INSCRIÇÃO: 00265
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA06
 
TÍTULO: O Rock (R)Existe
 
AUTORES: Pollyana Diva Rodrigues da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso); Letícia Xavier de Lemos Capanema (Universidade Federal de Mato Grosso)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
“O Rock (R)existe” é um projeto de vídeo documentário apresentado por Pollyana Diva Rodrigues da Silva para o cumprimento parcial às exigências da disciplina “Redação, Comentário, Narração em Audiovisual II” do quinto semestre do bacharelado em Radialismo, da Universidade Federal de Mato Grosso. O documentário propõe abordar o universo de artistas de rock independente em suas buscas por espaço e participação no cenário musical da cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Na qual predominam outros gêneros musicais como o sertanejo, rasqueado, lambadão, dentre outros estilos da tradição local. Dessa maneira, o documentário objetiva apresentar ao espectador a importância do reconhecimento do rock enquanto gênero musical e seu impacto na cidade de Cuiabá, além de buscar compreender elementos como a evasão desses artistas para outros estados a fim de mais oportunidades e reconhecimento. Além disso, busca-se abordar as interessantes relações que os artistas do rock estabelecem com a cultura local, como, por exemplo, a criação da guitarra elétrica de cocho, baseada na viola de cocho, instrumento artesanal típico da região pantaneira.
 
INTRODUÇÃO
No processo de concepção do projeto “O Rock (R)existe”, foram realizadas pesquisas sobre a história do rock cuiabano e sobre suas relações com outros gêneros musicais tradicionais e predominantes na região do centro-oeste. Nesse sentido, foram fundamentais as investigações dos pesquisadores Yuji Gushiken e Iuri Gomes Barbosa, publicadas no artigo “Música na cultura ‘underground’: Precariedade e improviso nos registros sonoros da cena metaleira em Cuiabá, Brasil” (Anais da XVIII Conferência Brasileira de Folkcomunicação – Recife, 2017). Segundo os autores, “O município [de Cuiabá], entre atributos e problemas de toda espécie, apresenta dimensões de uma semiosfera sonora, com gêneros musicais variados, cuja amplitude oscila entre o moderno e o tradicional: do cururu à música eletrônica, da música de concerto, às variações do heavy metal.” Além disso, buscou-se apoio nas pesquisas de Rafael Lage Pereira sobre os coletivos e produções colaborativas voltadas ao rock na região do centro-oeste, em especial o artigo “Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede”, publicado na Revista Sonora - IA No 8 - V. 4 – 2013. O reconhecimento da importância do festival “Grito Rock”, que tem suas origens em Cuiabá em 2003, está associado ao panorama da cena do rock na região, sendo imprescindível abordar a sua história. ਀一漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 最渀攀爀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀 渀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 搀攀 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀漀搀漀猀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 ᰀ䤠渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀⸀ 䔀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀 搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀 愀漀猀 洀漀搀漀猀 瀀漀琀椀挀漀 ጀ†ᰀ攠渀昀愀琀椀稀愀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀氀椀搀愀搀攀猀 琀漀渀愀椀猀 漀甀 爀琀洀椀挀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀猀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 昀漀爀洀愀氀ᴀ†⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㈀⤀ ⴀ 攀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 ጀ†ᰀ攠渀昀愀琀椀稀愀 漀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀 瘀攀爀戀愀氀 攀 甀洀愀 氀最椀挀愀 愀爀最甀洀攀渀琀愀琀椀瘀愀ᴀ†⠀㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㘀㈀⤀ ⴀⰀ 挀漀洀 漀猀 焀甀愀椀猀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 ᰀ传 刀漀挀欀 ⠀刀⤀攀砀椀猀琀攀ᴀ†攀渀挀漀渀琀爀愀 洀愀椀漀爀 愀昀椀渀椀搀愀搀攀⸀  Além da pesquisa bibliográfica, o projeto “O Rock (R)existe” realizou uma pesquisa de campo, por meio do levantamento e análise de arquivos e conteúdos pessoais e profissionais, indo a pubs e bares onde são realizados os shows alternativos e conversando com músicos, produtores e donos dos estabelecimentos. Além de entrevistas feitas com músicos de algumas bandas de rock locais. Todos os comentários sobre o tema, sendo negativos ou positivos, são incorporados no processo de construção narrativa do documentário. O objetivo é mostrar que diversas opiniões sobre o tema são relevantes e agregam em todos os aspectos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀ᰀ传 刀漀挀欀 ⠀刀⤀攀砀椀猀琀攀ᴀ† 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 瀀漀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀椀挀漀 攀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 瘀椀渀琀攀 攀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀Ⰰ 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 漀 琀攀洀愀 搀漀 爀漀挀欀 挀甀椀愀戀愀渀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 瀀漀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀椀挀愀猀⸀  伀 瀀爀ⴀ爀漀琀攀椀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀ⴀ猀攀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 挀漀氀甀渀愀搀漀Ⰰ 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀渀搀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 攀 挀攀渀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀⸀  Parte-se de uma estrutura narrativa dividida em duas correntes de linguagem. A primeira delas seria mais minimalista, mostrando o ponto de vista e reflexões dos artistas entrevistados, adotando montagem simples e ritmo mais lento, com som ambiente e sem trilha musical. Essa linguagem prioriza a informação verbal e argumentativa, tratando de assuntos como as dificuldades em se manter no mercado, a falta de apoio e a resistência de se manterem ativos musicalmente mesmo que ainda sem o reconhecimento devido, além das misturas do rock com a tradição musical da região do centro oeste. A segunda forma de linguagem será mais dinâmica, com registros visuais e sonoros de algumas apresentações realizadas em pubs e bares alternativos. Nessa proposta, ressalta-se o potencial poético de sons e imagens, por meio do ritmo da montagem, enquadramentos e movimentos de câmera. O pré-roteiro do documentário prevê a organização dos assuntos abordados em pequenos blocos temáticos, como: apresentação dos entrevistados; história do rock cuiabano; convivência do rock com outros gêneros dominantes na região; obstáculos e dificuldades; estratégias de sobrevivência (criação de coletivos e evasão de artistas para outros estados); entre outros. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀