
AUTORES: Giovana Leite Vieira (Universidade Católica de Brasília); Ingrid Queiroz Di Guimarães (Universidade Católica de Brasília); Giselle Alves Caetano Araújo (Universidade Católica de Brasília); Gerson Luiz Scheidweiler Ferreira (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
As redes sociais são uma nova forma que os indivíduos possuem de se comunicar, nestas mídias eles podem usufruir de textos, imagens, vídeos e outras finalidades com esta intenção. E, com a disseminação desse modelo de comunicação surge uma nova maneira de interação entre as pessoas e também uma nova forma das marcas se colocarem no mercado. Tendo isso em mente, o presente trabalho surge na disciplina de Planejamento de campanhas e tem com a intenção o desenvolvimento de uma campanha fictícia de divulgação de uma marca. O cliente dessa campanha é A Cumbuca, uma marca real que surge nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube e tem como objetivo principal promover uma nova interação das pessoas com a culinária vegana, por meio do compartilhamento de vídeos e fotos que buscam incentivar as pessoas a cozinharem mais e a também a facilitação da preparação dos alimentos. Por meio das redes sociais, A Cumbuca busca propagar os valores de resgatar os valores culturais brasileiros, da intimidade com o ato de cozinhar e de promover o relacionamento entre as pessoas e a arte de cozinhar, compartilhando receitas descomplicadas e dicas com essa finalidade. O que é realizado por meio de vídeos semanais e postagens diárias em suas redes sociais com conteúdos relacionados a gastronomia. Como A Cumbuca é uma marca nova no mercado, que surge apenas em 2018, tem a necessidade de uma campanha com o objetivo de posicionar esta perante o mercado e divulgar sua missão e seus valores. Por meio de ações que propõem aumentar a visibilidade da marca e de promover o engajamento desta com seu público.
 
INTRODUÇÃO
Em um primeiro momento foi realizado um briefing com o cliente, com a intenção de levantar informações como: história da marca, missão e valores, público-alvo e quais seriam os objetivos deste com a campanha. Para que em seguida fosse realizado uma pesquisa mais aprofundada sobre a empresa, o macro e o micro ambiente e com quais aspectos poderiam ser explorados na campanha. Com esses aspectos definidos, o grupo traçou qual seria a estratégia utilizada para a campanha para que, a partir do posicionamento da empresa, pensamos no conceito criativo que seria utilizado, que foi "O gostinho de cozinhar junto é Cumbuca". A partir de um diagnóstico das informações da empresa, de ambiente e de público, e do desenvolvimento de um conceito criativo então foram estabelecidas três fases para a campanha, a de Pré-campanha, a Campanha e a de Pós-campanha. Para a pré-campanha, neste primeiro momento os esforços de comunicação serão voltados para uma ambientação e uma breve apresentação do que é a campanha. O espaço escolhido para essa ambientação foram as redes sociais da marca, especificamente o Facebook e o Instagram. Por meio de ações voltadas para Web e para Relações Públicas serão evidenciados os valores da marca, tendo como principais objetivos a aproximação entre A Cumbuca e seus seguidores. No segundo momento, da fase da campanha, os esforços foram voltados para o posicionamento e para isso foram utilizadas ferramentas de Venda Pessoal, de Relações Públicas e de Propaganda nos meios digitais. Essas foram escolhidas com a intenção de fazer com que a campanha tenha um alto alcance e disseminação dentre o público-alvo da campanha, para que um maior número de pessoas conheçam a marca e qual é sua proposta. No último momento, a fase de pós-campanha, os esforços foram direcionados para uma consolidação do posicionamento e para a fidelização do público e com essa intenção foram utilizadas estratégias de Publicidade em meios digitais. Além disso, nesse momento é que serão realizadas as postagens que vão servir para a medição dos resultados, de se obtivemos um maior engajamento do público com a página. Para apresentação desses resultados para o cliente e análise do nível de eficiência da campanha.
 
OBJETIVO
O projeto teve início com um briefing, que contém as informações essenciais para o desenvolvimento da campanha. A partir deste documento foi realizado um estudo a respeito da empresa e do ambiente ao seu redor, com a intenção de compreender qual era a real demanda do mercado e posicioná-la da maneira correta. Devido a um diagnóstico da empresa e do ambiente, a elaboração da campanha foi focada no posicionamento da marca perante ao público alvo e por consequência na conquista de novos clientes por meio de ações em mídias sociais e eventos.਀䔀渀琀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 ᰀ传 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 最漀猀琀椀渀栀漀 搀攀 挀漀稀椀渀栀愀爀 樀甀渀琀漀  䌀甀洀戀甀挀愀ᴀⰠ 焀甀攀 瘀攀洀 挀漀洀漀 甀洀 爀攀猀最愀琀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 猀攀 爀攀甀渀椀爀 瀀愀爀愀 挀漀稀椀渀栀愀爀 攀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 最攀爀愀爀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 渀漀 琀攀洀 渀愀搀愀 洀愀椀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀漀 焀甀攀 挀漀稀椀渀栀愀爀 樀甀渀琀漀℀ 䄀猀猀椀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 戀甀猀挀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 最攀爀愀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 洀攀渀猀甀爀愀渀搀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 渀瘀攀氀 搀攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 攀 椀渀琀攀爀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀⸀ Uma vez que o público definindo eram jovens usuários de redes sociais de ambos os sexos, residentes em Brasília, com interesse em gastronomia, mas com nível iniciante na culinária. A abordagem usa um tom de voz leve e descontraído. A logo proposta para campanha remete a um proximidade não linear, mas funciona em perfeita harmonia com o todo, em outras palavras, traz a ideia de uma “bagunça organizada”. A paleta de cores da campanha é a mesma utilizada pela marca, amarelo, branco e marrom, para facilitar a associação entre a campanha e a marca.਀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 㘀 愀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 渀愀猀 ㌀ 昀愀猀攀猀Ⰰ 搀攀 瀀爀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 瀀猀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 攀洀 ㈀ 洀攀猀攀猀⸀  Na pré-campanha utilizamos uma ação de relações públicas, convidando seguidores para a gravação para estabelecer um maior contato com seus seguidores, a escolha dessas pessoas vão ser por meio de suas interações com as redes sociais da marca. E por meio do envio de press kits para 3 instabloggers de Brasília, que compartilham conteúdos sobre entretenimento e gastronomia, buscamos fazer com que mais pessoas conheçam a marca. O kit enviado vai conter ingredientes selecionados pela equipe da Cumbuca e um release que vai explicar o que é a marca e vai direcioná-los para um vídeo que vai possibilitar que eles executem uma receita com os ingredientes que estão na caixa. ਀䌀漀洀漀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 䌀甀洀戀甀挀愀 猀漀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 渀攀猀猀愀猀 爀攀搀攀猀⸀ 匀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 爀攀挀漀爀琀攀 愀搀攀焀甀愀搀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀  Para a campanha ainda serão realizadas postagens patrocinadas, a participação em eventos e um sorteio. A empresa, ainda com a intenção de atingir novos públicos e de criar proximidade dessas pessoas com a marca e de divulgá-la, vai realizar uma degustação e a realização de receitas em um stand do evento Picnik. No stand vão ter materiais promocionais da marca e um flyer com uma receita, que vai informar as pessoas sobre a Cumbuca e direcionar para as redes sociais. Com a intenção de aumentar o número de seguidores e de visualizações dos perfis serão realizados 2 sorteios, um no Facebook e outro no Instagram da Cumbuca, que ambos vão ter como prêmios utensílios de cozinha personalizados da marca. ਀倀愀爀愀 愀猀 愀攀猀 搀攀 瀀猀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀攀渀漀 愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 攀 愀 洀攀渀猀甀爀愀漀 搀攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀攀洀漀猀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 挀漀渀挀甀爀猀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀椀 挀漀渀猀椀猀琀椀爀 攀洀 瀀攀搀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 昀愀愀洀 愀氀最甀洀愀 爀攀挀攀椀琀愀 瀀漀猀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 䌀甀洀戀甀挀愀 攀 瀀漀猀琀攀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 昀漀椀 挀漀渀猀甀洀椀搀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䌀甀洀戀甀挀愀 攀 瘀愀椀 最愀渀栀愀爀 甀洀 欀椀琀 搀攀 甀琀攀渀猀氀椀漀猀 搀攀 挀漀稀椀渀栀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀