A reportagem multimídia Quando o estudante fala, temos que parar e ouvir foi produzida na Universidade Federal de Mato Grosso sobre o assunto saúde mental, utilizando a temática dos problemas da mente do estudante da UFMT. A reportagem foi realizada com os jovens universitários da instituição que sofrem ou sofreram com problemas de saúde mental ao longo da graduação. A temática foi escolhida ao perceber que a sociedade fora do meio universitário não tem um maior entendimento sobre os medos e aflições que se passam na vida do estudante universitário. A escolha foi reforçada após o conhecimento de um estudo publicado em 2017, pelo então mestrando em enfermagem Hugo Gedeon, que revelou que 9,9% dos 637 estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso questionados, apresentaram ideação suicida nos últimos 30 dias. O objetivo dessa produção foi a construção de uma reportagem multimídia que apresente os problemas da mente dos estudantes da UFMT. Em tempos que tanto se fala em saúde mental, com diversas matérias e reportagens sobre o assunto, a motivação do desenvolvimento de problemas dessa área nos jovens, ainda é algo não tão explorado. A correria do dia a dia, a vida social, a universidade, são questões que necessitam de uma atenção maior. A reportagem multimídia que tem como foco a saúde mental dos estudantes da UFMT, busca apresentar os seguintes problemas: por que os jovens universitários estão cada vez mais suscetíveis a transtornos mentais e de que forma o ambiente acadêmico trata as questões emocionais dos alunos que podem ter relação com o surgimento de doenças psíquicas. Além de para os estudantes da UFMT, a reportagem foi realizada pra ampliar a noção da comunidade externa sobre os alunos da academia, proporcionando um maior entendimento sobre seus sofrimentos. |
Os procedimentos adotados como metodologia para a produção da reportagem tiveram como base o livro A apuração da notícia: métodos de investigação na imprensa de Luiz Costa Pereira Junior, em que o autor dialoga que o papel do jornalismo é transmitir certeza ao leitor, sendo assim ele cita os quatro passos para a investigação e investigação jornalística: elaboração da pauta, pré-produção, produção e pós-produção. Para a obtenção de dados foram realizadas entrevistas, conversas informais, formulário de questões acerca dos problemas de saúde mental com os estudantes, além da utilização de pesquisas já realizadas na instituição. A reportagem contou com as seguintes referências bibliográficas: Como base para as técnicas, obtenção de dados e procedimentos adotados foram utilizadas as seguintes bibliografias. ABREU, Demetrius. Linha do Tempo: do Jornalismo ao Webjornalismo. 2012. AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. CANAVILHAS, João. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. CARVALHO, Deise Ribeiro. As narrativas verticais e suas contribuições para o futuro do jornalismo digital. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. CASTILHO, Carlos. Efeito 'snowfall' abre oportunidades para o jornalismo multimídia. CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes universitários. 2004. DAMASCENO, Cecilia; SILVA, Thiago. Reportagens multimídia: técnica do "snowfall". FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 2ª Edição. São Paulo: Contexto, 2004. Formulário saúde mental na greve estudantil. Cuiabá: 2018. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª Edição. São Paulo: Aleph, 2009. KISCHINHEVSKY, Marcelo; CHAGAS, Luãn. Diversidade não é igual a pluralidade – Proposta de categorização das fontes no radiojornalismo. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, v. 1, n. 36, dez. 2017. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Record, 2011. MARTINS, Gerson Luiz. As potencialidades do ciberjornalismo na capacitação para a produção jornalística na formação profissional. UFMS, 2010. NEVES, Marly Coelho Carvalho; DALGALARRONDO, Paulo. Trantornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. 2007. PEREIRA JUNIOR, L. C. A apuração da Notícia: métodos de investigação na imprensa. 4ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2010. RESENDE, Evie Saramella. Jornalismo e Tecnologia – O uso da internet no processo de produção de notícias. 2008. SANTOS, Hugo Gedeon Barros; MARCON, Samira Reschetti; ESPINOSA, Mariano Martínez; BAPTISTA, Makilin Nunes; PAULO, Paula Mirianh Cabral. Fatores associados à presença de ideação suicida entre universitários. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2017. SCHWINGEL, Carla. Ciberjornalismo. São Paulo: Paulinas, 2012. Spinelli, Egle Müller; Ramos, Daniela Osvald. A reportagem multimídia no Clarín.com e a pesquisa por uma linguagem digital. São Paulo: Intercom, 2007. VAZ SERRA, Adriano S. O que é ansiedade?. 1980. |
A redação da reportagem teve início após a coleta de todo material de apuração. Tradicionalmente, as matérias jornalísticas são escritas utilizando a técnica da pirâmide invertida, em que a hierarquia da narrativa é vertical, iniciando com as informações de maior importância e terminando com as de menor relevância.一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 儀甀愀渀搀漀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 昀愀氀愀Ⰰ 琀攀洀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀愀爀 攀 漀甀瘀椀爀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 瀀椀爀洀椀搀攀 搀攀椀琀愀搀愀Ⰰ 洀琀漀搀漀 甀猀愀搀漀 瀀漀爀 䨀漀漀 䌀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 栀愀爀洀漀渀椀稀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀挀愀洀攀渀琀攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀⸀
Neste padrão, o texto começa com menos informações e gradativamente vai crescendo. O modelo é estabelecido em quatro níveis. A primeira, a unidade base, em que se responde a quatro das seis perguntas tradicionais do lead, o que, quem, quando e onde.倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瘀攀洀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 猀漀 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀愀猀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 搀甀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 搀漀 氀攀愀搀Ⰰ 瀀漀爀 焀甀攀 攀 挀漀洀漀⸀ 一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 渀瘀攀氀Ⰰ 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀 愀渀椀洀愀搀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 甀搀椀漀 攀 椀洀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀琀愀最攀洀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 一漀 切氀琀椀洀漀 瀀漀渀琀漀Ⰰ 漀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀ⴀ猀攀 栀椀瀀攀爀氀椀渀欀猀 漀甀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀氀椀 攀猀挀爀椀琀愀 攀 洀愀琀爀椀愀猀 攀砀琀攀爀渀愀猀⸀ 一愀 瀀椀爀洀椀搀攀 搀攀椀琀愀搀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀最甀攀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀攀 焀甀攀洀 攀猀挀爀攀瘀攀⸀
O texto começou a ser redigido sem uma prévia decisão do limite da escrita. Foi definida a utilização de uma linguagem com mais pessoalidade, inserindo algumas vezes a autora da reportagem em sua produção, proporcionando a aproximação do leitor com os personagens do produto.䄀 猀攀焀甀渀挀椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 愀漀 瀀愀猀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 猀攀 椀渀椀挀椀愀渀搀漀 挀漀洀 愀 爀攀搀愀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 䌀愀搀愀 猀攀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 攀渀爀攀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀⸀
Durante a redação da reportagem houve a preocupação com a clareza e a simplicidade da linguagem utilizada para que o produto pudesse ser de fácil entendimento a todos, assim como deve ser todo bom texto jornalístico.䄀 猀攀氀攀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 瀀漀爀 昀漀琀漀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀漀爀 椀洀愀最攀渀猀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䄀猀 昀漀琀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 琀攀渀搀攀洀 愀 洀愀渀琀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 攀 渀最甀氀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀⸀
Em virtude da preservação dos entrevistados os vídeos foram gravados em primeiro plano com o ângulo de nuca e em plano detalhe, assim foi possível captar o depoimento dos personagens com suas devidas impressões e palavras. A reportagem conta também com um vídeo animado para ilustrar dados de uma pesquisa.䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 甀搀椀漀猀 瀀愀爀琀椀甀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀 攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 愀戀爀椀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀漀 漀甀瘀椀爀 漀猀 甀搀椀漀猀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 椀洀愀最椀渀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 攀 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀 渀漀 氀甀最愀爀 搀漀猀 焀甀攀 渀愀爀爀愀瘀愀洀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 攀洀瀀愀琀椀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀
Quando o assunto é o portal em que a reportagem multimídia está veiculada, a modalidade da narrativa vertical abrange o todo da multimidialidade, por meio do gênero Snowfall , criado pelo The New York Times , que consiste em utilizar os meios multimídia para inserir o leitor na história.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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