INSCRIÇÃO: 00274
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: Amor Pelas Letras
 
AUTORES: Luiz Fernando Fernandes (Universidade Católica de Brasília); Eliane Muniz Lacerda (Universidade Católica de Brasília)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
A crônica “Amor pelas letras” aborda uma reflexão de um tema profundo e delicado que tem a necessidade de ser debatido: a alfabetização na terceira idade. Com o foco Distrito Federal e seu entorno, relata histórias de personagens idosos e conta o porquê eles não tiveram a oportunidade de se alfabetizar e o que isso mudou durante suas vidas. Além de alguns exemplos da vivência dos citados, o texto faz paralelos com outras realidades. O produto trata da importância do aprendizado, da leitura e escrita para os idosos.਀䄀 挀爀渀椀挀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 㐀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 ⴀ 唀䌀䈀⸀ 䔀氀愀  昀爀甀琀漀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀漀甀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀 猀漀戀爀攀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀漀 琀愀爀搀椀愀Ⰰ  攀洀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 愀漀猀 ㈀㔀 愀渀漀猀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䄀氀昀愀戀攀琀椀稀愀漀 䌀椀搀愀搀Ⰰ 搀愀 唀䌀䈀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 攀 琀攀砀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 䰀甀椀稀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀 挀漀洀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䔀氀椀愀渀攀 䴀甀渀椀稀 攀 瀀漀猀猀甀椀 㐀㠀㄀ 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 挀漀洀 ㈀⸀㌀㤀㐀 琀漀焀甀攀猀 氀焀甀椀搀漀猀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 昀漀爀洀愀琀愀漀 䄀䈀一吀⸀  O produto discorre sobre o grande índice de idosos analfabetos. O Brasil está entre os países com a maior taxa de analfabetismo nessa faixa de idade. O tema é pertinente, pois o ensino tardio dificulta muito o aprendizado, além de não ser bem aceito pela sociedade.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 挀爀渀椀挀愀  搀愀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀 攀猀猀愀 洀椀渀漀爀椀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 愀漀猀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 猀漀昀爀椀搀愀猀 渀攀猀猀愀 昀愀猀攀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 椀最渀漀爀愀搀愀 瀀漀爀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀漀 昀漀椀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 攀洀 猀攀甀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀漀 猀攀甀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀⸀  䄀 挀爀渀椀挀愀 昀愀稀 甀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 焀甀攀 爀攀昀氀攀琀攀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 猀攀 猀攀甀猀 昀愀氀攀挀椀搀漀猀 愀瘀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 琀椀搀漀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 愀氀昀愀戀攀琀椀稀愀漀 攀 愀 洀甀搀愀渀愀 焀甀攀 椀猀猀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀椀愀 愀 攀氀攀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀⸀
 
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado é fundamental por tratar de um tema comum na sociedade, mas pouco debatido pela mídia e a população em geral, especialmente a partir do ponto de vista dos idosos. Se observa que os 30,2 milhões de idosos no Brasil (IBGE, 2018) têm pouca presença em debates sobre suas necessidades, incluindo mídia e entre a população mais jovem. Desta forma, a crônica se torna importante por duas razões: por se tratar de uma oportunidade de dar voz a uma parte da população e por se apresentar como um gênero jornalístico opinativo que permite maior liberdade e reflexão acerca do tema proposto, além de despertar a criatividade, tanto do autor, quanto do leitor. Especialmente, o trabalho é uma colaboração para a área jornalística, olhando na perspectiva de que reportagens literárias são incomuns no país. ਀匀攀最甀渀搀漀 䄀渀琀甀渀攀猀 ⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㤀⤀Ⰰ 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 最渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 ᰀ猠漀 栀椀猀琀爀椀挀漀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀椀猀ᴀⰠ 挀漀渀琀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 一愀 瘀椀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀洀甀渀猀 攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 琀攀砀琀漀猀 挀爀漀渀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀攀氀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀愀戀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 漀 焀甀攀 氀栀攀 愀琀椀渀最攀⸀  䘀愀稀攀渀搀漀 攀猀猀攀 瀀愀爀愀氀攀氀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 渀漀琀愀爀 愀 漀甀琀爀愀 瘀椀猀漀 焀甀攀 愀 挀爀渀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀⸀ A crônica de feição moderna, via de regra publicada em jornal ou revista e muitas vezes reunida em volume, concentra-se num acontecimento diário que tenha chamado a atenção do escritor, e semelha à primeira vista não apresentar caráter próprio ou limites muito precisos. Na verdade, classifica-se de alegoria, necrologia, entrevista, invectiva, apelo resenha, confissão, monólogo, diálogo, em torno de personagens reais e/ou imaginárias, etc.਀⠀䴀伀䤀匀준匀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀  ㄀㌀㈀ 攀 ㄀㌀㌀⤀⸀ O argumento que ampara a crônica é baseado em dados divulgados pelo IBGE juntamente com o Plano Nacional de Educação (PNE), que mostra grandes taxas de analfabetismo no Brasil, sobretudo após os 15 anos de idade. Segundo as informações 7% de brasileiros após essa faixa etária são analfabetos. Com relação à terceira idade, há quase quatro milhões de idosos no país inteiro que não sabem ler nem escrever. ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 挀漀洀 漀猀 搀愀搀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 椀搀愀搀攀⸀ 吀愀洀戀洀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 焀甀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀攀洀 甀洀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 椀搀愀搀攀 愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀砀攀爀挀椀琀愀渀搀漀 洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀爀瀀漀 攀 攀猀瀀爀椀琀漀⸀  伀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀  漀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 愀 猀攀爀 琀爀愀琀愀搀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 猀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀猀 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 挀漀洀 漀猀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀⸀
 
OBJETIVO
A produção e o texto final foram feitos pelo estudante Luiz Fernando Fernandes com a orientação da professora Eliane Muniz, para a revista digital sobre alfabetização tardia. A revista foi trabalhada em conjunto com diversas disciplinas, de modo integrado. Inicialmente houve uma reunião de pauta com os responsáveis pela produção de conteúdo da revista. Uma das pautas sugeridas foi a produção de uma crônica. O texto possui 481 palavras com 2.394 toques líquidos.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 搀攀 挀爀渀椀挀愀 昀漀椀 漀 最渀攀爀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 琀攀砀琀漀猀 焀甀攀 漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 猀椀渀琀愀 挀漀洀漀 猀攀 昀漀猀猀攀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 愀渀愀氀昀愀戀攀琀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 栀 挀栀愀渀挀攀猀 搀愀 最爀愀渀搀攀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀攀洀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀洀 漀 戀猀椀挀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 挀爀渀椀挀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 猀漀戀爀攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 吀漀搀漀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 戀甀猀挀愀渀搀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 愀昀攀琀愀爀 愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀漀洀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 焀甀攀 戀愀猀攀椀愀洀 愀 漀戀爀愀 昀漀爀愀洀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 最爀愀瘀愀搀漀猀 攀 愀爀洀愀稀攀渀愀搀漀猀 瀀漀爀 猀攀甀 挀爀椀愀搀漀爀⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 琀攀砀琀漀 昀漀爀愀洀 挀栀攀挀愀搀漀猀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 瘀攀稀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 洀愀椀猀 最愀爀愀渀琀椀搀愀 搀攀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀⸀ O foco do trabalho recaiu em relatos presenciados e do próprio autor, que analisou, coletou dados e ouviu personagens por duas semanas. Após esse período reuniu todo o material coletado juntamente com histórias passadas por seus falecidos avós, além de reflexões próprias e criou o texto apresentado.਀     䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀  搀愀搀漀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 猀甀猀琀攀渀琀愀漀 搀愀 挀爀渀椀挀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 爀攀氀愀琀漀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 愀甀琀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀