ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #335b82"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00262</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Embalagem para petiscos caninos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ketlen Komorek De Aquino (universidade federal de goiás); Rafael Franco Coelho (universidade federal de goiás)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #335b82"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Rô Petiscos Caseiros foi pensado para suprir uma carência atual: petiscos saudáveis e com preço justo para cachorros. Atualmente, de acordo com o artigo "Power Natural: vivendo intensamente, mas com saúde" produzido pelo Think With Google em 2018, a macrotendência do Power Natural está cada vez mais latente. As pessoas estão buscando uma qualidade de vida através do consumo de produtos cada vez mais naturais. O 'Power' para a busca do natural se torna imprescindível. O Power Natural é caracterizado com intensidade, indulgência efetividade e rapidez. Há um aumento pelo interesse em se informar dos ingredientes utilizados nos produtos. Essa busca pelo saudável e prático se estende não apenas para benefício próprio, mas também para os animais de estimação. É possível perceber essa alteração através do Google Trends, uma ferramenta de pesquisa que mostra os índices de buscas do termo desejado. Em de 2005 à 2015, os números de pesquisas pelo termo "Pet Friendly" eram inconstantes e baixos, já a partir de 2016 houve um grande aumento nas pesquisa por esse termo. Pode-se inferir, portanto, que o interesse e preocupação com os animais companheiros aumentou, mais especificamente de cachorros. Em ressonância com todos esses dados e novas tendências, como uma dona preocupada de um pet, a necessidade de buscar opções saudáveis para o animal de estimação surgiu, e a dificuldade de encontrar opções confiáveis e acessíveis veio junto. A melhor opção, seguindo a macrotendência do Power Natural foi fazer petiscos saudáveis em casa.Visando este cuidado com o pet, surgiu a Rô Petiscos Caseiros, petiscos em formato de miniaturas de morcegos, que são naturais e saudáveis para seu animal de estimação. Artesanais, caseiros, assados, saudáveis, com produtos selecionados, feitos com amor e carinho. Assim são os petiscos do Rô Petiscos Caseiros. Para a concepção da marca, além da necessidade do mercado, há também a necessidade do pet, da proprietária. O branding gira em torno de dois elementos: Um bulldog francês e um morceguinho. Essa raça foi escolhida para representar a marca por ser a mesma raça da dona do Rô Petiscos Caseiros. O Rorscharch, um "bulldoguezinho francês", quando está cansado de tanto brincar sorri e coloca as orelhas levemente para trás, o que dá a impressão da semelhança com um contorno de morcego. Em geral, é comum entre alguns donos dessa raça encontrarem semelhanças de seus bulldogs franceses por conta das orelhas grandes, levantadas e seu focinho para dentro. Além disso, dentro da história do Rorscharch, o pet inspirador, seu primeiro brinquedo foi um morceguinho que logo se tornou um companheiro para tudo. Desde o começo da produção dos petiscos, mesmo que para consumo apenas do Rorschach a forma de biscoito de morcego foi escolhida por conta do seu brinquedo (pelúcia de morcego comprada em um petshop) para dar forma às delícias que ele ganhava quando merecia. Dentre os sabores escolhidos para ser inicialmente produzidos pela marca foram: uma opção vegana (veggie) com cenoura, farinha de trigo integral, batata, aveia e banana; e outra opção com carne (frango com vegetais) contendo batata doce, frango, farinha de trigo integral, brócolis, aveia e sal. O principal objetivo deste presente trabalho foi estudar e aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Projeto Gráfico Visual por meio da aplicação de identidade visual em duas embalagens de petiscos para cachorros. Como objetivos específicos, realizar o projeto das embalagens de forma estratégica e criativa de acordo com o branding e público-alvo da marca. O projeto foi desenvolvido com o foco em ferramenta de comunicação, estética, material, valores emocionais e design, entendendo a importância da embalagem para o produto. E por fim, levar à compra do produto, como Fujisawa (2006, p.69) destaca: "A função da embalagem é sugestionar e ocasionar a venda do produto."</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nicho de produtos e serviços para animais de estimação está crescendo e se consolidando gradativamente. Gerando novas oportunidades e lacunas no mercado. De acordo com o Sebrae, em 2015: "Mesmo com a crise econômica e recessão de 2015, a expectativa é de que o mercado pet movimente mais de R$15 bilhões neste ano." Pode-se afirmar com esses dados e as tendências já abordadas, que mercado que gira em torno dos animais de estimação, mais especificamente cães e gatos está crescendo sendo interessante explorá-lo. Para realizar o desenvolvimento das embalagens foi necessário estudos para a compreensão mercadológica atual. O projeto também é um exercício para validar os estudos do mercado e consumidor, uma vez que as embalagens influenciam diretamente o comportamento do consumidor."A embalagem exerce influência diretamente na sensibilidade humana atingindo a parte motivacional, levando o consumidor a realizar um desejo despertado impulsivamente pelo ato da compra e que a percepção da embalagem é uma força excitante que pode induzir o consumidor a adquirir um produto pela embalagem." (BLESSA, 2007, p.42) Ter uma identidade visual bem feita é essencial para a determinação de uma marca duradoura e que esteja no share of mind de seus consumidores. Toda a comunicação de uma marca precisa causar sensações para despertar o desejo dos consumidores e é justamente o que foi explorado por meio da identidade visual. Mais especificamente pela escolha das fontes tipográficas, paleta de cores, diagramação e elementos de apoio à marca. O filósofo das sensações Christoph Türcke aborda isso:"Ou seja, se tudo o que não está em condições de causar uma sensação tende a desaparecer sob o fluxo de informações,...".(TURCKE, 2010, p. 20). Portanto, o desenvolvimento deste trabalho visa a compreensão mercadológica do nicho apresentado, entendimento do comportamento e necessidade dos consumidores e a criação da imagem da marca aplicado aos seus produtos de forma estratégica com uso das ferramentas vistas na disciplina cursada. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi com base em Fábio Meinstriner. Seu método possui cinco etapas indo do entendimento à execução do projeto. Sendo elas: O Briefing, O Estudo de Campo, A Estratégia de Design, O Desenho, e A Implantação do Projeto. Na primeira etapa foi compreendido a história, surgimento e propósito da marca. No Estudo de Campo, foram realizadas pesquisas para entender os possíveis consumidores do produto e visitas em estabelecimentos em Goiânia/GO que vendem produtos concorrentes (diretos e indiretos), com o intuito de entender valores, locais, acessibilidade, estratégias e o design das embalagens. Para A Estratégia de Design, foi levado em conta a constatação (realizada através das pesquisas) que parte dos consumidores possuem resistência em confiar nos produtos alimentícios para cachorros que não são possíveis identificar o conteúdo das embalagens. Dessa forma, foi valorizado mostrar bem os petiscos dentro da embalagem por meio de embalagens transparentes. Na etapa do Desenho, foram feito esboços e testes de composição no software Adobe Illustrator CS6. E por fim, na Implantação do Projeto foi realizado testes de impressão e formas que a o rótulo ficaria na embalagem, assim como um teste com os petiscos dentro da embalagem, simulando a forma que o consumidor encontraria nos pontos de venda. Ocorreu também a realização de pesquisas bibliográficas para o entendimento e embasamento teórico sobre: marketing, comportamento do consumidor, embalagens e design de embalagens. Para a escolha das embalagens, foi levado em consideração o uso e suas funções estruturais. Por uso, é dividida em: embalagem descartável, retornável e reutilizável, visto o caráter de refil dos petiscos. E por funções estruturais em: primárias, secundárias e terciárias, sendo a função estrutural primária a embalagem que envolve e protege diretamente o produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A embalagem, foi pensada para ser prática, descartável e/ou reutilizável e com o produto para que o consumidor possa visualizar o petisco. A embalagem transparente garante uma forma de ver que o produto é caseiro. O lacre é feito em stand up zip, permitindo a retirada necessária para uma refeição do seu pet. A layout foi pensada e organizada com base na hierarquia das informações. Para definição da composição cromática foi pensado primeiro as cores regentes da marca, uma cor creme clara, #FFF9D9 e uma cor leve, aconchegante e mais neutra para harmonizar com as cores do sabores.Visando sempre o equilíbrio e harmonia das cores. Para casar com essa primeira cor, o preto (#000000) e o branco (#FFFFFF) que contrastam entre si com excelência.No sabor, frango e vegetais, o verde (#ADC823) é a cor que identifica o sabor. Foi levado em consideração o brócolis que é um dos ingredientes utilizados e que sua presença muda a cor do petisco para um tom esverdeado. Já o sabor veggie, de fruta e legumes de cores quentes (entre o amarelo e laranja). Foi representada pela cor laranja (#FFA300) devido a sua constituição de ingredientes.Para as fontes, pensando no consumidor da marca, uma pessoa jovem e despojada; a escolha das fontes foram todas sem serifa tendo para passar uma informalidade. As suas principais fontes escolhidas são Playlist, foi utilizada na logo. Myriad Pro, para ser uma fonte neutra e de uso geral. No projeto, foi utilizada para passar informações mais sérias como a tabela nutricional.Como fontes auxiliares e utilizadas exclusivamente em um elemento que compõe a layout, inspirado em paredes de lettering;  em resposta ao fluxo do conteúdo. (LUPTON, 2006, p. 85), foram escolhidas mais três fontes cursivas que seguem a mesma ideia. Esse trio que foi utilizado como referência ao lettering, mais uma vez, reafirmam parte do conceito da marca e que foi utilizada para atingir o público-alvo. E para remeter a algo caseiro, artesanal, com carinho e feito à mão.A fonte Debby, remete ao natural; Selima; por fim, a A Hundred Miles, é uma fonte simples de escrita a mão em traços simples. Por isso a utilização de 5 fontes não foi algo negativo, mesmo que em muitos projetos gráficos possa ser. Conseguiram cumprir o objetivo de comunicar tipograficamente conversando com a marca e a embalagem.Para a logo, de início era unir o bulldog francês à um morcego. Após a orientação do trabalho com o professor, chegamos à conclusão de que essa combinação poderia gera uma estranheza. Então o morcego foi excluído da logo, mas não da marca.Simplificado, a logo é a face de um bulldog em vetor. Sendo facilmente aplicada.E está inserida em um círculo com a cor creme e unir com o nome escolhido. Foram feitos outras três variações da logo. Agregando-a com um pincelada ao fundo o que remete novamente ao artesanal e feito à mão. O morcego se tornou um elemento auxiliar. Ícones dos três principais ingredientes de cada sabor também foram utilizados para facilitar a leitura e identificação do consumidor na compra. A referência à um painel de lettering, feito à mão e que conversa com o conceito e estética do produto. As informações de rótulo que deve conter de acordo com o IMETRO: tabela nutricional completa, ingredientes respeitando a ordem de quantidade, validade, lote, data de fabricação, Este alimento não substitui o alimento completo . É comum encontrar indicação de uso, indicação de quantidade para cada porte de animal, formas de armazenagem, contra indicações e código de barras.A diagramação foi um recurso para gerar harmonia visual. Na frente a logo aplicada com a cor de cada sabor no topo da embalagem e na parte inferior, o sabor e quantidade de gramas. Ainda com a visualização frontal, mas na parte posterior, um background da cor referente ao sabor e morcegos, é melhor visualizado conforme o produto é consumido e o pacote esvaziando.Atrás, carrega um adesivo contendo todas as informações restantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #335b82"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>