INSCRIÇÃO: 00235
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: Contrapontos: eleições presidenciais brasileiras de 2018.
 
AUTORES: Mylena Fraiha Machado (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Ana Karla Flores Gimenes (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Caio Mateus Teruel de Paula (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Danielle Errobidarte Matos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Lethycia dos Anjos Silva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Amanda Franco de Souza (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Daniela Cristiane Ota (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O produto radiofônico "Contrapontos" é resultado da disciplina "Laboratório de Radiojornalismo II", ofertada no segundo semestre de 2018, como parte da grade curricular obrigatória do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ministrada pela Profª Daniela Cristiane Ota. ਀ Com base nos parâmetros de Barbosa Filho (2003), o produto apresentado pode ser classificado como um programa de debate, visto que reúne diferentes entrevistados (preferencialmente pessoas que dominam um determinado assunto) para expressarem seus diferentes pontos de vista sobre um ou mais temas, sob a mediação de um apresentador. No caso do programa de debates "Contrapontos", foi adotado o modelo de dois mediadores e dois entrevistados, que divergem sobre um determinado tema. A estrutura do produto radiofônico é dividida em dois blocos, com a adição de um spot informativo de temas de interesse público. O fluxo do debate é dado a partir de um eixo temático, que se subdivide em perguntas pontuais, que devem ser respondidas pelos convidados. ਀ O termo "contraponto", que intitula o programa de debates, remete-se à "arte de compor música para ser executada por vários instrumentos ou vozes" (DICIONÁRIO AURÉLIO, 2002). A palavra, adotada como um neologismo, faz alusão à polifonia gerada pela presença de inúmeras opiniões sobre um determinado assunto, mas que por fim compõem uma totalidade mais ampla e complexa. ਀ O episódio piloto do programa Contrapontos trouxe à tona o seguinte tema: eleições presidenciais brasileiras de 2018. Devido à forte polarização vivenciada no segundo turno das eleições, o tema mostrou-se pertinente para o formato do programa. O programa teve um total de duração de 31 minutos e 10 segundos, que foi dividido em dois blocos, com o intuito de dinamizar o ritmo do debate. A partir da mediação de dois apresentadores, o programa visava evidenciar as divergência de opinião entre os eleitores dos candidatos Jair Bolsonaro (Partido Social Liberal) e Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). A sequência do debate foi embasada no plano de governo de ambos os presidenciáveis, suas particularidades e polêmicas que foram noticiadas na grande mídia. Além disso, o debate foi orientado por temas como educação, segurança pública, políticas públicas voltadas às minorias e combate à corrupção.
 
INTRODUÇÃO
A idealização e produção do programa “Contrapontos” é produto da junção entre a reflexão teórica e da prática jornalística. A priori, o programa foi pensado a partir de uma reflexão teórica embasada em autores da área, como Barbosa Filho (2003), Barbeiro e Lima (2003) e Ferraretto (2014). A definição dos gêneros e formatos radiofônicos foi necessária, visto que a partir da demarcação conceitual, a execução do projeto encontrou maior clareza nos objetivos. ਀ A demarcação conceitual do programa “Contrapontos” como um programa de debates foi dada a partir da definição elaborada por Barbosa Filho (2003), que configura o gênero como “espaço de discussão coletiva em que os participantes apresentam ideias diferenciadas entre si” (p.103). A partir dessa afirmação, “Contrapontos” foi pensado como um espaço de interlocução entre pensamentos divergentes e espaço de problematização das temáticas que afetam a vida cotidiana de seus ouvintes. ਀ Por se tratar de um trabalho prático, nossas metodologias eram específicas do campo jornalístico, isto é, a execução do produto radiofônico foi fundamentada na pesquisa de dados e na realização de entrevistas. No caso do “Contrapontos”, seguimos o modelo proposto por Ferraretto (2014) de “Entrevista de grupo”. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀猀焀甀攀洀愀琀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀瘀愀洀 渀漀 搀攀戀愀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 琀攀洀愀 ᰀ瀠漀氀愀爀椀稀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀ᴀⰠ 焀甀攀 昀漀椀 愀昀甀渀椀氀愀搀漀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 攀氀攀椀琀漀爀愀搀漀 猀甀氀ⴀ洀愀琀漀ⴀ最爀漀猀猀攀渀猀攀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 搀椀猀瀀甀琀愀 瀀爀攀猀椀搀攀渀挀椀愀氀 攀渀琀爀攀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䠀愀搀搀愀搀 ⠀倀吀⤀ 攀 䨀愀椀爀 䈀漀氀猀漀渀愀爀漀 ⠀倀匀䰀⤀ 攀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 最漀瘀攀爀渀漀⸀  ਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 搀攀戀愀琀攀⸀ 伀 挀爀椀琀爀椀漀 椀渀椀挀椀愀氀 攀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 愀猀猀甀洀椀愀洀 甀洀 愀瀀漀椀漀 攀砀瀀氀挀椀琀漀 愀 愀氀最甀洀 搀漀猀 搀漀椀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 焀甀攀 挀漀渀挀漀爀爀椀愀洀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 琀甀爀渀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 挀爀椀琀爀椀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 攀爀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀甀猀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 攀氀攀椀琀漀爀攀猀 焀甀攀 搀攀琀椀渀栀愀洀 愀氀最甀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀爀瘀椀漀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 猀攀甀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 搀漀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀㨀 刀漀洀椀氀搀愀 一攀琀漀Ⰰ 攀搀甀挀愀搀漀爀愀 猀漀挀椀愀氀㬀 攀 䐀愀瘀椀搀 儀甀椀渀攀氀愀琀漀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀⸀ 一愀 瀀漀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 搀攀戀愀琀攀猀Ⰰ 愀洀戀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀  ਀䄀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀漀 瘀椀瘀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀愀琀漀 䜀爀漀猀猀漀 搀漀 匀甀氀 ⠀唀䘀䴀匀⤀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 挀漀洀 搀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 攀 搀漀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 昀氀甀砀漀 洀愀椀猀 昀氀甀搀漀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 爀攀瘀攀稀愀搀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 倀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀最甀椀甀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀ⴀ爀攀猀瀀漀猀琀愀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 洀愀爀最攀渀猀 瀀愀爀愀 爀瀀氀椀挀愀猀 攀 琀爀瀀氀椀挀愀猀⸀  No que tange à edição do programa, os softwares utilizados foram o Sound Forge Pro 11.0 e Adobe Audition 2018. Ambos contribuíram para o produto final. A mixagem de som foi realizada com o produto da Adobe para a limpeza de som, mesclagem de som, fade in e fade out. Já o Sound Forge contribuiu para uma segunda limpeza de som, além do aumento de graves e diminuição de agudos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀